Tofu mexido com tahina

O verão (no hemisfério norte) acabou há uma semana. Aos poucos, meu quintal está a se cobrindo de folhas secas, tirei o edredom do armário uns dias atrás e de manhã o ar carrega o cheirinho típico dessa estação. Outono é a minha época preferida do ano, introspectiva e caseira que sou. Mas os tomates do verão vão deixar saudade.

Comecei a colher os últimos tomates da nossa horta de quintal e ando cheia de nostalgia. Os cafés da manhã e brunchs embaixo da magnólia branca, quando degustamos os tomates (14 variedades!) recém-colhidos, que plantamos e aguamos com carinho durante meses, fazem parte dos melhores momentos do meu ano.

Nossos tomates são tão saborosos que passei a come-los puros, sempre crus e sem nenhum tipo de tempero: nem azeite, nem mesmo sal! Vou ostentar um pouco agora. Um dia, durante o verão comprei tomates-cereja de uma loja de orgânicos (cultivados aqui na França, em plena estação e, obviamente, orgânicos). Eu estava na rua e precisava de um lanche pra comer no parque. Que arrependimento! Os tomates eram insípidos comparados aos que colho na nossa horta de quintal (e de lote nos jardins operários)! E pensar que uns anos atrás eu achava que tomates orgânicos de supermercado eram a “crème de la crème” em matéria de sabor.

Umas semanas atrás, quando nossa horta ainda estava nos dando uma pequena bacia de tomates por dia, nosso vizinho nos deus alguns tomates grandes da horta dele. Decidi desrespeitar minha regra de “comer-tomates-do-quintal-sempre-crus-pra-apreciar-plenamente-seu-sabor” e cozinhei os seus tomates dentro da minha versão preferida de tofu mexido. Eu compartilhei minha receita de tofu mexido com tomate e manjericão anos atrás e o prato de hoje é uma variação dela. Apesar de ser muito simples, acontece algum tipo de mágica quando você coloca tahina (pasta de gergelim) no tofu. Fica tão absurdamente gostoso que só provando pra entender.

E se tahina é a sua praia, tem várias receitas aqui no blog com ela. É um dos meus ingredientes preferidos então eu uso em tudo, de gratinados (batata gratinada com tomate) à sobremesas (pudim de chocolate e tahina), passando por biscoitos (biscoito de aveia, tahina e passas) e lanches (pão com banana, tahina e canela). Sem falar que é provavelmente o meu molho preferido pra saladas cruas (como o molho dessa salada de repolho roxo, beterraba e maçã), mil vezes melhor que maionese! E nem vou falar nas pastas pra passar no pão com tahina…(mas se quiser ver algumas das minhas receitas, é só procurar na lista de receitas de patês, cremes e pastas 😉

Tofu mexido com tahina

Tahina, ou tahine, é a pasta de gergelim tão adorada na culinária árabe. A melhor tahina é branca, ou seja, feita com gergelim descascado (tahina “integral” é muito mais amarga e granulosa). Eu gosto dessa receita com coentro, mas salsinha também casa muito bem com gergelim. Além de comer com pão, esse tofu é um ótimo recheio pra torta, pizza ou, ousemos, pastel. A quantidade dos ingredientes vai de acordo com o seu gosto, mas, como sempre, escrevo minhas receitas em ordem decrescente (o ingrediente utilizado em maior quantidade aparece primeiro).

Tofu

Tomates maduros, picados

Cebola, picada

Tahina (pasta de gergelim – leia os conselhos acima)

Coentro fresco (ou salsinha)

Alho, picado ou pilado

Azeite, ou outro óleo

Sal e pimenta preta

Aqueça um pouco de azeite em um frigideira grande, de preferência com o fundo grosso. Doure a cebola por alguns minutos, em fogo médio. Junte o alho e deixe cozinhar mais alguns segundos. Esmigalhe o tofu (com as mãos) sobre a frigideira e aumente o fogo. Cozinhe, mexendo frequentemente, até o tofu secar um pouco (o ideal é que tenha um pouco de espaço entre os montinhos de tofu pra que o ar circule e ele possa cozinhar direito). Isso leva alguns poucos minutos. Junte o tomate, salgue, baixe o fogo e deixe cozinhar, coberto, até o tomate se desintegrar. Eu gosto de usar quantidades iguais de tofu e tomate, mas se só tiver um tomate na cozinha, vai dar certo também.

Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de tahina, ou várias (a quantidade vai depender do seu gosto – se você gosta do sabor ligeiramente amargo do gergelim ou não), pimenta preta e misture bem. Prove e corrija o sal, se necessário. Se você tiver usado pouco tomate, talvez a mistura fique seca e compacta. Nesse caso junte um pouquinho de água e misture novamente. O tofu tem que ficar bem molhadinho (veja foto acima), mas não nadando em líquido.

Junte o coentro (ou salsinha) picado e sirva imediatamente.

5 comentários em “Tofu mexido com tahina

  1. Sandra, sempre tão bonito te ler !
    Há um ano atrás virei mamãe e a minha vida virou uma loucura… Só manter o cotidiano (trabalho, casa, compras, comida, roupa, bebê, creche, casal, vida social) já tem sido bastante desafiador. E nessa loucura toda deixei pra trás a minha alimentação predominantemente vegetal (estou amamentado – você teria dicas pra uma alimentação vegetal e hipercalórica – que fome ! – nesse contexto ?). Quase não cuidei do meu jardim e nem tenho cozinhado muita comida “de verdade”…
    Seguir teu blog me deu uma boa dose de energia e vou tentar consacrar mais tempo à essas atividades.
    Uma pergunta fica : as berinjelas da Palestina brotaram ?
    Obrigada pela inspiração.

    1. As berinjelas da Palestina cresceram, botaram flores, mas os frutos ainda não vingaram:'( Sobre alimentação vegetal pra quem está amamentando, não tenho conhecimento específico sobre o assunto, mas sobre a parte “hipercalórica”, eu diria pra você caprichar nas oleaginosas, principalmente nas versões em pasta (pasta de amendoim, de castanha de caju…), pois são ainda mais práticas. Saciedade vem da combinação fibra+proteína+gordura e isso é facilmente encontrado nos vegetais. Há tempos escrevi um post sobre como se sentir saciada com uma alimentação 100% vegetal e acredito que seja interessante pra você nesse momento: http://www.papacapim.org/2014/03/03/como-se-sentir-saciado-com-uma-alimentacao-100-vegetal/

  2. Sandra, há quanto tempo, vez ou outra vinha aqui e acabei sumindo… fico feliz em ver as receitas e que tbm não desapareceu… vou me atualizar das postagens…

  3. Adoro ver sua relação com os alimentos, os vegetais. Desde que mudei minha alimentação, meu olhar etc., vejo os alimentos exatamente assim, valorizo-os como o que são: maravilhosos.

Deixe uma resposta