Tudo sobre os seus cosméticos

Faz muito tempo que estou devendo a uma amiga um post sobre as empresas de cosméticos que testam em animais. Eu queria escrever um artigo que tratasse não só da questão dos testes, mas também  da necessidade de cosméticos, do perigo que eles podem representar pra saúde e oferecer algumas alternativas práticas.

Quem conhece o significado do veganismo sabe que veganos tentam evitar, na medida do possível, todo e qualquer tipo de exploração animal. Infelizmente uma grande parte das empresas de cosméticos ainda testa seus produtos em animais, ou usam ingredientes de origem animal em suas fórmulas. Você não precisa ser vegano pra concordar que cegar coelhos pra desenvolver (mais um) rímel é algo extremamente cruel e totalmente desnecessário. Se você quiser se informar sobre testes em animais e vivissecção, no site da PEA (Projeto Esperança Animal) tem uma página inteiramente dedicada ao assunto. Eles também publicaram a lista de empresas brasileiras e internacionais que não testam em animais.

Outra questão que acho de extrema importância é saber que tipo de cosméticos colocamos no corpo. A pele é o nosso maior órgão e tudo que colocamos nela passa pelos poros e entra no organismo. Acredito que um hidratante sozinho não seja tóxico, mas imagine os ingredientes desse mesmo hidratante combinados com todos os outros cosméticos que usamos. Cosméticos passam por inúmeros testes de segurança antes de chegar ao mercado, mas por melhor que sejam as intenções do fabricante, é impossível testar todas as possíveis combinações do produto com outros cosméticos. Annie Leonard, a mente brilhante (e engajada) por trás do projeto Story of Stuff, fez um vídeo altamente instrutivo chamado “A história dos cosméticos”. Ela explica direitinho isso que acabei de falar e aconselho você a ver o vídeo imediatamente, pois a informação exposta é extremamente importante.

Ficou com medo? Eu também fiquei. Nunca fui uma pessoa fanática por cosméticos e desde que vim morar na Palestina diminuí ainda mais o número de produtos no meu banheiro. A oferta aqui é limitada e é quase impossível encontrar produtos de empresas que não testam em animais. Muitas pessoas criticaram o vídeo por expor um problema tão grave sem no entanto oferecer soluções. Alguns podem até pensar “Já que tem produtos tóxicos em tudo, não temos escolha e não podemos fazer nada”. A minha conclusão foi bem diferente. Certo, no momento cosméticos seguros, naturais e não testados em animais são difíceis de encontrar e bem mais caros do que os produtos convencionais. Mas será que realmente precisamos de um produto diferente pra cada centímetro quadrado do corpo? Eu conheço mulheres que usam sabonete pro corpo, sabonete pro rosto, xampu, condicionador, hidratante pro corpo, hidrante pro rosto, creme pras mãos, creme pros pés, reparador de pontas, máscara capilar, desodorante, perfume, protetor solar… Sem falar nos leave-in, creme pra rugas, creme pra olheiras, pra cutículas, pra celulite, pomada e mousse pra cabelo, tinta pra cabelo, máscara pro rosto, tônico facial, loção pra espinha…  E ainda tem a maquiagem!

Faça o seguinte exercício: vá até o seu banheiro/quarto e pegue todos os cosméticos que você usa diariamente ou ocasionalmente. Em seguida pegue uma folha de papel e escreva os ingredientes de cada um. Elimine os ingredientes repetidos e conte os que sobraram. O número é enorme, não é? Agora responda sinceramente: você realmente precisa colocar todos esses produtos químicos no seu organismo? Sei que sou suspeita pra falar, pois meu estilo de vida e meu trabalho não exigem muito da minha aparência, mas estou convencida que ninguém precisa disso tudo. Hoje os produtos que fazem parte do meu dia a dia se resumem ao realmente necessário. E, na contramão da tendência que descrevi acima, comecei a comprar cosméticos multiuso, pra diminuir o número de produtos químicos no meu corpo (e diminuir as combinações tóxicas com outros produtos), mas também pra simplificar a vida. Abaixo alguns dos meus preferidos.

Weleda é uma marca alemã totalmente vegana. Esse produto pra bebe serve pra lavar o corpo, rosto e cabelo. Prático no dia a dia e ainda mais pra viajar.

