Patê de feijão, amendoim e gengibre

Ontem Anne e eu estávamos degustando a minha última criação na nossa varanda, aqui na França, quando ela me perguntou: “Como é poder criar receitas deliciosas assim, tão facilmente?”

Nem sempre criar receitas é um processo fácil pra mim. Algumas das receitas que desenvolvi precisaram de muitas tentativas antes de ficarem realmente boas. Outras levaram anos antes de ficaram prontas. Mas é verdade que de vez em quando eu consigo desenvolver algo perfeito logo na primeira tentativa. E quando isso acontece sem planejamento, motivado pela necessidade (as camaradas do coletivo me pediram, de última hora, pra preparar algo pra elas comerem durante o trabalho na nossa horta compartilhada) e num dia em que eu tinha poucos ingredientes na cozinha, a satisfação que sinto é imensa. Satisfação, orgulho e uma certa segurança. Eu sei que, inverno ou verão, em qualquer lugar onde eu estiver, se tiver alguns ingredientes de base à minha disposição eu sou capaz de criar algo gostoso, me alimentar e alimentar as pessoas ao meu redor.

Resolvi chamar essa receita de patê (e não “pasta” ou “creme”) porque ela é mais consistente e tem um sabor bem marcante, exatamente como patês. Já postei uma receita bem parecida aqui (pasta de feijão macaça e amendoim), mas esse patê tem um perfil de sabor diferente, graças ao gengibre fresco e ao molho shoyu. E se você ainda não sabe, deixa eu dizer que gengibre fresco + coentro + amendoim + shoyu formam um bloco tão saboroso que chega a ser viciante. Essa receita de rolinho de verão com molho de amendoim , uma das minhas preferidas aqui no blog, é mais uma prova disso.

Mas se quiser experimentar esses sabores juntos numa receita extremamente simples e rápida, recomendo fazer esse patê. Ele usa ingredientes simples, fica pronto em segundos (se o feijão já estiver cozido) e é delicioso.

Patê de feijão, amendoim e gengibre

As medidas são só sugestões. Adapte as quantidades de acordo com o seu gosto (mais limão, menos gengibre etc.).

1 1/2 xícara de feijão fradinho cozido (ou macaça)

2 colheres de sopa (bem cheias) de pasta de amendoim (pura, sem açúcar)

1 punhado generoso de coentro (folhas e talo)

1/2 polegar de gengibre fresco (ou a gosto), ralado

1 – 2 colheres de sopa de suco de limão

1 – 2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)

Pimenta preta

Bata tudo no liquidificador, juntando um pouco de água (ou do líquido de cozimento do feijão) aos poucos, só o suficiente pro motor funcionar. Esse patê deve ficar bem espesso, então cuidado pra não acrescentar líquido demais. Bata até tudo ficar bem misturado, mas não precisa deixar tudo homogêneo. Um pouco de textura é bem-vindo. Prove e corrija o tempero. Esse patê deve ficar bem saboroso, com acidez, sal e picante (do gengibre) na medida, então não seja tímida. Deguste com legumes crus, com pão, na tapioca ou use como molho/acompanhamento de saladas cruas. Se conserva na geladeira por vários dias.

4 comentários em “Patê de feijão, amendoim e gengibre

  1. Você adivinhou que estou com um pote de sorvete cheio de feijão fradinho cozido na geladeira. Tinha pensado em fazer uns burguinhos que remetessem a acarajé (processando com dendê e farinha de mandioca, o que não chega no mindinho de um acarajé de verdade), mas estava com uma preguiça da moléstia de modelar os bolinhos depois e ainda tem que fritar na hora de comer. Esse patê resolve tudo! Você acha que fica bom como uma espécie de “purê”, acompanhando vegetais? Eu costumo enfiar qualquer coisa num pão francês (até feijão preto), mas não sei, não consegui imaginar se um pão dourado com o miolo quentinho combina com os sabores do shoyo, gengibre e coentro … Talvez num outro tipo de pão E os vegetais de recheio…

    1. A gente comeu primeiro com um pão tunisiano, feito com semolina fina e farinha, bem fofinho e sem casca. Também acharia estranho dentro de um pão francês, mas como não gosto de pão francês, achei que era implicância minha:D Esse patê fica perfeito, na minha opinião, com vegetais crus, mas também fica muito bom acompanhando vegetais cozidos, como você perguntou.

  2. PS: feliz em saber que você e Anne estão reunidas novamente, mas triste que essa vinda ao Brasil não permitiu o encontro entre as papacapiners aqui no Rio

Deixe uma resposta