Eu achei que deveria

Pudim de aveia, banana e chocolate

Faz mais de dois meses que não publiquei nenhuma receita de sobremesa e se você é novo por aqui deve estar achando que doces não fazem parte da minha dieta. Leitor(a), você achou certo: as sobremesas tradicionais não me seduzem e eu não como açúcar (estou me referindo ao pó branco) nunca, nem amarrada, nem pra ganhar dinheiro. Mas não se engane, eu gosto de degustar uma coisinha doce aqui e acolá. No entanto, entre junho e setembro (o verão aqui) a feira fica carregada de uvas deliciosas, mangas suculentas, pêssegos e figos perfumados e tantas outras frutas saborosas que esqueço completamente dos bolos, pudins, sorvetes e afins. E vou confessar uma coisa. Quando eu mordo um pêssego maduro (que amadureceu no pé) e aquele sabor inebriante invade minha boca e narinas penso: “Nenhuma sobremesa é nem nunca será tão perfeita” e aí perco a vontade de criar receitas doces. Juro. Podem me chamar de xiita.

Mas agora que começou a anoitecer mais cedo, que o vento está cada dia mais fresco e que as frutas de verão estão desaparecendo, me peguei com vontade de comer algo doce que não fosse uma simples fruta. Em uma noite em que o jantar foi leve demais, desejei algo doce, mas consistente o suficiente pra preencher o vazio no estômago. Na improvisação nasceu esse pudim, que nada mais é do que uma papa de aveia com chocolate e banana (inspirada na minha papa preferida). Eu fico até sem jeito de publicar uma receita tão boba aqui, mas ficou tão bom que achei que deveria. Não é nenhuma sobremesa especial que eu serviria aos convidados, mas esse pudim é facílimo de fazer, rápido e mata a fome e a vontade de comer doce ao mesmo tempo. Não é decadente como uma torta de chocolate, mas quebra o galho naquelas horas em que você quer algo gostoso e que fique pronto em menos de 5 minutos. E ainda vem com um super bônus: é uma sobremesa que alimenta (com muitas fibras, ferro e potássio). Eu comi o meu diretamente da panela, com a colher de pau, mesmo. Aconselho você a fazer igual.

Pudim de aveia, banana e chocolate

É importante usar leite de coco, pois ele deixa a aveia mais cremosa e combina muito bem com a banana. Testei com leite de amêndoas e o resultado não ficou bom. Eu usei um leite de coco orgânico que trouxe da Europa, sem conservantes e bem líquido, bastante parecido com leite de coco fresco. Claro que o ideal seria usar leite de coco fresco, que é naturalmente adocicado, tem um sabor delicado e não tem conservantes, mas se tudo o que você tiver for leite de coco de caixinha, não tem problema. Nesse caso é importante misturar com um pouco de água por três motivos. Primeiro pro sabor ficar mais suave (o gosto do coco tem que ser discretíssimo). Segundo pra atingir uma conscistência mais fluida (leite de coco industrializado é bem mais espesso que o natural e o pudim ficaria grosso demais). Terceiro pra diminuir o teor de gordura da receita e fazer uma sobremesa mais leve e digesta.

3cs de aveia em flocos finos

1/2x de leite de coco de ótima qualidade

1/2x de água

(pode substituir os dois ingredientes acima por 1x de leite de coco fresco, bem líquido)

1 pitada de sal

1 banana

2cs de chocolate meio amargo picado

1/2cc de extrato de baunilha (opcional)

açúcar, se achar necessário

Cozinhe a aveia com o leite de coco e a pitada de sal, em fogo baixo, até engrossar. Adoce a mistura, se achar necessário. Junte o chocolate picado, a banana em pedacinhos e a baunilha (se estiver usando). Misture tudo e sirva quente. Rende 2 porções. (Reparem que nas fotos acima intercalei camadas de papa, banana e chocolate, mas foi por razões estéticas. Na hora de comer misturei tudinho.)

9 comentários em “Eu achei que deveria

  1. Fiquei com a maior vontade de fazer, mas acabei de fazer um bolo de chocolate. Deveria ter vindo aqui antes. rs Mas fica pra próxima sobremesa. Parece delicioso.

  2. Sou sua fã 😀 Estou no caminho para tentar me livrar do vício chamado açúcar.. Agora que faço alguma receita doce, o pessoal acha ‘aguado’ (sem açucar suficiente)…Vou testar essa receita o quanto antes…Ah, estou aguardando novos vídeos de receitinhas. beijos

    1. Engraçado, na minha terra “aguado” quer dizer outra coisa:-) Mas é tudo uma questão de costume, Rafaela. Do mesmo jeito que a gente se acostumou a comer doce, querendo a gente desacostuma também, é so ter foça de vontade e um pouco de paciencia. Boa sorte na jornada. Sei que não é facil, mas vale mUUUuito a pena. Quanto aos videos, estamos terminando o de Londres e ja ja ele sai.

  3. Olá! Sou muito fã das suas receitas!
    Enviei-lhe 2 e-mails, não sei se recebeu.
    Um e-mail foi se eu poderia enviar sua publicação (sobre vitamina B 12) à associação de proteção aos animais da qual,faço parte (com seus créditos, é claro!!!).
    Achei d+!!!! Até me animei a tomar a vit B 12.
    O outro e-mail, é se vc sabe de algum alimento,chá… que possa diminuir o estufamento no abdomên (acontece algumas vezes qdo não estou mto bem emocionalmente e desregulo minha alimentação em qde e/ou qlde).
    Obrigada por dividir suas experiências e receitas conosco!
    Bjãooo

    1. Marly, não recebi seus emails, nao (endereço errado?)… Fique a vontade pra usar o artigo sobre a B12, so precisa citar a fonte (e colocar um link pro blog). Quanto a sua segunda pergunta, te respondo por email assim que puder. E muito obrigada por ler o blog.

      1. Muito obrigada pelo retorno e por liberar a matéria.
        Vc, além de super capacitada,é muito gentil!
        Tenho imenso prazer em acompanhar seu trabalho.
        Bjs

        ps: respondi através da notificação que recebo na e-mail…talvez tenha sido por isso que não tenha dado certo.

  4. Marly, eu continuo sem receber seus emails 🙁 Acho melhor você escrever diretamente pro papacapimveg@gmail.com. Quanto ao cha, eu acho que hortelã funciona bem pra melhorar a digestão e reduzir o estufamento do estomago (pelo menos comigo da certo), mas confesso que não sou muito entendida em plantas medicinais. Mas vou continuar procurando e qualquer achado eu divido com você. Talvez você ja saiba, mas açucar causa fermentação no estomago, principalmente se ingerido depois das refeiçoes (sobremesa). Tente evitar o veneno branco ao maximo e seu estomago te agradecera. Um abraço

Deixe uma resposta