É certo estender o veganismo ao seu animal de companhia?

gatos

Se você leu o título desse post e pensou: “Que absurdo!” eu peço que, por favor, não julgue tão rápido e continue lendo pra entender melhor esse assunto espinhoso, mesmo entre veganos, mas que deveria interessar a todos, vegs e onívoros.

Veganos, e boa parte dos vegetarianos, decidiram parar de se alimentar com a carne de animais por razões éticas, então quando eles adotam um cachorro ou um gato aparece essa dúvida: é certo alimentar o meu companheiro de quatro patas com a carne de outros animais se eu acho que comer animais é imoral? Vez ou outra meus gatos aparecem por aqui e nos últimos meses alguns leitores me perguntaram sobre a alimentação deles.  Senti que era necessário abordar essa questão no blog.

Minha opinião sobre esse assunto evoluiu bastante com o tempo. Minha primeira reação quando ouvi falar de criar cachorros e gatos com comida vegana foi a mesma que descrevi acima (“Absurdo!”). Humanos são onívoros e podem viver bem com dietas que incluem pequenas quantidades de produtos de origem animal ou com dietas totalmente herbívoras. Mas gatos são carnívoros e não têm muitas opções na hora de se alimentar. Cachorros, como onívoros, são mais flexíveis e de acordo com as pesquisas que fiz podem se alimentar exclusivamente com vegetais, porém é preciso planejar muito bem o cardápio de um cachorro vegano.

Eu sentia um enorme desconforto moral com a ideia de alimentar um animal carnívoro, como o gato, exclusivamente com vegetais. Eu sabia que era possível fazer essa transição com cachorros, mas eu não conseguia me decidir se achava aquilo certo ou não (se desenharmos uma linha e colocarmos ‘herbívoro’ à esquerda, ‘onívoro’ no meio e ‘carnívoro’ à direita, cachorros ficariam entre ‘onívoro’ e ‘carnívoro’). Eu resolvia esse conflito mental me dizendo que veganos/vegetarianos que não se sentem bem dando carne aos seus animais de companhia deveriam adotar unicamente animais herbívoros, não gatos e cachorros.

j

Depois de um certo tempo eu acabei mudando de ideia. Eu tinha visto uma linha americana de rações pra gatos e cachorros totalmente vegana, desenvolvida sob a orientação de veterinários e que cobria todas as necessidades em nutrientes dos bichinhos. Fiquei sem saber o que pensar. Foi então que li o livreto “Cães veganos: Nutrição com Compaixão”, que você pode baixar gratuitamente no site da ANDA. Logo no início o autor diz: “Cães precisam de nutrientes específicos, não de ingredientes específicos” e lembrei que vi um nutricionista falando exatamente a mesma coisa sobre humanos. No nosso caso, por exemplo, precisamos de cálcio, não de leite, e seu organismo não se importa com a origem desse cálcio, contanto que ele chegue na quantidade certa. Isso me fez pensar muito e rever minhas opiniões. Se o importante pro organismo são os nutrientes, que diferença faz se nessa ração eles são de origem vegetal e nessa outra de origem animal, quando as quantidades estão adequadas pras necessidades dos animais?

Porém isso criava outro problema, já não mais de ordem ética, mas prática: rações veganas não estão disponíveis em todos os lugares. O que fazer se você não conseguir encontrar ração vegana na sua cidade? O livreto que mencionei acima explica como fazer ração pra cães, vegetal e completa, em casa, mas ainda não encontrei artigos ensinando a fazer comida vegetal pra gatos. Provavelmente porque é mais difícil, talvez impossível, fazer uma comida vegetal equilibrada pra felinos em casa…

Depois de conversar com amigos veganos e matutar bastante sobre a questão, minha opinião amadureceu ainda mais.

Uma amiga vegana adotou um filhote de cachorro que encontrou na rua e resolveu o problema da alimentação dele da seguinte maneira. Ela perguntou ao dono de um restaurante/churrascaria aqui da cidade se podia levar pra casa um pouco das sobras de carne (crua) da cozinha. O dono aceitou alegremente, pois aquela carne iria pro lixo, e minha amiga pode alimentar o filhotinho sem problemas de ética. Talvez vocês estejam se perguntando “Mas não é justamente dar carne de animais pro seu cachorro ou gato que é considerado um problema ético por veganos?” Não. Além de oferecer algumas soluções aos veganos que se depararam com esse problema, eu decidi escrever esse post justamente pra esclarecer esse ponto. Mas antes de continuar preciso avisar que essa é a minha opinião. Não pretendo ser a porta voz do movimento vegano e tenho certeza que muitos veganos pensam diferente.

O verdadeiro problema pra mim, o que alfineta a minha consciência, não é ter um carnívoro em casa (humano ou não). O que realmente me tira o sono é usar o meu dinheiro pra patrocinar uma indústria cruel, a indústria da carne. Se meu gato aparecer aqui com um passarinho na boca, eu não vou me aborrecer nem trocar a ave por um pedaço de brócolis. Se ele fosse capaz de caçar toda a comida que precisasse, eu acharia uma maravilha! O aborrecimento aparece quando eu compro uma lata de atum pra ele. Ao fazer isso eu patrocino diretamente a indústria da carne e foi justamente pra não fazer mais parte dessa engrenagem que me tornei vegana. Espero que tenha ficado bem claro pra vocês: eu aceito e respeito a natureza carnívora do meu gato, mas não quero de maneira alguma usar o meu dinheiro pra patrocinar a indústria da carne, pois a considero uma das mais cruéis (contra animais humanos e não humanos) que existem, além de causar boa parte da poluição do nosso planeta.

Por isso a solução encontrada pela minha amiga me pareceu a melhor até então. Se você pedir as carnes que sobram na cozinha de restaurantes (as partes menos nobres ou retalhos que não servem pra preparar pratos) e açougues, você poderá alimentar o seu cachorro/gato sem, no entanto, patrocinar a indústria da carne. Nenhum animal foi morto especificamente pra alimentar o seu cão/gato, você só estará usando sobras que iriam acabar no lixo. Com duas vantagens suplementares: você estará contribuindo pra reduzir o desperdício de comida nos restaurantes (você ficaria chocado se visse a quantidade de comida que eles jogam no lixo diariamente) e ainda livraria o seu amiguinho das rações industrializadas, que estão longe de ser comida saudável pra eles.

com anne

Talvez você esteja pensando: “Mas rações também são feitas com sobras de carne que acabariam no lixo. Qual a diferença?” Ótima observação! Mesmo sendo feita com sobras de carne e partes de animais consideradas não comestíveis por humanos, você compra a ração, ou seja, oferece o seu dinheiro à indústria da carne, ajudando a perpetuar o sistema.  Ao usar as sobras de carne de restaurantes e açougues, oferecidas gratuitamente, você se mantem fora do sistema e não coloca óleo nessa engrenagem.

Claro que o aspecto ético dessa questão só interessa veganos e alguns vegetarianos, então se você é onívoro e está pensando “Quanto radicalismo da parte desses vegs!”, eu tenho uma mensagem pra você. Amigo(a), se pessoas fazem esforços ativos pra incluir a compaixão em todos os aspectos da sua vida isso não deveria te incomodar.

E estou convencida que a solução que proponho trás vantagens que deveriam interessar todo mundo. A mais óbvia pra mim é a questão da saúde do seu animal.  Quando escuto frases do tipo: “Não é natural dar comida vegetal pra cachorros e gatos”, sempre penso que se a pessoa que falou isso considera ração industrializada como a comida “natural” desses animais, ela está redondamente enganada. Mesmo as marcas de ração “de luxo” são compostas por carne de baixíssima qualidade, corantes e outros produtos químicos que não deveriam aparecer no prato do seu animal. Usar sobras de carne de restaurantes e açougues também vai te fazer economizar dinheiro. Talvez você precise ir em vários lugares antes de encontrar pessoas que se disponham a fazer as doações, mas esse esforço é pequeno diante de todas as vantagens que ele oferece.

Essa receita foi testada em animais (e aprovada por eles).

Talvez você, amigo(a) veg, tenha achado os meus argumentos sensatos, mas não seria capaz de colocar essa sugestão em prática pelo seguinte motivo: você não consegue manipular carne nem quer ter pedaços de animais mortos na sua geladeira. Eu entendo perfeitamente e respeito sua atitude. Mas, sinceramente, acho que nesse caso você deveria pensar em adotar um animal herbívoro (como coelho). Se você já tinha um gato ou cachorro quando se tornou vegano, então eu sugiro que você tenha um diálogo honesto com a sua consciência e procure uma solução que faça sentido pra você, sem nunca, nunca esquecer de agir de maneira responsável com o seu animal. Essa é uma obrigação que você tem com ele.

Esse post acabou ficando mais longo do que previ e talvez as ideias tenham se perdido entre tantos parágrafo, por isso aqui vai um resumo.

