Como fazer manteiga de coco

Você já provou manteiga de coco? Óleo de coco já é bem conhecido e parece estar por todos os lados hoje em dia, mesmo fora dos trópicos. Mas ano passado, quando estava no Brasil, vi  algo chamado “manteiga de coco” em uma loja de produtos orgânicos e fiquei intrigada. Como o preço chegava a ser ridículo de tão caro, coloquei o potinho de volta na prateleira e continuei o meu caminho.

Enquanto pesquisava pra entender a diferença entre óleo e manteiga de coco, descobri que era possível fazer manteiga de coco em casa, usando apenas um ingrediente: coco seco ralado. Se você não sabe a diferença entre a manteiga e o óleo de coco é preciso primeiro entender como os dois são feitos. Óleo de coco (virgem) é produzido quando prensamos a polpa seca do coco pra extrair toda a gordura (óleo), e somente a gordura, que tem ali. Já manteiga de coco é a mesma polpa seca triturada até se transformar em uma pasta cremosa. A manteiga de coco é um alimento integral, logo contém tudo que tem na polpa do coco: o óleo, fibras, proteína e  vitaminas. É o mesmo princípio da manteiga de amendoim ou de amêndoas.

Óleo de coco virgem (prensado a frio) é a versão do óleo que preserva seus nutrientes, mas é um produto caro e produzi-lo em casa é difícil.  Então fazer manteiga de coco, além se ser extremamente fácil, oferece a possibilidade de ter um produto que contém o óleo virgem, feito na sua cozinha e gastando muito menos do que você gastaria comprando óleo de coco virgem ou manteiga de coco no mercado. E eu acho o sabor ainda mais gostoso! Manteiga de coco tem uma suavidade incrível, como se fosse uma versão incrivelmente mais concentrada de leite de coco, com uma doçura natural irresistível. Eu tenho que me controlar pra não comer tudo de colher toda vez que abro o armário da cozinha.  Eu acho até que lembra bem de longe um bom chocolate branco.

Você pode usar manteiga de coco de várias maneiras, em praticamente todas as preparações em que você usaria óleo de coco (refogar alimentos, bolos, biscoitos), mas também simplesmente espalhada sobre uma fatia de pão. Na minha opinião ela é perfeita em preparações doces, justamente por ter um sabor ligeiramente adocicado.  Minha maneira preferida de consumir manteiga de coco é na papa de aveia (surpresa!). Como só comecei a fazer manteiga de coco recentemente, ainda não pude testar todas as possibilidades, mas imagino que deve ficar divino em uma tapioca.

Manteiga de coco

Use coco seco, daqueles comprados em pacotes em supermercados ou lojas de produtos naturais, sem açúcar e não do tipo “desengordurado” (sem gordura ele não vai se transformar em manteiga). Leia a embalagem pra ter certeza. Não estou falando do tipo de coco que aparece na primeira foto desse post! O coco da foto é maduro, mas fresco e o que você quer aqui é coco seco. Se puder usar coco orgânico, melhor ainda. Usei coco em fitas porque é o que acho com mais facilidade na loja orgânica que frequento, mas coco ralado funciona do mesmo jeito.

250g de coco ralado desidratado (leia explicações acima)

Bata o coco desidratado no processador (ideal) ou liquidificador potente, sem acrescentar nada (nem água!), até ficar líquido. Você vai precisar triturar durante alguns minutos e parar o motor e empurrar o coco na direção das lâminas algumas vezes durante o processo. Pode confiar que em algum momento o óleo natural do coco será liberado e a mistura vai ficar cremosa. Como uso um liquidificador potente (VItamix) isso leva apenas alguns segundos, mas dependendo do seu processador pode precisar esperar até 15 minutos antes de atingir o resultado esperado. A potência do seu processador também vai determinar o quão cremosa ficará sua manteiga, mas percebi que a versão caseira sempre fica mais “fibrosa”, com pedacinhos do coco inteiro, do que a industrializada, que é mais lisa.

Transfira pra um pote de vidro limpo e guarde bem fechado, em temperatura ambiente. Rende aproximadamente 1x. Se conserva por algumas semanas. Na geladeira a manteiga se conserva até dois meses, mas a textura fica bem firme por causa da temperatura baixa.

10 comentários em “Como fazer manteiga de coco

  1. Oi Sandra!
    Eu compro sempre coco (como o da primeira foto) pra fazer leite ou pra cortar em lascas que eu deixo secar no forno para snacks. Se eu secar no forno um pouco menos será que consigo fazer essa manteiga? Obrigada por compartilhar!

    1. Não posso garantir 🙁 Pra fazer a manteiga o coco tem que estar completamente desidratado, o que não sei se você vai conseguir fazer no forno sem que ele toste (pra garantir os benefícios, o coco tem que estar cru). Se resolver tentar mesmo assim, me diga. Mas por que não continuar usando seu coco fresco pra fazer leite e comprar coco desidratado exclusivamente pra fazer essa receita?

  2. Ia fazer exatamente a mesma pergunta… é que uso o resíduo do leite de coco como “coco ralado”, depois de secar no forno… mas quero saber se alguém tentar!

    1. Nesse caso não vai funcionar, pois o resíduo já perdeu boa parte da sua gordura e proteína (que foram parar no leite) e é praticamente só fibra. Tudo que você vai conseguir com ele é farinha de coco, não manteiga. Por isso indiquei na receita que usar coco ralado “desengordurado” não funciona numa receita que precisa de gordura pra dar certo.

  3. Vi no mercado esses dias, 200g por 28 reais. Acho que vc devia produzir em larga escala e ficar rica. No rótulo da embalagem a gente colocava uma foto 3×4 sua fazendo uma cara bem séria e solene, estilo a do rapaz bigodón.
    Seria um sucesso.

  4. Oi Sandra! Desde que vi essa receita fiquei afim de fazê-la. Comprei 1kg de coco ralado, sem açúcar, com gordura (dá pra perceber pelo toque) a bom preço em grande loja de vendas a granel. Coloquei no processador, mas depois de 15 min batendo absolutamente NADA aconteceu com o coco. 🙁 alguma ideia? Sabe de alguém que conseguiu fazer a manteiga a partir do coco ralado fino? Talvez só dê certo com as lascas mesmo ou no Vitamix (que eu não tenho…)

    1. Eu realmente achei mais difícil fazer quando uso o coco ralado fino, Lorena. Mas dá certo no final, depois de um tempo maior. Se depois de 15 minutos não aconteceu absolutamente nada com o seu coco eu imagino que seu processador/liquidificador não seja forte o suficiente. Várias pessoas fizeram no processador e deu certo. Sinto muito 🙁

Deixe uma resposta