Sobre amor

Escrevi no primeiro dia do ano que eu tinha casado e prometi falar mais sobre o assunto, e compartilhar fotos, em um outro post. Cá estou pra cumprir a promessa.

Quando criei esse blog, exatos sete anos atrás, eu queria compartilhar mais que receitas. Queria colocar pedaços da minha vida aqui pra mostrar que pessoas veganas não são muito diferente das outras e que não é nada esotérico ter um estilo de vida sem crueldade. Quase imediatamente senti a mesma responsabilidade com relação à outra comunidade da qual faço parte, a comunidade LGBTQ. Falar abertamente da minha orientação sexual aqui no blog é extremamente importante pra mim, pois nós, LGBTQs, precisamos de visibilidade. Se sentir representada na literatura, cinema, mídia, internet, política e todos os aspectos da vida civil importa e muito. Então gosto de pensar que o blog me dá a oportunidade, além de desmistificar a culinária vegetal, de fazer minha contribuição nesse sentido.

133A7984
133A7991

Anne e eu estamos juntas há mais de oito anos e assinamos os documentos de união estável seis anos atrás, no consulado francês em Jerusalém. Na época casamento era um direito ao qual não tínhamos acesso, então nos pareceu natural chamar a união estável de casamento. Fizemos um brunch pra celebrar a união e viajamos em lua-de-mel pra Irlanda. Os anos se passaram e descobrimos que a união estável não nos dava os mesmos direitos que o casamento, logo não nos protegia da discriminação anti-imigrante institucionalizada (principalmente na Europa), o que é algo muito importante quando cada metade do casal vem de um continente diferente e que vocês estão sempre mudando de país.

Eu nunca fui uma dessas pessoas que sonhava com casamento. Anne se sentia do mesmo jeito. Mas fico irritada com pessoas dizendo que casais homossexuais não deveriam lutar pelo direito de participar de “uma instituição falida”. Ou, pior, quando dizem que queremos imitar casais heterossexuais. Primeiro porque ninguém pode me dizer pelo que lutar. Luto pelo que é importante pra mim e se não é pra você, ao invés de criticar a minha luta, vá procurar a causa que toca o seu coração. Mas principalmente porque é uma questão de direitos iguais. Não acho que todas as pessoas devam se casar, mas isso tem que ser uma escolha pessoal. E pra que seja uma escolha, a lei tem que nos dar essa opção. Pra quem não sabe, isso se tornou possível em 2013, tanto no Brasil quanto na França. Pelo menos por enquanto, pois com a situação política atual nos dois países, principalmente no Brasil pós golpe, nenhum direito está a salvo de ataques.

133A8011 (1)

Na família de Anne, contrariamente à minha, casamento é algo enorme. As cerimônias são pomposas e seguidas de banquetes. Precisamos convencer a parentada que não queríamos festa e que a cerimônia seria informal. A gente escolheu inclusive não trocar alianças e nosso anelar esquerdo continua pelado. Na França casamento acontece na prefeitura e é celebrado pela prefeita/vice. Não tem madrinhas/padrinhos de casamento, só testemunhas (que estão igualmente presentes na igreja, caso tenha também uma cerimônia religiosa). Claire, a irmã caçula de Anne, foi a testemunha dela. Emilie, uma prima de Anne, foi a minha. Ambas significam muito pra nós. Não fizemos de propósito, mas quando me dei conta que seríamos quatro mulheres (feministas!) participando da cerimônia fiquei muito feliz. Provavelmente foi inconscientemente de propósito…

IMG_7078
133A8048

Optamos por não fazer festa porque é o que mais combina conosco, mas também porque minha família, que mora no Brasil, não estaria presente e não seria justo. Mas logo nos demos conta que a família francesa queria muito assistir à cerimônia e já que estariam todas e todos ali, convidamos o pessoal pra fazer um brinde conosco na casa do meu sogro. Quando insistiram em nos dar presentes explicamos que não temos casa e não teríamos como transporta-los conosco de país em país nessa nossa vida nômade. Então pedimos que quem quisesse oferecer algo pras recém-casadas, que fosse na forma de dinheiro pra uma lua-de-mel (nossa segunda!). Cobrimos uma caixinha de papelão com papel kraft, escrevemos nossos nomes em cima e foi lá que depositaram nossos presentes. A família foi generosa e acabamos levantando mais dinheiro do que o necessário pra viajar pra onde queremos. E quando a vida nos dá mais do que precisamos, acredito que é uma sugestão pra dividir com quem está mais necessitada. Então decidimos doar uma parte do nosso presente de casamento e esse gesto pequeno nos encheu de felicidade.