-Amigos vegs, existem várias maneiras de alimentar seu animal com responsabilidade e compaixão. Você pode escolher oferecer uma ração vegetal ao seu cachorro (imaginando, claro, que você consiga achar algo do tipo na sua cidade), preparar uma ração vegetal equilibrada em casa (visite o site da ANDA e faça o download gratuito do livreto sobre alimentação vegana pra cachorros) ou utilizar sobras de carne (crua, não utilize sobras de pratos cozinhados) de restaurantes ou açougues. Também pode combinar as sugestões acima. Converse com donos de restaurantes/açougues e explique que a comida é pro seu animal, não pra humanos, e eles se sentirão mais à vontade pra doar as sobras. Misture as carnes com alimentos preparados em casa (arroz e legumes cozidos, por exemplo) e seu cãozinho ficará feliz e bem alimentado. Se você tiver um gato, as opções são mais reduzidas. Gatos alimentados exclusivamente com rações vegetais podem desenvolver problemas urinários (pelo que entendi, a culpa é o ph alcalino dos vegetais. Alguns gatos, principalmente os machos, se dão melhor com o ph ácido da carne). Por isso a opção das sobras de carnes me parece a melhor aqui.

-Amigos onívoros, mesmo se essa conversa de ética e compaixão na alimentação do seu animal te parece extremismo, peço que considere minha sugestão. Sua pegada ecológica será reduzida, você economizará dinheiro e, o mais importante, oferecerá uma comida de melhor qualidade pro seu animal (ração não é a opção mais saudável)

Quanto aos ‘meus’ gatos, eles não são meus, são da vizinha. Moramos em uma casa grande, nós no térreo e ela no primeiro andar. Como eles não são autorizados a entrar na casa dela eles vivem aqui em casa (com passagens regulares pelo jardim). É a vizinha que alimenta os gatos, com sobras de carne que um amigo açougueiro dá pra ela. Não foi sugestão minha, ela só estava tentando economizar dinheiro com ração quando teve essa ideia. Adotamos um gatinho que Anne encontrou na rua ano passado, mas infelizmente ele morreu duas semanas depois de ter chegado aqui. Na época eu ainda não tinha pensado em pedir restos de carnes em restaurantes e comprei, com o coração apertado, várias latas de atum pra ele (não encontrei ração pra filhote de gato na cidade).

tomando sopa

Uma vez o restaurante deu tanta carne pra minha amiga que ela deixou alguns quilos aqui em casa. Separei em porções pequenas e congelei tudo. Toda noite eu deixava uma porção descongelar pro dia seguinte. Eu prefiro não manipular nem ter carne no congelador, claro, mas na hora de alimentar os gatos tento não pensar que aquilo ali era uma galinha (e uso luvas de borracha). Além da carne, os gatos também comem um pouco da comida que preparo. Não que eu queira converte-los ao veganismo, mas quando eles sentem o cheiro miam desesperadamente e só sossegam quando eu dou um pouquinho do que estiver comendo pra eles. Esses gatos têm gostos bem particulares: eles adoram papa de aveia, são loucos por tofu e a coisa que eles mais amam no mundo é levedo de cerveja. Gatos estranhos, eu sei, mas convivendo comigo eles não podiam ser diferentes…

Eu não sei vocês, mas eu estou sempre procurando conversar com pessoas inteligentes e sensíveis que têm pontos de vista diferentes dos meus, pois ao destruir e reconstruir ideias minhas opiniões evoluem.  Então convido todos que quiserem acrescentar algo à essa discussão a deixar um comentário. Mas independente do lado que você se encontrar, peço que respeite a opinião do pessoal do outro lado.

j2
“Papa de aveia…papa de aveia…papa de aveia…”

97 comentários em “É certo estender o veganismo ao seu animal de companhia?

  1. Nossa, já me peguei pensando nisso várias vezes. Quero adotar um animalzinho, mas além de pensar muito na questão do tempo que vou ter para ele, penso tb na alimentação que eu daria. Minha ideia sempre foi adotar um cachorro, pois estou mais acostumada, mas apesar do desejo que tenho de ter um companheiro canino, sei que não posso ser injusta ao pegar um bichinho e não cuidar dele da maneira que precisa, levando para passear, não deixando muito tempo sozinho, etc. Só que hj não tenho essa disponibilidade toda de tempo, então adio mais um pouco a ideia.
    Quanto aos cachorros terem “tendência” onívora, isso é um fato. Minha mãe tem um poodle, o Nino, e ele adora qualquer vegetal que vc der para ele, principalmente tomate. Sempre que estamos comendo ele chega perto e quer um pouco da salada, é uma graça. =)

    1. Olá!
      Acabei de conhecer seu blog e simplesmente amei, sou vegetariana, vegana ainda não, mas estou indo no caminho certo, como vc falou tem que começar aos poucos, da carne eu aboli de uma vez, mas produtos veganos não são muito fáceis de encontrar, mas quanto ao assunto dos bichinhos, tenho cães e gatos, a informação passada foi muito valiosa, eles são alimentados com carne, mas pretendo ir diminuindo isto aos poucos em especial com os cachorros( penso que podem ser onívoros pelo menos), quanto aos gatinhos é mais difícil mesmo, parei de alimentá-los com ração recentemente, uma dica pra todos é o blog (cachorro verde), que embora trate da alimentação com carne, tem informações sobre cães vegetarianos.
      A gatinha do meu irmão teve insuficiencia renal comendo ração top de linha, um dos meus também, com ração de qualidade mediana, não vejo diferença nas rações, antigamente os bichinhos nem conheciam ração e não tinham esses problemas todos de saúde, alguém acredita que nas industrias de ração(seja ela qual for), vão colocar todos produtos nobres e deixar o pior pra colocar nos açougues?, claro que não, nesta indústria impetuosa só se pensa nos lucros, nada se perde, duvido que se tenha realmente preocupação com os animais, por isso depois de muito me informar resolvi abandonar as rações, prefiro saber exatamente o que os meus amados estão comendo, Parabéns pelas excelentes informações e dicas valiosas, um abraço!

    2. Oi! Td bem?
      Achei interessante a sua opinião, mas tenho pensado de uma forma um pouco diferente…
      Acho que a domesticação é uma sacanagem com os animais =(
      Tenho uma gatinha de 14 anos (eu tenho 29, ou seja, quando ela surgiu em minha vida eu tinha 15) e me tornei vegana recentemente. Ela tem problemas renais e come ração medicamentosa. É praticamente inviável reeducar o paladar dela – ela não come nada q não seja a raçãozinha dela ou carne crua e eu, como ser humano, a tirei da natureza, inviabilizando que ela escolha o que comer, que ela tenha uma vida de verdade.
      Amo muito a companhia da Ruth (a gatinha), mas quando ela partir, não sei não se terei outro animal… porque na própria domesticação vejo uma forma de exploração animal.
      Em todo o caso, meus animaizinhos sempre foram ganhados ou tirados da rua – quem resgata acaba resolvendo um problema que a humanidade criou com a domesticação. Mas sei lá, sinto pena da vida sem autonomia que eles levam…

      Um abraço!
      Gostei da postagem!

      1. Respeito muito seu ponto de vista, mas uma hora dessas vamos precisar repensar CCZs, abrigos, protetoras como parte integrante do problema: a domesticação. Esses espaços contribuem para a impressão coletiva de que esses animais serão adotados, cuidados, salvos. Se ficarem à própria sorte, adoecerão e morrerão visto que em decorrência da domesticação perderam grande parte da autonomia que permite os animais obterem o próprio alimento do seu meio e por seus próprios meios. Se forem morar com um humano, voltam a alimentar essa engrenagem, mesmo quando castrados o que, convenhamos, também é uma violência contra a natureza do bicho. Enfim, sob meu ponto de vista, essa é uma questão sem saída.

      2. Olá, aí entra uma questão bem interessante sobre evolução tanto material quanto espiritual . Para quem não acredita muito na última, que o animal um dia evoluirá através do convívio com humanos na esfera espiritual, aceitem que o cão já foi um lobo selvagem e evoluiu para uma vida de cumplicidade com o humano, que dando sobras de comida, ganhavam proteção para sua família e ou tribo.

        1. Concordo com o Hector, mas sem desconsiderar o ponto do mau uso que o humano fez dessa “relação de amor” com os animais.
          Gostei em demasia desse texto e pretendo adotar um pet. Nesse caso acho que Ou vou fazer a ração para ele/ela ou vou comprar ração vegana (que sei q é de qualidade) e misturar com carne (provavelmente vai ser um cachorro(a). Acho que esse é o ponto de maior equilíbrio q achei para a dieta desse amor canino. Agora com gatinhos acho q a opção da carne de açougue se torna quase mandatória. rs

  2. Esse é o tipo de discussão que mais cedo ou mais tarde surge na vida de quem muda a rotina de vida. Seja na alimentação, na rotina de vida, no trabalho, na vida afetiva, quando mudar a rotina de quem está a nossa volta, sejam filhos, pais, animais de estimação? Isso é natural. Por isso parabenizo vc mais uma vez em trazer esse assunto para nós. Li recentemente (se eu me lembrar e achar a fonte, te mando por e-mail) que gatos precisam de taurina, que é uma proteína de origem animal, e uma fabricante de rações, pra resolver esse problema e manter a ração vegana, adicionou taurina sintética. Mas acredito que o bom senso vale mais do que o radicalismo cego, principalmente com nossos irmãos ditos inferiores.
    Sandra, você tem uma habilidade única de trazer os mais variados assuntos, por mais espinhosos que sejam, de forma fácil, didática, simples, e, mesmo que os leitores tenham pontos de vista e conclusões diferentes, o assunto não vira polêmica. A conversa flui, saudavelmente e sem atropelos. Maravilhoso!

