A feijoada vegetal que você sempre quis

Seria mais acertado se o título desse post fosse “a feijoada vegetal que eu sempre quis”. Mas se você é uma pessoa que, como eu, adora feijoada, provavelmente você também queria muito essa receita.  

Veja, feijoada “vegana” tem muitas por aí. (Escrevo “vegana” entre aspas porque acredito que apenas pessoas são veganas, comida é “vegetal”.) Provei inúmeras feijoadas vegetais desde que me tornei vegana mas nenhuma era o que eu procurava. Teve feijoadas com verduras (pra mim o nome disso é sopa de feijão), com as caríssimas linguiças vegetais industrializadas (quase sempre acho esses sabores artificiais demais) e as que incluem ingredientes bacanas -tofu, cogumelos- mas sem o sabor marcante e característico de uma boa feijoada. Eu cresci comendo a feijoada de uma pessoa próxima da família que era um desbunde, então meus critérios de avaliação são altos. 

Uma palavrinha sobre a tendência a atolar verduras (cenoura, batata, tomate) na feijoada “vegana”. Parece que a cabeça de algumas pessoas buga quando elas cozinham versões vegetais de comida tradicionalmente feita com animais. Algo como “se é pra ser vegana, deixa eu colocar uma ruma de vegetais nada a ver aqui porque vegana gosta de verdura, né?” Vejo isso principalmente quando uma pessoa não-vegana cozinha pra pessoas veganas. Sim, gostamos muito de verduras, mas feijoada é um prato que tem um padrão de sabor e textura definidos e mexer nisso a transforma, não numa feijoada “vegana”, mas sim em outro prato (sopa de feijão, como já disse).

Talvez você faça parte do grupo de pessoas que não gostava muito daquela orgia de carnes no feijão antes mesmo de se tornar vegana e fique feliz com uma “feijoada” (sim, eu julgo) composta por feijão preto e verduras. Tranquilo, é direito seu. Porém a minha receita é pro pessoal que gostava da feijoada tradicional, do sabor defumado intenso e da mistura de texturas firmes/moles/elásticas junto com o feijão. E se você se encaixa nesse grupo provavelmente se decepcionou muitas vezes procurando essa combinação mágica nas feijoadas vegetais servidas por aí. Suas penas acabaram, compa.

Mas antes de passar pra receita, uma palavrinha sobre embutidos vegetais (salsicha, linguiça). Muita gente usa esses ítens nas suas receitas de feijoada vegetal e, mais uma vez, se isso te deixa feliz, está aqui a mulher que não vai te criticar. Eu, particularmente, tenho dois problemas com esses produtos. O primeiro é, como já mencionei acima, uma questão de sabor, pois acho tudo com gosto artificial demais pro meu paladar e, algumas vezes, uma textura meio estranha também. O segundo é a acessibilidade: esses produtos custam um rim e são difíceis de encontrar. Até o adorado tofu defumado, presença garantida de tantas feijoadas vegetais, cujo sabor me agrada imenso, é muito mais caro que a versão não-defumada.

A minha receita reúne todos os elementos característicos de uma boa feijoada com a vantagem extra de usar ingredientes mais fáceis de encontrar e mais baratos também. E leva zero ultraprocessados! Uso berinjelas, tofu comum e shimeji, que juntos formam um dos trios mais deliciosos do mundo vegetal. Preparo metade das berinjelas como na receita de Dona Laura, cortadas em palitos e depois levemente fritas, e elas se transformam em carnes vegetais suculentas dentro do feijão. A outra metade é assada na chama do fogão, como na receita de muta’bal, e é daí que vem o sabor defumado intenso e característico de feijoada. Tive essa ideia um dia quando estava tentando dar o sabor defumado a um prato, mas não tinha nem fumaça líquida nem tofu defumado. Trago boas novas: você não precisa nem de um nem de outro e pode usar esse truque pra defumar qualquer receita, sem passar por ingredientes processados, caros ou difíceis de achar. O tofu entra aqui pra enriquecer a variedade de texturas, assim como o shimeji, que também cumpre a função de acrescentar mais uma camada de complexidade (e de umami) ao sabor do prato. Cogumelos são as verdadeiras carnes vegetais.

Talvez você veja o modo de preparo e ache que minha receita é trabalhosa demais. Vou argumentar que feijoada é um prato pra ser degustado em ocasiões especiais, não é algo que fazemos no dia a dia. E você sempre pode fazer uma quantidade grande e congelar a metade pra degustar outro dia. Duas feijoadas pelo trabalho de uma!