Planter’s é uma marca italiana que também só usa ingredientes de origem vegetal e não testa em animais. Esse creme, à base de aloe vera, serve pro corpo, rosto e mãos (pés também). Um dos melhores hidratantes que já usei.

Mas melhor ainda do que o hidratante da Planter’s é esse produto mágico: manteiga de karitê. Serve pra hidratar o corpo, rosto, mãos, pés, cabelos e lábios. Também acalma a pele depois da depilação. E o melhor de tudo? Só tem um ingrediente, que além do mais é orgânico e totalmente natural. Pra mim isso sim é que é cosmético.

Durante alguns meses, os únicos cosméticos que usei foram o sabonete/xampu da Weleda e manteiga de karitê, além de desodorante e pasta de dente (mais sobre esses dois produtos depois). Eu não uso perfume nem maquiagem (tirando raríssimas exceções). Mas quando eles acabaram tive que encontrar outras soluções. Atualmente uso um xampu sólido totalmente vegetal e orgânico (comprado em uma loja de produtos orgânicos na França), que é o melhor xampu que já usei até hoje.

Pode parecer estranho um xampu com cara de sabonete, mas garanto que funciona. A vantagem maior é que sendo sólido ele é mais compacto, o que economiza embalagem e energia no transporte. Depois que a manteiga de karitê acabou comecei a usar óleo de coco virgem e orgânico.

Tudo o que tenho a dizer é que é um produto milagroso. Além de ser ótimo pra saúde ele tem ação antibacteriana e rejuvenesce a pele.  Uso só no rosto, mas ele pode ser usado no corpo, lábios e cabelos. Minha pele é mista, mas descobri que usar óleo nela não a deixa mais gordurosa, pelo contrário. Parece que se tiver óleo vindo do exterior a pele entende que não precisa mais produzir tanto óleo. O único defeito é ter aquele cheirinho característico de coco, que é uma delícia na comida, mas nem tanto na pele. Descobri que misturar com uma gotinha de óleo essencial de lavanda ajuda, mas de todo jeito o cheiro de coco desaparece quase totalmente alguns minutos depois da aplicação. E falando em óleo essencial…

Eles são indispensáveis pra mim. Uso pra curar enjoo, dor de garganta e resfriado, além de tratar de problemas da pele (óleo essencial de tea tree é poderosíssimo pra secar espinha), perfumar o ambiente… Uso até em alguns pratos.

Os produtos que mostrei até agora não são vendidos no Brasil, mas existem cosméticos brasileiros que também são naturais, veganos e seguros (não esqueça de conferir a lista das empresas que não testam em animais no site da PEA). Na minha última visita ao Brasil voltei com alguns sabonetes da marca Granado (isso mesmo, aquela do talco pra chulé).

Eles são vegetais, suaves e têm um cheirinho ótimo. Moças, aqui vai uma dica: o sabonete tradicional (líquido) tem o ph neutro e é perfeito pra higiene íntima. Recomendação da ginecologista de uma prima, mas que eu gostaria de repassar pra todas as damas lendo esse blog, pois ele é realmente ótimo. Esses sabonetes são baratos e você encontra em qualquer supermercado grande. (A Granado não me deu dinheiro pra fazer propaganda pra eles, estou recomendando porque realmente adoro esses produtos.)

Como escrevi mais acima, existem soluções, sim. O primeiro passo a ser dado é avaliar as suas necessidades. Tenho certeza que você consegue ficar bonito/bonita sem todo esse arsenal de cosméticos. E, sinceramente, não vale a pena melhorar a aparência hoje se o resultado será um organismo doente mais na frente. O segundo passo é parar, na medida do possível, de comprar produtos fabricados por empresas que testam em animais. Parece difícil, mas têm várias empresas conhecidas que não testam em animais, então você não ficará sem opção. Alguns exemplos: Água de Cheiro, Bioderm, Contém 1g, Davene, Farmaervas, Racco, Granado, Ox, O Boticário, Natura, Leite de Rosas, Revlon… Com essas duas ações simples, que estão ao alcance de todos, você estará diminuindo consideravelmente a quantidade de tóxicos que entra no seu organismo, além de ajudar a construir um mundo mais ético reduzindo o sofrimento inútil dos animais nos laboratórios.