    1. Obrigada, Carlos. Pra mim é muito importante não ‘espinhar’ ninguém com as questões espinhosas:-)

      Quanto à taurina, o que você disse é verdade, mas as rações à base de carne também têm taurina sintética. Como a carne é hiper processada, a taurina natural acaba se perdendo no caminho.

  3. sabe que esses dias tava pensando nisso?!! a gente tem 5 gatas e comem ração, desde pequenas (nem sonhava em ser vegetariana na época) acostumei assim, sempre ouvi falar que ração supre as necessidades e sempre achei prática, nunca dei comida…
    esses dias fiquei pensando se é certo, se é errado, se estou sendo coerente, ética…
    aliás o mês de janeiro foi bem penoso nesse sentido (ético, coerente..), minha sobrinha veio passar as férias e ela só come carne vermelha e batata, é isso mesmo, não gosta de salada, arroz, feijão, frutas só algumas…eu tentei achar soluções que fossem boas pra nós 2, mas sofri!!

  4. Adotei um filhotinho de cachorro há exatamente uma semana, e me incomodou MUITO ter que comprar ração com carne pra ele. Seu post foi tudo o que eu precisava, muito obrigada! Baixei o livro da ANDA, parece bem completo, vou ler ainda hoje. Se eu puder preparar a comida dele em casa e ter certeza de que é uma comida completa e segura será perfeito! De qualquer forma, encontrei a Fri Dog na loja do Guia do Vegano, mas além do valor da ração que já está um pouco acima da média, tem o frete. Preciso dar uma procurada aqui na minha cidade (mas sinto que não vou encontrar…). Quanto a ideia das sobras, achei muito válida, essa com certeza seria minha alternativa se tivesse um gato! Já me sinto mais leve sabendo que existem alternativas mais éticas para manter nossos bichinhos alimentados e saudáveis.

    1. Bruna, se testar a receita do livro, me diga se seu cachorrinho aprovou. Achei a receita meio complicada, pois você precisa de alguns suplementos (como taurina, por exemplo) e não sei se é de fácil encontrar. Nos mantenha atualizados.

  5. Sandra,
    Eu tenho uma gata que praticamente só come ração e alguns pedacinhos de carne (geralmente de frango ela gosta mais). Mas ela perdeu sua natureza: quando caça é só para matar, não come os bichinhos que pega, e se dou algum pedaço com gordura ou osso ela tbém não come. Já tive gatos muito mais saudáveis (não obesos como a minha) que viviam soltos num sítio apesar de terem vida curta (enquanto a minha gata vive só dentro de casa).
    Recentemente conheci uma pessoa que tinha uma gata de 13 anos (e eu nem sabia que um gato era capaz de viver tanto) mas ela estava com uma séria crise renal diagnosticada pelo uso intermitente de uma determinada ração (wiskas) que eu eliminei para a minha.
    Penso que o que você falava no post passado talvez sirva para os animais: comida de verdade.
    Normalmente confiamos nas rações como alimentos completos e, sobretudo, porque evitam o odor forte das fazes de seres que comem carne.
    Mas saber como alimentar corretamente é sempre um problema nosso, já que somos responsáveis por ter roubado a natureza do animal. Sinto-me culpada, sim.

    1. Aqui no Brasil tem ração vegetariana para cães, não é vegana.
      se não me engano se chama Fri Dog.
      Mas gatinhos são mais complicados mesmos, até onde eu sei não existem rações vegetarianas a venda no Brasil para eles…

    2. Com certeza o ‘coma comida de verdade’ é válido pra animais não humanos. Nunca consegui achar rações industrializadas algo ‘natural’ e quando li a lista de ingredientes da ração dos cachorros da minha família fiquei chocada! Meus gatos também não comem os bichinhos que caçam, o que acho triste, mas eles comem carne crua. Na verdade SÓ comem carne crua, incluindo pescoço e cabeça de galinha (e minhas comidas em pequenas quantidades).

      1. gatos são animais estritamente carnívoros, acho que vale pensar que mudar a alimentação deles e forçá-los a comer algo que não devem tb é uma crueldade, e prejudica sua vida sim, existem outras opções como comprar carne de criadores menores, como de frango caipiras, normamentes essa pessoas vendem para se sustentar, e quanto ao fato do animal caçar e não comer é uma característica da espécie, muitos felinos fazem isso, eles estão brincando, se divertindo, outras espécies tb matam por outros motivos que não comida, pode parecer cruel, mas é comportamental, tb vale lembrar que é ariscado para o gatinho viver solto, pq existem inúmeros riscos na rua, atrapelamento, envenenamento, brigas com animais maiores, gato deve viver só em casa, e quanto a carne crua, congelamento em freezer a -18ºc por 48 horas, para evitar transmissão de doenças, por isso não se deve permitir que eles comampassarinhos, ratos, baratas, pq eles podem pegar zoonoses que passam para o homem!

  6. Acho que a tua opinião está muito bem fundamentada Sandra.
    Por acaso comecei a pensar no assunto depois de ler o livro “O filosofo e o lobo”. O autor dava queijo e peixe ao lobo, e recusava-se a dar carne. No entanto permitia que ele caçasse ratos. Parecia-me uma opção estranha a de dar queijo, mas melhor por não comprar rações.
    Um amigo meu, que é vegetariano, tem um gato, e costuma ir comprar peixe das peixarias da nossa pequena cidade. Ele acha que como é uma exploração pequena de peixe, vinda de barcos de pesca tradicionais, que é melhor do que comprar rações. Mas a tua ideia faz muito mais sentido, e vou sugerir-lhe isso!

    Nunca pude ter animais em casa, mas no futuro imagino-me a adotar um quando tiver a minha casa, e realmente ajudaste-me a pensar melhor no assunto. 🙂

  7. Olá meu nome é Paula, e li seu artigo, pois me faço esta pergunta sempre, mas a questão é bem simples, o restaurante pagou pela carne, ( sobras ) isso não brotou do nada, então o patrocínio continua, mesmo que indiretamente, não é? As sobras vieram sim, de uma carne que foi comprada, não com o seu dinheiro, mas com o dinheiro de alguém.

    1. Paula, quando você pede pra alguém comprar carne pra você (ou pro seu animal), você está comprando por procuração e pouco importa se o dinheiro saiu do seu bolso ou de outra pessoa: você criou uma demanda, logo, encomendou a morte daquele animal. Nesse ponto concordo com você. Mas minha sugestão não tem nada a ver com isso.

      Quando você compra carne em um açougue ou restaurante, você está aumentando a clientela do lugar que, consequentemente, vai encomendar mais carne pra suprir a demanda. Ou seja, mais animais serão mortos graças ao seu dinheiro. Mas quando você usa as sobras de carne do lugar, você não é ‘um cliente a mais’ e não estará aumentando a demanda de carne do estabelicimento. O restaurante não vai matar mais animais por sua causa, nem você terá patrocinado os que já estão ali mortos. Quando eu decido comer uma refeição vegetal, eu reduzo a quantidade de animais mortos pra alimentação humana, mas as sobras de carne dos restaurantes não farão nenhuma diferença nesse sistema: elas acabariam no lixo e o número de animais mortos continuaria o mesmo, nem maior nem menor.

      Claro que eu não usaria esse argumento pra justificar o meu consumo de carne (se por acaso eu tivesse a ideia de comer as sobras), pois eu tenho escolha e posso comer um número enorme de comidas de origem vetetal. Essa não seria a solução ideal pra mim. Mas no caso de gatos e cachorros, onde as opções são limitadas, isso me parece uma solução viável de todos os pontos de vista, inclusive ético.

    2. Bom, infelizmente, eu acho que pegar carne seja de onde for e comprada por terceiros ou dar ração comprada por você mesmo é trocar seis por meia dúzia: um animal (ou animais) foi morto do mesmo jeito, em um matadouro ou algo pior. Seja de um jeito ou de outro, se está patrocinando a indústria da crueldade da mesma forma. O correto mesmo, para mim, seria conseguir fazer uma ração equilibrada para o animal só com vegetais e afins. Aí, sim, eu dormiria em paz. Enquanto isso, me sinto parte da carnificina e do sofrimento de outros animais, pois tenho gatos e preciso alimentá-los.