Minha feijoada 

Como já é costume aqui, não tem medidas exatas. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente, ou seja, do usado em maior quantidade ao usado em menor quantidade. Pra simplificar mais ainda guarde essa informação em mente: no final tem que ficar, idealmente,  metade feijão, metade “recheios”. Se você perdeu a noção e acabou preparando recheio demais, guarde uma parte pra usar em outro prato. Importante: do momento em que coloca o feijão de molho ao momento de degustar a feijoada, você vai precisar de 3 dias. Se planeje em função disso.

Feijão preto

Berinjelas

Cebolas

Tofu

Cogumelo shimeji (tem que ser esse)

Óleo/azeite

Shoyu (molho de soja)

Louro

Sal e pimenta preta 

Dia 1

Deixe o feijão preto de molho (pelo menos 12 horas). 

Dia 2

Descarte a água da demolha, cubra o feijão com água limpa, junte uma ou duas folhas de louro (dependendo da quantidade de feijão que você estiver cozinhando), uma pitada generosa de sal e cozinhe na pressão até ficar macio. Reserve.

Enquanto isso prepare os outros ingredientes. Dica: você também pode preparar os outros ingredientes no dia 1 e reservar tudo na geladeira pra ser usado no dia seguinte, quando cozinhar o feijão.

Você vai preparar a berinjela de duas maneiras, então vamos supor que esteja usando 4 berinjelas médias. Prepare 2 berinjelas como nessa receita. Clique no link pra ver os detalhes, mas aqui vai um resumão: corte as berinjelas em palitos bem finos, salgue generosamente, deixe descansar pelo menos meia hora num escorredor de macarrão dentro de um recipiente maior (pra soltar parte do líquido), depois esprema bem entre as mãos (pra retirar o máximo de líquido) e frite em um pouco de óleo/azeite, mexendo algumas vezes, até ficar bem dourada. Reserve.

As outras 2 berinjelas (se tiver usando 4 ao todo) você vai assar diretamente na chama do fogão, como ensinei nessa receita. Resumão: coloque as berinjelas (inteiras, sem descascar) diretamente sobre a chama, virando pra assar de todos os lados, até ficar carbonizada (não tenha medo, tem que queimar por fora, mesmo). Retire do fogo, corte ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa assada com uma colher. Reserve.

Corte os cogumelos shimeji em pedaços médios-pequenos (deixe os mais miúdos inteiros). Aqueça um pouco de óleo/azeite em uma frigideira grande e jogue os cogumelos dentro. Salgue e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar levemente dourado. Reserve.

Corte as cebolas em 4, no sentido da altura. Não subestime esse ingrediente humilde, elas são muito importantes na receita. Então se tiver fazendo 1/2kg de feijão, use 4 cebolas médias. Numa panela média aqueça óleo/azeite suficiente pra formar uma camada fina no fundo. Frite os pedaços de cebola em fogo médio, sem mexer, até dourar. Vire os pedaços e deixe dourar do outro lado. É importante que elas fiquem bem douradas, quase caramelizadas, então tenha paciência. Pessoas pacientes serão recompensadas. Reserve.

Corte o tofu em cubos médios/pequenos e doure em um pouco de óleo. Tempere com bastante shoyu e reserve. 

Chegou a hora de juntar tudo. Coloque as cebolas caramelizadas (as camadas vão se soltar, é normal), o tofu, o cogumelo, a berinjela em palitos e a polpa de berinjela assada dentro do feijão cozido. Feche a pressão e leve ao fogo só até começar a apitar. Desligue imediatamente o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. 

Você pode degustar a feijoada nesse ponto, mas deixa eu te dizer que se você conseguir esperar até o dia seguinte ela vai ficar duas vezes mais gostosa. Prometo. Vale a pena esperar. Se você terminou de preparar a feijoada à noite, pode deixar em temperatura ambiente pra ser degustada no almoço do dia seguinte. Se preparou de manhã/tarde, ferva novamente à noite (sem colocar a pressão) pra que ela não azede enquanto você dorme. Você também pode optar por não ferver de novo e colocá-la pra dormir na geladeira (depois de fria), se sua panela couber dentro. Se quiser congelar uma parte da sua feijoada pra ser degustada outro dia, já pode. 

Dia 3

Ferva a feijoada novamente em fogo brando, até começar a aparecer bolhas pequenas, antes de degustá-la no almoço.

