Você precisa fazer essas panquecas

Panqueca de banana

Eu tenho uma missão hoje: escrever o mínimo possível pra deixar você aproveitar a receita sem muita conversa fiada.

Um dia, procurando receitas veganas na net, acabei achando um pérola: “banana pancakes”. Pancakes são um tipo de panqueca americana mas, diferente das nossas, elas são doces e mais espessas. Adaptei a receita original (que pode ser encontrada aqui) e ela acabou se tornando uma das minhas receitas doces preferidas. Tradicionalmente, pancakes são servidas com xarope de bordo (“maple syrup” em inglês, “sirop d’érable” em francês), uma especialidade canadense feita com a seiva da árvore de bordo (símbolo do Canadá, que até colocou uma folha dela na bandeira do país). Esse xarope tem cor de âmbar e um sabor único. Imagino que achar essa iguaria no Brasil deve ser praticamente impossível (e caríssimo!), então substituí-lo por um pouco de geléia, mel ou calda de frutas é uma boa idéia. No final do post você encontrará a receita de uma calda de laranja fácil e rápida que se casa perfeitamente com essas panquecas.

Gosto de degustar minhas panquecas no lanche, com uma xícara de café. Espero que a foto tenha te convencido que elas são absolutamente deliciosas, com xarope de bordo (como na foto) ou não. Vou deixar minha modéstia de lado novamente e dizer que todas as vezes que servi essas panquecas pra alguém, a pessoa ficou impressionada. Principalemente os não vegs.  É por isso que tenho que parar de escrever agora: você precisa correr pra cozinha e preparar panquecas de banana. Pode me agradecer depois.

Panquecas de banana

1 ½ x de farinha de trigo (branca ou integral)

1 cs de gérmen de trigo (opcional)

1 cc de fermento

½ cc de bicarbonato

1 cc de canela em pó

1 ½ x de leite vegetal (soja, amêndoa ou outro)

3 bananas bem maduras

um pouco de óleo pra fritar

Em um recipiente médio, misture os ingredientes secos. A parte, amasse bem as bananas com um garfo e misture com o leite vegetal. Despeje a mistura sobre os ingredientes secos e mexa delicadamente com um garfo, só o suficiente pra farinha se incorporar aos outros ingredientes. É importante não mexer demais a massa, senão as panquecas ficarão pesadas e meio borrachentas. Aqueça uma grande frigideira anti-aderente ou de ferro e cubra o fundo com uma fina película de óleo. Se sua frigideira for realmente anti-aderente você só vai precisar untá-la com óleo (ideal). Despeje 1 cs de massa por panqueca, deixando um pouco de espaço entre as panquecas. Não aconselho fazer panquecas maiores pois é mais difícil virá-las sem que elas se quebrem. Não espalhe a massa com a colher, ela vai se expandir sozinha. Cozinhe em fogo baixo até formar bolhas de ar na superfície e as bordas se tornarem douradas. Com o auxílio de uma espátula de metal, vire as panquecas e deixe cozinhar mais alguns minutos do outro lado. Atenção: o segundo lado vai cozinhar mais depressa. Se suas primeiras panquecas se partirem não se desespere. Com um pouco de prática, uma frigideira anti-aderente e uma boa espátula você fará panquecas perfeitas. Coloque um pouquinho mais de óleo na frigideira e repita a operação com o resto da massa. Rende 30 panquecas pequenas, de uns 4, 5 cm de diâmetro. Sirva com calda de frutas, geléia, mel, rodelas de banana fresca…  Se 30 panquequinhas parece demais pra você , faça só metade da receita. Aqui em casa ficamos satisfeitas com 5 panquecas cada uma, então faço só um terço da receita.

Variações: se quiser, junte um punhado de nozes ou pecãs picadas à massa antes de fritar. Pra fazer panquecas de banana e coco (delícia!) use 1x de leite de soja (ou amêndoa), 1/2x de leite de coco e acrescente 2cs de coco ralado à massa.

*Calda de laranja: ferva em fogo alto 1x de suco de laranja misturado com 1x de água, 4cs de açúcar mascavo, um pau de canela e a casca de uma laranja por uns 15 minutos, ou até o líquido reduzir pela metade e atingir uma concistencia de xarope fino. Deixe esfriar, retire o pau de canela e a casca da laranja e use sobre as panquecas. Guarde o que sobrar da calda na geladeira, em um recipiente tampado.

8 comentários em “Você precisa fazer essas panquecas

  1. Nossa! Delícia!!! realmente tem que vir te agradecer aqui depois! coloquei geléia de uuva e cortei pedaços de morango meio verdes, pra tirar o doce da geléia! ficou incrível

  2. Sandra, amei essa receita! Na primeira vez, fiz com o leite de aveia que tem no blog Chubby Vegan, e elas ficaram uma delícia… Hoje fiz com leite de castanha de caju e elas ficaram menos fofinhas, mas parecem mais o tipo de panqueca que eu fazia quando ainda era ovolacto 🙂 Obrigada.

Deixe uma resposta