Um agrado coberto com chocolate

Passas cobertas de chocolate

Muito obrigada por todos os comentários que vocês deixaram no post sobre o meu trabalho no campo de refugiados de Aida. Gostaria de retribuir tanta gentileza, então pensei em fazer um agrado aos meus leitores. Um agrado coberto com chocolate.

Essa receita acabou de entrar na minha vida, mas tenho certeza que ela veio pra ficar. Em algumas lojas daqui é possível encontrar passas cobertas com chocolate (grãos de café torrado também), mas nunca dei atenção, pois o chocolate da cobertura é ao leite. Porém eu sei que passas com chocolate é uma combinação muito boa. Sempre que viajo preparo um saquinho com passas, amêndoas e avelãs e uns quadradinhos de chocolate amargo pra comer no caminho. A mistura, além de deliciosa, sacia minha vontade de comer uma coisinha doce, mas nutritiva, capaz de distrair meu estômago até a próxima refeição. Uma receita de passas cobertas com chocolate vista na internet semana passada era o que faltava pra me dar vontade de misturar os ingredientes do meu lanchinho de aeroporto e fazer uma versão melhorada das passas chocolatadas vendidas aqui. E agora não posso mais viver sem elas.

Como tenho uma tolerância reduzida pra doce, usei um chocolate extra potente com 85% de cacau. De tão forte e amargo, nem eu consigo comê-lo puro, mas misturado à doçura extrema das passas o equilíbrio foi perfeito. Resolvi incrementar um pouco as coisas juntando mais dois ingredientes que adoro com chocolate: gergelim e sal. Pode parecer estranho, mas é uma delícia. Porém só tente a versão com sal se tiver um sal marinho em flocos (tipo Maldon). Um sal em pó vai se dissolver no chocolate e o resultado será chocolate salgado e não chocolate com uns pontinhos crocantes de sal aqui e acolá (parece confuso, mas juro que não é a mesma coisa).

Esses docinhos ficam prontos em minutos e são tão fáceis que qualquer um é capaz de prepará-los com as duas mãos amarradas nas costas e os olhos vendados. E se você usar um chocolate com alto teor em cacau, logo rico em antioxidantes e magnésio e pobre em açúcar, eles são até bem saudáveis.  Mas, como gosto muito de vocês, preciso avisar que deixar o saquinho com essas passas do seu lado é perigoso. Elas vão desaparecer tão rápido que você vai suspeitar que suas passas foram roubadas por algum guloso. Até se olhar no espelho, ver que sua cara está coberta de chocolate e descobrir que o guloso é você.

Passas cobertas com chocolate

Escolha o melhor chocolate que encontrar, com no mínimo 60% de cacau. Você só vai precisar de um pouquinho, então vale a pena investir em um chocolate de qualidade. Uma barra de chocolate Lindt 85% de cacau (o que usei) tem 100g e é suficiente pra cobrir duas xícaras e meia de passas.

40g de chocolate, de preferência com no mínimo 60% de cacau

1x de passas

Opcional: gergelim ligeiramente tostado, sal marinho em flocos (Maldon)

Pique o chocolate e derreta em banho-maria (use a menor panela que tiver). Despeje 3/4x de passas sobre o chocolate derretido, na panela que usou pra derretê-lo. Misture bem com uma colher pra envolver todas as passas com chocolate. Coloque as passas em uma folha de papel alumínio, ou papel manteiga, separando umas das outras. Se algumas permanecerem grudadas não tem problema. Despeje o resto das passas na panela e mexa bem. Isso vai “limpar” o chocolate que ficou colado na panela, diminuindo o desperdício. Disponha as passas sobre o papel alumínio, junto com as outras. Polvilhe com o gergelim e/ou o sal, se estiver usando (não os dois ao mesmo tempo). Deixe esfriar completamente. Descole as passas frias do papel, quebrando os grupos que permanecerem juntos (ou não). Guarde em um recipiente bem fechado em temperatura ambiente ou, se estiver muito quente na sua cidade, na geladeira. Rende 1x.

15 comentários em “Um agrado coberto com chocolate

  1. O maior agrado e sua existencia Sandra. Agradeco por poder conhecer tudo isto e a voce. Talves um dia possa ajuda-la. Estou montando um Delivery de comida vegana – Mas nao quero, nes momento alardear essa questao. chamo de saudavel. Quando der certo pretendo ajudar causas como essa nossa que voce abracou.
    Meu site – ainda em obras – saladasaudavel.com.br

    1. Obrigada pela receita.
      O que mais adimiro é seu bom humor e como vc é “leve”.
      Desejo muitas passas(= momentos) achocolatadas em sua vida.