133A8060

A cerimônia foi muito especial pra nós porque foi o tio de Anne que nos casou. Bernard, que também é o pai de Emilie, minha testemunha, passou seis meses escrevendo o discurso lindo que ele leu pra nós e foi muito emocionante. O bom de ter uma cerimônia íntima, só com pessoas muito próximas e realizada por um tio é que cada indivíduo presente nos conhecia bem e estava sinceramente feliz por estar ali celebrando o nosso amor. Tinha quatro gerações naquela sala e a pessoa mais velha da família e a mais jovem estavam conosco. E como foi tudo muito simples e em casa ninguém precisou comprar roupa nova. Pode parecer bobagem, mas eu não teria gostado de saber que fiz as pessoas terem gastos pra ir ao meu casamento.

Usei uma calça que comprei em um bazar de roupa usada em Paris, anos atrás, e uma blusa da minha irmã caçula, pois queria senti-la presente de alguma maneira naquele dia. E usei, pela primeira vez, o sapato da Insecta Shoes (uma marca brasileira de sapatos veganos feitos com material reciclado) que Márcia, uma leitora do blog, me deu de presente ano passado. Um dia recebi um email dela dizendo: “Muitas vezes, tarde da noite leio os seus posts, depois de um dia cheio de desesperança e notícias ruins, e vejo nas suas palavras e nas suas imagens um mundo onde o ser humano, apesar do sofrimento, não está só, que há pessoas iluminadas que se importam com as outras pessoas e então sinto meu coração aquecido porque, apesar de haver o mal, há pessoas, muitas delas, que ajudam de alguma forma com o que podem dar de si mesmas.” Ela disse que queria me agradecer de alguma maneira e me deu os sapatos. Sempre que olhava pra eles pensava em Márcia e em como somos responsáveis uns pelos outros (e incluo aqui todos os seres) nesse planeta. Foi muito especial ter usado sapatos tão carregados de significado positivo naquele dia. Anne colocou um bottom no blazer que dizia: “Racismo e injustiça existem quando pessoas boas não fazem nada” porque ela achou importante se manter ativista mesmo durante o casamento. Ela nunca me deixa esquecer porque escolho ela, dia após dia, pra me acompanhar nessa aventura que se chama vida.

133A8073

Escolhemos alguns dos nossos petiscos preferidos pra acompanhar o brinde. Nada muito sofisticado: pastas pra comer com pão ou legumes crus, samossas com tofu, manga e gengibre, nhoque no palito, chips de couve… Todas as receitas criada ou adaptadas por mim. Apesar de sermos as únicas veganas da família, ninguém reclamou da comida ser inteiramente vegetal, muito pelo contrário. Era uma escolha óbvia e a família fez questão de me dizer que estava tudo delicioso. Surpreendi uma tia-avó, que está beirando os 90, exclamando que se a comida fosse sempre gostosa daquele jeito ela podia muito bem ser vegana. Enquanto degustava os petiscos, um tio me contou que depois de ter participado de um jantar que fiz alguns anos atrás ele passou a ver comida vegana como algo que pode se tão gourmet et delicioso quanto comida tradicional. “No quesito sabor e prazer, comida vegana não fica devendo nada”, ele me falou.

Minhas três cunhadas nos ajudaram a preparar a comida e fizemos quase tudo na véspera. No dia do casamento Emilie se juntou à sororidade pra preparar os últimos pratos. Pedi à uma tia e à madrinha de Anne pra trazerem algo doce pra completar o buffet. A mãe de Anne morreu quando ela ainda era adolescente, mas Hélène, irmã da mãe de Anne, e Annie, que era a melhor amiga dela (e casou com um dos seus irmãos), ocupam na minha vida e no meu coração o lugar que minha sogra teria ocupado. Comida é a minha linguagem do amor e essas duas mulheres incríveis compartilham essa linguagem comigo. Por isso era muito importante pra mim ter um pouco do amor delas na mesa.

