Leite de castanha de caju

Leite de coco ainda é o meu queridinho pra muita coisa, mas atualmente uso mais o leite de coco pra cozinhar (preparar pratos salgados e doces) do que em bebidas (café, vitaminas). Descobri que leite de castanha de caju também é maravilhoso no café (tem quem diga que é ainda melhor, já que o sabor é muito mais suave, quase neutro, quando comparado ao leite de coco). Além de tudo é mais prático de fazer do que o leite de coco (não precisa coar!).

Sei que castanha de caju custa caro em muitos lugares do Brasil. Mas deixa eu argumentar que sou potiguar e atualmente estou morando no meu território, logo faz todo sentido tomar leite de castanha de caju. Caju e castanha fazem parte da minha cultura alimentar e um dia vou conseguir fazer com que leite de castanha seja o leite tradicional do meu estado.

Se você estiver em outro território, o mais lógico, ecológico e barato seria fazer um leite com algo do seu bioma. Mas, e esse é um “mas” de peso, se você se apaixonou por aquele leite de castanha de caju de caixinha que custa um rim, talvez fique bem mais barato fazer em casa, mesmo a castanha custando mais caro pra você aí do que ela custa pra mim aqui no RN. (Uma curiosidade: Olhando a informação nutricional do leite de castanha de caixinha famoso, vi que a versão industrializada usa uma quantidade menor de castanha do que eu uso no meu leite caseiro. Então se eu usasse a quantidade de castanha que a caixinha usa, meu leite, que já é muito em conta aqui, seria ainda mais barato.)

E com esse leite de castanha, que segue o tema das ultimas duas receitas (daqui a pouco vão sugerir que o nome desse blog mude pra “Papacaju”), fecho essa bodega até o ano que vem, porque também sou filha da deusa e mereço descanço. Volto no meio de janeiro e, até lá, desejo um ótimo final de ano pra vocês. Saúde, prosperidade, amor e muito leite de castanha de caju pra todo mundo que me acompanha aqui.

Leite de castanha de caju

Esse leite é delicioso, bem suave e muito prático, já que nem precisa coar. As medidas fazem 1 litro de leite cremoso e encorpado, perfeito pra tomar com café e com cacau (pra fazer um leite achocolatado). Ele se conserva alguns dias na geladeira, mas se achar que não vai beber tudo a tempo, faça metada da receita. Mas leia até o final pra ter dicas de como fazer pequenas porções de leite rapidinho.

120g de castanha de caju (natural, sem sal)

1 litro de água

Comece hidratando a castanha. Você tem duas opções: deixar de molho na água fria de um dia pro outro, ou então colocar a castanha na água, levar ao fogo, esperar ferver, desligar o fogo e deixar hidratando meia hora dentro dessa água. Hidratar as castanhas é essencial pra que elas fiquem macias e se desintegram quando liquidificadas. (Na foto abaixo as castanhas dentro da tigela estão hidratadas, as em cima da mesa, não.)

Nos dois casos, escorra a castanha hidratada (demolhada ou fervida), coloque no liquidificador e junte 1 litro de água fria. Bata por alguns minutos, até as castanhas se desintegrarem completamente. Esfregue um pouco do leite entre os dedos pra sentir a textura. Se ainda estiver granulado, bata mais um pouco.

Seu leite de castanha de caju está pronto. Não precisa coar, pois castanha tem menos fibras, comparando com amêndoas ou castanhas do Pará, e esse leite praticamente não tem resíduo. Guarde na geladeira, em um recipiente com tampa. Se conserva na geladeira por alguns dias.

Dica: Aqui na casa da minha mãe a gente hidrata a castanha, separa porções pra fazer 1/2 litro de leite e congela. Assim, sempre que precisamos de leite, é só tirar um saquinho de castanha hidratada/congelada (não precisa descongelar), esquentar 1/2 litro de água e bater no liquidificador. Foi uma dica que peguei com a minha irmã Lu, que também é cozinheira e faz leite de castanha pra usar no café onde ela trabalha (Libre Café), aqui em Natal.

Medidas:

120g de castanha seca se transforma em 160g de castanha hidratada e faz 1 L de leite.

Se quiser congelar porçoes de castanha pra fazer 1/2 litro de leite, congele porções de 80g de castanha hidratada. Depois é só bater com 1/2 litro de água e você terá 1/2 litro de leite de castanha.

Aqui em casa hidrato uma quantidade grande de castanha e depois peso várias porções de 80g (peso depois de hidratar!) pra ter leite por duas semanas. Na foto abaixo dá pra ver tanto as porções de castanha hidratada quanto o saco grande de castanha seca. Compramos muitos quilos de castanha por vez, pois fica mais barato assim. (Esse bloco branco é goma fresca. Também compramos em quantidade e congelamos porções de 1kg, pra goma, e as tapiocas, ficarem sempre fresquinhas).

3 comentários em “Leite de castanha de caju

Deixe uma resposta