Cozinhando com crianças

Salame de chocolate

Eu tenho seis sobrinhos mas como moro do outro lado do mundo, sou muito menos presente na vida deles do que gostaria.  Agora que estou em Natal aproveito pra recuperar um pouco o tempo perdido durante minhas longas ausências. Meu sobrinho mais velho tem vinte anos e o caçula tem cinco. Além dessa enorme diferença de idade, cada um tem gostos e personalidades únicas, de modo que o que diverte um, entedia o outro. Enquanto meu sobrinho mais velho me convida pra fazer palestras sobre direitos humanos* e encontrar seus amigos comunistas, o caçula me pede pra brincar de fazer vudu. Reconheço que sou uma tia atípica (tive a idéia de fazer o vudu com meu sobrinho uma tarde em que estávamos entediados, procurando uma brincadeira nova, e nos divertimos muito alfinetando –à distância- todos os membros da família), mas também faço coisas “de tia” de vez em quando, como levar as crianças ao cinema ou ao parque. E como não podia deixar de ser, também gosto de cozinhar com eles. Ontem minha sobrinha de dez anos e eu decidimos preparar um quitute especial pro lanche. Eu queria fazer algo simples o suficiente pra ela poder repetir a receita sozinha depois. Sugeri um salame de chocolate, uma delícia perfeita pra fazer com crianças. Felizmente ninguém precisa da desculpa do sobrinho pequeno pra fazer essa receita: aqui em casa essa guloseima agradou crianças e adultos.

A receita pode ser adaptada de inúmeras maneiras. A idéia de acrescentar banana ao chocolate foi da minha sobrinha, que adora minha torta de chocolate com banana. Eu também adoro essa combinação então concordei na hora. Pra fazer uma base mais neutra, substitua a banana por creme de soja e use sua imaginação pra personalizar seu salame com seus ingredientes preferidos. No final da receita você encontrará algumas sugestões pra variar os sabores.

*Pra quem tiver aqui em Natal, dia 20, as 18h, farei uma palestra sobre “Direitos Humanos e Resistência Popular na Palestina”, no auditório B do CCHLA, na UFRN. Todos estão convidados.

Salame de chocolate

Eu usei uma barra de chocolate Lindth 70% de cacau. Como o gosto é fortíssimo e bem amargo, usei um pouco de leite de soja em pó e mel karo pra suavizar o sabor. Se você usar um chocolate com menos cacau sinta-se à vontade pra tirar esses dois ingredientes da receita.

100g de chocolate 70% (ou qualquer chocolate meio amargo)

1 banana

2cs de leite de soja em pó (uso Supra Soy, o único leite de soja que gosto), opcional

1cs de mel karo (ou açúcar), opcional

2cs de amêndoas (mais ou menos 20 unidades)

1 ½ x de biscoito tipo maizena, quebrado em pedacinhos

Derreta o chocolate, cortado em pedacinhos, em banho-maria. Enquanto isso amasse bem a banana até se transformar em creme (se tiver um mini-processador, o trabalho será mais fácil). Misture a banana com leite em pó, se estiver usando.  Junte a banana/leite em pó com o chocolate derretido e o mel karo (ou açúcar), se estiver usando, e mexa até ficar homogêneo. Reserve. Toste as amêndoas a seco (ou seja, não coloque nada na frigideira além das amêndoas) até ficar grelhadas e com um aroma intenso. Com um faca amolada, pique grosseiramente as amêndoas. Junte o biscoito e as amêndoas à mistura de chocolate e mexa bem. Despeje tudo no meio de um retângulo de papel alumínio, ou papel filme, e cubra com os lados dando a forma de um salame. Enrole as pontas e coloque na geladeira por duas horas (se estiver apressado pra degustar sua criação, coloque no congelador durante 40 minutos). Quando estiver firme, role o salame contra uma superfície dura (a mesa, por exemplo) pra dar uma forma cilíndrica. Se quiser, polvilhe o salame com mais biscoito, triturado no liquidificador até virar pó. Sirva gelado, em fatias. Guarde na geladeira.

