Guia Vegano – Londres

Além de ser uma cidade fascinante do ponto de vista histórico e cultural, Londres acolhe os visitantes veganos de braços abertos. É um dos poucos lugares (por enquanto) onde veganos  não tem dificuldade nenhuma pra achar comida pros seus estômagos herbívoros. Melhor ainda: a cidade oferece pratos vegetais absolutamente deliciosos, detalhe que faz toda a diferença pra quem é obrigado a se contentar com saladinha e outras comidas sem graça nos restaurantes.  De sanduíches à alta gastronomia vegana, passando por cafés e restaurantes étnicos, Londres é um verdadeiro paraíso vegetal.

Primeira parada: supermercados

Uma das minhas atividades preferidas quando estou na cidade é explorar os supermercados locais. Os veganos vão cair pra trás com tantas opções: o melhor leite e iogurte de soja (meus preferidos: baunilha e frutas vermelhas) que já provei (da marca Alpro), um festival de cereais pro café da manhã, tofu defumado e marinado, salsicha, presunto e substitutos de carne vegetais (estilo frango, carne ou peixe, pra quem gosta dessas coisas), cream cheese vegano, smoothies, comida pronta (sopas, saladas, wraps), biscoito recheado (procure os “burbon biscuits”)… fora os produtos básicos como frutas, verduras, legumes e feijões enlatados, molhos prontos, massas, pães, etc. O bacana na Inglaterra é que a grande maioria dos produtos veganos vêm com a etiqueta da Vegan Society (o “Vegan” verde com um girassol saindo do “V”), o que facilita demais na hora de escolher, principalmente se o seu inglês não for bom o suficiente pra decifrar a lista de ingredientes. Às vezes tem escrito no rótulo “suitable for vegans” (geralmente os produtos da marca do supermercado) e tem também produtos veganos sem etiqueta nenhuma (nesse caso só lendo a lista de ingredientes pra ter certeza). Os supermercados mais populares são o Sainsbury’s, Tesco e Waitrose.

Ginger beer, uma especialidade local sem álcool e deliciosa.

Lojas de produtos orgânicos

Se a visita ao supermercado te agradou, espere até entrar em uma loja de produtos orgânicos! Os preços são mais altos do que nos supermercados, mas a oferta é ainda maior e você vai encontrar versões veganas daqueles produtos que você tanto sente falta: sorvetes, bolos e biscoitos, queijos, chantilly… tudo vegetal. Se eu fosse descrever tudo que você vai encontrar lá esse post ficaria quilométrico, mas vou destacar alguns dos meus produtos preferidos: caldo de legumes e cogumelo (totalmente natural), levedo de cerveja maltado, pasta de avelã e castanha de caju, chocolates, patês vegetais… Essas lojas também tem uma enorme oferta de vitaminas, produtos de higiene pessoal e cosméticos veganos. Você encontrará várias lojas de produtos orgânicos espalhadas pela cidade, mas a melhor e a maior, um verdadeiro templo do veganismo onde vou rezar sempre que passo por Londres, é o Whole Foods Market. Um imenso supermercado orgânico onde todos os seus sonhos veganos se tornarão realidade. Pra completar a nossa felicidade, na entrada tem uma padaria com pães deliciosos, alguns muffins e uma seção inteira de bolos e sobremesas veganas. Como se isso não fosse suficiente, no primeiro andar tem um dos melhores restaurantes veganos da cidade.

Produtos veganos no Whole Foods, clique na foto pra vê-los melhor (as prateleiras do meio, à esquerda, estão carregadas de queijos vegetais!)
Bolos e tortas veganas no Whole Foods

Whole Foods Market

63-97 Kensington High Street, metro High Street Kenington (tem outras lojas na cidade, mas acho que essa é a melhor)

Restaurantes veganos

Chegou a hora de tirar sua barriga vegana da miséria! Aqui você vai provar os mais saborosos pratos vegetais, daqueles de fazer inveja aos onívoros. Esses são os que conheço bem, mas a lista de restaurantes, cafés e lanchonetes veganas é muito mais longa.

 Saf

Comida vegana gourmet, cardápio variado com opções cruas e cozidas. Eu provei: o trio de queijo de castanha e a farinata rustica (um crepe de farinha de grão de bico com legumes assados e molho aioli), ambos sublimes. Gostei tanto que pedi a mesma coisa na segunda vez que comi lá. Os preços são salgados, mas vale muito a pena. Eu fui no Saf do Whole Foods (fica no primeiro andar), que é menor e tem um cardápio reduzido. Na entrada do supermercado você vai encontrar alguns produtos Saf à venda, como os queijos de castanha e algumas sobremesas (a torta de chocolate crua é deliciosa).

