Sabor e saúde no mesmo prato

Salada de trigo, grão de bico e legumes verdes com molho de tahine

Os almoços aqui em casa são sempre bem mais simples que os jantares. Não tenho muito tempo pra preparar algo especial durante a semana então geralmente como os restos do jantar do dia anterior ou improviso com o que encontrar na geladeira. Nessas horas tudo que quero é uma refeição nutritiva, equilibrada, fácil e rápida de preparar. Os resultados são pratos simples, rústicos mas que, embora me satisfaçam perfeitamente, eu não pensaria em servir pra convidados. Mas aqui e acolá, entre esse improviso apressado e os restos da geladeira, nasce algo que vale a pena ser repetido no jantar do fim de semana.

Essa salada pertence àquela categoria de receitas que podem ser infinitamente adaptadas. Como todas as saladas de grãos, ela aceita os mais variados tipos de ingredientes sem reclamar. Use as proporções como guia e escolha os legumes e ervas que preferir (ou que estiverem sobrando na geladeira). Claro que algumas combinações serão mais felizes que outras (brócolis, couve e grão de bico são sublimes com o molho de tahine), mas se você escolher ingredientes que gosta vai ser difícil fazer uma salada ruim.

Além de ter a vantagem de ser uma receita do tipo “limpa-geladeira”, essa salada é um prato completo. Cereais e leguminosas se combinam formando uma proteína (vegetal) completa. Legumes (principalemtne os verdes) e ervas trazem muitas vitaminas e antioxidantes ao prato. A tahina acrescenta uma dose de cálcio e gorduras boas que protegem o coração. E você percebeu que a salada é riquíssima em fibras? Fibras limpam o organismo, ajudam a baixar o colesterol e a regular o intestino, além de dar muita saciedade sem nenhuma caloria. Vale lembrar que só exite fibra nos vegetais.

Algumas pessoas devem estar imaginando que com tanto nutriente assim, essa salada só pode ser sem graça em matéria de sabor. De maneira alguma! Sirva esse prato pras pessoas que acham que comida saudável não pode ser gostosa e eles ficaram impressionados. Amigos, essa é a boa nova que venho repetindo há tempos. Você não precisa abrir mão do sabor pra se alimentar de maneira saudável. É possível fazer bem ao seu corpo e às suas papilas ao mesmo tempo.

Salada de trigo, grão de bico e legumes verdes com molho de tahine

Essa receita é um guia. Mantendo as proporções mas variando os ingredientes, você poderá preparar inúmeros pratos. Substitua o trigo por arroz integral, cevada ou quinoa, use feijão ou lentilha no lugar do grão de bico e acrescente os legumes que preferir. Mas não deixe de usar os ingredientes que a receita pede pelo menos uma vez, pois o resultado é absolutamente delicioso. Considero essa salada fácil e rápida de preparar porque tenho sempre algum grão na geladeira e alguma leguminosa no congelador. Se você tiver que cozinhar o trigo e o grão de bico, vai levar bem mais tempo pra preparar. Aproveite pra cozinhar uma grande quantidade de cada um e congele, ou guarde na geladeira, o resto. Assim da próxima vez que quiser comer essa salada ela ficará pronta em minutos.

1 ½ x de trigo em grãos cozido*

1x de grão de bico cozido**

2x de brócolis, em pedaços pequenos

2x de couve (folha) em tirinhas finas

1 cebola picada

2 dentes de alho picados/amassados

½ pimentão vermelho cortado em pedaços pequenos

1 tomate cortado em pedaços pequenos

2cs de cebolinha (só a parte verde) picada, ou outra erva fresca (salsinha, coentro…)

