Delícia vegana de chocolate e banana

Bolo “fondant” chocolate-banana

Na era pré-vegana da minha vida, criei um bolo de chocolate intenso e úmido que batizei, humildemente, de Supremo. Anos depois, a primeira receita vegana doce que criei foi inspirada nesse bolo. A mudança principal foi ter substituído os ovos por bananas. Eu estava muito apreensiva com relação ao resultado, mas o bolo que tirei do forno superou minhas expectativas. Ao invés de ter criado a versão vegana do Supremo, eu tinha criado algo completamente diferente. Não que isso seja ruim, claro. A receita rendeu um “fondant” de chocolate e banana. Os franceses gostam de usar a palavra “fondant” pra descrever bolos densos e levemente cremosos, que derretem na boca.

Essa receita foi criada em 2007 e me fez pensar na evolução do meu paladar nos últimos três anos. Hoje em dia eu praticamente não uso mais margarina nem açúcar nas minhas sobremeses. Fiz uma pequena atualização e na versão 2010 mantive a margarina mas cortei o açúcar (a receita original tinha 2cs de açúcar, o que acho totalemente dispensável, quase uma afronta!) e acrescentei um bocadinho de rum. Confesso que, embora tenha um lugar especial no meu coração, esse bolo não é o meu preferido. Hoje posso fazer bolos mais elaborados e interessantes, mas decidi publicar a receita aqui por três razões. Primeiro porque com apenas quatro ingredientes (o rum é opcional), é difícil achar um bolo mais econômico e fácil de fazer. Novato(a) na cozinha vegana? Nada tema! Se você for capaz de ligar o forno e amassar banana, então consegue fazer esse bolo de olhos fechados. Segundo porque dei a receita pra uma amiga e ela me disse que sempre que faz esse bolo as pessoas devoram tudo e imploram pela receita. Vale salientar que estamos falando de onívoros, o que pra mim é um elogio dobrado. Terceiro porque esse é o bolo preferido de Anne e ela é muito exigente com bolos e sobremesas em geral. Então pensei que se você não for “doçofóbica” (no meu dicionário isso significa alguém que tem fobia de tudo que é doce) nem nutrir um certo desprezo por chocolate, como essa que vos escreve, então você tem fortes chances de gostar do meu “choco-banana”.

Bolo “fondant” chocolate-banana (vulgo “choco-banana”)

O ideal aqui é usar um chocolate que tenha 50% de cacau. Use a menor forma que você tiver, pois esse é um bolo pequeno. Já brinquei bastante com essa receita e sugiro algumas variações no final.

200g de chocolate meio amargo (vegano)

2cs (rasas) de margarina óleo de coco (não uso mais margarina na minha cozinha)

2 bananas maduras

2cs de farinha de trigo (sem fermento)

1cs de rum (opcional)

óleo de coco e cacau em pó pra untar a forma

Quebre o chocolate em pedacinhos e derreta em banho maria junto com a margarina. Não deixe a água ferver pois isso queimaria o chocolate. Amasse as bananas com um garfo até virar um creme, e não sobrar nenhum pedaço de banana inteiro. Peneire a farinha de trigo sobre as bananas e misture bem. Despeje o chocolate e a margarina derretidos sobre a massa (e o rum, se estiver usando) e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Coloque a massa em uma forma pequena, untada com margarina e polvilhada com cacau (caso não tenha cacau, polvilhe com farinha de trigo) e asse em forno médio. Dependendo do seu forno, o bolo estará pronto entre 20 e 30 minutos. Faça o teste com uma faca fininha: ao espetar o meio do bolo, ela tem que sair quase limpa. Não asse demais pois o bolo tem que ficar denso e suculento. Deixe esfriar um pouco e corte em quadrados. Deguste ainda morno.

Variações:

• Já fiz o bolo sem margarina nenhuma e deu certo. Ficou ligeiramente mais denso, mas eu não ligo e Anne acha até melhor.

• Você pode acrescentar um punhadinho de oleaginosas à massa. Na foto usei noz pecã, mas avelã também deve ficar bom.

• Uma vez usei só 150g de chocolate e não vi diferença nenhuma no resultado final.

• Se seu chocolate for muito doce (como são todos os chocolates no Brasil) e você quiser um sabor mais intenso e menos enjoativo, acrescente 1cs de cacau em pó (sem açúcar) à farinha e peneire os dois juntos antes de misturar com o resto dos ingredientes.

• Pode substituir a margarina por creme de coco. Deixe uma lata de leite de coco na geladeira por algumas horas.  No frio a gordura do coco sobe e agua desce. Abra a lata com cuidado, sem sacudir.  Então é só usar o creme de coco espesso que fica na parte superior da lata.