Fizemos alguns petiscos especialmente pras crianças e um ponche sem álcool pra elas. Também preparamos uma sopa (jerimum com gengibre e leite de coco) imaginando que as pessoas que ficariam até mais tarde acabariam sentindo fome novamente. Foi sugestão das minhas cunhadas e preciso dizer que foi uma ideia brilhante. Ter uma sopa pronta, esperando pra ser esquentada e servida, foi um presente pra lá de reconfortante no final de um dia tão intenso. E sopa é minha comida preferida, então foi uma maneira perfeita de encerrar as comemorações.

133A8099

Optamos por não fazer aquelas fotos tradicionais de casamento, pois acho entediante ficar posando pra foto e não tem nada a ver com o nosso estilo. Pedimos pra família fazer algumas fotos, com suas câmeras ou telefones, e no final recolhemos tudo. Claro que muitas fotos ficaram fora de foco ou com enquadramento ruim. Outras ficaram hilárias. Mas eu adorei, pois elas traduzem perfeitamente aquele dia: espontâneo, relaxado, informal… Uma bagunça feliz e transbordante de amor.

Emilie, as irmãs e o irmão de Anne, mais a esposa dele se juntaram pra nos oferecer um presente fantástico: uma diária em um hotel 5 estrelas, com spa e direito a um jantar vegano criado pelo chef do restaurante do hotel, especialmente pra nós. No dia seguinte ao casamento tomamos café com a família e pegamos a estrada pra Vichy, a cidade onde ficava o hotel. Além da massagem, sauna, piscina de água mineral e do jantar sublime, foi maravilhoso ter esse tempo só pra nós duas, depois de ter tido tanta gente ao nosso redor o tempo todo por vários dias.

IMG_20161228_215205
IMG_20161228_215215

Sei que meu relato é o de uma pessoa homossexual que tem muita sorte. Nossas famílias nos aceitam plenamente. Hélène, que já passou dos sessenta, nos confessou alguns dias depois do casamento que fazia questão de contar pra todo mundo que a sobrinha tinha casado com um mulher e acrescentou: “Eu tenho muito orgulho de vocês!” As outras tias e tios tiveram uma reação parecida. Uma tia-avó de mais de oitenta anos me puxou pelo braço na prefeitura e disse: “Minha filha, quem você ama só diz respeito a você mesma e ninguém tem o direito de opinar sobre isso.” Um primo veio me contar o favor que eu estava fazendo em entrar pra família porque até então só tinha casais héteros e estava mais que na hora de incluir um pouco de diversidade naquele grupo. Os filhos desse primo (4 e 2 anos) estavam felizes por demais de ir ao casamento e ele explicou que era o primeiro casamento deles e que há meses eles conversavam, cheios de animação, sobre o assunto. A avó de Anne assistiu à cerimônia na prefeitura e participou do brinde. Ela tem a saúde frágil por conta dos quase cem anos que viveu, mas as filhas fizeram questão de ir busca-la no asilo-hospital onde ela mora. Ela nos beijou tantas vezes, sorriu muito e apertou minha mão tão forte que não consegui controlar as lágrimas. Foi o único momento em que chorei naquele dia. Até o prefeito nos felicitou quando demos entrada no pedido de casamento, dizendo que sempre defendeu o direito ao casamento pra todas as pessoas e que a mudança na lei deveria ter acontecido há muito mais tempo. Ele também nos disse que tinha orgulho de ver acontecer um casamento entre mulheres na prefeitura dele (o primeiro casamento do tipo ali).

Mas isso não deveria ser “sorte”, deveria ser a experiência de todas as pessoas celebrando esse tipo de união. Ser aceita pela família, pela sociedade e ter seu casamento validado e festejado é um direito de todas.