  8. Olá Sandra,
    Também vivo este dilema, tenho dois cachorros e hoje ele ainda se alimentam de ração com carne.
    Não consigo encontrar ração vegana com facilidade, mas depois de ler seu artigo vou tentar ver se acho alguma na internet.
    As pessoas dizem que não é natural querer transformar cachorros em animais vegetarianos, mas na natureza é natural cachorros comerem carne de vaca?
    É um assunto polêmico, mas o seu artigo foi muito esclarecedor.
    bjs
    Susana

  9. Oi Sandra,
    uma vez eu fui comprar em um açougue “nobre” da cidade uma carne que foi recomendada pela veterinária da minha cachorrinha, e na conversa com o açougueiro eu comentei que era para minha cachorrinha. Cozinhei, ela comeu, e na mesma noite teve a pior intoxicação alimentar que já vi, de correr pro veterinário de madrugada. E a carne nem estava com cheiro de estragada nem nada. Quando eu comentei com a minha vet, ela falou: NUNCA diga que está comprando para seu cachorro, pois eles irão te dar a carne mais estragada/velha que tiverem. Então eu não sei se teria coragem de pegar restos e dar para meus bichos, aliás, depois dessa experiência eu sei que não faria isso…. acho que prefiro não dar carne a dar restos, porque eu nunca vou ter certeza que eles estão bons para consumo… Hj tenho pensado muito nisso, seu blog tem me ajudado bastante! Estou buscando um artigo de um livro que tenho que fala sobre isso, já trago aqui!
    beijos Bianca

    1. Que triste, Bianca! Eu sempre dei sorte aqui, pois os gatos comem as sobras do açougue/restaurante já faz quase um ano e nunca tiveram problema. E nem cozinhamos a carne, eles comem crua, mesmo. Acho que você tem que encontrar um lugar de confiança, melhor ainda se conhecer alguém trabalhando lá. Mas entendo seu medo depois de uma experiência tão traumática.

      1. Eu dou (embora não tão frequente) carne moída para meus 3 gatolinhas, mas tenho que comprar “patinho” moido de um horti chiquetê pq de hipermercado comum eles cheiram e não tocam na carne… e nunca dei nada cozido, pois a vet me disse que isso não era natural para nossos amiguinhos. Bom, meus pequenos nunca tiveram nenhum problema estomacal, digestivo, etc… Mas procuro dar a melhor ração que puder encontrar.

  10. Vamos lá… traduzi livremente um trecho do livro Dr Picairns complete guide to natural health for dogs and cats … não sei se concordo com tudo, mas é a opinião de um veterinário , e o livro no geral é muito consciente.

    A dieta vegetariana: podemos retirar a carne dos animais de estimação?
    “ estritamente do ponto de vista da saúde, pode parecer que a dieta mais natural para um cão ou gato seja primariamente carne fresca crua, ovos e ossos (meat bones) complementado por vegetais e frutas para os cães. Porém, uma dieta assim pode não ser a melhor para os animais domesticados de hoje. Suas necessidades podem diferir daquelas de seus ancestrais caçadores, que faziam mais exercício, viviam em ambientes mais puros, e frequentemente, por necessidade, jejuavam entre grandes refeições. Além disso, seus corpos podiam se limpar mais facilmente, eliminando ácido úrico e outros produtos residuais do metabolismo da carne.
    Nossa maior preocupação em fornecer carne aos animais de hoje, no entanto, é que a carne é a fonte de comida mais poluída atualmente no mercado. Até mesmo os cortes da mais alta qualidade aprovados para o consumo humano contem resíduos de antibióticos, hormônios sintéticos, e materiais tóxicos como chumbo, arsênico, mercúrio, DDT e dioxina. Há ainda mais pesticidas na carne do que na indústria de laticínios, grãos, vegetais e frutas. O efeito a longo prazo deste material tóxico – particularmente os pesticidas e materiais pesados- podem aumentar as incidências de câncer, alergias, infecções, problemas de rim e fígado, irritabilidade e hiperatividade em nossos animais.

    Olhando além das questões pessoais de saúde, e o que dizer da visão geral? O que dizer do impacto da produção de carne no ambiente, na fome mundial, nos animais de fazendas-fábrica? (…)

    Para cães, considere uma dieta predominantemente ovolactovegetariana, para gatos, uma dieta parcial. Clientes vegetarianos perguntam se podem com segurança excluir a carne da dieta de seus pets. Para cães, a resposta é sim, se você for cuidadoso com a alimentação que dará ao seu animal. Pesquisas controladas mostram que um cão alimentado com proteína de soja crescem tão bem quanto aqueles alimentados com carne. Para gatos a resposta é ´sim, com suplementos especiais, mas uma dieta que exclui totalmente a carne não é a melhor para o gato´. (…)
    Na minha experiência, devo dizer que vejo alguns animais vegetarianos que não são tão saudáveis. (claro, são os animais doentes que visitam o veterinário!). Minha observação é que os problemas surgem geralmente quando os donos excluem todos os derivados animais, incluindo leite e ovos, da dieta de seus pets. Enquanto as pessoas podem ficar bem em uma dieta puramente vegetariana ( vegana), eu não imporia isto aos cães – e com certeza não aos gatos”

    (Depois ele fala sobre a taurina, e sugere que se diminua a carne dos gatos, trocando por outros alimentos, como uma receita de polenta que ele dá no livro..alias ele dá muitas receitas no livro. )

  11. Você disse que as rações são cheias de corantes e outros produtos químicos e é verdade, é uma pena. Mas quando tentei trocar a ração dos meus gatos por uma de maior qualidade (e mais cara) e sem todos esses produtor químicos, que o veterinário recomendou, meus gatos não comiam mais.

  12. Há vários anos que me deparo com esta discussão em vários sites, blogs, revistas. Também eu tinha as mesmas dúvidas e receios. Mas posso agora contribuir com o meu testemunho já sem esses receios.
    Os cães são omnívoros, logo é muito fácil adaptarem-se a uma alimentação vegetariana ou mesmo vegana. Os gatos são carnívoros mas na natureza não caçariam vacas nem porcos nem atuns…Portanto desde que a ração vegetariana/vegana seja nutricionalmente adequada é segura para os animais de companhia. As rações de carne também têm taurina, arginina, minerais e vitaminas adicionadas de modo a conseguirem esse equilíbrio nutricional, portanto não são mais naturais do que as vegetarianas.
    Vivo com uma gata de quase 4 anos que só come ração vegana (marcas Ami e Benevo) há 3 anos e meio e nunca esteve de melhor saúde! Até o veterinário ficou admirado com a evolução dela (estava muito doente quando a recolhi da rua), pois tem FELV e insuficiência renal crónica mas os valores das análises estabilizaram quando começou com a ração vegetariana e mantêm-se estáveis até hoje!
    Penso que este assunto, embora delicado, está mais relacionado com os nossos receios e falta de conhecimento do que com uma questão de nutrição.
    O paladar dos animais não-humanos também se educa, tal como o paladar dos animais humanos. Um truque que costuma resultar é fazer o “desmame” da ração de carne aos poucos, juntando cada vez mais percentagem da nova ração e diminuindo a de carne até que um dia só se coloca ração vegetariana e eles já estão habituados 🙂
    Claro que se deve levar o animal (esteja ou não a ser alimentado com ração vegetariana) ao veterinário regularmente para saber se tem algum problema não detectado ainda. Não espere que o seu veterinário apoie a mudança para uma ração veggie pois a maioria deles – para além de não serem vegetarianos e de nunca terem pensado nisso – tem poucos conhecimentos de nutrição e os que tem adquiriu através de flyers e palestras das marcas que fornecem ração especializada (de carne e peixe) aos centros/hospitais veterinários…

    Mais informação sobre alimentação veggie para animais:

    http://www.andrewknight.info/publications/vegetarianism/vegetarian_animals.html (veterinário australiano vegano)

    http://www.vegepets.info/index.html (testemunhos de mais 3 veterinários)

    http://universoalimentos2.blogspot.co.uk/2010/11/caes-e-gatos-veganos.html
    (conselhos e lojas online)

    Marcas que sei serem seguras (por experiência própria e de amigos):

    Techni-call (para cães: Hypo allergenic (penso que antes chamava-se “vegetarian”) http://www.techni-cal.net/dog/special-needs/products/
    Exemplo de loja online: http://www.petemotions.com/produtos.asp?class=1&marca=15&cat=11

    Benevo (ração seca para cães e gatos, paté que dá para ambas as espécies)
    http://www.benevo.com/
    Procurar na net por venda online (exemplos: http://www.veggiepets.com/ ou http://www.veggiestuff.com/acatalog/vegetarian_pet_food.html)

    Ami (ração seca para cães e gatos)
    Procurar na net por venda online (exemplos: http://store.veganessentials.com/ami-cat-vegan-cat-food-p2246.aspx ou http://vegancats.com/)

    Notas:
    Nunca dê apenas ração seca aos gatos. O ideal é amolecer antes em água ou/e misturar com ração húmida tipo paté.
    Tenha sempre bastante água fresca (mude diariamente) disponível para os animais que viverem consigo.
    Nunca dê cebola, alho, álcool, açúcar ou chocolate a cães e a gatos, pois são tóxicos nos seus organismos.

