O truque da sopa

Sabiam que é possível fazer sopas cremosas sem nenhum tipo de creme (animal ou vegetal)? Uns tempos atrás aprendi esse truque e desde então utilizo regularmente nas sopas aqui em casa ou no trabalho. É bem simples, mas engenhoso. Essa técnica culinária tradicional usa manteiga, mas quando li sobre ela pensei imediatamente que talvez funcionasse com uma gordura de origem vegetal. E eu estava certa. Se você colocar sua sopa dentro do liquidificador, ligar o motor e acrescentar azeite (gordura) aos pouquinhos, ele vai se misturar com a sopa (água) e com o ar incorporado pelas hélices e isso vai criar uma emulsão. Voilà! Sopa cremosa (até a cor fica mais clara, como se você tivesse acrescentado creme) e com o delicioso e delicado sabor de azeite.

Claro que essa técnica exige que você triture sua sopa. Mas se você gostar de sopa com pedaços inteiros, triture somente uma parte da sopa, junto com o azeite, depois despeje de volta na panela onde ficaram pedaços de legumes intactos. Eu gosto de usar esse truque com praticamente todas as sopas de legumes, mas acho que o resultado é particularmente saboroso se a base da sopa for tomates. O que não é surpreendente, já que eles se dão muitíssimo bem com azeite.

E já que estou falando de sopas, aqui vai mais uma dica.  Eu adoro sopas de legumes, mas sozinhas elas não me deixam saciadas por muito tempo. Então quando quero transformar uma sopa de legumes humilde em um prato completo e nutritivo, acrescento lentilhas cozidas. Essa é a maneira mais fácil de aumentar drasticamente a quantidade de proteínas da sua sopa e transformá-la em refeição completa. Lembram que proteína é um dos componentes chaves de uma refeição capaz de saciar qualquer apetite?

Eu sempre tenho restos de lentilhas cozidas na geladeira ou no congelador e isso facilita e muito a vida na hora de preparar refeições. Mas se esse não for o seu caso, você pode cozinhar lentilhas à parte pra acrescentar à sua sopa. Comparadas com outras leguminosas (feijões, grão de bico) lentilhas não demoram muito pra cozinhar. E a mistura de lentilha verde com essa sopa de tomate e cenoura é uma das minhas preferidas. Adoro sopa de tomate (como essa), mas junto com cenoura e aipo o resultado é ainda melhor. A cenoura suaviza a acidez do tomate e deixa a sopa mais espessa e o aipo (opcional, mas recomendado) realça ainda mais o sabor.

Por que não despejar as lentilhas cruas diretamente na panela com os legumes e deixar cozinhar tudo junto? Primeiro porque sua sopa vai demorar mais pra ficar pronta. Lentilhas levam entre 20 e 30 minutos pra cozinhar, então se elas estiverem cozinhando (à parte, na água com sal e uma folha de louro) antes mesmo de você começar a preparar o resto da sopa, você economizará tempo. Se for esperar que todos os legumes tenham sido cortados, que a cebola e o alho tenham sido refogados e só então você começar a cozinhar a lentilha, junto com os outros ingredientes, sua sopa vai levar o dobro de tempo pra ficar pronta. O segundo motivo é mais subjetivo. Eu gosto de sopa cremosas, mas com alguns pedacinhos inteiros pra mastigar. Então trituro minha sopa, deixando-a bem cremosa, e só depois junto as lentilhas, pra criar um contraste de texturas. Acho uma delícia sentir na boca essas bolinhas macias junto com cremosidade dos legumes.

133A1181

A foto acima é do meu creme de brócolis, com o acréscimo de lentilhas. Eu coloco lentilha em quase todas as sopas de legumes que faço, pra fazer um upgrade de ‘entrada’ pra ‘prato principal’. E antes de passar à receita, gostaria de contar que fiquei surpresa com o número de pessoas que me escreveram interessadas no tour político/gastronômico na Palestina. O grupo já está completo, mas o interesse foi tão grande e tantas pessoas me escreveram pedindo pra fazer outro tour no ano que vem que provavelmente outras viagens virão. Podem deixar que farei o anúncio aqui no blog quando tudo se confirmar. E tem mais! Vou dividir fotos e histórias desse tour aqui no blog, pra vocês acompanharem virtualmente nossa aventura. E vai ser uma tremenda aventura, podem apostar!

