Mídia

Aqui você vai encontrar uma seleção de podcasts e vídeos dos quais participei, mais algumas matérias falando sobre o meu trabalho.

Podcasts

Jardins da Comuna – um diário sonoro de resistência que fiz em parceria com o podcast Antinomia, da Biblioteca Terra Livre

Episódio 1 Jardins da Comuna

Episódio 2 Resistência ecológica

Episódio 3 O significado dos jardins e “Devastação 2024”

Episódio 4 Com a palavra, as jardineiras e jardineiros dos Jardins Operários

Episódio 5 Uma visita aos jardins com Lucas

Episódio 6 Manifestação e ocupação dos jardins

Episódio 7 É por isso que eu luto

Episódio 8 Os pássaros daqui e as árvores de outros lugares

Episódio 9 Cartas do futuro

Episódio 10 Internacionalismo nos jardins

Episódio 11 Não é um final, é um início

Outros podcasts

Femigrantes BR Saudades da comida de casa? Descolonize o seu paladar!

Psicosfera Vegana O veganismo popular e suas origens

Fome de Entender #03 Eurocentrismo na gastronomia e práticas descoloniais

Boteco Vegano #1 com Sandra Guimarães, Ellen Monielle e C.C. Coelho

Sapataria Podcast Especial Mês da visibilidade: Veganismo com Sandra Guimarães, Carla Candace e Luciene Santos

Fronteira #7 Sandra Guimarães

Outras Mamas #14 Sandra Guimarães e seu olhar sobre as opressões

Outras Mamas #47 Não-monogamia com Isabella Saldanha e Sandra Guimarães

Outras Mamas #89 O que o veganismo tem a ver com o anarquismo

ONDEM #136 Palestina pra quem?

Doutora Drag #108 Por que gritamos Palestina livre

Hora Queer #160 Por que Israel faz pinkwashing? Entendendo a solidariedade de LGBTs com a Palestina

Vídeos

Tese Onze feat 001 Como cooptaram o veganismo

Vegano Vitor O que o MST tem a ver com veganismo

Vegano Vitor Perguntas e Respostas com Sandra Guimarães

Vegano Vitor Palestina e Veganismo?

União Vegana de Ativismo Vertentes do Veganismo – Sandra Guimarães e Bárbara Bastos

União Vegana de Ativismo Diálogo entre anarquia e ecofeminismo – Sandra Guimarães e Daniela Rosendo

Linhas de fuga O poder transformador de nossos pratos – Sandra Guimarães e Paula Bortolon

Entrevista no canal Levanta Militante

Artigos

A mesa é um território de disputa. Precisamos tirar o colonizador do estômago – Entrevista com o Sul 21

Beba a minha terra – Cadernos Obha (Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares), edição Setembro de 2021, “Interseccionalidade em alimentação: Desafios e Conexões entre raça, Classe, Gênero e Comida”. página 35.

MST e Veganismo Popular – Site do MST

O veganismo estratégico é bom (negócio) – Reportagem do Joio e o Trigo, feita por Nathália Iwasawa, com participação minha.

“Todas as opressões estão conectadas. Veganismo é uma extensão lógica da luta anti-opressão” – reportagem do Sul 21

70 comentários em “Mídia

  1. Gostei do texto!

    Sandra, se eu puder falar sobre isso, gostaria de falar sobre o consumo de ovos.

    Hoje, os ovos vendidos no nosso mercado são uma mistura de abuso animal + excesso de hormônios. As galinhas ficam acordadas pelo maior número de horas por dia, comendo raçõs com hormônios para colocar mais e mais ovos.

    Mas existem os ovos “orgânicos”. E eu consumo.

    Minha vó mora na roça. Sempre teve galos e galinhas. Eu amo e galinhas já foram meus bichinhos de estimação. Pena qe vivem poucos anos, pois retribuem o nosso amor como qualquer mamífero!

    Por que eu consumo ovos se eu amo tanto as galinhas?

    Simples: não há abuso delas. Minha avó tem 8 alqueires de terra, onde planta de tudo um pouco. As galinha são soltas de manhã, minha avó joga um punhado de milho que ela mesma planta, e as galinhas saem sítio afora, comendo bichinhos que acham, frutas, folhagens, mandioca, etc. De noite, elas vem sozinhas pro galinheiro e minha avó só fecha a porta pra evitar que gambás e lagartos as peguem. De manhã, solta de novo.

    Nós não temos galos. Então, os ovinhos não tem a mínima condição de serem fecundados.

    As galinhas botam os ovos naturalmente. Minha avó tem cerca de 20 galinhas e isso rende uns 2 ovos por dia. Elas botam um número de ovos e depois ficam chocas, ou seja, o organismo dela fala “cabou ovinhos! Agora esquenta aí pra virar pintinhos!”. E a gente bota elas num outro ninho que não o que elas botam ovos até elas saírem do período de “choca”.

