Se você comemora o natal…

Há exatos dez anos eu fiz um post com sugestões de receitas pra ter um natal vegano. Pensei que estava mais do que na hora de fazer um post atualizado, já que em uma década (uma década!) se passou e muitas outras receitas apareceram aqui desde então.

Estou escrevendo essas linhas no interior da França, do lado da lareira e ouvindo Billie Holiday. Esse ano vou passar o natal com a família de Anne, na casa do meu sogro. E como a temperatura estava negativa quando chegamos, a comida que vou preparar aqui não faz nenhum sentido com o nosso verão tropical. Entre os dias 24 e 25 vai ter jerimum assado, alho poró, arroz vermelho de Camargue, couve de Bruxelas, muitos cogumelos selvagens e tagliatelle (fresca) com trufas. Bem diferente do meu último natal, que foi no meu país, o Nordeste, e que teve guisado cubano como prato principal. Recomendo demais!

Uma ceia de natal perfeita pra mim, quando estou em terras potiguaras, teria quiabo no coco ou moqueca de caju ou ensopado marinho como a estrela da mesa. Porque nasci no litoral e sabores marinhos serão pra sempre o que o meu coração prefere.

Acompanhada de farofa de beterraba ou farofa rica e banana da terra frita.

Se quiser uma comida “de festa”, mas que não lembre o gosto do mar, o meu creme de milho e cebola é sucesso garantido. Nesse caso sirva com arroz e, se for a sua praia, batata palha (ou minhas maravilhosas batatas assadas).

E de sobremesa, agora que eu descobri como fazer o creme de tapioca dos meus sonhos, essa será para todo o sempre A sobremesa do meu natal tropical: creme de tapioca e coco com manga ou abacaxi caramelizado. Serei eternamente gratas às minhas compas de panela Thallita Flor e Ruan Felix pela receita, que veio no ebook de receitas de natal lançado no ano passado.

Então se você comemora o natal, bom natal. E pra todas as outras pessoas, que seu fim de ano possa te oferecer um pouco de repouso, respiro e comida gostosa.

Deixe uma resposta