Bruschetta

Quando você leva pra casa os tomates mais estupidamente vermelhos e suculentos que você já viu, e que ainda por cima eles são orgânicos, o que fazer com eles? Se por acaso acontecer de você também ter levado pra casa um pão rústico, denso na medida certa e com uma bela crosta a resposta é uma só: bruschetta. Essa entrada italiana, que pode igualmente ser servida como aperitivo, é provavelmente a receita mais simples do meu repertório, mas dependendo dos ingredientes usados ela pode atingir um surpreendente nível de gostosura. Sei que uma fatia de pão tostada, com um pouco de alho e azeite, generosamente coberta com tomates parece humilde demais pra ser gostoso, mas só quem já provou uma autêntica bruschetta sabe do que estou falando. Mais uma vez, o segredo é usar ingredientes frescos e de primeira qualidade.

Vou repetir mais uma vez (essa frase está virando meu mantra): quanto mais simples a receita, mais importante a qualidade dos ingredientes utilizados. Se tudo que você tiver for uns pãezinhos franceses mixurucas e alguns tomates verdosos, escolha outra receita. Mas se você tiver a sorte de encontrar tomates maduros, de preferência orgânicos, e um pão italiano digno desse nome você está a dois passos de comer algo sublime. A receita, como já falei, é simplérrima. Tão simples que dessa vez não vou dar as medidas exatas, só as instruções. Satisfação garantida e totalmente à prova de erros.

Bruschetta (pronuncie “brusketa”)

A receita que você vai achar aqui é a tradicional, diretamente da Itália (não, bruscheta de tomate não tem queijo!). Substitua os tomates por outros ingredientes e crie diferentes sabores. Algumas sugestões: beringela, abobrinha ou pimentão vermelho grelhados, alcachofas em conserva, tapenade (pasta de azeitonas)… Mas não deixe de provar a versão com tomate e mangericão primeiro pois, na minha opinião, é a melhor de todas.

pão italiano

alho

azeite extra virgem

tomates maduros em cubinhos

manjericão picado (eu estava sem manjericão fresco e usei uma pitada de ervas desidratadas, mas o resultado final ficou muito inferior ao original então não recomendo)

sal

Corte o pão em fatias de mais ou menos 1,5cm. Espalhe um pouco de azeite em um dos lados e doure as fatias, o lado com azeite pra baixo, em uma frigideira quente. Gosto de preparar o pão desse jeito pois um lado fica crocante e o outro ligeiramente macio, criando um contraste de texturas interessante. Corte um dente de alho grande ao meio e esfregue uma das metades na parte grelhada do pão. A idéia é perfurmar as fatias com alho, sem sobrecarregar. Dependendo da quantidade de pão que você for preparar, será necessário mais de um dente de alho. Disponha os cubinhos de tomate sobre as fatias de pão, tempere com sal e manjericão fresco e regue com um fio de azeite. Seja generoso com o azeite. Sirva imediatamente.

6 comentários em “Bruschetta

  1. Oi Sandra, me emocionei com seu post, obrigada. Adoro brusqueta, mas minha pergunta e : o pao italiano nao leva nenhum ingrediente de origem animal como ovos ou leite?

    1. Tassianna,
      O que chamo aqui de “pão italiano” é simplesmente um pão de estilo europeu, redondo, denso e de casca crocante. Esse tipo de pão é feito com agua, farinha, fermento e sal. Os mais elaborados podem ter nozes, sementes, tomate seco, azeitona, ervas, etc, mas são veganos também. Como aqui no Brasil é comum colocar ovo e leite em qualquer tipo de pão, é bom perguntar ao padeiro, ou ler a lista de ingredientes na embalagem, pra saber se o pão tem ingredientes de origem animal ou não.

Deixe uma resposta