Depois do vídeo, a receita

Gnocchi com tomate cereja e molho de manjericão e amêndoas

Muito obrigada a todos que deixaram comentários no post anterior dizendo que tinham apreciado o vídeo. O entusiasmo de vocês me comoveu muito. Ainda não posso garantir nada, mas acho que outros vídeos virão.

Como prometido, aqui vai a receita dos gnocchi em versão escrita. Quando filmei a receita estava nervosa e acabei falando bobagem. Aproveito então pra fazer as devidas correções. Por favor, amassem as batatas quentes. De tanto refilmar a cena onde amasso as danadas das batatas (por alguma razão misteriosa, meu cérebro empacou e eu não sabia mais como falar a palavra “batata”), elas esfriaram e acho que isso acabou me confundindo. Amassem a polpa da batata quando ela ainda estiver bem quente, depois esperem esfriar completamente antes de juntar a farinha. Minha adorável irmã mais velha me mandou um email dizendo “Adorei o vídeo mas acho que seus gnocchi ficaram salgados”. Ela tinha razão: enchi demais as colherinhas de sal. Já tentaram cozinhar na frente de uma câmera? É estressante, amigos! O gnocco (singular de gnocchi) sozinho ficou salgadinho, mas misturado com o tomate cereja, que estava super doce, e o molho ficou perfeito. Mas cada um salgue a massa de acordo com suas preferências (pro meu grande espanto Anne quis colocar mais sal no seu prato, mas eu não deixei). Minha irmã também disse: “Você meteu o dedo dentro do molho duas vezes e lambeu. Quando virar Ofélia acho bom não fazer isso” , mas minha irmã nem sempre tem razão.

A fantástica fábrica de gnocchi

Gnocchi com tomate cereja e molho de manjericão e amêndoas

Pra ver o vídeo dessa receita clique aqui.

Gnocchi

2kg de batata

1 1/2x de farinha de trigo, mais pra polvilhar

2cc de sal, ou a gosto

Molho

2x de manjericão fresco

1/2x de amêndoas

1/2x de água

6cs de azeite

sal e pimenta do reino a gosto

Pra servir

Tomates cereja, cortados ao meio

Lave as batatas e faça alguns furinhos na casca com a ponta de uma faca. Asse (diretamente sobre a grelha do forno) em fogo alto até ficar bem macia. Teste enfiando uma faca na batata: se entrar sem resistência está pronto. Corte uma batata assada ao meio e, usando uma colher, raspe a polpa e coloque dentro de uma vasília grande. Repita a operação com as outras batatas. É importante fazer isso enquanto as batatas ainda estiverem bem quentes, pois assim será mais fácil retirar a polpa e o purê ficará mais leve. Se achar pedaços de batata inteiros no purê amasse com um garfo. Deixe o purê esfriar completamente. Quando estiver frio, junte o sal e a farinha aos poucos, amassando bem com as mãos. Quando toda a farinha tiver sido incorporada forme os gnocchi como mostrado no vídeo. Cozinhe os gnocchi na água, ou prepare-os na frigideira (veja no vídeo). Pra manter os gnocchi aquecidos enquanto você prepara os outros, coloque-os em uma travessa e transfira pro forno bem baixo (cuidado pra não queimar). Se seu forno for potente, é mais prudente pré aquecê-lo durante alguns minutos e desligar antes de colocar os gnocchi.

Pra fazer o molho, bata todos os ingredientes, menos o azeite, no liquidificador até ficar bem triturado. Com o motor ligado, despeje o azeite em fio. O molho deve ter uma consistência cremosa mas um pouco líquida. Junte um pouco mais de azeite, se necessário. Prove e corrija o tempeiro.

Sirva os gnocchi acompanhados de tomate cereja e do molho (em um prato ou em palitos).

 

19 comentários em “Depois do vídeo, a receita

  1. Sandra o video ficou otimo e o mais legal são todas essas coisas que vc disse. Pois assim ele fica com mais simplicidade e parece que estamos de verdade dentro da tua cozinha!!!

    Beijos

  2. Leticia e Renata, experimentem os gnocchi grelhados e vocês nunca mais vão querer cozinha-los na agua (foi o que aconteceu comigo).

    Katia, a idéia era essa mesmo: trazer as pessoas pra minha cozinha e deixar o video com cara de conversa entre amigos. Que bom que você gostou.

  3. Ah, eu vou testar também fazer com a batata assada. Eu adotei como padrão – tanto pra massa pré cozida do nhoque recheado, que é quase massa de coxinha, quando pro nhoque tradicional – cozinhar a batata no vapor, também dá um resultado muito melhor do que a batata cozida na água e precisa de menos farinha.

  4. Colega, foi engraçado, sim vc lambendo os dedos…rsrsrs Mas foi natural, é assim mesmoq ue a gente faz em casa…
    Aproveitando seus dotes…. vc tem alguma receita com funghi secchi? Comprei dois pacotões no impulso e agora não sei o q fazer com eles 🙂

    1. Pronto, foi lançada a polêmica da lambida. Mas como você disse, estou na minha casa e se eu quiser lamber, eu lambo! Quanto aos cogumelos, eu uso funghi nos mesmos pratos que uso shiitake. Aqui no blog so postei uma receita com cogumelo, a quiche com cogumelo, limão e salvia, mas também gosto de fazer risotto com funghi (huuum!) e macarrão com funghi e creme de limão (huuuuuum!).

  5. Sandra, obrigada pela receita divina!!! Hoje estou fazendo pela segunda vez para encantar mais 2 pessoas q ainda nao conhecem 🙂

    Bjs

  6. Sandra gostaria de fazer essa receita utilizando mandioca no lugar da batata (por razões de saúde não posso usar muita batata), será que poderia dar certo? Algum conselho? Abraços

    1. Paula, nunca tentei fazer com mandioca, mas acredito que dê certo também. Recentemente provei um gnocchi de mandioquinha e estava uma delícia, o que me leva a acreditar que com mandioca também fique bom. Mas, como disse, nunca tentei e não posso afirmar com certeza.

  7. Acabei de fazer e tô simplesmente apaixonada! Nunca comi uma massa de nhoque tão boa. Meu molho ficou um pouco forte, mas acho que foi o manjericão! Esse é o melhor nhoque do mundo MESMO!

  8. Esse foi SIMPLESMENTE o MELHOR gnocci que ja comi na VIDA. E olhe que é minha massa favorita, portanto já comi aos montes. A mistura com o tomate cereja e esse molho DIVINO de manjericão tornaram o prato excepcional.Parabéns Sandra. Você REALMENTE sabe que é bom e o que combina. Fiquei salivando quando vi o video e so sosseguei depois que fiz. Superou TODAS as minhas expectativas.

  9. Oi Sandra, conheci hoje seu site!Estou amando a criatividade!
    Ainda não fiz nenhuma receita! Essa acima , a do Gnocchi, tem muita massa : dois quilos de batata e um quilo e meio de trigo! É isso mesmo? Você faz e congela?
    Parabéns, menina!

Deixe uma resposta