purê de batata x 4

Como prometido, aqui vai a minha receita de purê de batata sem nenhum produto de origem animal. E como batata não é exatamente um legume interessante pra mim e raramente faço purê só com ela, indico algumas variações usando outros vegetais.

Vi veganos prepararem purê substituindo a manteiga por margarina e o leite de vaca por leite de soja, imitando a maneira clássica. Se você gosta de purê assim, você não precisa dessa receita. Mas eu experimentei esse purê uma vez e não aprovei. Mesmo quando eu comia margarina eu achava o sabor artificial (hoje esse ingrediente não entra mais na minha cozinha) e o leite de soja, com seu sabor característico, deixa um gostinho que eu acho desagradável aqui. Batatas são bem neutras em matéria de sabor, por isso os ingredientes que você colocar no seu purê serão facilmente detectados no produto final.

Eu adoro batatas cozidas ou assadas regadas com azeite e bastante sal marinho (de preferência em flocos) e pensei “Por que não transformar isso em purê?”. Depois de ter essa ideia brilhante descobri, graças à Internet, que purê com azeite é comum no sul da Itália, onde se usa pouca manteiga (no norte a história é diferente). Como expliquei acima, batatas tem um sabor muito suave, então o azeite brilha com todas as forças nessa receita. Use o melhor azeite que você tiver (no meu caso, o azeite extra virgem de Tawfic, que tem um sabor vivo, verde e ao mesmo tempo amanteigado) e esse purê encantará suas papilas. Claro que se você jogar no time dos que não gostam de azeite, essa receita não é pra você.

purê 1

A água do cozimento das batatas é rica em amido (que escapou do legume) e se você juntar essa água quente com azeite e incorporar os dois à batata amassada (também quente), você vai criar uma emulsão e seu purê ficará cremoso e aveludado. Se você está com dificuldade em acreditar que água e azeite podem fazer um purê saboroso, aqui vai minha explicação. Purês tradicionais acabam escondendo o sabor delicado da batata embaixo de camadas de laticínios (ou óleos vegetais de baixa qualidade, no caso da margarina). Retire essas ‘interferências’ do seu purê e acrescente um ingrediente que realça a batata, como o azeite, e você obtém um sabor mais intenso, mais ‘limpo’ e deliciosamente interessante. Azeite casa maravilhosamente bem com batatas. Se você não acredita em mim, pergunte ao povo mediterrâneo.

Acho que esse purê merece aparecer na mesa não só dos veganos…

purê batata veg

Purê de batata com azeite (vegano, receita básica)

Essa é a receita básica que pode ser servida pura ou com o acréscimo de outros ingredientes. Sugeri versões com espinafre, brócolis e cenoura (ou jerimum), mas você pode deixar a criatividade fluir e usar outros vegetais (couve, couve-flor, alho poró…). Lembre-se: quanto melhor o azeite, melhor será o purê. Geralmente incremento essa receita com alho frito (no azeite), raspas de limão, ervas frescas (como salsinha ou tomilho)… Mas não tudo ao mesmo tempo!

500g de batatas

3-4cs de azeite extra virgem

Sal e pimenta do reino a gosto (melhor se for moída na hora)

Descasque e corte as batatas ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho. Coloque as batatas em uma panela média, acrescente água suficiente pra cobri-las, uma pitada generosa de sal e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver baixe o fogo e deixe cozinhar coberto até as batatas ficarem bem macias. Retire as batatas da panela (reserve o líquido) e amasse-as ainda quentes (com um garfo ou, melhor ainda, um espremedor de batatas). Junte o azeite (use 3cs se quiser um purê mais leve ou 4cs se você for fã de azeite, como eu), 1/2x da água do cozimento (que ainda deve estar quente), sal e pimenta a gosto e misture vigorosamente com uma colher de pau. Eu gosto de purê bem espesso (como mostra a foto acima), mas se você preferir uma consistência mais líquida, acrescente mais um pouquinho da água do cozimento até atingir a textura desejada. Prove, corrija o sal e sirva imediatamente. Rende 4 porções.

Variações

Purê de batata e espinafre

Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 3x de espinafre lavado e picado e refogue durante um minuto. Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.

Purê de batata e cenoura (ou jerimum)

Cozinhe 250g de batata e 250g de cenoura (ou jerimum) e siga as instruções da receita básica.

Purê de batata e brócolis

Doure 2 dentes de alho picados em 1cs de azeite. Junte 2x de brócolis picadinho, misture bem e deixe cozinhar coberto, em fogo baixo, até o brócolis amolecer (não precisa acrescentar água). Tempere com sal e pimenta do reino e junte à receita básica de purê.

(Versão bônus) Purê de batata com hummus

Prepare a receita básica com apenas 2cs de azeite e acrescente 2cs cheias de hummus. Essa dica também é válida pras receitas com legumes: 1cs de hummus vai deixa-las ainda mais cremosas e saborosas.