Salada morna de cogumelo e milho

Recuperei um pouco da energia gasta durante a maratona culinária da semana passada, mas como trabalho nos sábados (dia de aula de culinária no campo de refugiados) só tenho uma folga por semana, no domingo, e nunca parece suficiente. Sinto que preciso de férias. Mais precisamente de uma rede, uma água de coco, um cachorro embaixo da rede (ajuda muito a relaxar) e vários dias de ócio. Adoro a Palestina, no momento não gostaria de morar em nenhum outro lugar do mundo, mas pra manter a sanidade mental é preciso sair daqui de vez em quando. Por isso daqui a um pouco mais de uma semana vou bater asas novamente.

No estado de cansaço em que me encontro, e com a temperatura subindo vertiginosamente, acho que não vou preparar nada muito elaborado nos próximos dias. Mas alguns dias atrás, antes de fazer a loucura de cozinhar 17 pratos diferentes em 3 dias, improvisei essa deliciosa salada pro almoço aqui de casa. Tudo começou sem muita pretensão. A ideia era usar os restos da geladeira pra dar espaço pros ingredientes da maratona que viria, mas ficou tão bom que acabei repetindo a salada dois dias depois.

Ela não é uma das minhas saladas que valem por uma refeição. Pra complementar o prato, sirva com uma leguminosa (como meu purê de feijão branco) e, se a fome estiver grande, com um cereal também. Minha maneira preferida de comer essa salada é acompanhada de pão integral tostado com hummus. A refeição fica leve, mas completa e nutritiva, e só precisa de alguns minutos pra ficar pronta. Perfeita pros (muitos, muitos) dias de calorão que virão.

 

Salada morna de cogumelo e milho

Essa salada fica uma delícia com alguns croûtons de pão integral (ensino como fazer croûtons aqui). Claro que se estiver servindo esse prato com pão (ou outro cereal), os croûtons são dispensáveis. A salada é mais gostosa morna, então é importante usar folhas e tomates em temperatura ambiente. Se puder usar uma variedade maior de folhas, melhor ainda.

1 cebola pequena, em fatias

2 dentes de alho, ralados/amassados

2x de cogumelos frescos, do tipo champignon, em fatias

1x de milho fresco ou congelado

1x de brócolis, cortado em pedaços pequenos

2x de tomate cereja, cortados ao meio

2x de alface, rasgada

2x de rúcula

Azeite, sal e pimenta do reino

Vinagrete

3cs de azeite

2cs de vinagre balsâmico

1/2cs de mostarda de Dijon

Sal e pimenta do reino

Aqueça um pouquinho de azeite e doure a cebola. Junte o alho, o milho e o brócolis, cubra e deixe cozinhar em fogo baixo até os legumes ficarem macios. Junte o cogumelo e refogue mais alguns minutos. Quando os cogumelos amolecerem e todo o líquido tiver evaporado desligue o fogo, tempere com sal e pimenta do reino e deixe amornar. Misture bem todos os ingredientes da vinagrete. Coloque a alface e a rúcula em uma saladeira, cubra com os tomates cereja e os legumes mornos. Despeje a vinagrete por cima, mexa bem e sirva imediatamente. Rende 2-4 porções.