Queijos de castanha no Saf

152-154 Curtain Road, Shoreditch (restaurante principal)

63-97 Kensington High Street (no primeiro andar do Whole Foods Market)

222 Restaurant

Culinária internacional vegana. Os pratos são creativos, saborosos e preparados com a maior atenção. Dá pra sentir o amor que o chef coloca na comida. O restaurante é pequeno e acolhedor, o pessoal é super simpático e os preços são totalmente razoáveis (estamos falando de Londres, uma das cidades mais caras do mundo!).  É o meu restaurante preferido, tanto que sempre que vou a Londres passo por lá (e no final da refeição sempre peço pra ver o chef e parabenizá-lo pessoalmente pela comida maravilhosa). Na hora do almoço tem um buffet e à noite a comida é à la carte (só fui lá na hora do jantar). É o lugar ideal pra levar aquele carnívoro que acha que comida vegana é sem graça pra jantar e vê-lo lamber o prato (já fiz o teste). Pra dar uma idéia das delícias que você encontra lá aqui vão os pratos que Anne, minha amiga Cida e eu pedimos na última vez que estive na cidade (perdoem a qualidade das fotos, mas as condições de luz eram péssimas e eu só pensava em devorar meu prato).

Panqueca de feijão recheada com tofu (parece estranho mas é delicioso)
Estrogonofe de seitan com creme de castanha de caju
Batata assada recheada com “ricota” e cogumelo ostra
Risotto com abobora e cebola caramelizada
Bolo de damasco com sorvete de baunilha
Crepe com creme, calda de chocolate e sorvete de baunilha

 222 North End Rd, West Kensington

Rootmasters

O mais legal aqui é que o restaurante funciona em um velho ônibus rootmasters (aqueles de dois andares, típicos de Londres), o que é uma experiência interessante, mas a comida não tem nada de espetacular. Comi lá duas vezes e não saí impressionada, mas minha amiga Cida, que mora em Londres, gostou bastante. Por ser um ônibus, e não um imóvel, o enderço é meio vago, mas não é difícil de achar. Fica no bairro de Bricklane, em uma espécie de estacionamento entre as ruas Brick Ln e Quaker St.

Minha irmã no Rootmasters

Inspiral Loudge

Um café-lanchonete-restaurante no super simpático bairro de Camden Town. O lugar é muito agradável e tem vista pro canal que passa ao lado. Tem um mini-buffet com pratos quentes e saladas, muitos smoothies (alguns delícia, outros nem um pouco) e sucos frescos, mas o melhor são os cafés especiais, chocolate quente e as dezenas de sobremesas (algumas cruas).

Inspiral Loudge

250 Camden High Street, Camden Town

Lanchonetes e cafés não-vegs

Felizmente, muitas das lanchonetes (estilo Pret-à-Manger) e cafés (como Café Nero) pensaram nos veganos e oferecem pelo menos um ou dois sanduíches vegetais, saladas completas e, no caso dos cafés, cappuccinos com leite de soja. Tem lugares desse tipo em cada esquina da cidade e o risco de você passar fome por lá é zero!

Restaurantes étnicos

Londres é uma cidade multicultural e a oferta de restaurantes étnicos é abundante. Se você gosta de explorar culinárias exóticas, esse é o lugar. Os mais veg-friendly são os restaurantes indianos (a maior comunidade indiana fora de India se encontra em Londres), tailandeses e chineses.

O que trazer na mala

Os melhores presentes são comestíveis, então aproveite sua passagem pela cidade pra voltar pra casa com algumas lembrancinhas pra você ou pros amigos veganos. Sugestões: levedo de cerveja maltado (pra fazer queijos vegetais), biscoito burbon (recheado de chocolate) e do tipo speculoos (biscoitos de caramelo e canela, os da marca Lotus são os melhores e são veganos), caldo de cogumelos orgânico (tem um sabor tão intenso e perfumado quanto caldo de carne), sal marinho defumado, chocolates (70%, ao “leite”, branco, tudo vegano), pasta de chocolate com avelã ou com laranja, cosméticos veganos… O melhor lugar pra fazer essas compras é em uma loja de produtos orgânicos, mas prepare a carteira.

Pra se informar sobre a vida vegana em Londres e ver mais sugestões de restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas e sapátos e albergues, alguns sites interessantes:

Vegan Village – Tourist Info

Vegan London

Happy Cow London

Todas as fotos que ilustram esse artigo foram feitas por mim, com excessão da foto dos produtos veganos no Whole Foods e a do Inspiral Loudge, feitas por Anne.

6 comentários em “Guia Vegano – Londres

  1. Olá…Estava buscando umas receitas pela net…e achei seu blog (mto bacana)! Aí…descobri que vc é minha conterrânea (sou Natalense – mas estou morando na Bahia). Olhando essas fotos…tive a impressão que “conheço” sua irmã! Talvez da UFRN, CEFET…ñ sei!!! Mas o rosto é familiar. #natalépequeno

Deixe uma resposta