    As galinhas iriam colocar esses ovos de qualquer jeito. E, eles não estando galados, depois de umas 2 semanas a galinha se toca que não estão fecundados. Ou ela abandona o ninho, ou ela empurra com o pé os ovinhos que ela considera não fencundados pra fora do ninho. E depois de uns dias, ela volta a por mais ovos.

    Esses ovos não fecundados iriam estragar. Não tem pintinho, a galinha colocou naturalmente. Por que deixar estragar?

    Eu não sou uma grande consumidora de ovos, mas, durante uma época que eu não entendia muito de nutrição, foi o que me salvou. Ovos são fonte riquíssimas de proteína.

    Hoje muitos sítios tem investido nessa produção de ovos: galinhas criadas sem farelo, sem hormônio, sem galos, sem luz pra manter acordadas.

    Eu não confio em nada que é pra ganhar dinheiro, sabe? Eu só confio nas minhas galinhas, pois eu as vejo todo final de semana. Eu as chamo pelo nome, elas atendem e sei que não estão sendo abusada de forma alguma, que oso ovos que elas botam é um processo natural que aconteceria elas estando ali, na natureza ou em qualquer outro lugar.

    Mas acredito que para quem tem um sítio, ou tem um parente que tenha, e sente dificuldade em encontrar alimentos orgânicos e fonte de proteinas, que a pessoa poderia comprar umas 4 franguinhas e cria-las assim. Principalmente quem quer dar mais proteínas pras crianças, essa é uma boa fonte.

    Gostaria de saber sua opinião sobre os ovos orgânicos comerciais e de quem cria os animais sem abuso.

    1. Mas dizer que comeu os ovos por que eles iriam estragar de um jeito ou de outro não seria a mesma coisa que dizer que as pessoas comem carne por que os animais morreriam de um jeito ou de outro?

      Não quero dizer para você virar vegana mas pense que aquilo vem de dentro dela e que se houvesse um galo ali nasceria então de certa forma e como se vcs estivessem fazendo o mesmo que e feito com os pintinho que nascem e não podem botar ou seja “MATAM”! Eu sei que ainda não existe realmente uma vida ali dentro mas e como se vcs estivessem impedindo algo que a natureza tomaria conta para se deliciar de um liquido que é o responsável pelo nascimento de um ser vivo e como se fosse a agua da vida deles.
      Ta eu sei que pode parecer um exagero mas se não fizer por você faça por ela que tem que botar todos os dias sofrendo (vamos e venhamos um ovo não é pequenino ) para tentar criar novas vidas e você elimina essa chance!

      Desculpa se parece ser leviano mas essa e a minha opnião!

      1. Dielison Carvalho, “dizer que comeu os ovos por que eles iriam estragar de um jeito ou de outro não seria a mesma coisa que dizer que as pessoas comem carne por que os animais morreriam de um jeito ou de outro?”, porra, não é a mesma coisa! HAHAHAHAH É a mesma coisa que comparar uma mulher que doou os óvulos não fecundados com uma mulher que doou o bebê que acabou de nascer. São coisas diferentes.

        Pelo o que a Camila falou, não existe um abuso animal mesmo, e garanto que essas galinhas prefeririam 928398293 vezes dar um ou dois ovos a cada duas semanas do que viver livres na natureza. Ali elas tem abrigo, comida, proteção e até afeto, coisa que não teriam se estivessem na natureza como você disse, e se tivessem, teriam que lutar e fugir o tempo inteiro de outros predadores. Claro que a gente não pode perguntar a preferência delas, daí vai da consciência de cada um.

        Sou contra a produção de animais pra venda e consumo, que fique bem claro, mas não vejo problema quando você cria o animal desse jeito, sem abate, sem hormônios e tal, afinal, é uma relação onde os dois saem ganhando. Mas essa é só a minha opinião, fique à vontade pra discordar.

      2. Esse negócio que se deixar de comer carne não vai adiantar não procede. Se um carnívoro vira vegetariano pelo menos um boi ele poupa por ano. Imagina durante uma vida de 75 anos? = 75 bois, 10 vegs = 750 bois, 100 vegs = 7500 bois. Cada pessoa que deixa de comer carne é importante. Em um ano já salvou muitas vidas.

    2. Na verdade esses ovos de granja, também são os mesmos ovos que vc come sem ter galo, pois a granja força ao extremo produção industrial dos ovos (sem galo), ou seja, todos esses ovos são a menstruação da galinha, então não tem problema em come-los se a galinha viver uma vida mais livre possível, claro.

    3. Oi, Camila!!! Achei perfeita sua colocação!!! Se o foco é não sofrimento, não dor, não desrespeito, não morte, seus ovinhos são deliciosos, iluminados e abençoados!!! Sua frangotas são felizes, livres, têm a vida que uma galinha deve ter + afeto e eventual veterinário se necessário. Essa meninas felizes devem dar ovinhos ainda mais proteicos e ricos!!! Parabéns!!!