    Espero que os amigos vegetarianos e veganos fiquem mais descansados, pois é possível alimentar adequadamente os nossos companheiros de 4 patas e, ao mesmo tempo, dormir de consciência tranquila 🙂

    Saudações veganas!

  13. Aqui a não ser que tenha um dono de restaurante amigo intimo,é impossível de se conseguir restos,pois existem regras quanto as sobras,o que é uma pena.Já no açougue,lembro que qdo eu era pequena se comprava aquele pó de serra,que eram as sobras da serra que cortava as carnes e os ossos,mas antigamente os acougues compravam partes inteiras de animais e destrinchavam no açougue,hoje em dia acho que tudo já vem separado previamente,mas vale a pena perguntar se existem algumas sobras,penso que meus cães deveriam ser veganos,mas com nove em casa mais 6 em abrigo,acaba ficando complicado e a ração vegana aqui no Brasil é um absurdo de cara . .

    1. Eu me perguntei exatamente isso enquanto escrevia o artigo. Uma pena, mesmo. Então só podemos esperar fazer amizade com algum dono de restaurante. Meu pai alimenta os seus cachorros com sobras que ele pega no abatedouro (tem um perto do sítio onde ele mora). Mas não sei se eu teria coragem de entrar em um….

  14. Mas acho que mesmo dando uma ração para animais de estimação eles precisam de uma quantia de comida fresca e crua como vegetais e frutas,pelo menos dou para meus cachorros sempre.

  15. Olá
    Pois é…. tenho uma amiga vegana e ela tem cinco gatas, todas comem ração seca e mais aqueles pedaços de carne que vêm em sachês. É por causa da taurina. Sei, algumas pessoas já falaram aqui da taurina sintética, do que se perde na industrialização, etc, Olha, cães são onívoros e podem se tornar veganos. Qto a gatos… eles podem até comer mingau de aveia, mas são carnívoros. Essencialmente carnívoros. Há inúmeros casos de veganos sendo processados por maus tratos na Europa e EUA por terem tentando tornar seus gatos veganos (inclusive usando rações veganas carésimas, que podem vir a ser proibidas, PARA GATOS – que fique bem claro, em alguns países). Esses pobres animais COM O TEMPO acabaram desenvolvendo inúmeras doenças e alguns tiveram que ser sacrificados.

    Alguém comentou aqui que um gato seu deixou “sua natureza e agora só caça para matar, não para comer”. Desculpe-me, mas como defensor dos direitos dos animais (e não sou vegano), fico um pouco irritado com este tipo de declaração, pois ela enseja profundo desconhecimento da natureza dos felinos, sejam silvestres, ou gatos domésticos. A imensa maioria dos animais caça para comer, certo, mas isto não ocorre com felinos. Eles caçam – e matam – outros animais para diversão. Não fiquem horrorizados. Num ambiente natural, isto é perfeitamente normal. Estudos comprovam que os animais que eles matam e comem apenas uns pedaços, deixando os demais a aves de rapina, é uma forma que a mãe natureza – NA SUA PERFEIÇÃO – de controlar o número de indivíduos de determinada espécie, em determinado ecossistema. Além disso, as aves de rapina tb se alimentam. É a sabedoria da mãe natureza.

    Mas por que um gato doméstico mata um rato ou pássaro se ele não precisa e nem vai comer? Porque este tipo de atitude está gravado em seu DNA. Além disso, alguns gatos matam apenas por amor ao donos, numa profunda simbiose com os seres humanos: eles querem provar ao seu dono que são bons caçadores. Caçar e não comer – em se tratando de gatos – anda tem de “ir contra sua natureza”. É muito antes ao contrário.

    Não quer dar carne ou ração ao seu gato? Então doa-o alguém que o faça. O risco de vc tornar seu bichano doente, a ponto de ele ser sacrificado – é tão grande que isso não pode receber outro nome a não ser crueldade. Estude biologia tb. E quando eu digo, “estude biologia” estou falando de estudar mesmo, com livros e trabalhos científicos e não ficar apenas na internet, onde há de tudo e, às vezes, é impossível confirmar a veracidade e autenticidade de algumas “informações”. Repito: não quer dar mais carne a seu gato, isso é uma violência muito grande para vc? Então de o bichinho que o alimentará corretamente, além de lhe dar todo o amor e carinho, ok? E se informe em fontes confiáveis (LIVROS, pessoal!) e conversem com PROFISSIONAIS SÉRIOS, ok?

    Qto a cães, até onde sei, não há problemas de uma dieta estritamente vegana.

    Abraços a todos!

  16. Ótimo post, Sandra.
    Desde que eu virei vegan estou pensando muito sobre o assunto. Aqui em casa temos 3 cachorros, que se alimentam de ração. Como moro com os meus pais (que são onívoros e acreditam que a ração é o melhor alimento para os cães) estou reunindo informações antes de conversar com eles sobre isso…
    Obrigada pelas informações e dicas!

  17. Agora hipotetizemos que todos nos tornemos vegetarianos… e não existam mais “sobras”. Como será?
    É fácil “não fazer parte” da parcela consumidora de carne, mas ao mesmo tempo justificar seus atos de consumo indireto (de manter animais de estimação que precisam dela) em função de uma parcela consumidora dos tais restaurantes. Ao meu ver dá no mesmo.

  18. Eu deixei recentemente de comer carne por razões puramente éticas. Estou a reduzir os lactícinios e não sei ainda como farei em relação a algum peixe. A Mãe Natureza é sábia e temos que atender à forma como somos por Ela feitos. Humanos são omnívoros e por isso é mais fácil a opção. E somos responsáveis por nós próprios. Se formos conscientes aprendemos a alterar a nossa alimentação de forma a garantir que não nos faltem os nutrientes de que precisamos. Muitas vezes no entanto é necessário recorrer a suplementos, por exemplo ferro. Tomar suplementos é artificial, mas se é a nossa escolha, aceito. No entanto animais carnívoros, foram feitos para comer carne!!! Por serem nossos animais de companhia já foram suficientemente afastados da vida em liberdade e de acordo com as suas características naturais.
    Dar-lhes ração é tudo menos natural. Ainda por cima torná-los vegetarianos parece-me demais!!!!
    Teresa

  19. Gostei muito do seu post, te entendo,mas não vejo tanta diferença entre as sobras de carne. Você não está financiando a indústria,mas está sobrevivendo dela. A Ração vegana é, na minha opinião, o ideal. Nem sou vegetariano, estou decidido a me tornar, por isso encontrei seu blog. Ótimo texto, parabéns!

  20. Bem, melindroso é pouco para este assunto.
    Pois vamos lá! Mãos á obra!

    Alguns pontos me causaram incômodo, como o fato de desestimular a adoção de cães e gatos. Acredito que todos os animais devem ser adotados e ter seus direitos assistidos, melhor, garantidos.

    Outra “pulguinha” aqui bem na orelha é o fato de ainda sim fornecer carne. Se a pessoa decide ter um animal e acredita que o veganismo é interessante e saudável, se planeja em como alimentar os cães, por exemplo.animais. O vegetarianismo veio da insatisfação em ver e saber o que eu consumia, de como é produzida e do sofrimento de animais humanos ou não nesta engrenagem.

    No meu entender, a carne é o produto de um meio cruel e não dar dinheiro a ela é excelente e não consumir carne, seja você pagante ou não é ainda melhor.

    Do mais, obrigada por fazer refletir.

    Até
    Beatriz

  21. BOM,A MINHA GORDA AQUI SO COME RACAO.AINDA E ENJOADA E SO COME DA MARCA FRANCESA: SHEBA..SEMPRE CRIEI GATOS,POIS GOSTO MUITO.TENHO INCLUSIVE UMA GATA DE 15 ANOS ,E OUTRA DE 10 ANOS,QUE MORAM COM O MEU EX MARIDO.E SEMPRE COMERAM RACAO.A MAIS VELHA SO FOI AO VETERINARIO PARA A CIRURGIA DE CASTRACAO.AVISO: NUNCA DE CARNE OU PEIXE CRU PARA OS GATOS,SO FAZ MAL.COZINHE A CARNE OU FRITE SEM TEMPEROS OK/

  22. Eu adoro o seu blog, de verdade. Faço mil receitas, gosto dos textos… Mas muitos produtos vegetais são tóxicos para gatos, como a cebola. Então antes de adotar qualquer tipo de alimentação fora carne (que deve ser congelada por 3 dias antes de ser dada crua) e ração, é importante saber exatamente o que dar para não intoxicar os animais. Alguns tipos de intoxicação causam até a morte súbita.

