Sorvete de manga e coco

Feliz ano novo a todos os leitores do papacapim! 2011 foi um ano maravilhoso pra mim e vocês são responsáveis por isso. Esse blog, que começou tão timidozinho, recebeu quase 120 mil visitas nesse ano que passou, enchendo a mãe de orgulho. Muito obrigada pela presença, pelos comentários e pelos e-mails. Eu gostaria de abraçar e cozinhar pra cada um de vocês. Vocês são fantásticos! Mas vamos voltar a falar de comida antes que eu me emocione demais.

Durante a época da manga aqui, alguns meses atrás, eu voltava sempre da feira com metade da sacola cheia dessa fruta. Eu gosto tanto de manga que não aceitava degustá-la de outra maneira que não fosse pura, pra apreciar melhor o sabor. Mas consegui salvar algumas mangas pra experimentar uma receita que habitava minha cabeça desde que fui à Berlim em agosto. Durante a visita a esse paraíso vegano, minha concunhada alemã só falava em um sorvete de manga e coco absolutamente d-e-l-i-c-i-o-s-o que ela sempre pedia na melhor sorveteria da cidade, que pra sorte dela, e pra nossa, ficava a poucos metros da sua casa. Quando cheguei na sorveteria, louca pra experimentar a iguaria, recebi a má notícia que o tal sorvete tinha leite de Mimosa, além de leite de coco. Pedi outro sabor e enquanto degustava um maravilhoso sorbet de frutas vermelhas, provavelmente o melhor que já provei, fiquei matutando sobre a desnecessidade de colocar leite em um sorvete que já tem coco. Só podia ser pra chatear os veganos e intolerantes à lactose!

Foi então que decidi fazer minha própria versão do tal sorvete, pois minha concunhada não parava de se lamentar sobre o fato de nós, eu e Anne, não podermos provar aquele manjar dos deuses. Nasceu então uma receita extremamente simples, mas tão delícia que eu precisava dividi-la com o mundo. O leite de coco deixa o sorvete mais denso e cremoso, mas o sabor é discreto. Quem brilha aqui é a manga, por isso é importante escolher a fruta com a maior atenção: tem que ser madura e perfumada, mas ainda firme (esqueça as maduras demais ou machucadas) e de preferência de uma variedade com pouco fiapo. A textura é tão maravilhosamente cremosa que é difícil acreditar que não tem creme na mistura. Uma sobremesa leve, refrescante e saborosa, perfeita pro verão. Uma pena a temperatura aqui estar tão baixa e a época das mangas tão longe… Mas pros que estão no Brasil, aproveitem esse sorvete por mim.

Sorvete de manga e coco

Escolha uma manga madura, mas ainda firme, de preferencia de uma variedade sem muito fiapo. É essencial usar manga congelada pra atingir a consistência certa, mas percebi também que depois de congelada as fibras da manga amolecem e ficam muito mais discretas (dependendo do tipo de manga, elas somem completamente).

2x de manga congelada, em cubinhos

1/2x de leite de coco de ótima qualidade

1cc de suco de limão

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo e com a consistência de sorvete. Você vai precisar ser paciente e parar o motor algumas vezes pra mexer a mistura com uma colher. Sirva imediatamente ou, se preferir um sorvete mais firme, deixe meia hora no congelador antes de servir. Rende 4 porções comportadas.