  2. Sandra,
    desde o ano passado, diariamente, acompanho seu blog e adoro! Parabéns pelo blog e seu livro! (em breve, vou adquirir o livro) E muito obrigada por me ajudar, com suas dicas e receitas deliciosas, a manter minha dieta vegetariana. Hoje fiz o ensopado marinho, amei! Parabéns!

  3. Olá Sandra!
    Estive pesquisando sobre algas e fui parar no seu blog! Queria te agradecer por proporcionar tão agradável leitura sobre temas tão sublimes.
    Fiz o ensopado marinho também! Que receita deliciosa, parabéns mesmo!
    Meu marido onívoro e eu (ovo-lacto-vegetariana em transição para o veganismo) acabamos com a panela…
    Um abraço, muita paz!

  4. Tenho pensado em me tornar vegetariana pelos motivos que você descreveu muito bem e de repente encontro seu blog! Gostei muito e acho que servirá de inspiração para minha mudança!

  5. Já escrevi o quanto foi salutar neste período da minha vida encontrar este saudável blog. Deixo registrado que, precisaria ser internada por medicações que os médicos foram me “intoxicando” por um problema de enxaqueca que possuo desde criança, e com o tempo comprometendo toda minha qualidade de vida e possíveis realizações (ficar 3 4 dias na cama em quarto escuro, por exemplo, dentre outras…). Só através desta alimentação como encontramos aqui, posso controlar meus sintomas, pude retirar todas as medicações sem INTERNAÇÃO ou substituição de outras (é isso que fazem no desmame para desintoxicação medicamentosa, trocar por outras mais leves, conforme dizem os médicos, rs…). Sou um corpo que funciona apenas consciente do que ingiro pela boca, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
    O BLOG É MUITO IMPORTANTE,nunca vc saberá a dimensão de seu trabalho aqui, obrigada por ele Papacapim.

  6. Sandra, sou a mesma Martha acima, e, todos os dias dou uma lidinha em seu blog,tenho notado que algumas pessoas não ficam sem açúcar nem que seja o mascavo. Dica: cozinhe uma maçã no vapor, na água, ou asse no forno, ela servirá para adoçar suas receitas. Só não sei o que se perderia usando-a desta forma, pois eu a uso assim também como doce, colocando nela própria um palito de canela. A acidez se vai, e os nutrientes? Fiz a receita de chia com leite de amêndoas com uma maçã e uma banana assadas. Ficou uma d e l í c i a!!!

    1. Martha, eu também uso maçã (cozida, não assada) nas minhas receitas. Com certeza uma parte das vitaminas se vai durante o cozimento, mas o que procuramos aqui é uma maneira natural de adoçar pratos, então não vejo problema nenhum. Como frutas frescas diariamente, logo as vitaminas perdidas com o cozimento da maçã não fazem falta:-) Porém sugiro que você use frutas frescas na sua chia com leite de amêndoas, pois elas adoçam do mesmo jeito e oferecem uma dose muito maior de vitaminas.

  7. Bacana, achei super legal conhecer voce no @LarDaVovozinha, aqui em Natal RN.
    Li tudo do seu blog…, fiquei curioso e virei seu fã … Vou acompanhar seu blog e divulgar seu trabalho. Freqüentemente, visito as vovozinhas para cantar com elas, elas gostam de cantar. Como lhe falei, gostaria de ser Voluntario onde houver grupos oprimidos. Fiz trabalhos voluntários em hospital de câncer e hoje mantenho grupos de canto coral… Estou livre para qualquer parada… Ah… Gostei muito de ler as Suas receitas saudáveis… Parabens. Sucesso sempre…abraços para vc e sua Anne.

  8. Muito boas as suas sugestões. Sou vegetariana por amor aos animais à 30 anos mas gostaria de eliminar de uma vez os produtos alimentícios derivados dos animais. A minha dúvida é: e a vitamina B12 ? Dizem que é vital para o sistema nervoso e que só é encontrada nos derivados de animais. Pode por favor dizer alguma coisa sobre isso? Muito obrigada.

  9. Encontrei o seu texto sobre a vit.B12. Muito obrigada. O seu blog é dos mais completos para nós que ousamos em um dia longínquo desafiar o estabelecido.