  23. ninguém é onívoro…pois carne ,ovos,leite trazem hipertensão, diabetes, reumatismos, falencia renal, escleroses,cancer intestinal e cia, radicais livres, desgastes osseos e nervosos, dermatoses ,etc… veganos são menos doentes…..mais de acordo com qualquer organismo.

  24. Procure os livros “Anjos Peludos” e ” Meu nome é Jaya” do Escritor DeRose.
    Sobre a cachorra da raça weimaraner que sempre foi vegetariana.
    Fala sobre educação canina e alimentação, já li e recomendo a leitura também!
    E a ração que compro pros meus cães é do site http://www.vegpet.com.br, a FriDog que envia para todo Brasil.
    Atualmente é a ração mais “natural” no mercado brasileiro, mas podemos cobrar os vendedores para pedirmos mais opções, pois na correria as vezes não conseguimos preparar camida para nossos amiguinho, mas que muitas vezes podem comer a mesma comida que a nossa, observando os alimentos que eles não podem ingerir é claro.

  25. Olá !!!
    Tenho uma cachorra linda, a Luna, muito carinhosa, alegre, brincalhona e cheia de energia. Resgatamos ela com 45 dias de vida, cheia de feridas, desnutrida e quase morrendo, o veterinário achou que ela não sobreviveria. Tratamos cada ferida e alimentamos ela desde o começo com ração vegetariana. Ela está hoje com 1 ano e meio e é perfeitamente saudável, de pelos castanhos claros e muito bonita, nunca precisou de carne. Amamos essa cachorra, mas infelizmente tivemos que nos mudar para um apartamento muito pequeno e ela está sofrendo com o pouco espaço, principalmente porque chegamos muito tarde e ela fica praticamente o tempo todo sozinha em um espaço pequeno. Estamos procurando pessoas que amem animais e possam oferecer a ela mais do que podemos hoje, em relação a espaço e atenção. ela já está castrada, vacinada e vermifugada. Se souberem de alguém em entrem em contato. 11 98084-4359. Fábio

  26. Eu sempre passeio pelo seu blog, não sei como eu nunca tinha visto essa matéria! Eu sempre me perguntava sobre isso, mas na duvida sempre comprava rações de origem animal pros meus bixinhos (quatro cachorros e duas gatas). Vou amanhã mesmo em açougues e restaurantes pedir pelas sobras de carne. Eu não me importo em mexer com carne (acho que é porque eu faço veterinária e, infelizmente, sempre tenho que dissecar cabras :/ ) mas, como você disse, dar o meu dinheiro pra industria da carne é uma coisa que eu realmente não quero fazer! Muito obrigada por esse post, de verdade! As minhas “crianças” vão ser muito mais saudáveis daqui pra frente. <3

  27. Boa tarde. Achei muito interessante a ideia, mas penso que se realmente as pessoas começarem a fazer isso ( pedir as sobras em acougues etc) não vai demorar muito para alguma mente capitalista enxergar uma nova maneira de faturar com elas ( sobras ). Foi o que aconteceu comigo. É claro que estou me referindo ao caso da idéia virar moda, muita gente fazendo. Isso já acontece em larga escala com a industria de carnes x rações. Deve ter sido assim que começou.

    Posso pegar os pneus como exemplo tbm. Primeiro as transportadoras até pagavam para quem quisesse pegar as carcaças velhas do estoque. Logo que começaram a utilizar as mesmas para outras finalidades lucrativas ( asfalto etc ) , a situação se inverteu. Agora aqueles que faziam um “favor” de retirar o lixo sem
    função, viraram clientes.

    Obrigado pelo blog,

    Abraços.

  28. Desconfie sempre de todo e qualquer radicalismo.
    Não acredite que você por ser um humano é melhor que a natureza, você querendo ou não faz parte dela.
    Cuidado para não levar boas ideias a um ponto de extremismo que cerceie o direito de pensar e agir de outros, lembre- se você pode ser cerceado também.
    Levar a vida no 8 ou 80 é uma filosofia de pessoas que não aceitam ser contrariadas, isto lembra algum ditador?
    Será que toda ideia pode permanecer imutável, afinal somos seres pensantes ou não?
    Cuidado para não ser manipulado por pessoas que dizem que os outros que pensam diferente dele são manipulados, este é um manipulador de jargão já conhecido.
    Não veja a natureza com o olhar dicotômico “Anjo ou Demônio”, isto existe no pensamento humano.
    Não imponha suas crenças aos outros e nem submeta qualquer ser a sua regra de vida, você não é um Deus, é só mais uma parte da natureza.
    Antes de criticar uma posição diferente da sua, ponha – se no lugar e pense o oposto de sua ideia. Desta forma você verá se sua fala não está um pouco “ditatorial e maliciosa”. Um exemplo: Assassinos comem carne pois carne é vida!
    O contrário seria: assassinos comem vegetais pois vegetais são vida.
    As duas frases são exemplos de “mediocridade”, pois além de serem autoritárias exemplificam muito bem que para atingirem seus objetivos julgam e se auto afirmam superiores.
    Não aceite as ideias que coloquei sem antes refletir, e nem critique com jargões ou reproduções de pensamentos não obtidos por sua própria experiência de vida, seja um ser pensante de verdade.

    Minha opinião:

    Crio 5 cachorros e dois gatos em um sítio. Eles se alimentam do que tem! Não comprei estes animaizinhos eu os achei na rua e nas estradas. Crio galinhas em meu sitio e sim meus animais de estimação comem desta carne.
    Me perguntaram certa vez: Você ama um e não ama o outro? Eu respondi: Tanto amo os animais que respeito sua fisionomia, por isto o único que não se alimenta de carne aqui sou eu. Olhe minha boca, você consegue achar algum dente para rasgar carne em minha boca?
    Você me garante que se eu vier a faltar aqui neste sítio, os meus gatos e cachorros vão comer folhas e legumes? Acho que não! Ele tentará sobreviver e comerá o que tiver a frente seja fruta ou carne, e cassarão para isto seguindo seus instintos naturais que nada tem a ver com nossas crenças. Lembre-se – se um animal não é bom nem mau!
    Fico chateado quando me julgam por alimentar meus animais com o que tenho, mas entendo que o ser humano tende sempre a um radicalismo pois é mais fácil ser radical do que ter que pensar por si próprio.

  29. aqui tá difícil de fazer isso teria que convencer a minha tia a dar “sobras” pro gatinho que a gente pegou da rua em um péssimo estado … eu estou enfrentando alguns problemas em criar animais pq simplesmente os adoro além do gatinho tenho um esquilo da mongólia que o tirei de uma gaiola totalmente suja e superpopulada e meu peixinho betta splendens que estava numa garrafa pet cortada ao meio! os veganos dzem que é maldade criar animais mas eu não posso criar nem eles?

  30. Achei seu texto um o mais sensível e sensato que já li sobre o assunto. Ainda assim, não deixo de pensar que toda nossa relação com animais domésticos é contaminada por esses equívocos de origem. Ao domesticarmos esses animais, tiramos boa parte de sua natureza para alimentarmos nosso narcisismo e suprir nossas carências.

  31. No caso dos gatos e também de muitos cães. Restringir a carne na dieta oferecida em casa não impedirá que seu animal cace na rua. Gatos são exímios predadores de aves e ninhos e deixam nossos parques e praças vazios.

  32. Olá, sou veterinária, onívora e respeito todo mundo. 🙂 Só gostaria de comentar que uma dieta de “carne apenas” também é muito nociva para gatos, especialmente filhotes, que pode trazer sérios problemas de desenvolvimento para eles. Jà vi casos ao vivo de gatos com deformações gravíssimas na coluna, quase paraplégicos, pois a dona só alimentava eles com carne moída de primeira. Isto acontece porque na natureza eles comem outros componentes do corpo dos animais que caçam – por exemplo, ossos e cartilagens, conteúdo de encéfalo e medula, e também conteúdo digestivo. Isto fornece a quantidade correta de minerais e fibras, entre outros, principalmente o cálcio. Entao, embora eu concorde que a ideia de utilizar sobras de carne seja boa, estas NÃO PODEM ser o único componente da alimentação. O equilíbrio nutricional sempre tem que ser buscado. Lembrem também que nem todos os gatos (apartamentos…) conseguem caçar. Abraços!

  33. ninguém é carnivoro ou onivoro por natureza….o leão come o intestino cheio de vegetais da presa por isso sobrevive mal e mal ,preguiçoso…o lobo guara doente busca ervas…os gatos,cachorros.. domesticos sofrem artrites, diabetes, males cardiacos, renais e cia causados pela proteína animal …é só mudar pra vegano organico e são curados….a vaca,cavalo, elefante só come capim ,é forte, saudável…
    todos precisam da energia vital-vegetal ,combustível pra que nosso organismo produza proteinas, vitaminas, b12, minerais….

  34. Muito interessante o texto, a maneira como foi escrito, em alguns momentos parecia escutar o meu pensamento… e algum ponto de vista esclareceu o meu próprio ponto de vista! Obrigada por escreve lo e disponibilizar aqui.

