Nut…ela descolonizada

Aqui onde eu moro consigo encontrar tudo que preciso e gosto de comer: vegetais frescos, todas as leguminosas imagináveis, arroz, macarrão integral, tofu feito aqui perto, leites vegetais prontos… Tem até vários produtos ultraprocessados em versões vegetais , mas esses eu nunca trago pra casa. Além de fazer isso por razões de saúde (entenda aqui) e de paladar (não gosto), nos raros dias em que me bate a vontade de comer um doce, eu sou obrigada a inventar algo com o que tem na cozinha. E isso sempre estimulou muito a minha criatividade. Fico pensando no número de receitas que eu não teria criado se tivesse sempre um pacotinho de biscoitos ou um pote de pasta de chocolate açucarada ao alcance da mão.

Semana passada bateu uma imensa vontade de comer pão com algo doce por cima. Carboidrato com carboidrato, porque sim. E acabei inventando um lanche muito gostoso, que eu já repeti várias vezes desde então. Anne também adorou então pensei que, apesar de ser de uma simplicidade extrema e que talvez vocês já façam isso aí na cozinha de vocês há tempos, valia a pena compartilhar aqui.

A “receita” é uma pasta de amendoim e cacau que, pra mim, é muito melhor que vocês sabem o que. Mas confesso que nunca gostei daquele negócio. Acho enjoativo e doce pra muito além do meu limite. E também prefiro amendoim do que avelã (embora goste dela também). Como o amendoim e o cacau são nossos (entenda: são nativos da região conhecida como América do Sul), acho que essa deveria ser nossa pasta de chocolate oficial. Uma nutela descolonizada, porque além de tudo não tem leite (nem animal, nem vegetal, porque não precisa).

Gosto de fazer essa pasta 100% amarga, pra comer de colher no final da tarde, ou tarde da noite. Mas no dia que deu vontade de comer algo doce com pão, eu lembrei da geleia de amora que uma camarada do coletivo me deu de presente (amoras colhidas e transformadas em geléia por ela e o pai) e espalhei as duas, uma camada da pasta e outra da geleia, no pão. A geleia feita pela minha amiga não tem o arroubo de açúcar das geleias industrializadas, então a combinação ficou doce no ponto pra mim e a mistura de sabores é sublime! Se tiver uma geleia saborosa aí na sua cozinha, de uma fruta que você acha que combina com chocolate, não deixe de experimentar. (Nesse caso, posso sugerir não adoçar sua pasta pra não ficar enjoativo?)

Espero que vocês testem essa pasta maravilhosa , que decidi chamar de “amendolau” (porque é mais prático…e engraçado), em casa. Simples, rápida de fazer, barata, descolonizada e deliciosa. O que mais pedir?

Amendolau (pasta de amendoim e cacau)

Eu faço essa pasta somente com a manteiga de amendoim pura, cacau 100% e sal, porque gosto do meu chocolate totalmente amargo. Como assim mesmo ou, nos dias que tenho vontade de algo doce, misturo com geleia na hora de comer. Mas como sei que praticamente todo mundo prefere sabores doces, vou passar a receita adoçada com melado. Você pode usar outro xarope pra adoçar, como bordo, agave ou arroz. Ou simplesmente usar manteiga de amendoim adoçada (mais um pouco de melado, se quiser bem doce). Se eu estivesse no meu Nordeste, testaria uma versão com melado de caju.

Manteiga de amendoim (pura ou adoçada – leia as explicações acima)

Melado de cana (se estiver usando manteiga de amendoim pura)

Cacau em pó (100%, sem açúcar )

Sal

Misture (com uma colher, se estiver fazendo uma quantidade pequena, ou no liquidificador, se fizer uma quantidade maior) a manteiga de amendoim com cacau, melado de cana e uma pitada de sal. As quantidades vão depender do seu gosto: se quiser mais forte em chocolate, capriche no cacau. Se quiser mais doce, coloque mais melado… Se estiver usando manteiga de amendoim adoçada, vá com calma no melado (talvez nem precise). Vá juntando água aos pouquinhos até ficar com uma textura cremosa, mas ainda densa (veja foto abaixo). Deguste imediatamente.

Pode ser conservada na geladeira por alguns dias. A pasta vai ficar mais firme e mais densa, mas o sabor é o mesmo.

Deixe uma resposta