Estou escrevendo essas linhas diretamente de um pub na Bretanha, que muitos consideram como a região mais bonita da França. Vou ficar uns dias por aqui, respirando o ar marinho e comendo galettes de trigo sarraceno e algas marinhas, duas especialidades desse lugar. Como não tenho muito tempo pra escrever esse post, vamos direto ao ponto.

Uns dias atrás criei um pastinha pra passar no pão tão maravilhosamente simples e gostosa que já repeti a receita três vezes desde então. A qualidade de cada ingrediente é essencial pra obter um resultado espetacular e como esses ingredientes não são baratos, é bom reservar esse antipasto pra ocasiões especiais (jantares românticos, aniversário do melhor amigo, primeiro encontro com os sogros…).

 al-az-tom2al-az-tom

Antipasto tricolor

Já fiz essa receita com e sem manjericão e embora a erva acrescente mais uma camada de sabor aos legumes, ela não é indispensável. Se não achar corações de alcachofas, use fundos.

2cs de coração de alcachofa (em conserva) picado

2cs de tomate seco picado

4cs de azeitonas pretas (gregas) picadas

1 pitada de alho fresco ralado

2cs de azeite

1cs de manjericão fresco picado (opcional)

Pimenta do reino e sal

Usando uma faca grande e afiada, ou uma mezzaluna, pique os legumes bem miudinho, até começar a virar pasta. Junte a pitada de alho ralado (aumente a quantidade se você adora alho cru), o manjericão, o azeite e tempere com pimenta do reino (melhor se for moída na hora). Prove e junte uma pitada de sal, se achar necessário (geralmente as azeitonas já são salgadas o suficiente).  Sirva com um bom pão tostado ou crackers. Essa pasta se conserva uma semana na geladeira em um recipiente de vidro bem tampado.