24 comentários em “Delícia vegana de chocolate e banana

    1. Raissa, a base desse bolo é a banana, se você tirar isso vai sobrar só o chocolate com a farinha. Mas estou trabalhando em uma nova receita de bolo “fondant” sem banana. Aguarde…

  1. Hummmm…
    parece ser uma DELÍCIA!
    A Lu me ensinou a fazer o supremo quando veio pra cá em julho..EU AMEI, FIZ UMAS 5 VEZES JÁ!
    Vou tentar esse da próxima vez!
    ;o)

    adoro seu blog Sandra!
    muitos beijos

    ps:recebeu meu último email?Acho que mandei na sexta…

    1. Que memória boa, Mona! Sim, tinha baileys e também café no supremo original. Quem não for vegano pode tacar baileys nos bolos de chocolate que fica divino. As vezes sinto falta desse licor dos deuses e já pensei até em fazer uma versão vegana…

  2. Esse ficou lindo!! Pretinho e cremoso! Uma delícia! Meu irmão hoje de manhã: “cadê aquele bolo que vc fez?” hehehe! Minha prima e meu pai já comeram 2 pedaços ontem! Como é pequeno, praticamente acabou! Só a minha mãe que preferiria uma camada de leite condensado em cima!
    O próximo vou fazer com amêndoas ou algo assim no meio, pq adoro e dá uma quebrada no chocolatão!

    1. Pois é, o brasileiro é meio (totalmente) dependente do leite condensado, com a minha familia de Natal é a mesma coisa. Mas que bom que o resto da familia gostou. As amêndoas cairiam muito bem, não esqueça de dar uma tostadinha nelas antes de juntar à massa (o sabor fica ainda melhor).

  3. Sandra. acabei de fazer e ficou mara!
    Ficou parecendo um brownie. Dobrei a receita porque aqui em casa estávamos em 4 e achei que não ia dar, mesmo assim só deu para cada um comer 2 pedaços. rs
    Uma delícia!
    Confesso que achei que não ia dar certo, a massa ficou meio puxa puxa parecendo brigadeiro.
    Acho que enquanto assava devo ter olhado pelo menos umas 15 vezes tentando me convencer de que ia virar algo consistente, mas no final deu tudo certo.
    Deve ficar legal como sobremesa acompanhado de um sorvete de creme.

    abraços
    Susana

  4. você faz com farinha integral sempre? e será que se tirar a margarina e colocar um pouco de óleo vegetal dá certo? tipo uma colher de sopa?

    grata, barbara

  5. Enquanto como a sua super papa, deixe-me contar uma história: ontem era aniversário de uma conhecida nossa (da minha irmã e minha) e decidimos fazer um cafe da manhã para comemorar. Cada um levaria alguma coisa e decidi fazer o bolo da sua sobrinha (chocolate + amendoim + banana).
    No sábado, saí para comprar os ingredientes que faltavam e, quando estava na primeira loja, minha mãe me ligou dizendo que havia encontrado uma mãe com uns filhotinhos e saímos (meu marido e eu) correndo para encontrá-los. Resultado: resgatamos os 6, demos banho, vermifugamos e em quinze dias estarão prontos para a adoção (fica a dica para o pessoal de Florianópolis 🙂 ).
    Isso me custou a tarde toda e ficou a pergunta: meu Deus, o que eu vou levar? Procurando um pouquinho mais na seção receita, achei esse fondant. Como tinha só quatro ingredientes, achei bem atraente!
    O fiz, com algumas modificações (1cs oléo de coco e 3cs de farinha de amêndoa) e coloquei na geladeira para a manhã seguinte.
    No café da manhã efetivamente, haviam pessoas de vários países (2x Colômbia, 1x Chile, 1x Eslováquia, 2x França, 2x EUA, 2x Brasil e, claro, 1x Inglaterra) e, quando já nem me lembrava mais do fondant, ouvi vários “Hmmm, meu Deus, isso é muito bom”, mas o melhor de todos foi:
    “Hmm, hmmm… Amanzing! Oh my God! I do not know how to say Holy Shit in portuguese!”.
    No final, 3 pessoas pediram a receita e o último pedaço teve de ser dividido, senão teria problemas. 🙂

    1. Muito obrigada por ter se dado o trabalho dividir a história aqui, Taís. Adorei!!!!! Agora vou sempre pensar no ‘holy shit’ quando fizer o fondant em casa 🙂

Deixe uma resposta