  10. Adorei o blog !!! Estou tentando me tornar vegetariana, ja ha muitos anos nao consumo carne vermelha e frango, mas o peixe esta dificil, principalmente antes da menstruacao. Meus filhos sao veganos e sempre tento fazer pratos saborosos p todos aqui em casa, respeitando a condicao dos dois meninos maravilhosos. Existem alimentos especificos que possam inibir essa vontade do peixe ? Amo todos os animais e me sinto muito covarde por nao abdicar de vez ao sacrificio dos peixinhos. Bjos

  11. Olá Sandra,

    Adorei conhecer você por meio desse blog. Fiquei sua fã!. Sou vegana e acredito realmente em tudo o que você diz mas como trabalho com educação, queria perguntar se você sabe como podemos chegar aos cálculos que você coloca no blog no item “Porque ser vegano”; “Para acabar com a fome no mundo”; “É preciso de 5 a 15 kg de cereais pra produzir 1kg de carne. Isto está longe de ser uma maneira eficiente ou inteligente de produzir proteínas. No espaço utilizado pra produzir a alimentação de alguém que come carne, daria pra produzir vegetais suficientes pra alimentar de 12 a 30 pessoas.”
    Inclusive, há quem afirme que são necessários “cerca de 16 000 L de água para produzir 1 kg de carne”. Você já ouviu falar disso?
    Você saberia me dizer como são feitos os cálculos que levam a esses valores?
    E na intenção de colaborar um pouco com seu blog e dar um “empurrãozinho” naqueles que “namoram o veganismo” mas não tem certeza se querem “casar com ele”, eu sugiro que assistam os filmes abaixo, disponíveis no youtube.
    Abraços e muita sorte em sua nova morada.

    Martha

    Comida industrializada (Food Inc.):
    http://www.youtube.com/watch?v=VsXIBl7HXKs

    O lado negro do chocolate (The dark side of chocolate):
    http://www.youtube.com/watch?v=ozSRWm7VcVE

    Morrendo por não saber (Dying to Have Known):
    http://www.youtube.com/watch?v=PnNUts8X9jI

    Pão nosso de cada dia (Unser täglich brot)

  12. Dielison Carvalho, entendo perfeitamente a Camila e acho sim que esse seu argumento foi xiita demais. Entendo perfeitamente o pq de os veganos não consumirem carne e o motivo, definitivamente, não é esse. Você viajou na maionese bonito, meu caro, com todo respeito. Não me venha com o argumento de “deixar a natureza agir” pq vc sabe bem o fim dos pintinhos que vão nascer desses ovos casos esses sejam chocados. Quase todos os animais acabam sendo castrados pra evitar um aumento populacional e penso que se um dia o mundo conseguir se tornar vegano, a castração de mtos bichos de fazenda será inevitável, como forma de controle populacional desses e para uma melhor qualidade de vida dos animais e bem do meio ambiente. O ovo nada mais é que a menstruação da galinha. Pode parecer ridículo o que eu vou dizer, mas se eu quiser comer a menstruação de qualquer outro bicho, onde está a violência nisso?É preferível ela comer esses ovos ou “deixar a natureza agir” pra que mais tarde esses futuros galos e galinhas sejam abatidos. Eu estou em processo de me tornar vegana, mas não concordei com teu argumento nem um tiquinho. Tenho um filho de 9 meses e me recomendaram dar ovo pra ele já que não ofereço carne. Parei com os ovos de supermercado e pra minha sorte encontrei um velhinho no sítio que topou vender os ovos “não chocados” das suas galinhas pra mim. Um dia apareci lá e perguntei se tinha ovos e ele disse. “Não tem ainda moça, tem que esperar a vontade da galinha”. E aí…queria que alguém me dissesse nesse caso específico qual é o mal? As galinhas serão abatidas, provavelmente, mas isso seria feito mesmo que eu não consumisse seus ovos…Enfim, os ovos do tal velhinho não são comercializados por ele, mas eu tratei com ele q queria comprar. E aí? E se eu quisesse comprar uma galinha e vez ou outra comer a “menstruação” dela? Está errado? Ela precisaria de um galo pra ter pintinhos não? Ou vc acha q eu deveria tbm adquirir um galo pra deixar com que eles tivesses relações e deixar a “natureza agir naturalmente” pra mais tarde os futuros filhotes acabarem na mesa de algm, Dielison? Óbvio que veganos devem boicotar as indústrias de ovos que cometem atrocidades com os animais, mas esse caso específico não seria uma rara exceção e algo a ser pensado? Teria eu que injetar B12 no meu filho de 9 meses só pra poder deixar a “natureza agir naturalmente”? De resto, adorei o blog e todos os post. Parabéns a autora pelo posicionamento e pela paciência. Já falei, inclusive, em outro post que um posicionamento como o seu pode ter um maior poder de convencer do que mtos outros.
    Abços!