Mas se quiser ir mais além, aqui vão mais duas dicas. Escolha, sempre que puder, cosméticos naturais e orgânicos, como os que mostrei acima (ou equivalentes brasileiros encontrados em lojas de produtos orgânicos). Eles são mais caros, sim, mas se você passar a usar só 6 cosméticos ao invés de 12, vai sobrar dinheiro pra investir em produtos de qualidade. E se você for uma guerreira verde como eu, talvez queira dar o quarto passo que é: fabricar seus próprios cosméticos com produtos naturais. Parece excêntrico, eu sei, mas na prática é bem simples, eficaz e muito mais barato.

Se o assunto te interessou, aguarde o próximo post, onde darei a receita do desodorante e da pasta de dentes que fabrico na minha cozinha e que uso há mais de um ano. Garanto que esses produtos funcionam direitinho e ainda são seguros (foram testados nos humanos daqui de casa).

49 comentários em “Tudo sobre os seus cosméticos

  1. Adorei a matéria, adoro esse espaço repleto de informações úteis e de qualidade. Aguardarei ansiosa pelas receitas caseiras. Abraço!

  2. Granado, sempre. Tenho razões emocionais, estéticas e éticas pra achar a Granado ótima (eu também sem receber nada). A Granado é quem fabrica o sabonete Phebo (coisa de avó, dizem…). Meu pai, que tinha idade pra ser meu avô, usava o sabonete Amazonian. Minha mãe diz que meu bisavô cheirava ao “Odor de rosas”. E o meu favorito é o Naturelle. Os cheiros são nostálgicos e agradáveis, difícil alguém ter alergia. São feitos de glicerina vegetal e mantém a mesma qualidade há muitos anos, pois é um do trunfos da empresa, que faz questão de dizer “desde 1870”. Além disso, o visual retrô das embalagens faz a alegria da decoração do banheiro. Para lugares no Brasil onde a linha completa dos produtos não chega, dá pra pedir pelo site: http://www.granado.com.br/produtos/Default.aspx

    1. Não conhecia o site da Granado. Adorei! Vou mandar fazer uma camiseta escrito “Granado Forever”!!!

      Eu tenho a mesma obsessão, mas como até o mês passado meu Word só falava Francês, escrevi tanta asneira nesse blog que se o prof Pasquale me pegasse eu tava frita! Tô com vergonha até hoje…

  3. Ah! outra coisa que vale super a pena é pesquisar na cozinha da Sandra os ingredientes deliciosos que servem pra fazer tratamentos estéticos. Sabedoria ancestral. Sem ser de comer, eu tenho babosa plantada aqui num vasinho, é boa pra pele e pro cabelo. Zero aditivo químico. =)

    1. Obrigada pela dica, Carolina. Eu sou muito fã de babosa, tanto por fora do corpo como por dentro. Há tempos que quero trazer uma aqui pra casa, nem que seja em um vasinho, mas ainda não encontrei:-( Quando eu achar vou ficar linda!

  4. No Brasil tem Weleda :). No site deles dá pra encomendar os produtos, mas eles tb têm lojas em algumas cidades, como Brasília, onde moro. Não compro pq são bem caros, mas sem qie valem muito a pena.
    Vou deixar pra comentar no post sobre desodorantes que uso leite de magnésio, tá? hehehe
    Eu sempre tive problemas de pele então também me interesso bastante por esse assunto. Já vi várias receitinhas aparentemente fáceis de cosméticos naturais, mas nunca tentei fazer.
    Acho que vc deveria criar uma categoria só pra isso, hein? 🙂
    Gostaria muito de usar sabão de côco como sabonete – com os ingredientes certos, sem firulas químicas -, mas minha pele é tão, mas tão seca… Só posso usar o da Dove, qualquer outro me faz mal.
    Eu sempre usei óleo de côco no cabelo e agora, depois de adulta, comecei a usar na pele também. Quanto tempo desperdiçado em hidratantes caros! E minha família, de Natal, tem a sabedoria de fazer em casa o bendito óleo, veja que bênção!
    Aguardo os próximos posts!

    1. Cilene, eu também achava que sabão de coco era o must, mas descobri que os que eu comprava tinham mais química do que eu imaginava. É difícil achar um que tenha só ingredientes naturais (água, gordura de coco e hidróxio de sódio ou potássio). Mas você já testou os sabonetes de glicerina da Granado? O “tradicional” tem o ph neutro e é muito, muito suave. Já o óleo de coco, ele mudou minha vida. Mas é importante usar óleo de coco extra virgem (coco fresco prensado à frio) e não o refinado (feito de coco seco). Qual o tipo de óleo que sua família faz?