Pra variar os sabores acrescente:

• frutas secas (passas, damascos em pedaços…)

• castanhas do Pará ou avelãs (no lugar das amêndoas)

• 1cs de licor (pra uma versão adulta)

• 1cs café

19 comentários em “Cozinhando com crianças

  1. Uma pena que ‘roubaram’ o meu pedaço…a foto da àgua na boca, viu?
    🙂

    Adorei te conhecer, Sandra.
    Espero que a gente se encontre mais vezes!

    Beijo grande.
    ps: Já estou com saudades de Natal e de todos

    1. Tambem adorei te conhecer. Realmente foi uma pena os gulosos daqui de casa terem comido o salame todinho 🙁 Ainda estamos tentando achar o culpado… Mas tenho certeza que terei outras oportunidades de cozinhar pra voce.
      Um beijo

  2. Caraca, vc ta aki? vamos marcar um encontro com os seguidore do seu blog!!!! so vi hj o anuncio da palestra entao perdi que pena. adoraria te conhecer, pois te admiro demais, mesmo de longe e ador suas receitas! bj e aproveite o calorzao desses dias!

  3. Na verdade quem indicou seu site foi o Allen ai de cima kkkkkkk e meu amigo chef de cozinha, o Angelo, publicou no blog dele de culinaria: pratoperfeito.blogspot.com. entao ja sao tres seguidores natalenses!! que pena que vc ja vai, no fds sempre fico sem baba entao e meio pesado, nao consigo fazer muita coisa, no maximo ir a praia ou ao parque, ou ao xopi, entao se nao te conhecer pessoalmente, fica a lembranca, e te desejo uma boa viagem de volta, bj

  4. Olá :o)
    … já fiz este também … :o) … Merci :o)
    … feito e comido, hoje, e em menos de duas horas (usei o truque do “congelador” :o)
    … segundo todos… muito bom… a fazer de novo, mas, no futuro, procurar “camuflar” o sabor, ainda “marcante”, da banana …

    Fica assim mesmo, com “travo” a banana, ou terei usado uma banana grande demais para a quantidade da receita ?
    (penso em alterar, na próxima, a banana com ameixa seca hidratada, na totalidade ou meio por meio … ou ainda utilizar essência de baunilha ou canela …..
    Bem, na verdade, sugeres, também, usar “natas de soja” em vez da banana, e assim, já está respondida a minha questão :o)

    …. fiz também, há dois dias, a receita do grão de bico com tomate e amêndoa aquecida … bem, foi mais uma variante da tua receita … isso porque juntei alguns legumes e não só o caldo :o) mas adorei o odor das amêndoas com o grão …. e no dia seguinte ficou, mesmo, Melhor …

    Abraço e … muito Obrigada :o)

    Isabel

    p.s…. que língua falam entre vós, Sandra e Anne ? … e que língua falam aí em Belém? (ignorância a minha… deve ser qualquer coisa árabe … mas que idioma exactamente :o) ???

    Abraço Portuga :o)

    1. Isabel, o gosto da banana fica presente no salame, mas como usei uma banana pequena ficou suave. Adoro a combinaçao chocolate-banana, entao gostei, mas substituindo a banana por creme de soja ou margarina, que tem sabores neutros, esse “problema” desaparece. A idéia de juntar ameixa seca, ou qualquer purê de frutas secas, é muito boa, mas como sao muito doces, acho que é mais prudente misturar com um pouco de creme de soja (meio a meio). E as frutas secas ainda vem com uma vantagem suplementar: acrescentam muitas fibras ao doce.
      Eu adoro o grao de bico catalao e nunca pensei em acrescentar outros ingredientes. Mas tambem sou como você: uso receitas como guias e adapto tudo ao meu gosto (ou ao conteudo da minha geladeira) 🙂
      Aqui em casa falamos Francês, que é minha segunda lingua. Na Palestina eles falam um dos inumeros dialetos do Arabe mas quase todo mundo fala (um pouco ou muito bem) Ingles.
      Abraços

  5. é ! … :o)
    ainda não sei se é “defeito ou qualidade” … estar constantemente a “inventar” …. mas na verdade, e desculpa Sandra, é mais “forte” do que eu … dou sempre uma “virada pessoal” às receitas dos “outros” …
    tive um professor de Arte que dizia que: mais vale um Bom copista do que um mau Inovador …. mas nunca segui a dica :o) ….
    …. mas prometo que vou, escrupulosamente, reproduzir a tua receita do Pain d´épices, minha próxima experiência deste site Maravilhoso :o) …. car, voyous nous!! …. Pain d´épices c´est mon gâteau préféré ….. depuis ma tendre enfance !!! ….
    haaaa !!! Quel Douce odeur ….. :o)
    Quels Beaux Souvenirs ….
    ……….. Merci …………………………………………….. :o)

