Lembram da euforia do omelete vegano? Quando publiquei essa r.eceita aqui no blog expliquei que há tempos namorava com receitas à base de farinha de grão de bico, mas que não era fácil encontrar esse ingrediente tão popular da culinária indiana. Pouco tempo depois uma pessoa muito simpática me escreveu dizendo que produzia farinha de grão de bico aqui no Brasil. Como na época eu estava fora do país não pude experimentar o produto, mas pouco depois de ter chegado aqui de férias recebi um pacote de presente.

Desde então venho fazendo mini frittatas com essa farinha e estou adorando. Toda a família, e até algumas amigas da minha irmã (umas delas declarou que queria comer aquilo todos os dias da sua vida!), aprovaram a r.eceita e já não sei como vou voltar a viver sem essa farinha quando for embora. Quando faço o omelete substituo a farinha por grão de bico seco, que deixo de molho uma noite e em seguida trituro com um pouco de água. A grande vantagem da farinha de grão de bico, além da praticidade, é que você pode misturá-la com uma quantidade mínima de líquido, formando uma massa espessa que pode ser misturada com uma grande quantidade de legumes e mesmo assim formar bolinhos perfeitos. Usando a minha técnica do grão de bico demolhado/triturado a massa fica bem fluida e embora fique ótima no omelete, ela é mole demais pra fazer essa frittata.

IMG_0070IMG_0056

Frittata é um tipo de omelete espesso cheio de outros ingredientes, uma versão italiana da tortilla espanhola. Decidi chamar essa r.eceita assim porque tem algo no grão de bico que lembra muito as preparações à base de ovos. Assim como no omelete, o sabor lembra vagamente a versão original (de origem animal), mas não vai incomodar quem nunca gostou de ovos. E essa versão mini é mais fácil de preparar e mais divertida de comer.

Você pode ver o endereço das lojas que vendem essa farinha no site da empresa. Se não tiver nenhuma na sua cidade, é só mandar um email pra eles pra receber sua farinha pelos correios. Detalhe importante: apesar de ter ganhado o pacote de farinha de presente estou recomendando o produto porque realmente gostei dele, não recebi absolutamente nada pra fazer propaganda da empresa aqui.

Estou aproveitando minha última semana em terras tupiniquins e a nostalgia já está me invadindo. Vou ficar aqui bem quietinha do lado da janela, vendo o cachorro e o gato dormirem ao meu redor, degustando uma xícara do café da minha mãe e escutando minha irmã e prima conversarem na cozinha. Quando estou longe, são desses momentos simples que mais sinto saudade.

frittata

Mini frittata de couve-flor (vegana, sem glúten)

Andei servindo essas mini frittatas como prato principal (acompanhadas de legumes, um cereal e/ou uma salada crua), mas imagino que cortada em cubos e servidas espetadas em um palito elas se transformam em um excelente aperitivo. A receita usa couve-flor, mas outros legumes também caem muito bem aqui: cenoura ralada, batata, brócolis, repolho…

3cs bem cheias de farinha de grão de bico

2x de couve-flor, bem picadinha (bouquês e talo)

1 cebolinha, picada (a parte branca e verde)

Um punhado de coentro, picado

1/2cc (rasa) de curry em pó

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite ou seu óleo preferido

Misture a farinha de grão de bico com 2/3x de água fria (misture aos pouquinhos, pra dissolver bem a farinha sem fazer grumos) . Deixe descansar em temperatura ambiente por duas horas. Você também pode fazer isso no dia anterior e deixar a massa descansando, coberta, na geladeira. Se você pular essa etapa a farinha conservará um leve sabor de grão de bico cru, mesmo assando bem as frittatas. Misture todos os outros ingredientes à massa de grão de bico. Prove (não se assuste se o sabor for estranho, depois de cozinhado ele muda totalmente) e corrija o sal, se necessário.  Aqueça um pouco de azeite (ou o óleo que preferir) em uma frigideira grande, de preferência de ferro, e despeje colheradas da mistura (1cs por bolinho). Deixe cozinhar coberto, em fogo baixo, até ficar firme e dourado na parte inferior. Vire as mini frittatas e deixe cozinhar mais alguns minutos (descoberto), até o outro lado ficar bem dourado. Rende 6 mini frittatas.