A única coisa da qual me arrependi foi de não ter feito algumas fotos com a minha câmera, pra lembrar dos pequenos detalhes. Como os origamis que minha cunhada Claire fez (cisnes, estrelas, pinheiros) pra decorar a mesa. E os buquês que Céline, minha outra cunhada, fez com as folhas e galhos colhidos ao redor da casa. Mas claro que os detalhes importantes ficaram gravados na minha memória. São coisinhas miúdas, mas sempre que penso nelas abro um sorriso. Como quando Emilie me contou que tinha colocado o seu vestido preferido especialmente pra nós e eu tive certeza que não poderia ter escolhido uma testemunha melhor (ela chorou de emoção no dia que perguntei se ela aceitava ser minha testemunha). Quando me contaram que o tio de Anne que nos leva pra colher cogumelos no bosque, famoso por ser a pessoa mais casmurra da família, tinha sido visto chorando durante a cerimônia (como fui perder isso?). Poucos minutos antes ele tinha me dito, dentro de um abraço: “Você é uma das minhas sobrinhas preferidas.” O fato que as duas irmãs de Anne tenham decidido usar um kefieh (lenço tradicional palestino) pra nos acompanhar. Decidimos usar kefiehs naquele dia pra homenagear a Palestina, país onde nos conhecemos. O abraço a quatro, nós duas e nossas testemunhas, logo antes da cerimônia, embaixo do carvalho do jardim, a árvore preferida de Anne. A maneira como o dia terminou, com a família jogando baralho na mesa da sala de jantar, de peruca e com outros acessórios carnavalescos, fazendo piadas e tomando sopa. Eu olhei mais uma vez aquelas pessoas que nunca me ofereceram outra coisa além de amor e aceitação e senti uma imensa gratidão. Por estar onde estou hoje. Por ter casado com uma pessoa que eu admiro tanto. Por ter tanto amor na minha vida. E desejei o mesmo pra todas as outras pessoas.

IMG_1269 (1)

Então demos mais esse passo juntas e o nosso casal continua não-convencional. Quero aproveitar o ensejo pra falar de outra coisa importante na minha vida. Eu já mencionei isso, casualmente, em alguns posts, mas não sei se ficou claro pra todas então pensei que um anúncio se fazia necessário. Eu sou poli (de “poliamorosa”), o que significa que não sou adepta da monogamia. E já que estou passando na sua tela pra destruir os valores da família tradicional cristã (cof, cof) com fotos do meu casamento lésbico, aproveito pra informar que tenho uma namorada e que ela tem um lugar muito importante na minha vida.

Já tive relações monogâmicas, já tive relações abertas e alguns anos atrás chegamos à conclusão, Anne e eu, que o poliamor era o modelo de relação que mais nos correspondia. Fazia tempo que queria falar sobre isso aqui, pois já estabelecemos que gosto de desmistificar conceitos nesse blog. Esse post me pareceu a oportunidade perfeita porque o assunto dele é amor. E depois de ter visto o frisson causado por Jout Jout quando ela contou que tinha uma relação aberta com o ex namorado, seguido de comentários infelizes e desrespeitosos, percebi o quanto é necessário que mais pessoas poli se assumam publicamente pra ver se a turma monogâmica pára de dar chilique quando vê alguém adotando um modelo diferente.

Percebi que quando explico que sou poli as pessoas têm uma reação idêntica à quando digo que sou vegana. “Você é vegana? Nunca poderia ser vegana (adoro carne/queijo/ovo etc).” “Você é poli? Nunca poderia ter um relacionamento aberto (teria ciúme etc)!” Então deixa eu esclarecer isso de uma vez por todas. Quando eu faço uma escolha de vida é porque eu pensei com meus botões, matutei, estudei todas as opções disponíveis e cheguei à conclusão que era o melhor pra mim. Pra mim! Euzita! Moi! Vamos parar de supor imediatamente que a coleguinha quer que você mude e vamos aceitar que ela está simplesmente compartilhando as escolhas dela. Porque modelo de relacionamento é uma questão de escolha pessoal e cada qual escolhe o que é melhor pra si.

Vamos celebrar o amor, em todas as suas variações, a família, em todas as suas composições e os relacionamentos que nos fazem felizes, lembrando que não existe um só modelo possível. E aceitar que a coleguinha na sua frente decidiu não forçar o coração a caber no modelo pré-estabelecido usado pela maioria e procurou o modelo personalizado que melhor acolhe o coração dela. Sem ficar na defensiva, sem julga-la e sem precisar explicar que isso não daria certo pra você. Porque ela não acha o seu modelo monogâmico errado, de maneira nenhuma, nem espera que você adote o poliamor só porque ela escreveu esse post. (Mas confesso que espero do fundo do coração que você seja vegana um dia.)

