Jerimum no coco

Olha isso… Prometi um bolo de jerimum (receita na qual estou trabalhando há quase um ano!), e apareço aqui mais uma vez com outra coisa.

Ontem, enquanto me deliciava com minha receita preferida com jerimum, me dei conta que nunca tinha postado a danada aqui. Até vasculhei os arquivos do blog pra ter certeza, pois me parecia malvadeza demais não ter falado desse jerimum antes. Como deixei isso acontecer?

Essa receita é extremamente simples mas não deixe isso te enganar: o resultado final é delicioso. Outro dia uma pessoa, que já foi cozinheiro profissional, me disse: “Comida vegana é muito complicada.” Baseado em que ele disse isso? No preconceito com a culinária vegetal, naturalmente. Pratos como esse estão aqui pra mostrar que a comida da terra não precisa de muito enfeite pra ficar boa, nem de horas de trabalho árduo na cozinha, nem de ingredientes caros e difíceis de encontrar.

Sirvo esse prato como acompanhamento, no almoço (fica perfeito com feijão macaça/fradinho, como na foto acima) mas também adoro comê-lo como recheio de tapioca (com couve refogada por cima fica supimpa!), e junto com cuscuz (deixa eu dizer que cuscuz com feijão macaça e esse jerimum é uma combinação tão linda quanto nutritiva e saborosa).

Jerimum (abóbora) com coco

Como toda receita com poucos ingredientes, a qualidade deles faz toda a diferença no produto final. Usei jerimum de leite orgânico (meu preferido), que é denso (não é aguado), cremoso e tem um sabor bem doce sem ser enjoativo. A casca dele, depois de cozinha, é macia, então muitas vezes nem descasco. Leite de coco é sempre melhor caseiro. E se coentro não é a sua praia, deixe de fora, ou use salsinha.

Jerimum (abóbora), da sua preferência, em cubos médios (com ou sem casca, como quiser)

Leite de coco caseiro (receita aqui)

Coentro, picado

Cebola, picada

Alho, picado ou amassado

Pimenta de cheiro, picada (opcional)

Óleo ou azeite

Sal e pimenta preta

O ideal é usar uma panela mais larga que funda, de um material pesado (uso uma panela de ferro que está há anos na família) e que tenha tampa.

Aqueça o óleo/azeite e doure a cebola. Junte o alho e refogue por mais 30 segundos. Acrescente os cubos de jerimum, a pimenta de cheiro (se estiver usando), salgue generosamente e mexa com uma colher de pau. Baixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar, sem acrescentar água (o jerimum vai soltar água durante o cozimento, que se transformará em vapor), mexendo de vez em quando. Se começar a queimar é porque seu fogo ainda está alto e/ou sua panela tem o fundo muito fino. Se não puder baixar mais, junte um tiquinho de água, só o suficiente pra não grudar.

Quando o jerimum estiver ligeiramente dourado e quase totalmente cozido (isso leva poucos minutos, já que é um legume que cozinha rápido) acrescente leite de coco suficiente pra cobrir tudo e passar só um pouquinho do nível do jerimum. Tampe e deixe cozinhar, sempre em fogo baixo, até o jerimum amolecer totalmente. Uma parte vai virar purê, principalmente se você descascou o jerimum, e tá tudo bem. Prove e corrija o sal, se necessário.

Desligue o fogo e acrescente o coentro picado. Gosto de colocar bastante coentro, mas no dia que fiz a foto, só tinha uns galhinhos na geladeira. Também espremo um pouco de limão no meu jerimum, pra realçar a doçura dele, mas nem todo mundo gosta.

PS Se quiser fazer o melhor purê de jerimum da vida, é só amassar tudo depois de pronto.

Deixe uma resposta