  13. Olá Sandra,
    Não consumo mais ovos, mas estes dias fui confrontada pelo mesmo argumento da Camilla e não soube o que dizer. A base do veganismo é a luta contra a coisificação e exploração da vida, o uso e abuso dos animais, a subjugação e a escravidão. Mas o caso que Camilla citou não pareceu envolver nenhuma destas condutas. Então queria entender: o veganismo é contra o consumo do ovo pelo ovo ou é pelo o que ele representa?
    Muitas pessoas têm esta dúvida e ainda não tive uma resposta satisfatória que me desse segurança para contra argumentar. Gostaria, se e possível de saber o que vc pensa a respeito.
    Éticamente é uma conduta questionável criar galinhas soltas e comer os ovos que seriam descartados?
    bjs
    Susana

    1. Ara, nós comemos muitas coisas descartadas por animais, leveduras por exemplo; só que nesse caso não nos sentimos culpados, já que não estamos vendo os animais que estamos ingerindo.

  14. Parabéns pelo blog, Sandra! Estava procurando receitas com vegetais e tive a sorte de encontrar o seu! Gostaria muito de abandonar o habito de comer carne, o qual me parece cada vez pior, e tenho certeza que as suas receitas irão me ajudar muito. Obrigada.

  15. Não somos os únicos animais que bebem leite (e de outra espécie, ainda por cima) depois de adultos, já vi gato fazer isso, e olha que eles tem sete vidas, né

  16. Camila, não sou vegano e nem pretendo ser, porém não discrimino ou recrimino quem tem essa filosofia de vida; aliás, até gosto das receitas veganas; mas fica uma indagação sobre a filosofia vegana, que afirma não utilizar nada de origem animal ou que proceda de alguma forma envolvendo animais, vide os testes de laboratório com remédios e cosméticos. Será que algum vegano se preocuparia em saber a origem do remédio se estiver num hospital “nas últimas”? Outra coisa, o desmatamento com o propósito de se alimentar o povo teria o mesmo tamanho que o do pasto; além disso, plantações em grande escala exigem tanto veneno e agrotóxico quanto a pecuária, que inclusive tem criações livres de hormônios; e o que dizer dos transgênicos? Temos conhecimento suficiente para saber o que podem provocar no decorrer do tempo?

    Se todo mundo fosse vegano, não deixaríamos de ter governos corruptos e industrias gananciosas, querendo lucro a qualquer custo, e estaríamos no mesmo patamar do mundo onívoro.

    Alguns estudos também indicam que evoluímos graças a nossa dieta onívora, e se a alimentação vegetariana fosse suficientemente rica, os ursos não precisariam comer imensas quantidades de salmões, ficariam apenas nas frutinhas silvestres.

  17. Olá Sandra, tudo bem???

    Amo o seu blog e há pouco tomei a decisão de me tornar vegana.
    Comecei as mudanças pela inclusão da soja na minha alimentação e… não está muito legal.
    Explico. Tenho sentido muita azia, chegando a ter ânsia de vômito algum tempo após a ingestão de alimentos à base de soja.
    Curiosa, fui pesquisar a respeito e vi alguns sites que criticam severamente o uso da soja, inclusive, da PVT, afirmando que sua utilização deveria ser apenas nos processos em que ela é fermentada.

    Será que você já ouviu relato semelhante? O que você sabe a respeito?

    Um grande abraço,

  18. oi ”papacapim” eu to tentando virar vegano eu tenho 11 anos e estou feliz por causa desse site que me inspirou para parar de comer carne parabens eu to me esforcando muito

  19. Olá Sandra, preciso compartilhar minha atual vivência como quase vegan… digo quase porque tenho assimilado a filosofia, mas vez ou outra entra no meu cardápio uma sardinha “escabeche”, um ou outro ovo quente degustados conscientemente e sem culpa. Porém, enfrentar os almoços na casa da minha filha tem sido um desafio. Sei que nunca fui bem vinda pelo meu genro e na medida do possível recuso os convites. Mas, no último, comemorou-se o aniversário da minha filha. E ir lá significa também ter a oportunidade de ver meus netinhos que eu amo e que são vítimas da síndrome da alienação parental, porque já percebem que “gostar dessa avó” significa desagradar o meu genro. Olha só a minha situação! Domingo foi a comemoração do aniversário e meu genro preparou uma bela lasanha com muito queijo e molho a bolonhesa e um bife tartar…. acho que não preciso dizer que fiquei com o tabule que levei. Além de não ser bem vinda sou obrigada a fazer cara de paisagem e disfarçar o tempo todo que não estou incomodada o que é um esforço inútil já que a intenção do meu genro é essa mesma, me incomodar para ir o menos possível à casa deles. Bem toda essa ladainha é para te pedir para criar um bife tartar vegan…. se possível. Te adoro muito e suas receitas tem feito parte do meu dia a dia. Obrigada pela sua generosidade em publicar tantas delícias. bjssss um grande abraço em Anne

    1. Sinto muito por você ter que passar por essa situação, Sonia. Infelizmente criar um bife tartar vegano me parece missão impossível. Sugiro que ao invés de tentar imitar pratos onívoros, você procure descobrir novos sabores e receitas originais. Acho que, além de serem deliciosos, eles tem mais chances de agradar onívoros. Te desejo muita sorte com esse fardo e espero que você encontre sempre inspiração por aqui.