 Sopa de tomate, cenoura e lentilha

Você pode usar um resto de lentilhas que está sobrando na geladeira ou cozinhar lentilhas especialmente pra essa sopa. Eu gosto de cozinhar minhas lentilhas na água com sal e uma folha de louro. Não aconselho usar lentilha coral aqui. Elas devem sempre ser usadas junto com os outros ingredientes da sopa, pois se desfazem completamente durante o cozimento. Se quiser uma sopa com lentilha coral, sugiro essa ou essa aqui.

1 cebola grande, picada

4 dentes de alho, picados/amassados

4 cenouras médias, em rodelas finas

8-10 tomates maduros, em pedaços médios

1 galho de salsão (com as folhas), picado – opcional

5 cs de azeite (escolha um azeite de sabor suave)

2x de lentilhas verdes cozidas (ler acima)

Sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela grande aqueça 1cs de azeite e doure a cebola. Junte o alho e deixe cozinhar mais 30 segundos. Acrescente as cenouras, baixe o fogo e deixe cozinhar coberto até elas amolecerem, mexendo de vez em quando. Se o fogo estiver bem baixo e a panela coberta, não precisa acrescentar água: a cenoura vai cozinhar no próprio vapor. Mas se começar a grudar no fundo da panela você pode juntar um pouquinho de água (e verifique se o fogo está baixo, mesmo). Quando a cenoura estiver macia junte os tomates e o salsão, se estiver usando. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto, cubra e deixe cozinhar até os tomates se desintegrarem completamente. Depois que a sopa estiver esfriado um pouco, passe tudo no liquidificador até que fique homogêneo. Com o motor ligado, despeje aos pouquinhos 4 cs bem cheias de azeite. Talvez você precise de um pouco mais, então continue juntando o azeite aos pouquinhos até que a sopa adquira uma cor mais clara, como se você tivesse acrescentado creme. Coloque a sopa de volta na panela, junte a lentilha cozida (e escorrida), prove e corrija o tempero. Se achar a sopa espessa demais, junte um pouco d’água até atingir a consistência desejada. E não esqueça de aquecer a sopa antes de servir. Rende 4 porções como prato principal.

26 comentários em “O truque da sopa

  1. DelÍcia! Amo sopas, mesmo vivendo em um lugar quente ela está presente em muitas nossas refeiçōes. Tenho lentinlhas já cozidas, vou fazer a tua receita, obrigada!

  2. Ola Sandra, faco uma receita de sopa de abobora, cenoura com lentilhas, leite de coco e curry que fica otima, e as lentilhas sao deixadas de molho na vespera, assim cozinham mais rapido junto com os legumes. A receita saiu na revista Casa e Comida, seu blog e otimo, parabens,
    PS. Faca um outro tour pela Palestina no ano q vem e se possivel nos avise com mais antecedencia, adoraria ir, bjus

  3. Sandra, faça sim uma outra ano que vem, eu gostaria muito de levar minha mãe pra Palestina! Infelizmente agora não tivemos condição, quem sabe no ano que vem.

    Adorei a receita e a dica. Normalmente eu uso inhames para deixar a sopa cremosa, vou tentar a dica do azeite.

    Beijocas

  4. Uaaau! Não sei como perdi essa notícia do Tour pela Palestina. Sou candidata também (2 pessoas), para o do próximo ano, Sandra. E esse post de sopas é simplesmente genial!! Obrigada!

  5. Adoreiii!! Amooo sopas!! Eu faço a minha…grão de bico batido no liquidificador (fica tipo creme) e depois refogo cebola e alho e jogo o creme! Por cima do prato coloco cubinhos de tofu, brócolis e gergelim!! Fica divinoooo!! Adorooo seu site Sandra!! #GOVEGAN

  6. Por coincidência estou tomando uma sopa cremosa de… inhame com brócolis. Acho que o inhame é ótimo pra deixar qualquer receita cremosa. Sopa de abóbora japonesa com inhame tb é creme puro. E com missô, sempre, pra ficarem mais gostosas ainda.
    Enquanto aguardo o queijo de castanhas fermentar….
    No jantar de amanhã, delícia total, outra sopa cremosa + pão com queijo de castanhas. Viciei no queijo, que adoro mais ainda com salsinha picada, o visual tb fica bonito.

  7. Como você sabia que eu tinha resto de lentilha e estava afim de comer sopa?!

    Seu blog é um dos poucos lugares onde acho dicas e idéias legais sem usar ingredientes ou métodos mirabolantes. Obrigado pelos posts.