      sua admiradora de Campinas, S.P.
      Bete

  2. Que delícia, Sandra…e eu que nunca pensei nessa combinação! Vou correndo preparar e experimentar esse pecadinho de gula! Beijos e obrigada…

  3. meu… passas com chocolate é muuuito bom, ainda mais nessa versão e com as uvas daí… devem ser excelentes…

    Se não for contra tente versões caramelizadas com glucose de cana ou mesmo açucar mascavo (não sei se mel funcionaria… ou se não é considerado “vegan”) …mas enfim, algo que possa caramelizar… e faça um mix com castanhas de caju, castanha do pará, coquinhos (em pedaços), macadâmias, amendoas, grão do café(que é otimo…).. e outros.. qq um coberto com chocolate ou mesmo caramelizado fica absurdo… essa sugestão me lembrou tb de quando comí pedaços de laranjinhas desidratadas, ou casca da laranja, enfim era laranja, cobertas chocolate, muito bom tb, mas as uvas ainda são as melhores, banana desidratada com elas tb deve ficar excelente…. aqui em sp tem um rede chamada Nut Bavarian que faz tudo isso… deu até vontade, as amêndoas caramelizadas com licor (de amaranto ou cassis nao lembro) … são excelentes ! deu vontade agora.. mta vontade !

    1. Fabio, vc praticamente descreveu as “bolinhas de cereal” que a própria Sandra ensina em algum canto do blog. Dá uma procurada que vc vai curtir a parada. E Mel não é vegano não, origem animal e tal.
      A Cacau Brasil tem grão de café coberto com chocolate, mt bom.

      Uma coisa que estou pra perguntar, chocolate com 85% de cacau não vai leite não? (os 15% restantes não seriam ao leite?).

      1. Originalmente, somente chocolate “ao leite” tem leite. Todo chocolate meio-amargo ou amargo (o que chamam de “dark chocolat” em inglês) deveria ser sem leite e a maioria realmente não tem leite.

        Chocolate se faz assim: os grãos de cacau são torrados e moídos, virando o que chamam de massa de cacau. Massa de cacau é composta por manteiga de cacau e cacau em pó. Depois essa massa é misturada com mais manteiga de cacau e açúcar. Isso é o que chamamos de chocolate. A porcentagem de cacau dos chocolates “dark” signfica a quantidade de cacau em pó do produto. Chocolates de qualidade só terão esses três ingredientes: massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar.Um tiquinho de lecitina de soja (pra emulsificar) e baunilha natural são tolerados, mas nada mais.

        Chocolate ao leite é feito da maneira acima, mas com a adição de leite condensado (às vezes leite em pó também). Por isso chocolate ao leite é mais claro e muito mais doce. Devido ao preço elevado da manteiga de cacau, chocolates baratos usam outros tipos de gorduras mais em conta, além de aromatizantes e outros ingredientes pouco naturais. A qualidade desses chocolates é muito inferior, claro, além de não serem veganos.

        Resumindo: chocolate é feito com grãos de cacau e açúcar. Chocolate ao leite é feito com grãos de cacau, açúcar e leite. Infelizmente no Brasil a divisão não é tão clara e alguns chocolates “meio amargo” têm leite, mas na Europa é muito mais fácil achar chocolate sem leite, pois essa divisão costuma ser respeitada (com algumas raras exceções).

        1. Olá Sandra, veja a marca de chocolates que achei recentemente: http://www.ammachocolate.com.br/

          Tenho certeza que se puder experimentar vc vai amar, eu não gostei do 100% cacau e vou fazer esta sua receita.
          Já o 50% em sua lista de ingredientes contém apenas “cacau orgânico, açúcar orgânico e manteiga de cacau orgânica”. Muito legal, pois é uma marca brasileira premiada em outros países.

          Abraços

  4. Passas com chocolate são uma delícia! Mas nunca fiz… só pronta mesmo! Bom que a gente escolhe o chocolate que usa, né!
    Adoro castanhas com chocolate tb! e caramelizadas, como sugeriu o Fabio Ferreira aqui em cima!!
    É do tipo de coisa que a gente só para de comer quando acaba!! Muito perigoso!!!

  5. Oi Sandra, acabei de conhecer seu blog, cheguei aqui por causa da Chia, mas vi que tem muito mais além.
    O seu post anterior é emocionante, parabéns pelo seu lindo trabalho!!
    São pessoas como vc, que fazem nosso mundo melhor!

    Flor, estarei sempre por aqui, vendo suas receitas e dicas preciosas.
    Estou longe de ser vegan, mas quero agregar melhores hábitos nas minhas refeições.

    Bjooo e bos sorte na sua vida!

  6. nunca imaginei essa combinação e agora que voce falou pensei : e nao é que deve ficar bom mesmo ? UAHAU vou tentar achar passas de qualidade na minha cidade e fazer !

Deixe uma resposta