  20. Desculpe me expressar, não vou entrar no mérito sobre ser vegetariana ou não, mas sim sobre postura. Eu não como feijão, feijoada e qualquer tipo de miúdos então nem pensar, mas não perco uma festa só porque o cardápio não me agrada. Não espere que um almoço (festa,comemoração) mude o cardápio só por sua causa. Leve a sua própria comida e informe a anfitriã que o que importa é a companhia. Faça isso sem a menor cerimônia pois se a pessoa é sua amiga vai entender. Na casa ou festa de estranhos meu conselho é que vá já alimentada, mas POR FAVOR não deixe de ir. Quanto ao seu genro infelizmente é uma situação desagradável, mas vc tbm não deve deixar de ver seus netos por causa dele. Apesar dele ser o pai e poder educar os filhos dele como quiser, vc tbm é avó e pode (e deve) e deve ter um mínimo de contato com seus netos, procure visitá-los em horário que o cidadão não vá estar em casa é uma solução. Quanto aos menus escolhidos por ele para as ocasiões que vc vai a casa deles, tente ver do ponto de vista de uma pessoa que como eu não é vegetariana e muito menos vegana, eu estaria perdida se fosse receber uma pessoa que não come carne, ovos e leite!!!!!! Tudo o que eu faço vai leite e ovos. Será que ele faz mesmo para te desagradar??? Ele fica insistindo para vc comer ou fica tirando sarro da sua escolha vegetariana??? Isso faz dele um bronco sem instrução, pois é seu direito comer o que vc escolher e a filosofia de vida que mais lhe aprouver. Se vc tiver certeza que ele realmente faz isso para lhe afrontar, está na hora de ter uma conversa séria com ele (sem a interferência da sua filha), chama no canto e diga sinceramente como se sente, deixe bem claro que ele não precisa gostar de vc, mas não deve tratá-la mal pois isso é uma ofensa a sua filha e a seus netos. Se isso não resolver a solução é ignorar completamente as atitudes dele e tratá-lo como o ZERO a esquerda que ele deve ser…. Entendeu???
    Não sou vegetariana e nunca serei, mas aprovo a filosofia contra os maus tratos dos animais, não compro cosméticos testados em animais, nem como comida que para serem feitas impliquem em sofrimento desnecessários aos animais ( maior exemplo foisgras). Mas não consigo viver sem a proteína animal, EU PASSO MAL se fico mais de 2 semanas sem carne, ja tentei ficar só nos peixes, leite e ovos, mas me falta alguma coisa. Vcs podem até pensar que é hipocrisia, mas não é. Não existem animais melhores ou piores que outros, mas alguns servem de alimentos aos humanos. Se eu fosse deixa numa ilha sozinha, com animais como vacas, galinhas, porcos e outros que geralmente servem de alimentos, eu viveria de leite e ovos e TALVEZ peixes, ostras, caranguejos e outros frutos do mar. Não me imagino matando um mamífero ou ave qualquer, nem que eu estivesse morrendo. Achei este site procurando uma receita e encontrei várias muito interessantes apesar de todas vegetarianas. Respeito a opinião e a filosofia dos participantes pois tbm tenho a minha.
    Sra Sonia, espero sinceramente ter contribuído. Boa Sorte.

  21. Oi Papacapim,

    Tenho 39 anos, sou onívoro, mas venho naturalmente sentindo cada vez mais repulsa por qualquer tipo de carne, mesmo carne branca. Não é fácil mudar os costumes à essa altura, mas eu sinto essa necessidade e cada vez venho consumindo menos e menos carnes.

    Simpatizo com todos os seus argumentos, que também me ajudam a formar uma idéia mais sólida da minha própria proposta de alimentação e de vida. Os cuidados com a minha própria saúde e o respeito aos animais são meus principais motivadores.

    Queria te escrever para agradecer por publicar textos claros e informativos como este.

    Espero daqui a um ano poder voltar a escrever tendo já avançado mais nessa minha transição ao vegetarianismo. 😉

    Um abraço,

    Daniel

  22. Não foi fácil ler esse texto, mas li depois de assistir inúmeros documentários sobre a vida dos animais que são criados para consumo humano. Tenho inúmeros casos de câncer na minha família, e é por isso que decidi não mais consumir carne. Sou grata a este blog, que me foi apresentado pela Maíra, creio que sua amiga. Sou dona de mim, e decidi viver!

