Mujadara

Aqui vai mais uma receita palestina pra vocês. Mujadara é um prato a base de arroz e lentilha consumido em vários lugares do Oriente Médio. É um dos pratos tradicionais daqui que é naturalmente vegano. A primeira vez que comi Mujadara fiquei encantada. Como é que essas palestinas conseguem fazer algo tão simples como lentilha e arroz ficar tão delicioso? Tratei logo de aprender a receita pra poder preparar o prato aqui em casa e desde então ele aparece na nossa mesa com bastante frequência.

Por não ter carne, ele é considerado como um prato de pobre e os palestinos preferem servir outras coisas pros convidados. Mas eu o acho simplesmente brilhante! Não sei se a pessoa que criou a receita se deu conta mas ela teve uma idéia de gênio! Ao misturar esses ingredientes tão humildes criamos uma refeição equilibrada, rica em ferro, proteínas completas, fibras e vitaminas. Tudo isso por uma quantia módica. Sem falar que é super simples de preparar e absolutamente delicioso.

Mujadara

2 cebolas grandes, em fatias (não muito finas)

3 dentes de alho picados

1x de arroz cru

2x de lentilhas cozidas mas firmes, sem tempero *

1 ½ cc de cominho

½ cc de canela

2 cs de azeite

sal, pimenta do reino a gosto

Pra acompanhar (salada)

1 pepino

2 tomates

1 pimentão (vermelho ou verde)

Suco de 1 limão pequeno

Sal a gosto

Em uma panela média, frite uma cebola em 1 cs de azeite até ficar transparente. Junte o alho e o arroz e refogue durante alguns minutos, até o alho ficar dourado. Acrescente o cominho e a canela e mexa bem. Junte a lentilha cozida, 3 xícaras de água, sal a gosto, tampe e deixe cozinhar até o arroz ficar macio. Enquanto isso, em uma frigideira pequena, aqueça o resto do azeite e cozinhe a outra cebola em fogo baixo até começar a caramelizar. Cebola, por mais estranho que pareça, tem açúcar e se cozinharmos ela em fogo baixo durante 15, 20 minutos esse açúcar é liberado e ela fica ligeiramente caramelizada. Mexa de vez em quando e mantenha o fogo baixíssimo pra cebola não queimar. Quando o arroz e a lentilha estiverem cozidos prove o sal e acrescente mais um pouco, se necessário. Tempere com pimenta do reino, despeje as cebolas caramelizadas por cima e sirva acompanhado da salada. Eu cozinho meu mujadara com pouco sal e coloco molho shoyo por cima no final. Não é nem um pouco tradicional, mas eu acho que intensifica o sabor do prato. Serve 4 pessoas.

Pra fazer a salada, corte os legumes em pedacinhos pequenos, tempere com sal e suco de limão. Além de realçar o sabor da salada, a vitamina C do limão vai aumentar a absorção do ferro presente nas lentilhas.

* Meu método preferido pra cozinhar lentilha é na panela de pressão. Pra esse prato, coloco a lentilha crua na panela, acrescento umas folhinhas de louro, cubro tudo com água e tampo. Quando a panela começa a “apitar” conto mais ou menos 15 minutos e desligo. Assim a lentilha fica cozida mas firme, perfeita pra ser usada no mujadara. É importante parar de cozinhar a lentilha quando ela ainda estiver firme pois ela vai terminar o cozimento junto com o arroz. Eu cozinho bastante lentilha, tiro 2 xícaras pra usar no mujadara e congelo o resto (em porções de 2 xícaras) pra usar em outras ocasiões.