Eu acabo de me dar conta que a última vez que postei uma receita de sobremesa aqui foi dez meses atrás. Não foi qualquer sobremesa, foi A sobremesa e até hoje ainda não consegui criar outra receita doce tão espetacular. Teve o meu cheesecake de maçã e caramelo salgado, outra criação fantástica de 2013, mas a receita é complicada e ainda está em obras.

Mas tem uma sobremesa que usa ingredientes simples, que podem ser encontrados em qualquer lugar, e que fica pronta em pouco tempo. Esse é o tipo de sobremesa que a gente improvisa de última hora e sempre impressiona os convidados. E, o mais importante, é uma delícia. Eu gosto de fazer essa receita quando preparo um jantar caprichado e fico sem tempo de fazer uma sobremesa especial. Depois do prato principal volto pra cozinha, geralmente com um ajudante, e enquanto eu descasco o abacaxi ele pica o chocolate e em poucos minutos voltamos pra sala de jantar com fatias suculentas de abacaxi caramelizado e flambado, perfumado com baunilha, e uma calda ligeiramente cremosa.

Deixem eu falar um pouco dessa calda. A lista de ingredientes é curtíssima (chocolate + água) e pode parecer uma combinação estranha, mas confiem. Ela fica tão cremosa e aveludada que ninguém vai acreditar que aquilo ali é só chocolate e água. Por alguma razão molecular ou mágica, a coisa funciona e você vai querer fazer calda de chocolate pra colocar em cima de tudo (bolos, sorvetes…). E ela tem um super bônus: quando colocada na geladeira por algumas horas, essa calda sofre uma metamorfose e se transforma em um creme denso que pede pra ser passado no pão ou pra ser comido de colherinha.

Abacaxi flambado com calda de chocolate

Eu gosto de usar chocolate com 70% de cacau (geralmente esses são veganos), pois gosto de chocolates fortes, mas nada te impede de usar um chocolate mais suave (a maioria dos chocolates meio amargos vendidos nos supermercados tem entre 50% e 55% de cacau). Essa sobremesa fica ainda melhor com baunilha de verdade, daquelas vendidas em favos, mas se você não tiver acesso a esse ingrediente pode usar extrato natural, ou deixar os dois de fora.

1 abacaxi médio

1/2x de rum, de preferência envelhecido

1 favo de baunilha (ou 1cc de extrato de baunilha)

2cs de azeite ou óleo de coco

Calda

150g de chocolate meio amargo (eu gosto de usar chocolate com 70% de cacau)

100ml de água

açúcar mascavo, se necessário

Descasque o abacaxi e corte em rodelas ou em fatias (como na foto). Em uma frigideira grande, de preferência com o fundo grosso, aqueça 1cs de azeite ou óleo de coco. Disponha metade das fatias de abacaxi formando uma camada só (não coloque fatias sobre as outras, senão o abacaxi não vai caramelizar). Cozinhe em fogo médio, descoberto, até o abacaxi ficar bem dourado e começar a caramelizar. Vire as fatias e deixe dourar do outro lado. Aumente o fogo no final, se achar que ele não está dourado o suficiente. Retire o abacaxi caramelizado da frigideira e reserve. Na mesma frigideira aqueça mais 1cs de azeite ou óleo de coco e cozinhe o resto do abacaxi. Quando todo o abacaxi estiver bem dourado, coloque as primeiras fatias de volta na frigideira. Abra o favo de baunilha e retire as sementes raspando com a ponta de uma faca. Junte as sementes mais o favo de baunilha ao abacaxi (mexa bem pra distribuir as sementinhas de maneira uniforme), despeje o rum sobre a fruta e flambe. Se não souber como flambar, aqui vão algumas dicas: arraste a frigideira pro lado e incline ligeiramente sobre a chama do fogão. O fogo vai entrar em contato com o rum e se alastrar. Eu fiz uma demonstração nesse vídeo, então se você ainda não o viu, não deixe de conferir. Deixe o fogo (de dentro da frigideira) se apagar naturalmente e desligue a chama do fogão. Se estiver usando extrato de baunilha, acrescente agora. Reserve.

Enquanto o abacaxi cozinha, prepare a calda. Pique o chocolate miudinho. Ferva a água em uma panela pequena e, fora do fogo, junte o chocolate picado. Cubra e deixe descansar dois minutos. Mexa delicadamente com uma espátula até todo o chocolate derreter. Junte mais um pouco de água se a calda ficar muito espessa. Se achar que sua calda está muito amarga (o que vai acontecer se você estiver usando um chocolate forte em cacau), junte uma ou duas colheres de sopa de açúcar mascavo e aqueça a calda em banho maria, só o tempo suficiente pro açúcar derreter completamente. Transfira a calda pra uma jarra pequena e sirva morna ou em temperatura ambiente.

Sirva o abacaxi flambado acompanhado da calda de chocolate e, se quiser uma sobremesa extra especial, com sorvete de baunilha ou coco (vegano). Rende 4-6 porções, dependendo do apetite dos seus convidados e do tamanho do abacaxi. Se sobrar calda, guarde na geladeira em um recipiente fechado. Ela vai engrossar consideravelmente com o frio, então aqueça no banho maria antes de servir (ou coma gelada, de colherinha).