FullSizeRender 83

(As taças de champanhe com nossos nomes gravados foi presente de casamento da prefeitura!)

33 comentários em “Sobre amor

  1. Acabei de ler o post e só preciso dizer q vc me fez chorar no meio do escritório e me fez rir na frente do computador também. Fico muito feliz q você compartilhe mais q receitas aqui, fico feliz de ter te conhecido pessoalmente (e vc me fez chorar nesse dia tb). Passar pelo seu blog sempre me faz seguir mais forte na vida vegana. Obrigada.

  2. Olá!!

    Fiquei imensamente feliz em ler tudo isso!! Vou me casar com minha esposa (digo já esposa, pq moramos juntas há anos, só vamos oficializar!) e vejo como você a questão do direito de escolha (tbm nunca fomos loucas pra casar!) e da aceitação da família.. algo que faz tanta diferença no destino das pessoas lgbtq.. acho q todxs, independente de sexualidade precisamos de suporte e aceitação..também sou “sortuda” e me entristece demais que não tenhamos todos essa alegria

    Com relação ao poliamor, sempre tive curiosidade sobre essa questão, sobre vc..
    Acho o máximo e acredito que eu conseguiria muito bem me relacionar assim, mas vc teve sorte (seria isso?) de encontrar alguém igual a você. Vou fazer uma pergunta indiscreta e sei q vc vai escolher se deve responder ou não, e tudo bem independente da escolha.. como decide com qual amor casar?
    Penso nisso desde que li sobre o primeiro casamento com a Anne…

    Enfim! Muita alegria as noivas!
    Amei que voltou pra Jerusalém, só entendi a causa palestina com a leitura do seu blog.
    Aliás, cresci muito com a leitura! Obrigada por existir.

    beijos!

    1. Eu pratico o poliamor ético e sem hierarquia, que é o modelo que faz sentido pra mim. O que significa que cultivo minhas relações de maneira independente (não-subordinada) e que cada uma tem a liberdade de crescer da maneira mais orgânica possível. Se eu tivesse conhecido as duas ao mesmo tempo, talvez essa fosse uma questão a resolver, mas Anne e eu já tínhamos planos de casar quando Claire entrou na minha vida, há menos de um ano. Deixar as relações crescerem de maneira orgânica significa que elas serão o que quiserem/puderem ser e no meu caso uma se tornou casamento muitos anos atrás e a outra está feliz com a configuração atual de namoradas (nem todo mundo quer casar). Talvez isso mude um dia, mas por enquanto estamos todas felizes assim 🙂

      1. Li esse seu post e comentei aqui há anos já.. Mas continuo voltando nele, continua em mim..

        Acho as vezes q coisas q vemos nos mudam de uma forma meio essencial que a gente nem percebe na hr..

        Ainda n consegui me encontrar nessa coisa toda.. N vejo iguais em lugar nenhum.. talvez por isso tenha sentido necessidade de deixar esse comentário meio desconexo aqui, haha

        Enfim
        Beijos

  3. Primeiramente, parabéns! Segundamente, FORA TEMER. Terceiramente, uma curiosidade, pelo único motivo de saber se isso é possível para o ser humano: sua namorada não sente ciúmes de você ter casado com Anne? Os seus olanos

    1. Primeiramente, fora Temer! Segundamente, obrigada. Terceiramente, não ter ciúme não é a condição mor pra fazer o poliamor dar certo. A gente sente ciúme de vez em quando, sim, como o ser humano cheio de inseguranças que somos. Mas entendemos que tem algo mais importante que o ciúme e que ele é só uma emoção como qualquer outra, que pode ser controlada. Mas mandei um WhatsApp pra Claire pra ver o que ela tinha a dizer sobre sua pergunta e ele respondeu: “Não. Acho que Anne e você formam um casal lindo.”

  4. Serei eu, depois de alguns anos, a primeira a deixar um comentário neste post maravilhoso?! rsrs

    O que deveria causar estraheza é a falta do amor,
    Esse é um sentimento que faz bem a todos que estão envolvidos no processo. Quanto mais amor, mais o bem será semeado em nós, no(a) outro(a) e nos outros.
    Falo de amor em todas as relações em que ele deva estar presente.
    Acho que quando se chega ao entendimento do que é Amar, descobre-se que amar é antagônico ao egoísmo.
    E você Sandra, pelo que pude observar logo nos primeiros anos de Papacapim, é que você transborda AMOR.
    Lindo post, creio que escrever aqui no blog foi reviver a história de um grande amor . Paz, Harmonia e Amor!!!

