Tostada de chuchu

Ainda não é oficialmente inverno no hemisfério norte (o solstício de inverno é no dia 22 de dezembro esse ano), mas as noites já estão mais longas que os dias, o frio já se instalou e a luz natural já está fazendo falta. E isso tem um efeito interessante no meu apetite. Por um lado desejo comidas quentes e pesadas (sopa, muita sopa! creme!!!), pra aquecer o estômago e me proteger do inverno. Mas ao mesmo tempo sinto falta das frutas e verduras que crescem no calor, principalmente as da minha região no Brasil. É um fenômeno curioso, esse. Ao mesmo tempo que meu corpo demanda sopa e cogumelos, minha cabeça não para de pensar em abacaxi, quiabo e mamão.

Nessas horas abro meu o arquivo de fotos das férias em Natal e fico horas admirando os pratos coloridos que preparei por lá, já que comer com os olhos é tudo que me resta. E hoje, enquanto fazia isso, me deparei com a foto de um lanche simples, mas delicioso e bem original, que fiz e dividi com a minha mama. Tostada de chuchu. Se você é como o meu amigo Marcelo, que acredita que chuchu “é o quarto estado da água”, peço que segure a vontade de fechar essa página e dê uma chance pro chuchu.

Certo, não é o legume mais saboroso, mas sabendo preparar, ele fica uma delícia. Como diz um outro amigo, Ruan, não existe legume ruim, você que está preparando errado. Confesso que cresci comendo chuchu refogado, uma iguaria que adoro, e nunca entendi a birra das pessoas com o coitado.

Mas essa receita abre a oportunidade de abordar outro tema importante: o que colocar no pão quando se é vegana. É uma das perguntas que mais me fazem e, ouvi dizer, uma das maiores dificuldades na hora de transicionar pro veganismo.

Fico triste quando vejo que as pessoas podem chegar à conclusão que podem (e devem) viver sem consumir produtos do sofrimento animal, mas não conseguem sair do paradigma “pão se come com manteiga ou queijo, então preciso encontrar substitutos vegetais similares pra esses dois produtos”. Seria muito mais libertador (e divertido, e fácil de seguir no veganismo) se a gente quebrasse a barreira da manteiga/queijo e aceitasse que quase tudo pode ser comido com pão.

Na Inglaterra a galera come pão com feijão. O mundo árabe come pão com azeite e tomilho. Ou tahina e melado. Nos EUA comem pão com pasta de amendoim e banana. Tem países onde se come pão com tomate cru ralado (temperado com sal e azeite). Outros onde o pão é comido com abacate (temperado com sal e limão). O céu é o limite!

Se as combinações acima (e suas variações) já fazem parte do seu repertório, deixa eu dar uma sugestão pra expandir ainda mais as possibilidades. Sabe aquele refogadinho de legumes bem suculento? Fica ótimo numa fatia de pão.

E já que é pra expandir as fronteiras gastronômicas, use chuchu no seu refogado.

Tostada de chuchu


O refogado de chuchu fica uma delícia no pão, mas também é um ótimo acompanhamento pro almoço ou jantar.

1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho (ou a gosto), amassados
1 chuchu médio, descascado, desmiolado e cortado em cubos pequenos
2 tomates maduros, picados
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
Folhas frescas de manjericão (ou uma pitada de manjericão desidratado)
Fatias de pão (gosto de pão de fermentação natural-levain, mas use o que preferir)

Em uma panela média, aqueça aproximadamente uma colher de sopa de azeite e doure a cebola. Junte o alho e o chuchu e refogue por alguns minutos. Junte o tomate, uma pitada generosa de sal, mais ou menos 1/3 xícara de água e cubra a panela. Baixe o fogo e deixe cozinhar até o chuchu ficar bem macio.

Se por acaso o líquido secar antes do chuchu ficar macio, junte um pouquinho mais de água. Se o chuchu estiver macio, mas ainda tiver muito líquido na panela, deixe cozinhar destampado no fogo alto por alguns instantes. O resultado desejado é um refogado com um pouco de molho e se uso tomates bem maduros quase não preciso acrescentar água.

Prove, corrija o sal, se necessário, e tempere com pimenta do reino. Fora do fogo junte as folhas de manjericão e mais um fio de azeite.

Coloque o refogado de chuchu sobre fatias de pão (é bom tostar um pouco antes) e sirva. Rende aproximadamente 4 tostadas grandes (mas vai depender do tamanho das fatias do seu pão, claro).

2 comentários em “Tostada de chuchu

  1. Deve ficar ótimo. Como pão com guacamole todo santo dia. Se passar uma semana sem comer me dá tremedeira, risos. Também fazemos molho de tomate com cebola e bastante pimenta e comemos com pão à tarde.

Deixe uma resposta