      1. A fabricação de óleo de coco da minha família é caseira, então acho que deve ser com coco seco.
        Quanto ao sabonete de glicerina da Granado, ele tem o cheiro da minha infância em Natal hehehehehe. Depois que me mudei para Brasília (que tem o clima seco na maior parte do ano), só o Dove salva 🙁

  5. ADOREI ESSE ASSUNTO. Uso Forever Living, que além de não testar seus produtos em animais não contém agentes nocivos. USO SÖ FOREVER. Graças à Deus temos distribuidor na minha cidade. E o Brasil é o maior consumidor de seus produtos.
    Adoro seu Blog, ainda não sou vegana mas consumo quase nada de carne.
    A Forever Living foi a primeira empresa a receber o selo de empresas que não testam seus produtos em animais.
    acesse
    http://www.naturaisecia.com.br/EMPRESA.html
    abraço

  6. Olá,
    Acompanho seu blog há pouco tempo e gosto muito das receitas. Achei esse post muito interessante, e fiquei pensando sobre protetores solares, que uso constantemente. Você conhece alguma marca que não testa em animais?

    1. Marcelo, é só procurar protetores solares das marcas citadas no artigo (a lista completa está no site da PEA). Sei, por exemplo, que a Natura tem protetores solares muito bons (já usei e gostei). O Boticário também tem protetores.

  7. Nossa, a cada post seu você se supera! Você é uma grande inspiração para mim 🙂
    Eu gosto muito da Granado, mas nunca comprei, só ganhei. Vou passar a comprar, me pareceu um bom investimento.
    Eu tenho pensado em usar shampoo de criança, que é neutro e mais fraco…

    Obrigado pelo post que me informou de muita coisa que não sabia (e como sempre você nos informando muito bem), e quanto ao desodorante meu tio me deu essa dica do bicarbonato semana passada só que eu ainda não testei. Testarei o mais breve possível 🙂

    Abraços!

  8. Olá,tudo bem?Estava navegando na internet a procura de produtos que não contém origem animal e encontrei seu blog!Gostaria de te perguntar se vc sabe se os perfumes da Boticário que possuem o ingrediente Musk são de origem animal!?
    Desde já agradeço sua atenção!!

    1. Camila, infelizmente não tenho essa informação. Só contactando O boticário diretamente pra ter certeza da origem dos ingredientes que eles utilizam nos perfumes. Se descobrir, não deixe de compartilhar conosco.

  9. Maravilha de post!!!
    Eu costumo revezar os sabonetes da Granado com sabão de côco, uso o Geo Ralado, mas tá lá escrito um ingrediente que não tenho a menor idéia do que é – branqueador ótico….
    Não uso mais desodorantes há algum tempo, troquei por talco da Granado tb….já vi umas receitas muito boas de cosméticos naturais (pra quem não conhece, recomendo o blog da Carol Daemon, sempre com ótimas dicas e alertas, assim como o Papacapim!), mas confesso que ainda não fiz nenhuma receita de cosméticos….tb sou cismadíssima com pasta de dentes e flúor, mas fiz uma super compra de “Contente”, uma das poucas marcas que não testam….
    E o óleo de coco, milagroso mesmo!!! Sou fã e uso todo dia, me sinto a própria “cocada”, kkkkkkkkkkkkkk….

    Agora, não é um cosmético mas acho que se encaixa no tema – outra coisa que mudou minha vida e minha relação com meu corpo, ciclos, sangue, são os absorventes de pano e o coletor menstrual…meninas, super recomendo demais!!!! Tenho alguns absorventes da ModSer (http://sites.google.com/site/modserabsorventes/), aqui de Brasília mesmo, e um copinho coletor da Miss Cup (http://www.misscup.com.br/), que é nacional e manda pelo correio! Vale muuuuito a pena!

    Sandra, isso tá ficando repetitivo, mas…parabéns de novo!!!! Grata pelas dicas!!

    Bjão,
    Edith

    1. Eu acho a ideia do coletor menstrual genial. Comprei um alguns anos atrás, mas infelizmente não deu certo com minha anatomia (será que não sei usar?tenho uma amiga que não troca o dela por nada no mundo). Fiquei tão triste, pois vivia sonhando em me livrar dos absorventes clorados e poluentes… Adoraria testar os absorventes de pano, já estão na minha lista.