  23. Olá Sandra,
    Sou brasileira e vivo em Portugal já há alguns anos, para onde vim em nome de um projeto chamado AND_Lab, dedicado à “pensação” da convivência sustentável. Em nome desse sonho de abolir a diferença entre teoria e prática e contribuir com o que podia para construir uma ferramenta para operar a sustentabilidade no cotidiano que pudesse ser acessível a todos (e não só a especialistas), já havia abandonado a antropologia acadêmica muitos anos antes de fundar o AND_Lab.
    A história é longa e cheia de esquinas e curvas, como todas. Algum dia, quem sabe, posso contá-la melhor.
    O que me move a te escrever hoje não é diferente do que moveu tantos daqueles que você vem inspirando. Entrei no seu blog ontem por um total acidente – logo pela manha, num pequeno surfe online, fui atraída por um link sobre uma história de amor entre um israelense e um palestino que tiveram um último encontro no seu colchão de hóspedes. Não tinha ideia que estava em um blog de comida vegana quando vim parar aqui, nem tinha ideia de que ia passar o domingo inteiro nesse blog.
    Sandra, dediquei anos a teorizar sobre as relações humanas, depois outros tantos anos – os mais recentes – a tentar transformar numa ferramenta prática e concreta toda essa teoria. Para fazer isso – e para oferecer essa ferramenta a outros, esqueci de usá-la eu mesma na minha própria vida. Como se eu pudesse “ficar para depois,”, e como se fosse quase proibitivo pensar em cuidar de mim, com tanto por fazer ao meu redor.
    Esqueci (venho esquecendo há anos) daquele aviso básico que nos dão todas as vezes que tomamos um avião – “ponha primeiro a mascara de oxigênio em você antes de ajudar os outros”. E o seu blog e as suas palavras me ajudaram a me dar conta disso.
    Minha alimentação é um total equívoco e percebo agora o quanto isso não é nem nunca foi uma decisão deliberada, mas um misto de comodismo, desleixo e inconsciência. Nunca tomei isso nas mãos como questão, simplesmente porque nunca havia conectado o que eu comia com implicações para muito além da minha saúde – implicações diretas para o planeta e a vida, decisiva para a dor ou o bem-estar de outros seres viventes, humanos e não-humanos.
    A sensibilidade, em mim, operou caminhos tortos, e embora não exatamente ignorasse ou fosse insensível às informações que o seu rico blog traz, nunca as tinha posto todas juntas e feito o clic para isso – isso que ao longo desse domingo inimaginável (24 horas de leitura!) é agora uma obviedade tão profunda que já não há hipótese de não ser convertida em prática.
    Escrevo, nesta manhã após a madrugada insone mais desperta que já experimentei, para agradecer a sua generosidade. Você tem uma amiga aqui em Lisboa – se pudesse gritava para você ouvir aí em Bruxelas.
    Obrigada obrigada obrigada

  24. Sou vegetariana a 5 meses, e estou muito contente com a superação.. percebi meu organismo funcionando melhor, me preocupo mais com o meu corpo e com a consciência tranquila que nao estou sacrificando nenhum animal para o consumo. Tenho muita vontade de me tornar vegana, quanto a usar botas e artigos de couro nunca fiz questão de adquirir.. a minha grande duvida ao ser vegano é sobre o não consumo de ovos (nao consumo pois nao gosto), queijo e leite.. Esses alimentos são rico em proteinas.. gostaria de saber, quais alimentos poderiam estar substituindo esses beneficios.. tomo leite pois nao sei em que substituir, tenho medo de ficar doente por carência desses alimentos. O que vcs poderiam me recomendar para a substituição destes?
    obrigada

  25. Frangos e ovos não tem hormônios, por favor não usem esse argumento, todos os outros são válidos e suficientes, e estudem sobre o assunto.

  26. A sua conclusão é tocante, mas é preciso muito amor e respeito pelo planeta terra e suas formas de vida, não vejo muitas perspectivas, a sociedade é tão brutal, egoísta e gananciosa…

  27. Ainda estou na fase “pseudo vegetariana” e sinceramente, já me sinto muito melhor. Comecei a cortar a carne da dieta quando descobri que tinha o colesterol alto, já reduzi a quantidade de leite e cortei aos poucos boa parte dos derivados. Um dia eu chego lá 😀

  28. Eu já pensei em virar vegetariana e vegana algumas vezes, mas por falta de informação correta eu não segui em frente… depois de ler este blog e conseguir achar sentido em cada resposta e explicação, pelos meus pensamentos e pontos de vista, eu vou seguir a diante…. quero muito realizar esse sonho!
    Parabéns pelo trabalho incrível deste blog !

