Aveia dormida com pera, castanha do Pará e cardamomo

 

Já percebeu que todas as receitas da sessão “café da manhã” do blog contêm aveia? Aveia é um dos meus alimentos preferidos e, por ter tanta fibra, vitaminas, minerais e ser rápido de preparar, acho que ela é perfeita pro café da manhã da semana. Nos fins de semana gosto de longos e fartos cafés da manhã, mas quando o tempo é curto prefiro a praticidade e a simplicidade de um prato de aveia. Em poucos minutos preparo uma refeição super nutritiva e que me dá energia até a hora do almoço, além de trazer reconforto nessas manhãs frias de inverno.

Adoro minha papa de aveia tradicional, mas faz alguns meses que me apaixonei por uma papa de aveia crua que é ainda mais prática e deliciosa. Os anglofones chamam isso de “overnight oats” e eu traduzi pra “aveia dormida”. O princípio é simple: você mistura aveia com leite, deixa repousando uma noite na geladeira e na manhã seguinte sua papa está pronta, sem precisar passar pelo fogo. Enquanto “dorme” na geladeira, a aveia absorve o leite e fica macia, como se tivesse sido cozinhada. Se estiver quentinho gosto de comer minha aveia dormida fria (tiro da geladeira assim que acordo e deixo em um cantinho da cozinha enquanto tomo banho e me arrumo, assim ela não fica tão gelada), mas no inverno gosto de aquecê-la antes da degustação. Sempre complemento minha aveia com uma fruta fresca e algumas oleaginosas, pra aumentar o sabor e o valor nutritivo da refeição. Ultimamente minha mistura preferida é pera e castanha do Pará. Acho que leite de amêndoas, cardamomo e pera combinam maravilhosamente bem. Castanha do Pará, além de ser minha oleaginosa preferida, é uma excelente fonte de selênio (com apenas 1 unidade um adulto consegue suprir 100% da necessidade diária desse nutriente). Mas a receita é pra ser usada como guia então sinta-se livre pra usar as frutas, oleaginosas e especiarias que preferir.

Um café da manhã rico em proteínas, fibras, minerais e vitaminas? Confere. Prático e rápido de preparar? Confere. Vegano e delicioso? Confere. Esqueça (pelo menos de vez em quando) o pão com café e comece a cuidar do corpo e da saúde logo de manhã.

Aveia dormida (com pera, castanha do Pará e cardamomo)

Você tem que começar a preparar essa receita na véspera, mas lembrar de colocar a aveia de molho antes de ir pra cama é a única “dificuldade” aqui. O tempo se encarrega de fazer o  resto do trabalho e na manhã seguinte você encontrará um delicioso café da manhã esperando na geladeira. Acho que a fruta é suficiente pra adoçar a mistura, mas se você sentir que precisa de mais um “docinho” adoce da maneira que preferir (sugestão: coloque um punhado de passas de molho com a aveia). Quando posso, uso um punhado de castanhas pra aumentar a proteína da papa, mas castanha do Pará é extremamente cara aqui então na maioria das vezes me contento com 1 ou 2 unidades.

½ x de aveia em flocos grossos

¾ x de leite de amêndoas (ou seu leite vegetal preferido)

1 pera, em cubinhos ou ralada

6 castanhas do Pará, picadas

1/3 cc de cardamomo em pó

Misture a aveia, o leite de amêndoas e o cardamomo. Guarde em um recipiente com tampa na geladeira por 12 horas (uma noite). Na manhã seguinte, misture a pera e as castanhas com a aveia e sirva. Se preferir comer a aveia quente, aqueça a aveia dormida, antes de misturar com os outros ingredientes, em fogo baixo. Acrescentando mais leite, se preciso. Misture a pera e as castanhas e sirva. Rende 1 porção.