      1. Vou meter a minha “colherada” 🙂 Nao vivo sem o meu copo mestrual! Realmente pode parecer estranho, mas antes de o adquirir andei a sondar o mercado, para saber as opiniões. Falei com alguns profissionais de saúde e a resposta foi unanime em relação ás marcas. Lunette e MoonCup

        A razão dessas duas marcas serem as principais deve-se ao facto do sucesso anatómico e ao material usado (silicone 100% medicinal) Ambas possuem DOIS tamanhos e genericamente estão classificado assim: (tamanho 1: para mulheres que ainda não tiveram filhos: tamanho 2: para mulheres que já tiveram filhos).
        Mas como em tudo existem variaveis e excepçoes: http://www.pegada-verde.pt/media//Picture_4.png

        Sandra deverias dar mais uma hipotese ao copinho 🙂 ele mereçe, nós também por varias factores incluindo o sindrome de choque toxico e o ambiente também. (:

        Estendi-me um bocadinho, desculpem! Mas acho q é um produto que vale mesmo muita pena!

        1. Eu concordo 100% com você. Comprei um MoonCup anos atrás e depois de muitas tentativas frustradas, tive que abandonar a ideia de ter uma menstruação ecológica:-( Eu queria tanto, tanto estar usando o copinho, mas não teve jeito. Vou ser bem sincera com você: acho um absurdo só ter dois tamanhos. Como se todas as mulheres que não tiveram filhos tivessem uma vagina idêntica! Eu sou muito baixinha (1,56m) e muito magra (42kg), com quadris bem estreitos. A profundidade da vagina é proporcional à nossa altura e a largura é proporcional à largura dos nossos quadris, então dá pra imaginar que minha vagina é muito, muito menor do que a de uma mulher de 1,75m com cadeiras avantajadas. Pouco importa se nós duas NÃO tivemos filhos! Juro que me sinto péssima usando absorventes de algodão, mas o copinho me machucava terrivelmente. Será que serei condenada a continuar poluindo o planeta até a chegada da menopausa? Ou será que o fabricante dos copinhos vai criar um tamanho “mini” pra pessoas “mini” como eu? Suspiro…

      2. Hmm Eu diria que não temos que nos sentir culpadas por nada, até porque fomos “programadas” biologicamente para ser assim e se estamos a “poluir” o ambiente é porque a máquina/industria não evoluiu no sentido de criar um ecosistema equilibrado ou porque por trás está muito $$$$… entre outros factores.

        Uma solução poderá passar por escrever um mail/carta para as respectivas empresas e explicar a situação (anatomias diferentes = tamanhos diferentes) …. afinal nem todos nascemos segundo as proporções da espiral de fibonacci! Com pressão por inumeras pessoas eles poderão começar a fabricar mais tamanhos 🙂

        Questões ergonómicas e anatómicas são sempre interessantes, principalmente quando se foge da norma padrão, a sociedade tem alguma dificuldade em encaixar o Out of the box! 🙂 Quando nós somos muito mais out of the box do que a norma!

        heheh Sandra vamos cruzar os dedos e pensar q haverão solucoes melhor ou mais tamanhos 😀

        1. Obrigada pela sugestão (vou escrever pro MoonCup, sim! como não pensei nisso antes?) e pelo apoio moral. Já que não tem jeito do meu corpito crescer mais um pouco e se encaixar na ‘norma’, também vou cruzar os dedos pra que eles passem a produzir tamanhos menores de copinhos:-)

  10. Eu uso o coletor menstrual já há uns 2 anos e gosto muito! Também tenho os abiosorventes que comprei aqui em Brasília, que são muito mais confortáveis de usar do que os tradicionais descartáveis, que aqui no Brasil devem obrigatoriamente ser testados em animais, além de conter um composto que não sei o nome que quando é esquentado a determinada temperatura é cancerígeno! (li na Revista dos Vegetarianos). Assim, no descarte, em caso de incineração, isso tudo é liberado no ambiente…
    O coletor vem em 2 ou 3 tamanhos, dependendo da marca. Talvez o tamanho que você usou não tenha sido o melhor, ou então colocou errado mesmo. No começo eu tive um pouco de dificuldade para colocar e tirar, mas hoje em dia é muito tranquilo, e o bom é que nem lembro que tô usando!!