  8. Olá 🙂 Uma outra dica oara deixar sopas cremosas é usar frutos secos como castanhas de caju e amêndoas (deixá-los sempre de molho um dia antes ou assá-los no forno é essencial, vale lembrar) triturados até quase ao ponto de manteiga, adicionando à sopa já batida.
    Abs!

  9. A ideia da emulsão é ótima mesmo, deve ficar com uma textura fantástica. Quando vi o título da postagem pensei que ia ser a velha dica de bater arroz ou batatas (já cozidos), botar de volta na panela e esperar o amido se espalhar. Lentilha, inhame, mandioquinha, além de aveia (que eu uso bastante) e feijão branco. Ai que fome!

  10. Tb adoro lentilha na sopa, mas costumo usar aquela rosinha, sabe, pq ela cozinha rapidinho, “derrete” e engrossa o caldo. Mas sou fã de qualquer lentilha em qualquer ocasião! E obcecada por sopas! Essa vou fazer com certeza! 😉

  11. Sandra, tenho sido presença silenciosa no seu blog há tempo demais. Hoje, foi impossível ler e não registrar aqui que: 1) tuas receitas, tua escrita, teu ativismo ocupam um lugar imenso na minha imaginação e me inspiram, diariamente, a continuar agindo a partir do amor; 2) essa técnica de usar o azeite é a mesma que se usa para finalizar risoto (não sei se conhece, chama mantecatura, e se faz adicionando azeite e mexendo bastante até emulsionar!); 3) nunca testei lentilhas, e me pareceu uma ideia genial, mas adoro jogar um punhado de couve refogada nas minhas sopas; 4) sou sonhadora da viagem pra Palestina, numa segunda turma! Deixo um beijo, de admiração e gratidão!

    1. Não conhecia a tal da mantecatura, Fabiana, mas adorei! Obrigada pela dica. E espero te ver então na próxima viagem à Palestina. A procura está tão grande que acho que vou ter que fazer duas viagens no ano que vem (maravilha!).

  12. Oi Sandra!
    Adorei o post… gosto de sopas cremosas, mas sempre fiz usando um pouco menos de água e colocando tudo no liquidificador! RS

    Estou com uma dificuldade depois de virar vegetariana: estou quase destruindo meu liquidificador de tanto fazer hommus!
    O grão de bico mesmo bem molinho acabou com o pobrezinho… Por essa e outras estou criando coragem para comprar um processador. Pode me ajudar?? São tantas opções e tantas faixas de preço que não sei qual escolher!
    Tenho medo de comprar um muito pequeno e não servir pra eu fazer minhas receitas e acabo não comprando pelos maiores serem muito caros…
    Teria uma dica da potência que poderia usar? Acho que o mais pesado que usaria seria pra triturar grãos.

    Desde já abrigada!!

    1. Patricia, infelizmente não posso te ajudar aqui. Eu tenho um liquidificador americano super potente (Vitamix) e nunca comprei um processador, nem liquidificador no Brasil, então não posso te aconselhar nada. Boa sorte.

  13. Sandra, eu uso a biomassa pra dar corpo aos pratos que têm que ficar cremosos. Já ouviu falar? eu mesma faço, com bananas verdes. Substitui o creme de leite em vários pratos. E é muiiiiiito mais saudável. Bjs

    1. Nunca me aventurei com a biomassa, mas já ouvi tanta coisa boa sobre ela que fiquei com muita vontade de testar. Obrigada pela dica, Cleo.

  14. Consumimos muita sopa por aqui pq o tempo não dá uma trégua e sempre para deixar cremosa batia a metade, o azeite sempre foi obrigatório, para engrossar como caldo de espinafre é a batata cozida. Biomassa é um sonho de consumo tão longe…

  15. Boa tarde Sandra! Também sou de Natal, e conheci o site há pouco tempo. Estou adorando! Não sou vegana, mas adoro esse tipo de comida, e dou sempre preferência a ela. Parabéns pelo site, pela história de vida, e pela boa vontade de compartilhar ela com a gente. Beijos da sua terra.

  16. Sou nova aqui no blog mas estou adorando, como só eu em casa gosto de sopa gostaria de saber se essa sopa pode ser congelada. faria uma quantidade maior e congelaria para aquecer quando chego do trabalho!

    1. Oi, Paula. Você pode congelar essa e praticamente todas as outras receitas de sopa que publiquei aqui no blog (só não aconselho congelar sopas com macarrão, mas se macarrão super mole não te incomoda, pode congelar também 🙂

Deixe uma resposta