    1. Je vois qu’on a plus que la passion pour la cuisine en commun:-)
      Concordo com seu professor, mas pelo visto você é uma boa inovadora. Quem se garante na cozinha pode brincar a vontade com as receitas e é isso que faço sempre. Mas em se tratando de bolos, so quem tem muita experiencia pode fazer mudanças na receita sem comprometer o resultado. Quando o assunto é sabor, sou totalmente a favor de improvisações, mas fazer bolos é quase um alquimia e ao mudar algum ingrediente a estrutura vai mudar também. Faça o pain d’épices uma vez seguindo a receita e depois faça alterações se achar necessario. Seu bolo preferido? Ai, quanta responsabilidade!

      1. …. há um quê de Verdade no acto de Bem copiar … penso que nunca me dei a oportunidade de Copiar o suficiente para Avançar sem medo nas Boas Inovações ….. !!?? :o)

        …. esta tarde, voltou a acontecer … :o)
        “copiei” uns Muffins, que encontrei na Net … e troquei as natas de soja e margarina derretida por colheres de maísena, bebida de soja e óleo vegetal … tudo muito curioso mas que confiei dar “certo” … e deu!! :o) …. estão Deliciosos … de cenoura … (a original era de banana :o)
        … não sei !!! deveria pensar em abrir negócio :o) …..
        (estou a brincar, pois estou, neste momento, a trabalhar no “meio” … “sou cozinheira” num restaurante vegetariano e deveria, sim, copiar Bem e mais :o) …
        não tenho formação, nunca pensei em ser cozinheira, comecei há 5 meses e é um serviço temporário que eu aceitei para ajudar uma amiga que tinha, de repente, ficado sem cozinheiro ….
        ….. mas não me vou estender mais que temos todos mais que fazer :o)
        … amanhã farei o teu “creme de chocolate” … e vou trocar de certo algo :o) (estou a brincar) depois informo dos resultados …
        (sim, sim.. temos muito em comum … para mim que conheço mais de vós do que vós de mim…
        … mas não sou a única, não é mesmo… quanta igual admiração, expressa por cada visitante, deixada nos seus comentários e que não vos conhecem .. é que a “energia” emanada do vosso site é mesmo da Boa :o) …..
        Merci Bien :o)

        …. p.s … Declaração de Honra …

        Declaro honrar cada indicação expressa na receita do Pain d´épice e realizar as tarefas com fidelidade … :o)

        outro p.s.
        aparece um “sorriso/smile pequenino” em cada rodapé de cada página do vosso site …. é de propósito?

        Abraços :o)

  6. Pensei que os smiles eram seus 🙂 Nao entendo por que eles aparecem automaticamente nos seus comentarios, nenhum outro leitor teve esse problema. Boa sorte com o pain d’épice. Espero sinceramente que você goste.
    Um abraço

    1. Olá … :o)

      os “smiles” dos meus comentários são meus, sim e .. não “tenho jeito” … faço-os sempre e é “automático” durante a minha escrita … mas fica mais dinâmico , risonho, bonito sei lá …. agora fazem “parte de mim” :o)
      … mas não estava a falar desses … estava a falar de um pequenino … muito pequeno que aparece no final de cada página do site …. ali em baixo …
      em baixo do ……….. Blog no WordPress.com ………. ou será que sou eu que vejo “smile” em tudo quanto é lado !!! :o)

      Abraço … Obrigada ….
      … não cozinhei nada hoje, para além do restaurante … mas Domingo, talvez ….
      Fiquem Bem …. :o)

  7. Olá ! Estou copiando sua receita para fazer com o grupo de Jovens (ABC para Jovens) aqui da Associação São Lucas, que é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças e jovens especiais, muitíssimo obrigada pela luz da tarde, tenho certeza que ficará maravilhoso!

    Obrigada!

Deixe uma resposta