Beirute

Hoje faz exatamente duas semanas que cheguei no Líbano. Uma combinação de fatores me trouxe pra cá, mas a versão curta da história é: sempre tive vontade de visitar Beirute. Por isso ainda estou me beliscando pra ter certeza que minha casa agora é aqui.

IMG_2528 IMG_2488

Estou descobrindo um mundo fascinante, cheio de contradições, surrealismo, belezas, desigualdades e injustiças. E algumas coisas realmente horrendas. As cicatrizes dos quinze anos de guerra civil e dos bombardeios israelenses ainda estão visíveis nos prédios e presentes nas mentes. Mas nem tudo é triste, longe disso. As pessoas são extremamente simpáticas e calorosas e a culinária tradicional é uma explosão de sabores naturalmente veganos que me impressiona dia após dia. Pra deixar tudo ainda melhor descobri uma cena veg movimentada e criativa. Mal cheguei aqui e já fui convidada pra cozinhar em um restaurante vegano a poucos metros de casa! Juntou a mudança de país com essa realidade nova e complexa, mais a montanha de informação que tenho que processar todos os dias e o fato de estar fazendo um curso intensivo de Árabe (três horas por dia, de segunda à sexta, pois decidi que estava na hora de me alfabetizar nessa língua que falo um pouco, mas não escrevo) e a minha pobre cabeça está prestes a explodir!

 IMG_2464

IMG_2630

Esse post vai ser curtinho, pois a eletricidade está prestes a me abandonar. Aqui falta luz três horas por dia, todos os dias. E apesar do meu prédio ter gerador, nem sempre ele funciona. Então serei breve. Mas antes de ir embora, quero dividir com vocês uma receita extremamente simples que provei no dia que cheguei aqui e que me conquistou. Se a melhor maneira de chegar no coração de alguém é mesmo pelo estômago, então é certo que me apaixonarei perdidamente por Beirute.

 IMG_0467

Abobrinha grelhada com tahine

Provei essa receita no restaurante Mezyan, no bairro chamado Hamra. O prato original era frito, mas como não gosto de fritura resolvi grelhar minha abobrinha e fiquei ainda mais feliz com o resultado. Também acrescentei coentro, porque acho que tahine adora coentro. Essa receita não precisa de medidas exatas, basta fazer a quantidade de abobrinha que você quiser ou tiver na geladeira e molho suficiente pra regar tudo de maneira generosa.

Abobrinha italiana, em fatias

Coentro fresco, picado

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite

Molho de tahine (receita aqui)

Idealmente use uma grelha ou chapa. Uma frigideira pesada é a segunda melhor opção. Aqueça a grelha com um pouco de azeite. Disponha as fatias de abobrinha, tempere com sal a gosto e deixe grelhar até tudo ficar bem dourado. Vire as fatias, tempere com mais um pouquinho de sal e grelhe do outro lado.

Cubra com o molho de tahine, tempere com pimenta do reino a gosto e jogue o coentro picado por cima. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

8 comentários em “Beirute

  1. De longe, admiro a sua coragem de viver! É tão lindo ver a sua trajetória, a sua doação à vida, ao mundo, os tantos lugares em que você já morou. Obrigada por compartilhar conosco pedacinhos da sua jornada. A

  2. Oi Sandra, esse seu espírito nômade me fascina! Na outra vida quero vir assim, já estou exercitando o desapego com minhas roupas e objetos! rs

    E essa refeição tem tudo a ver com esse desapago, eu acho. Cada vez me surpreendo mais com pratos simples. Tô criando o hábito de ir tirando os ingredientes das receitas e muitas vezes acho muito melhor assim. Tem muitos pratos ovo-lacto que pra veganizar não precisa substituir nada, basca simplesmente suprimir ovo, leite ou queijo e o sabor fica até mais “limpo” e eu descubro que não precisava daquele ingrediente, é uma sensação maravilhosa: a descoberta! rs

    Ah, fiquei curiosa com essas comidas, só reconheci o hummus e algumas folhas da salada. Conta aí!

    Essa abobrinha com molho de tahine, com certeza vou testar!

  3. Viajamos com você, Sandra….através de seus escritos e suas fotos….olhe que nem sou vegetariana ou vegana (ainda…rsrsrs) É um prazer muito grande ler seu blog… Fique bem, querida! Cuide-se. Seja feliz. 😀 que Alá te proteja. _/\_

  4. Olá Sandra. Não sou muito assíduo nos comentários, mas sigo este blog de que tanto gosto. A combinação vegana + o teu (óbvio) prazer pela escrita cativaram-me. Parabéns mais uma vez.
    Vim agora comentar porque tenho algo que te pode interessar. Eu adoro línguas. Há uns 2 anos comecei a aprender Japonês e recentemente decorei num instante o alfabeto hebraico – escrever, ler, dizer e entender (língua hebraica é mto rica!). Seja como for, aprendi tudo pelo mesmo sítio. O método é fantástico e foi de encontro ao que eu andava a estudar: tecnicas de memorização. Li livros e fiquei fascinado. Primeiro testei decorando as capitais europeias e quando dei por mim tinha decorado praticamente o mundo todo. LOL. Depois, lembrei-me de testar com uma língua e assim apareceu o Japonês. O melhor de tudo é que o método provoca aquilo que não acontece com o ensinamento “normal”: NUNCA mais esquecemos…
    Vou deixar-te aqui o site. Isto é apenas um “cheirinho” dos métodos, mas é mto bom site.Espero que gostes.
    https://www.memrise.com/

  5. Olá, Sandra! Como eu te disse também por email, conheci o seu blog há pouquíssimo tempo e estou amando cada post que leio! Tenho passado horas por aqui… rsrs. Hoje me encantei com o Guia Papacapim de Alimentação Saudável. Muito legal você compartilhar tudo isso que vem aprendendo em anos de prática e pesquisa sobre alimentação com os seus leitores. Se você não se importar, vou citar este Guia no meu blog colocando o link, ok? Acho que quanto mais pessoas tiverem acesso a estas informações, melhor.
    Ontem fiz essa receita de abobrinha grelhada com molho de tahine e amei o resultado! Prato simples e delicioso! E, assim como você, já fiz a besteira de colocar o tahine puro na boca para provar e detestei. Então só usava como ingrediente para homus, que eu amo. Agora, com essa sua receita, vou poder comer tahine com muito mais frequência, pois adorei esse molhinho, além de ser super saudável! E aqui na Holanda tem vários mercadinhos e lojas turcas que vendem diversas marcas de tahine, com preço não muito alto. Obrigada por todas as dicas, textos e receitas! Lindo trabalho esse seu. Beijos, Beatriz.

Deixe uma resposta