3cs de azeite

sal com ervas ou sal marinho

pimenta do reino à gosto

Molho

2cs de tahine

2cs de suco de limão

2, 3cs de água

Aqueça 2cs de azeite e refogue a cebola até ficar dourada. Junte o alho e o brócolis e deixe cozinhar (coberto) 5 minutos, mexendo de vez em quando. O brócolis deve ficar crocante e al dente. Acrescente o grão de bico cozido, o trigo cozido e a couve em tirinhas. Cozinhe (coberto) em fogo baixo até a couve amolecer um pouco, mexendo algumas vezes pra não grudar no fundo da panela. Tempere generosamente com sal com ervas (ou sal marinho) e pimenta do reino. Junte o tomate, o pimentão, 1cs de azeite e desligue o fogo. Mantenha a panela coberta enquanto prepara o molho. Em um recipiente pequeno, misture a tahine e o suco de limão. Bata vigorosamente com uma colher até ficar homogêneo e engrossar um pouco. Vá juntando a água, 1cs por vez, e misturando até atingir uma conscistência cremosa. Dependendo da tahine usada você precisará de mais água. Despeje o molho sobre a salada, misture bem, prove e corrija o tempero. Sirva quente ou em temperatura ambiente.  Serve 2-4 porções.

* Cozinhe o trigo em bastante água salgada, exatamente como você cozinharia arroz integral. Você também pode usar a panela de pressão se quiser quer fique pronto mais rápido.

** Grão de bico se cozinha como feijão, na panela de pressão.

9 comentários em “Sabor e saúde no mesmo prato

  1. Não tinha nada disso em casa mas fui no supermercado (Na verdade fui em dois) para comprar os ingredientes desta salada e do bolo de coco e cenoura. A salada está garantida, achei tudo! o/
    Pro bolo ainda faltou amendoa em pó mas esse fds vou em outro mercado e acho que encontro….

  2. A minha geladeira não é como a sua Sandra…. não tem nada disso aqui. O que é uma pena 🙁 Mas, achei a salada um tanto quanto “aparentemente” gostosa e refrescante….
    Vou providenciar tudo e faze-la-ei!

  3. Sim, eu repeti sua receita várias vezes já, porém fiz algumas substituições, o mel por açúcar(essa você não vai gostar, mas é porque eu acho o mel Karo meio enjoadinho no bolo) e o café por leite de soja. Na cobertura estou usando chocolates Harlald/Garoto ou leite condensado de soja, também encontrei uma receita de um caldinho de chocolate feito com leite de soja que fica bom 🙂
    Gostaria que você colocasse aquela receita do patê de tofu com tomate seco que você fazia lá em Natal. Tenho saudades dele, era maravihoso! Vai salvar algumas das minhas noites quando as aulas começarem.
    bjos!

    1. Infelizmente não tem tofu aqui onde moro e tenho que ir ao pais do lado se quiser comprar um bloquinho. Por isso não publico mais receitas com tofu no blog. Mas prometo publicar a receita do patê de tofu assim que puder. Quanto às substituições no bolo não se preocupe. Achei otimo você ter adaptado a receita de acordo com seus gostos, sem falar que mel karo não é mais saudavel do que açucar (talvez seja até pior!). Um cheiro

  4. Sandra, tudo bem? tô meio sumida, mas saiba que continuo torcendo muito por vcs, admirando, sou sua fã!!!
    estava procurando essa sua receita agora e olha que eu achei? http://www.volneimorastoni.com.br/alimentacaosaudavel/saladas/salada-de-graos/#comment-364
    uma outra receita, com a sua foto…e nem coloca crédito.. hj em dia não está fácil né? as fotos que vc tem no blog, são lindas, não é qq um que consegue mesmo…beijão

    1. Oi, Luciana.
      Obrigada pelo aviso. Já enviei um comentário pro autor do site pedindo pra foto ser retirada. Mas isso acontece tanto que se eu tivesse um tiquinho mais de dinheiro contrataria um advogado pra me ajudar nessa missão.
      Fico feliz em saber que você ainda passeia por aqui 🙂 Beijos

Deixe uma resposta