  35. Tenho três gatos resgatados, duas de antes de me tornar vegetariana… Tenho pensado muito nesse assunto e a ideia das sobras me parece uma boa. Só tenho uma pergunta: por que dar a carne crua para os animais? Não tem perigo de intoxicação?

  36. Nossa, tenho estado nesse dilema há algum tempo. Tenho uma cachorra antes de me tornar vegetariana, e sei que adaptar a alimentação dela é bem mais fácil (até pq ela come de tudo), mas agora resgatei uma gatinha, que iria morrer se eu não cuidasse dela, então nem foi opção ter um animal carnívoro, e não sei realmente como alimentá-la. Acho arriscado pegar de restaurantes, não confio, acho o ser humano muitas vezes cruel e que pouco se importa com os outros. Estou pesquisando muito, mas infelizmente vou acabar tendo que comprar ração mesmo.

    1. Entendo o seu dilema, Bruna. Pra mim dava certo pegar carne do restaurante porque eu tinha uma conhecido trabalhando lá e podia confiar nele. Boa sorte.

  37. É importante lembrar que felinos, assim como cobras e aves de rapina são carnívoros obrigatórios, ou seja estão no extremo carnívoro, alguns aminoácidos essenciais para o Gato como a Taurina não pode ser sintetizado por plantas e isso é fato.

    Também vale falar que os Humanos são seres culturais e morais, os animais (não-humanos) não, ter animais de “estimação” dentro de um apartamento, por exemplo, pode ser considerado um ato de crueldade, pois desrespeita a maioria dos requisitos do bem estar dos animais, como o de EXPRESSAR SEU COMPORTAMENTO NATURAL.

    Sem contar a questão psicológica dos humanos supridas por esses bichinhos, cuja única razão de se criar é essa: promover o bem estar dos donos.

    Força-los a uma dieta vegetal por questões morais de seu dono??? (ou amigo humano, para usar um eufemismo confortável)

    Veganismo é uma questão ética/moral/religiosa/cultural do Homo sapiens, é importante parar de antropomorfizar.

    A questão nutricional é um ponto de vista profissional, a moral é minha visão. Tomara que contribua.

  38. Sou vegana. Esse dilema é válido e já tive, mas ele é uma ILUSÃO. O animal n estando contigo, vc n vai financiar a indústria da carne, mas outros vão, pq ele continuará vivo e comendo comida normal (restos de lixo se for de rua, ração normal ou comida caseira). E acredito que nenhum vegano vá comprar um animal, mas pegar um que precise dessa adoção, geralmente ou eles estão nas ruas, ou em abrigos, ou CCZs (onde depois de um tempo são sacrificados).

    Aí faço uma pergunta aqueles que deixam de adotar um cão ou gato por conta de tal dilema: manter-se 100% vegano é mais importante que dar dignidade a esses animais (lembrando q estes estão vivos)?

    Ou seja, deixar de adotar um animal por que isso colocaria seu veganismo total em risco, resolve apenas o seu problema, não deles, muito menos da indústria da carne. É diferente qndo se compra um animal, pq desse forma, está se colocando mais animais no mundo, pra atender uma vontade humana, fora que muitos deles vem de fábricas cruéis de filhotes, então isso sim, ao se deixar de fazer ajuda os animais, pq se as pessoas deixassem de comprar, não haveriam vendedores “fabricando” mais animais. Agora um animal adotado, geralmente tem uma história triste por trás, acredito q essa história é mais urgente que manter-se 100% vegano. A motivação de uma adoção, não deveria apenas de se ter um companheiro, mas sim dar dignidade a um animal, vivo, que precisa de amor.

    Ao adotar um animal, vc não deixaria de ser vegano por conta disso, nem estaria “provando” pra alguns que “é impossível ser vegano”, mas estaria contribuindo da forma possível de acordo com a realidade. A indústria de alimentos mata primeiramente pra atender humanos, não rações pra animais, ela continuará existindo com vc adotando ou não. Não adotar por conta do dilema, não resolve em ABSOLUTAMENTE em NADA o problema dos animais explorados.

    Tenho 7 cães q adotei pq abandonaram aqui perto, se n tivesse pego, provavelmente ou teriam morrido ou estariam nas ruas, pq a maioria não quer adotar, mas comprar um filhotinho de raça (agora falo de todos, n de veganos). Seria impossível dar a eles uma alimentação 100% vegana sempre, ração vegana fica mto mais caro e n teria tempo p fazer comida vegana sempre, mas sempre q possível faço e isso já contribui. O que ocorre também em abrigos de animais e se ficarmos presos a esses dilema, que solução daríamos pra eles? Ignorar esse problema de animais abandonados, não resolve. Entendem? Nem tudo nesse mundo dá pra ser como queríamos.

    Acredito que o veganismo deva ser um caminho para um mundo melhor, não uma ideologia a ser seguida a risca sem analisar o contexto de situações. Isso é perigoso, como nessa situação onde muitos acabam ignorando um fato (abandono de animais) em prol de se manter uma ideologia. A mudança em escala mundial é aos poucos, não imediata, infelizmente vivemos em um sistema cruel, cheio de problemas e situações diversas e pensando nisso, talvez seja ilusão acreditar cegamente que da pra ser 100% vegano nesse mundo, da maneira q ele funciona hj em dia, pensando em todas as situações q ele apresenta (como de abandono de animais como cães e gatos) e que se afastar delas, n resolve esses problemas, mas apenas o de quem quer aplicar na sua vida uma ideologia a risca. Lembrando q não estou dizendo que todo vegano tem que adotar um animal, mas tudo q eu disse foi pra casos em q a pessoa n adota pelo dilema, mesmo gostando desses animais.

    1. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco. Seu comentário me fez pensar bastante e tenho certeza que será útil pra muitos veganos que vivem esse dilema.

  39. Gostei do site! Não sou vegetariano nem vegano! Ainda! Mas penso que adoção também é uma boa saída! Você não contribui com o aumento do número de animais que precisam comer! Você adota um que já existe! Temos que pensar na quantidade excessiva de animais de estimação que vão ter que ingerir carne(gatos)! Comprar um é estimular a reprodução exagerada! Já adotar penso que seria mais justo! …
    Achei essa notícia que futuramente poderá ser uma grande saída!!! http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151017_carne_artificial_mercado_fn
    Contém os mesmos ingredientes da carne e não há matança de animais. As células troncos são retiradas através do sangue!

  40. O problema não é a indústria da carne mas a indústria de gente. Explico: só existe indústria da carne devido a superpopulação humana. Se todos pararem de comer carne ela terá de ser substituída por outro ingrediente vegetal, que terá de ser obviamente cultivado, ocupando o espaço que pertencia a algum ecossistema e consequentemente levarão outros animais a morte, ainda que não seja diretamente por meio de abatedouros.
    Todos os problemas ligados a ecologia e, consequentemente, a crueldade com os animais necessariamente advém da superpopulação humana.
    É para muitos desagradável assumir que quando decidem ter um filho estão gerando mais um consumidor, não só no sentido econômico, mas em aspecto amplo (consumo de todos os recursos naturais) que viverá mais que a grande maioria das espécies e que ainda demanda consumo que qualquer outra espécie devido ao nosso modo de vida (consumimos energia elétrica, tecidos, remédios, etc), produtos que não são necessários aos outros animais.
    O tabu referente a diminuição da população humana tem por origem nossa lógica econômica de produção e também modelo político, social e religiosa, que tem no crescimento populacional humano uma necessidade para a continuidade de seus ideiais.
    Se quiser ser simplório basta esta ideia: menos um humano, menos destruição e crueldade.
    E não estou falando em extinção de nossa espécie, mas apenas de diminuição e controle populacional. Sem isso, tudo o mais é para efeito de “desencargo de consciência”.

    1. Amig@, você não podia estar mais longe da verdade. Só posso recomendar que você pesquise sobre esse assunto, mas aqui vai um resuminho. O mundo já produz vegetais suficientes pra alimentar 10 bilhões de pessoas (o mundo tem- dados de 2013- 7.1 bilhões de pessoas). Mas boa parte desses vegetais é usada pra alimentar os animais criados pro consumo humano. Se mais pessoas fossem vegetarianas/veganos não seria necessário cultivar outro alimento pra preencher a lacuna: o mundo já produz comida vegetal suficiente pra uma população muito maior do que a atual. Num mundo predominantemente vegetariano, teria comida suficiente pra todos, mesmo cultivando uma parte menor das terras usadas hoje pro cultivo de alimentos.