    Beijos à vocês *)

  5. Oi, Sandra. Acompanho seu blog há pouco tempo e tenho aprendido muito com vc, com suas receitas, com sua visão de mundo, suas atitudes. Estou na lida vegetariana há quase 2 anos, eu e meu companheiro; e sempre indico uma postagem sua quando amigos ou familiares me perguntam o que comemos, hehehe. Uma coisa que aprendemos com vc foi a diferença entre alimento X produto comestível e temos usado essa relação também ao falarmos da nossa alimentação com as pessoas, sempre indicando seu blog como fonte dessa reflexão. Aliás, como vc chegou a essa articulação (alimento X produto comestível)?
    Que festa de casamento joia, hein? Muito tranquila e amorosa. Parabéns pela bela família. Parabéns pela união com sua Anne. Meu companheiro e eu também nunca quisemos casar, e não casamos ainda, mas em breve teremos que ceder: estamos chegando aos 40 e a pressão do contrato social no que diz respeito a certos direitos civis aumenta…
    O mundo precisa é de mais amor, Sandra. Amor genuíno, ético e caloroso.
    Para terminar, queria dizer que vc é uma menina polissurpreendente e nos deixa cada vez mais polifelizes! hehehe
    É uma alegria ter encontrado vc aqui.
    Grande beijo.

    1. Obrigada 🙂
      Acho que comecei a fazer essa diferença (alimento X produto comestítel) depois de ler os trabalhos de Michael Pollan. Eu acho. Não consigo me lembrar de outros textos que li sobre isso. Aliás recomendo muito os livros dele. Apesar de não ser vegano nem recomendar o veganismo, ele fala sempre sobre o impacto da alimentação na saúde e no meio ambiente e ele insiste bastante sobre “comida” feita em laboratórios com ingredientes que você nunca acharia em uma cozinha doméstica.

  6. aaaahhhhh, que lindas vocês! <3 <3 <3
    chorei e sorri em vários momentos desse post; imaginei tua voz contando algumas partes e senti o sabor da tua comida, que devia estar ainda mais especial nesse dia.

    como disse outra pessoa aí em cima: obrigada por existir nesse mundo e por acreditar que cada um de nós faz diferença pra mudar as coisas. você me inspira todos os dias.

    um abraço bem apertado!

  7. Sandra, parabéns pelo lindo casamento!!
    Por sua família linda e, da Anne tbm!!
    Realmente você é uma pessoa iluminada, que têm com você pessoas lindas de corações puros.
    O amor é lindo, e deve ser vivido com todas suas nuances e belezas, e você o vive plenamente.
    Muito lindo e enriquecedor o seu relato.
    Amei!!
    muito orgulhosa de ler seu blog.
    Sinta-se abraçada com todo o amor do universo!!!

  8. Parabéns as duas! Realmente um amor de cerimônia, a família de Anne é transbordante de amor, mesmo! <3
    Quanto as suas testemunhas: não tinha como ser diferente, sempre acabamos por nos aproximar de pessoas que compartilhem a mesma visão de mundo e tudo o mais; e isso é bom, porquê criamos uma rede de apoio emocional quando surgem situações adversas.

    Eu olhei o lenço de Anne e pensei "eu já vi isso antes, esse padrão", ufa, obrigada por explicar ao final que se tratava de um kefieh, e combina perfeitamente com o momento de união, paz e amor.