  29. Ola papacapim eu me chamo victor sou ovolacto-vegetariano desde quando eu tinha 11 anos atualmente tenho 13 eu queria muito ser vegano mas minha mae n deixa tipo ela foi criada na roça e acha que faz parte da vida comer carne ate mesmo pela ignorância que era antigamente sabe, entao eu sou ovolacto-vegetariano por que eu tenho muita dó dos animaizinhos eu acho que os animais merecem respeito,amor,carinho e etc… Resumindo eu amo os animais e acho que eles devem viver né mas como a maioria das pessoas pensam diferente simplesmente lamento pois n podemos mudar o mundo

    1. Oi, Victor, meu nome é Ana e eu era bem como você quando criança. Quando bem pequena comia o prato que minha mãe fizesse, gostando ou não, porque era uma crença familiar que deveríamos comer o que tínhamos e nunca jogar fora o que estivesse no prato. Fui crescendo e fui escolhendo o que colocar no meu prato e logo eliminei carnes, leite e ovos, aos poucos minha mãe foi percebendo que não adiantava me forçar a comer o que eu não queria e quando eu tinha 12 anos ela começou a pesquisar e a inventar pratos vegetarianos pra mim, alguns eu preparo até hoje! Até hoje sou a única na minha família, mas foi a minha persistência que levou minha mãe a aceitar minha decisão e a preparar uma refeição diferente pra mim todos os dias enquanto eu morei com ela.

      O que eu quero dizer é que você não deve desanimar e nem desistir por ser o único vegetariano da família, eles perceberão que você fez uma escolha e que precisam respeitá-la. 😉

  30. Com relação a desculpa de que “animais não tem alma” sugiro a leitura do livro de Gênesis 1:20, 24. Estou, gradualmente, tornando-me vegetariano e seu espaço é sobejamente instrutivo e fortalecedor para alcançar meu objetivo. Obrigado.

  31. encontramos muitas coisas ruins na internet, mas de vez em quando encontramos um oásis… quando entrei no blog me senti assim…
    Ser vegetariano é uma honra, é cumprir um código de ética…

  32. Nossa, que incrível. Obrigada por ter tirado minhas maiores dúvidas. Quando escolhi logo no inicio do site o seu blog ñ imaginava q teria tanta informação e tudo q precisava.
    Ha 2 anos que venho mudando meus hábitos alimentares, comecei por eliminar os enlatados, congelados prontos, refrigerantes etc.
    Depois optei pelo consumo de organicos e agora estou retirando a carne da minha alimentaçao. Buscava informaçoes que me auxiliasse e aqui encontrei.
    Muito Obrigada!!!

  33. Como eu gosto de ler o seu site, está virando praticamente uma bíblia da alimentação para mim!
    Hoje faz 2 meses que me tornei ovolactovegetariana, foi uma das melhores escolhas que já fiz na minha vida, e após ler conteúdos sobre o assunto, principalmente no papacapim, estou a caminho de me tornar vegana, e logo mais conseguirei!

    Então estou aqui para dizer 2 coisas, no texto acima você menciona que ‘precisamos de 0,8 g de proteína por quilo de peso corpóreo’, então fiz a conta para o meu peso e na sequencia veio a dúvida se essa quantidade é diária e dos outros nutrientes qual seria a qtde? então gostaria de pedir, caso não tenha no site (pois não terminei de ver tudo rs), se poderia fazer uma tabela das quantidades necessárias que precisamos de cada nutriente e os alimentos que poderíamos encontrar, não sei se é pedir muito, mas aqui vai minha sugestão, pois nem todas as pessoas tem ideia disso, hoje eu me interesso pelo que estou comendo, se faz ou não bem, qual a qtde correta, qual seria a combinação perfeita de alimentos, pois nem todos sabem que derivados de leite dificultam a absorção de nutrientes e que vitamina C potencializa a absorção (palavras da minha nutricionista e no meu linguajar leigo sobre o assuntos rs).

    E a outra coisa é para agradecer por criar um site tão maravilhoso como o papacapim, ele é tão importante, trás conteúdos e inclusive a fonte de pesquisa, na internet tem de tudo e nem tudo é confiável, mas o conteúdo é tão bem feito e esclarecedor que trás 100% de confiança no que estou lendo, me sinto privilegiada por ter me tornado ovolactovegetariana e ter encontrado este site, pois só fortalece minhas convicções.

    Este final de semana um amigo veio questionar a minha alimentação e dizer que nós vegetarianos/veganos estamos acabando mais com o meio ambiente do que ele que come carne, e eu, graças ao papacapim pude rebater todas as acusações, dar números e exemplos que não é bem assim, e mostrar o quanto seria bom adotar uma alimentação sem carne, em nenhum momento fiquei sem respostas graças ao conteúdo que leio no site, principalmente neste post em especial.

    Mais uma vez, parabéns pelo site, e tenha minha gratidão!
    Abraço.

  34. Ola, acabei de me tornar vegana, depois de seis anos de vegetarianismo. Quando me tornei vegetariana eu estudei bastante sobre a causa animal e sobre os efeitos da minha dieta sobre o planeta, porem depois que ingressei na universidade deixei muito disso de lado pois a vida acadêmica e muito corrida, Quero muito voltar a estudar, mas não sei bem por onde começar, Você pode me indicar alguns artigos? não precisa necessariamente ser só sobre direito animal, mas sobre o aspecto ambiental também. Muito obrigado!

Deixe uma resposta