  41. Acho a solução das sobras boa e pensei exatamente nisso quando estava outro dia imaginando como as pessoas alimentam os animais carnívoros em santuários de animais. Fiquei pensando se não seria contraditório criar e abater outros animais para manter os primeiros. Cheguei à conclusão de que não há contradição ética em alimentá-los com os restos da carne que os humanos consomem, já que tais animais carnívoros foram retirados de seus habitats por uma demanda humana, circos, zoológicos, etc. Estes mesmos humanos que demandaram os circos demandam a carne e é por conta de suas escolhas e não pela escolha dos animais selvagens que os bois, frangos e porcos serão abatidos. Como nem tão cedo (e não se sabe nem se um dia…) as pessoas deixaram de comer carne, não há necessidade de sentenciar à pena de morte os animais que já foram alijados da natureza. Que os restos os alimentem e se um dia ninguém mais comer carne, provavelmente também não precisaram de circos nem zoológicos.

  42. Oi adorei seu texto!!!!
    Ainda nao sei bem qual a minha opiniao.
    Sou 100% vegana ha 3 meses. Fiquei um temapao so comento peixe e ovo.
    Tenho uma cachorra cocker e ha dois anos ela nao come ra’cao, so alimentao’cao natual AN, eu preparo. Moro no Canada. minha cachorra tem alergias, ela toma vacina via oral, antes eram inje’coes a cada duas semanas.
    Eu manipulo as carnes, ja que preparo sua limentacao. Estou ficando ate enjoada quando cozinho. Mas nao me sitno segura em mudar a alimentaocao dela para o veganismo. Se ela ficar doente vou me sentir super culpada. Quando o animal tem alergias ele costuma ter a imunidade ate mais baixa. Nao me sinto bem fazendo teste com a saude dela.
    Estou lendo muito sobre esse assunto, ate agora nao me sinto confortavel em muda-la p o veganismo.

    1. Oi, Ellen. O livro estava na primeira página do site, bem visível, não sei como você não achou. Mas atualizei o link no meu texto e agora ele vai direto pro livro 😉

  43. Tem algo errado nessa lógica. Concordamos que o ideal seria que todos os seres humanos fossem veganos. E lutamos contra a indústria da carne. Vamos lá. Se o nosso ideal se cumprisse um dia, e uma boa parte dessa população vegana criasse gatos ou animais que tenham a carne como alimento natural da espécie, como faríamos para alimentá-los? Sendo que idealizamos um mundo sem açougues? Teríamos que cria-los livres para caçar à vontade e não precisar alimentá-los? Mas aí eles seriam livres, sem precisar de nós… Eu achei essa lógica muito rasa de pedir carne que vai pro lixo ao açougue, imagina todos nós que criamos gatos fazendo fila em açougue para implorar carne que vai pro lixo? Deprimente. E creio que sim, se vai lá pedir ao açougueiro a carne que tanto desprezamos, estamos os fortalecendo sim, mesmo sem dar dinheiro, é uma submissão. E se os donos de açougues nos enxergar como ameaça a seus mercados, e passarem em conluio a negar que nos dêem carne?
    Eu acho que se não podemos alimentar os bichos como eles devem ser alimentados, melhor seria não tê-los. Sou contra essa tentativa de humanizar os nossos animais de estimação. Desse antropomorfismo exacerbado. E creio que adaptar a dieta vegan para os cães, por mais que seja saudável para eles, pode trazer consequências genéticas desconhecidas. Senão concordamos com seus instintos naturais, melhor não tê-los. Ou passamos a criar bichos que não tenham a carne como alimento natural da espécie. Coelhos, iguanas, jabutis, hamsters…

  44. Olá , eu tenho certeza que a industria alimenticia sempre produzira carne porque as pessoas gostam de comer carne, é a alimentacao que nos fez atingir nossa evolucao como espécie e se não produzisse seriam coletados na natureza por meio da caça e da pesca. Eu apoio todas as iniciativas que promovam o tratamento digno dos animais, contra os maus tratos e em favor de oferecer a eles o minimo ou nenhum sofrimento. Por outro lado, quando alguem diz que nao vai consumir carne porque os animais serao abatidos, bom, ai entra um problema de lógica. Na natureza os animais vivem em constante estress por conta da cadeia alimentar, poucos chegam a idade adulta, a maioria é devorada sem piedade e isso se dá porque todo ser vivo tem como destino a morte. Ai vem a pergunta, se voce que está lendo soubesse que a sua morte seria lenta e dolorosa como é a de muitas pessoas, preferiria não ter nascido ? Eu acho que voce, como a maioria das pessoas não está preocupada com isso, mas insiste em decidir pelo boi. Quer que ele não exista para que não sofra na morte. Isso é justo ?

  45. Olá, obrigada pela postagem! Não escrevo tão bem, mas vamos lá!

    Estou com essa angústia / dilema sobre ração, tipos de alimentação natural. Eu não como carnes e derivados de origem animal. Mas, acredito que nós somos coletores, devemos comer comida de origem vegetal, grãos, leguminosas, oleaginosas, …

    Mas já, os cães e gatos tem outras necessidades e devemos respeitá-las.

    E sobre não ter animais de estimação com a justificativa de que é uma forma de exploração, ou que isso é ou foi uma forma mudar a natureza deles em nosso benefício, ou ainda é uma forma perpetuar a domesticação. Não ajuda a mudar o caos do abandono! Castrar não deveria ser visto como uma maldade, mas castrar com pena de gastar dinheiro sim. Castrar de qualquer jeito é crueldade. Você pode conversar e mostrar boa fé e nenhum veterinário decente vai negar que você pague parcelado.Não adotar, não vai ajudar em nada a diminuir o ponto que o abandono e a crueldade humana chegou. Adotar um animal da rua, cuidar, dar a melhor alimentação que você puder oferecer, dar o melhor acesso a cuidados veterinários que você puder dar, se informar, informar e informar sobre como criá-los, oferecer bem-estar adaptado aos dias de hoje, como ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL para cães, gatos, e outros que você tenha é fundamental. Além de investir na sua segurança (sim segurança porque nas ruas tem doenças como FIV/ FELV/ PIF, Parvavirose, Cinomose, entre outras tantas, além de envenenamentos, exposição a mais crueldade humana, brigas com outros animais, atropelamentos SEM resgate e assistência. entre outros tantos problemas. Adotar é uma das coisas mais maravilhosas que se pode fazer. Nos mudamos com a “evolução” e eles também. Agora vivemos em condomínios, antes não… um dos tantos exemplos.
    Já deixar de adotar ou resgatar por questões que não vai mudar o passado e sim, impactar positivamente no presente e o futuro! Eles nos ensinam mais do que amor incondicional, nos ensinam um amor infinito.
    Eu deixo de sair, adaptei o apartamento, meus horários, rotina por amor a eles e pelo amor que recebo deles. São nossos filhos e a única diferença é que são de outras espécies e devemos respeitar à natureza das suas espécies.

    Se puder assistam ao documentário Pet Fooled, de 2016 e o Food Choices.

    Obrigada!

  46. Ps.: E de tudo que já me informei sobre o Veganismo (em sites nacionais e internacionais) é que o movimento apoia a adoção de animais! <3

  47. Olá a todos, e os maiores parabéns pela escolha deste tema e pelo site.

    Há cerca de dois anos adotei a minha primeira (e até agora única) gata, a Paloma. Tinha cerca de 3 meses e logo comecei a dar-lhe ração vegan, malgrado o ceticismo dos veterinários. Aparentemente, a Paloma estava fabulosa, com o seu pelo preto lindíssimo lustroso, muito ativa e brincalhona. Por via das dúvidas, e por causa de uma certa reserva por parte dos vets, pedi para fazerem análises para ver como estavam os valores. Acharam estranho eu pedir, geralmente só fazem, dizem, tais análises a gatos idosos, e a Paloma era ainda muito jovem. Pois bem, o resultado foi surpreendente: uma degeneração hepatocelular evidente, ou seja, as células do fígado da Paloma estavam a morrer sem explicação aparente. Logo a vet associou à ação e eu, doida de indecisão e dor ética, concordei em mudar a ração por um tempo para fazer o teste. Novas análises não indiciaram que os valores tivessem a ver com a razão vegan. No entanto, a Paloma já antes rejeitara, com muitos vómitos, ao cabo de algumas vezes, a primeira ração vegan que comprava para ela, pelo que tinha mudado de ração. Pouco tempo depois de voltar à alimentação 100% vegan, a Paloma rejeitou-a completamente, vomitando logo em seguida. Acresce que, dado o seu problema de fígado, tem agora uma ração dedicada a facilitar o trabalho do fígado, a qual não rejeita. Já pedi para ver se a vet encontra uma ração vegan o p o mesmo efeito, mas não é fácil.

    Sendo vegan, fico triste e sinto-me incoerente. Mas aprendi a viver com essa incoerência, porque sou responsável pela Paloma e não posso simplesmente obriga-la a engolir o que vomitará a seguir, e ainda por cima com a questão hepática que manifesta.

    Como diz a Sociedade Vegan, o veganismo deve aplicar-se desde que seja possível e praticável. Infelizmente, há situações em que pode não ser…

    Abraços de Guimarães, Portugal,

    Sónia

Deixe uma resposta