    E nesse momento de paz e amor, como que os familiares não amariam as comidinhas veganas também? hehe

    <3 Viva o amor em todas as suas formas, e que ele se estenda à todas as pessoas e todas as criaturas <3

  9. Sandra, não sabia que você havia casado! Parabéns. Adoro ler o que você escreve. Você já pensou em escrever um livro? Você poderia mesclar histórias da sua vida pessoal com suas experiências de viver em diferentes países e sua luta pelos direitos humanos na Palestina… Nossa, seria um livro fantástico e você mesma poderia traduzir para várias línguas. Não duvido que vire filme.
    Pense nisso Sandra e nos mantenha informados sobre o lançamento!
    Eu fico triste que as coisas estejam mudando para pior no Brasil. Houve realmente um grande retrocesso, isso me entristece e me preocupa.
    Estou casada há 30 anos com um homem, tenho 3 filhos e nesse tempo, nunca tive outra pessoa, mas acredito com toda a minha força que o amor deve ser festejado em todas as suas formas, que cada um tem o direito de ser feliz com suas escolhas e fico imensamente revoltada com homofobia, racismo, intolerância, crueldade com animais e esse monte de guerras sem sentido (existe guerra com sentido?), por isso amo seu blog.
    E sim, pessoas boas não devem se calar. Nunca!
    Beijos,

    Martha

  10. Sandra, querida!

    Cheguei aqui através os chips de couve e que deleite! O seu texto transmitiu todo o carinho, amor e delicadeza desse dia tão especial que você viveu, que foi feito exatamente do seu jeito, do jeito que tinha que ser. Eu adoro festas mas o conceito da festa tradicional de casamento me incomoda muito, e pra mim o seu casamento foi exatamente do jeito que eu gostaria de ter um, se fosse o caso: com pessoas queridas que nos amam, comidas gostosas, intimidade e simplicidade. É muito gostoso ler sobre momentos felizes, e ler sobre coisas que aqueceram o coração de alguém de maneira tão sincera. Também chorei lendo e me deixou com um quentinho no peito.

    Acompanho seu blog esparsamente há alguns anos, desde antes de ser vegetariana, e você, suas receitas e seus textos foram muito importantes na minha transição alimentar, porque mesmo com uma mãe natureba, uma consciência ambiental desde criança e aquele incômodo na cabeça, a gente ainda precisa de uma ajudinha pra saber que é sim possível!

    Gosto muito quando você compartilha vivências e receitas junto, porque acho que comida é muito mais do que alimento, é celebração, é as pessoas com quem a gente compartilha a refeição. Ainda não fiz a receita do grão-de-bico com damasco porque minha vida anda uma loucura (vim fazer mestrado em Floripa e achei que ia só passear, até agora só tenho estudado intensamente), mas acho que desse mês não passa, porque você me deixou com água na boca…

    Sobre seu coming-out como poliamorosa: gostaria apenas de dizer que foi a cereja do bolo no final do texto!!! Tenho pouca experiência com namoros, e até agora senti que me encaixo bem na monogamia, mas acho a ideia de ter uma relação poliamorosa fascinante e muito mais coerente que a monogamia. Enfim, amei, sou mais sua fã ainda!!! hahahaha

    Um grande beijo de uma alagoana em Floripa!
    Jana

  11. Oi, Sandra! tenho lido seu blog com frequência pois transicionei de ovolacto vegetariana para vegana. Tudo que você cozinha me inspira a continuar, guardo muitas das suas receitas. Adoro que você tenha um posicionamento ético/político/feminista, me identifico demais. Fiquei muito feliz de ler este post tão bonito sobre seu casamento com a Anne. Sempre gosto quando você conta sobre a vida de vocês em cada lugar, em cada país. No entanto, tenho que confessar, me entristeceu ler sobre o poliamor no final. Não desaprovo, nem tenho nenhum tipo de preconceito, apenas ainda não consigo imaginar que uma relação assim não cause sofrimento pra uma das partes. O post tava tão bonito e romântico e especial…e no final foi um pequeno choque de realidade (algo do tipo: acorda, as relações não são perfeitas, ou são, se poliamor é perfeito pra você). Torço sempre por você! Abração!

  12. Queria que falassem mais sobre relações não monogâmicas porque até para quem quer escolher esse tipo de relacionamento é algo nebuloso, digo por conta própria, não tenho amigos próximos que tem relacionamentos diferentes do monogâmico e por mais que eu tente compreender algumas coisas sozinha, parece que se tivéssemos mais exemplos e mais diálogos seria algo tão bonito e esclarecedor. Obrigada pelo relato, realmente lindo e esperançoso! Muito amor pra vocês!❤

    1. Oi, Isabela. Eu fiz uma série de stories falando sobre esse assunto no meu perfil no Instagram. Te convido a ir lá conferir. Meu @ é papacapim_sandra

Deixe uma resposta