Sinto que durante as semanas que virão meus posts continuarão curtos e menos frequentes. Como expliquei, deixarei Belém (Palestina) em breve e estou no meio do longo processo de mudança que envolve não somente empacotar e dar destinos aos nossos pertences, mas também terminar coisas que comecei tempos atrás (como a minha participação no projeto no campo de refugiados), preparar as próximas etapas e, o mais difícil, me despedir dos amigos e do lugar que foi meu lar durante os últimos cinco anos.

Então como tenho pouco tempo por aqui, irei direto ao ponto. De vez em quando sinto falta de iogurte. Os iogurtes de soja que provei no Brasil me deixaram extremamente decepcionada (doces demais, artificiais demais) e embora eu tenha provado alguns iogurtes veganos muito bons na Europa, ainda acho que a lista de ingredientes é longa demais pra entrar na minha cozinha regularmente. E como não tem iogurte vegano pra vender por aqui então sempre pensei em fazer o meu em casa. Percebi que sinto mais falta da textura cremosa do que do sabor, então fiquei muito feliz quando criei, acidentalmente, algo que consegue reproduzir a voluptuosidade dos iogurtes espessos que eu adorava.

Eu estava fazendo uma vitamina de banana e morango, a minha preferida, quando decidi aumentar a quantidade de fibra/proteína/gordura boa da receita juntando um pouco de abacate. O abacate deixou a mistura mais espessa e incrivelmente cremosa, sem alterar o sabor. Foi quando nasceu esse ‘quase iogurte’. Claro que o ‘quase’ significa que essa receita não é fermentada, a característica principal do iogurte (ainda estou tentando fermentar o meu leite de amêndoas pra fazer um iogurte de verdade um dia), mas a textura é exatamente o que eu estava procurando e lembra bastante aqueles ‘chambinhos’ que as crianças (e adultos) tanto gostam. O sabor (quando feito com leite de amêndoas) também parece com o danado do chambinho, mas faz tanto tempo que comi isso que não acho bom contarem com a minha memória gustativa aqui.

quase iogurte vegano 2

Quase iogurte de morango (vegano, sem glúten, sem açúcar)

A tâmara entra nessa receita pra aumentar a doçura, mas eu quase nunca uso. Você pode deixa-la de fora (principalmente se estiver planejando consumir esse iogurte com granola, que já é doce) ou substitui-la por 1cs de passas ou usar o adoçante natural que preferir.

1 banana congelada

1x de morangos picados (congelados ou frescos)

1/3x de abacate amassado

3/4x de leite vegetal  (uso meu leite de amêndoas)

1 tâmara (opcional)

1cs de chia (opcional)

Coloque a banana, o morango, o abacate, o leite vegetal e a tâmara, se estiver usando (não esqueça de retirar o caroço antes) no liquidificador e triture até ficar cremoso e homogêneo. Sirva polvilhado com as sementes de chia e deguste imediatamente. Rende uma porção grande (550ml).