    1. Que inveja, Aline! Eu aqui poluindo o meu corpo e o planeta com esses absorventes descartáveis:-( Comprei o coletor menorzinho, mas sou uma micro pessoa e não teve jeito de usar o negócio sem desconforto.

  11. Amigas ( acho que posso chamá-las assim, pois desde que me inscrevi no blog me identifiquei tanto com vocêrs que só amigas compartilham tantas idéias entre si!!!
    Gostaria de compartilhar com vocês experiências minhas com os produtos da Granado. O sabonete Phebo preto ( odor de rosas ) é excelente para dar banho em cachorros, pois afastam as pulgas. Bela, minha cadela, desde que eu a adotei se banha com ele.

  12. Para os cabelos tenho usado água morna + bicarbonato de sódio, limpa maravilhosamente bem. É preciso encontrar a medida certa para não limpar excessivamente!

    E para condicionar, água + vinagre. Fica macio na hora! Parece mágica.

    Pode demorar um pouco a adaptação, mas tenho gostado bastante. E descobri as maravilhas do óleo de coco também, parece milagre, gente!

    Ah, para pele, quando faço leite de aveia, uso o “bagaço” que sobrou da “ordenha” em uma trouxinha de pano e uso para tomar banho. Fica macia!

    Não uso sabonete nas parte íntimas, acho que é a parte do corpo mais limpa (embora a moral e os bons costumes insista em dizer ao contrário). Se tem odores ou corrimento, provavelmente é preciso rever a alimentação. Já percebi que quando exagero no assunto, tenho um corrimento de cheiro forte. (Indico as pesquisas de Sandra Hirsch sobre o assunto)

    Beijos!

    1. Obrigada pelas dicas, Roberta. Nunca experimentei lavar os cabelos com bicarbonato, mas fiquei curiosa. E sempre quis experimentar o enxague com vinagre, mas acho que no fundo pensava que não funcionava. Já que você disse que é “mágico” pode ter certeza que vou testar.

  13. O meu cosmético multiuso é óleo de gergelim, o que mais combina com a minha pele e o meu cabelo. Durante décadas usei cabelo muito curto, porque as pontas logo ressecavam ao crescer; hoje o bicho passa da cintura e vai muito bem obrigado. Faço massagem com óleo de gergelim na véspera do dia de lavar; e lavo corpo e cabelo com sabão de coco artesanal e honesto, limão à guisa de condicionador e limão também em vez de desodorante. Não deixando o limão na pele ao sol, não há perigo de queimadura; e quem vai ficar expondo as axilas ao sol no dia a dia?

  14. No Brasil tem três lojas de cosméticos artesanais ótimas: a Sal da terra (tem sabonete em barra, xampu e liquido tudo feito por saponificação, tem condicionador, misturas de óleos pra corpo/rosto, manteigas,etc), a Sachi ( sabonetes em barra orgânicos, óleos vegetais orgânicos mas sem certificação e argilas) e a Ewé (sabonete em barra, condicionador, água de cheiro, lip balm, etc). Em todas elas eu já comprei mais de uma vez e adorei os produtos, e sempre recomento.Essas são REALMENTE naturais.

  15. oi, Sandra, com certo atraso venho participar da conversa. Tanto a Natura quanto a Granado dizem não testar nos animais, mas a composição dos produtos não é muito segura e tem substâncias de origem animal. Muitas marcas terceirizam os testes também. Colocando tudo isso na balança o melhor a fazer, me parece, é simplificar os cuidados, se conhecer e buscar autonomia nas escolhas – mesmo as blogueiras veganas incitam o consumismo com postagens patrocinadas. Acho um contrassenso elas usarem tantos produtos ao mesmo tempo, falando de um xampu em um dia e no dia seguinte de outro.

    No meio disso tudo, que bom te conhecer. Vou experimentar a receita de limonada rosa!

    1. Oi, Ana. Que bom te conhecer também. Concordo plenamente com tudo o que você disse aqui. Escrevi esse post anos atrás e minhas opiniões evoluíram desde então e muita coisa mudou nos meus cuidados pessoais. Estou rabiscando uma versão mais atual desse post e em breve ela aparece por aqui. A limonada rosa é divina, você vai adorar 😉

Deixe uma resposta