Smoothies

Smoothie de banana e morango

Algumas semanas atrás vi os primeiros morangos do ano na feira. Cansada das frutas de inverno (o que aqui significa maçã, pera e nada mais) e feliz em poder enfim começar a degustar as suculentas frutas da primavera/verão, tratei logo de comprar um quilo. O morango custou caro, mas como é uma das minhas frutas preferidas voltei pra casa toda saltitante. Minha alegria desapareceu quando coloquei o primeiro morango na boca: a fruta era quase insípida e ainda não estava madura. Bem feito pra mim, que esqueço de vez em quando que comprar fruta fora de época não vale a pena: não tem gosto, custa caro e não é nem um pouco ecológico (esses morangos, por exemplo, vinham de uma estufa aquecida a custo de muita energia pra fazer as frutinhas crescerem em pleno inverno).

Quando despejei os morangos na pia pra serem lavados descobri que, além sem muito gosto, uma boa parte estava machucada. Então fiz o que sempre faço quando tenho frutas (principalmente morangos e bananas) ameaçando  se estragar na cozinha: congelei tudo. Adoro usar frutas congeladas pra fazer smoothies e compro bananas especialmente pra isso. Smoothies são bebidas que misturam frutas com algum tipo de líquido, normalmente suco de fruta fresca, leite ou iogurte. Quando descobri o tal do smoothie na França (a moda, de origem americana, tinha passado pela Inglaterra antes de chegar lá), a bebida nada mais era do que frutas inteiras mixadas com suco de frutas. Hoje a coisa se expandiu bastante e começaram a usar leites (vegetais ou não) e iogurtes (idem). Mas é importante lembrar que smoothies são bebidas naturais e saudáveis, não milk shakes, por isso sorvete NÃO faz parte de lista de ingredientes.

Embora eu goste de fazer smoothies com leite de amêndoas (o que pra mim não passa da nossa velha vitamina de frutas), o que acho realmente original, e genial pra nós veganos, é fazer as bebidas com suco de frutas frescas. Por que não pensei nisso antes? Vitaminas de frutas são uma verdadeira tradição na nossa cultura e cresci tomando vitamina de banana no mínimo três vezes por semana. Sei que muita gente (incluindo eu mesma) não gosta de leite de soja, leite de amêndoas não é uma opção pra todo mundo (amêndoas custa caro no Brasil) e outros leites vegetais (arroz, aveia…) não estão disponíveis em todos os lugares, então como fazer vitaminas veganas? A solução é usar sucos frescos no lugar do leite de vaca. Pode parecer estranho pra quem nunca provou um smoothie à base de suco, mas garanto que basta um gole pra mudar de idéia. A menos que você tenha uma contrífuga e possa fazer suco de maçã natural (sem água e sem açúcar), o mais prático é usar suco de laranja como base. Depois é só acrescentar as frutas de sua preferência, passar tudo no liquidificador e se deliciar.

Minha fórmula clássica é suco de laranja + duas frutas. Gosto de usar pelo menos uma parte das frutas congeladas, pro smoothie ficar bem geladinho, e juntar um pouco de semente de linhaça, pra ficar mais nutritivo. As vezes misturo duas frutas congeladas e um pouco de leite de amêndoas gelado e crio um smoothie/sorvete que degusto de colherinha. Sirvo esse tipo de smoothie depois do jantar, quando quero uma sobremesa leve e saudável. Aqui vão duas das minhas combinações preferidas pra servir de inspiração, mas sinta-se livre pra misturar as frutas que mais gostar e criar misturas únicas.

Smoothie de banana e morango com leite de amêndoas

O leite de amêndoas é absolutamente delicioso misturado com morangos, mas substitua por outro leite vegetal se preferir.

1 ½ x de leite de amêndoas (receita aqui)

1x de banana em rodelas (aproximadamente 1 banana grande), congelada ou não

2x de morangos picados congelados

2cc de linhaça (opcional)

 Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente. Se quiser quiser uma textura parecida com sorvete (como na primeira foto) a banana também deve estar congelada. Rende 2 porções.

Smoothie de banana e morango com suco de laranja

Usar suco de laranja como base produz um sabor mais vibrante e ligeiramente mais doce, graças ao açúcar natural da laranja.

1 ½ x de suco de laranja fresco (suco de três laranjas)

1x de banana em rodelas (aproximadamente 1 banana grande), congelada ou fresca

2x de morangos picados congelados

2cc de linhaça (opcional)

 Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente. Assim como na versão anterior, bananas congeladas produzem um smoothie parecido com sorvete (perfeito como sobremesa), enquanto que bananas frescas produzem um smoothie mais líquido (ótimo no café da manhã ou no lanche). Rende 750ml (duas porções).

10 comentários em “Smoothies

  1. Fiz um de laranja+manga+banana. Nao sei se agrada aos paladares mais finos, mas eu bebi tudinho passando a mao na barriga e dizendo hmmmm.
    Parabéns pelo blog. Tá lindo. Bjos

  2. Ideia boa! Semana passada fiz meu primeiro leitinho de amêndoas e bati com maçã, ficou yummy…
    Ei, vc nunca mais vai fazer pão? 🙂

    1. Você me surpreende um pouco mais a cada dia, colega. Quanto ao pão, faz semanas que falta farinha integral nessa cidade e ainda não arrumei tempo pra fazer uma viagem ao pais vizinho so pra comprar farinha… Mas ele chega (um dia).

      1. Colega, me solidarizei com vc agora… já pensou se td vez que faltasse um ingrediente aqui em Campo Grande eu tivesse que ir ao Paraguai buscar?

  3. Mas, Sandra, o morango é uma das frutas mais tratadas com agrotóxicos [e, soube, outro dia, que o pimentão, que eu adoro, está no mesmo grupo!!]
    e aí, como é que ficamos???!

  4. Bem Haja pelo modo como explica as suas receitas. Ando a tentar aderir a uma alimentação mais natural, e as suas receitas cativaram-me. Descobri o site hoje, e prometo voltar. Como gosto do conhecimento acerca dos ingredientes, adorei.

    Assim permita-me colocar uma questão; além de ingredientes saudáveis, e saborosos, a combinação dos ingredientes e o modo como interagem na digestão, são também um fator que considera?

    Ainda sei pouco sobre o assunto, mas já percebi que é importante, e adorava saber a sua opinião.

    Obrigada.

Deixe uma resposta