Não esqueça os acompanhamentos: couve refogada, arroz, farofa (como essa aqui) e laranja (e, no nosso caso, batata doce cozida 😉

15 comentários em “A feijoada vegetal que você sempre quis

  1. Ai, Sandra! Tu é sempre um quentinho no coração da gente!
    Minha avó tinha a melhor feijoada do mundo e era isso: ela gastava no mínimo três dias pra preparação, desde o feijão demolhado ao escaldar das carnes. Desde que me tornei vegana, nunca mais consegui comer uma feijoada que me satisfizesse 100%, pelos mesmos motivos que você levantou. As texturas eu já tinha solucionado, também com berinjela (mas coloco pra cozinhar junto com o feijão, a casca não derrete e deixa uma textura fantástica) e tofu, mas o gosto defumado, nunca consegui! A tal da ‘fumaça em pó’ que promete gosto defumado me lembra mais aqueles salgadinhos de isopor de ‘presunto’ e me dá uma dor de estômago que só. O tofu defumado por aqui é quase impossível de achar. Que ideia GENIAL a da berinjela defumada! Vou testar por aqui! Grande abraço!

    1. Eu amo feijoada e estava atrás de um receita. Eu já experimentei algumas e não gostei pelo mesmo motivo que vc escreveu. Aqui no rio comi uma feijoada que adorei e ela só tinha tofu, beterraba e muito shimeji, mas o gostinho do feijão era muito bom.
      Sua ideia da berinjela foi genial. Quero preparar sua receita já no fim de semana. Muito obrigada!

  2. Nossa, Sandra, que delícia!
    Confesso que sou uma daquelas que faz uma “feijoada” com tudo que tem na geladeira : alho poró, cebola, alho, cenoura, temperos verdes, tomate seco (e o que mais eu achar). Além disso, costumo acrescentar o tofu defumado marinado que você ensinou a fazer em alguma receita e uma ou duas salsichas vegetais (mesmo se, como você, sempre me pergunto o que elas estão fazendo no meio do feijão, por que mais parecem uns concentrados de papelão).
    Ainda tenho um restinho de feijão preto fresco que trouxe do Brasil e agora já sei como vou preparar minha próxima feijoada 🙂
    Obrigada!!!!

  3. Eu sou desse tipo: “Talvez você faça parte do grupo de pessoas que não gostava muito daquela orgia de carnes no feijão antes mesmo de se tornar vegana e fique feliz com uma “feijoada” (sim, eu julgo) composta por feijão preto e verduras”.
    Antes de eu parar de comer frango e carne vermelha, nunca gostei de feijoada tradicional; aliás, feijoada e
    coxinha são pratos que eu só como em versões vegetais.

  4. Fiquei um tempão sem visitar aqui. Quando volto, essa agradável surpresa de ver o blog com cara nova. Está lindo demais. Ando sem criatividade na cozinha e as receitas aqui sempre me inspiraram. Encontrei várias novas que já quero fazer.

  5. Minha nossa que felicidade! Finalmente uma receita de feijoada vegetal que me dá vontade de comer. Também sou do time que olha para aquela cheia de vegetais e fala “obrigada, mas passo”. Mal posso esperar pra fazer!

  6. Oi Sandra, queria deixar aqui o meu muito obrigada, a sua receita é incrível! Fiz algumas adaptações: como o meu fogão é de indução, não consegui defumar a berinjela, então fiz apenas grelhada e usei tofu defumado para compensar o sabor. Também não encontrei o cogumelo shimeji, usei o tipo ostra e me satisfez!
    A berinjela grelhada se desfez no feijão, também acontece isso com você?
    Mesmo com estas alterações essa é de longe a melhor feijoada vegetal que já experimentei. Obrigada mais uma vez por compartilhar!

    1. Oi, Ana. A berinjela grelhada não se desfaz completamente no feijão, já que depois de frita ela fica mais rígida (quase crocante) e ao se misturar com o feijão se reidrata sem se desfazer. Será que você não “fritou” por tempo suficiente? Cozinhou demais depois de ter misturado ao feijão? O cogumelo do tipo “ostra” tem uma textura maravilhosa e tenho certeza que ficou uma delícia na sua feijoada. Acho que o shimeji trás um pouco mais de sabor, mas depois de ler seu comentário pensei que a diferença realmente não é significativa. Mas o shimeji é mais fácil de encontrar no Brasil do que o “ostra”… Tofu defumado não tem um sabor defumado tão intenso quanto o da berinjela defumada, mas a gente se vira com o que tem, né? Também tenho um fogão de indução e sofro por não poder defumar berinjela (principalmente pra fazer muta’abal). Fico muito feliz por você ter gostado da feijoada:)

  7. Sandraaaaaa! Perfeição. Uma coisa que acho que falta na vegetariana também é a gordura. A feijoada de bicho tradicional é bem untuosa, e acho que falta gordura nas receitas vegetais. Não a ponto de ficar temos, mas certas coisas pedem um tico de gordura a mais, né? E o tofu defumado está quase 20 reais um pacotinho de 100 gramas!!!

Deixe uma resposta