Delicioso e fácil

Focaccia com azeitona e alecrim

Durante mais de um ano o blog só tinha uma única receita de pão, o meu pão integral com centeio e sementes. Aí publiquei a receita de pão chato recheado com cogumelo e cebola e, menos de um mês depois, cá estou eu com mais uma receita de pão. Explico. Por mais que eu adore meu pão integral, decidi explorar outros tipos de pão pra variar o menu daqui de casa e ter mais receitas pra dividir com vocês. Ainda faço meu pão com sementes regularmente e é ele que prefiro comer no café da manhã, mas estou adorando descobrir pães diferentes que vão muito bem no lanche e como acompanhamento do almoço ou jantar. Como essa focaccia com alecrim e azeitonas.

Sempre achei focaccia uma delícia, mas por alguma razão achava que era difícil de preparar em casa. Ledo engano! Fazer focaccia não podia ser mais simples. Esse tipo de pão é ideal pra acompanhar saladas, sopas e pratos de legumes com bastante molho. Ela também é ótima pra fazer sanduíches. Focaccia é geralmente feita com farinha branca, mas pra deixar o sabor mais interessante, e a textura mais rústica, usei um pouco de fubá (a farinha de milho usada pra fazer o nosso cuscuz). Também deixei a massa fermentar lentamente na geladeira durante uma noite, pra intensificar o sabor. Outra vantagem da fermentação longa é que o pão ganha uma casca ainda mais crocante. O resultado dessas pequenas modificações fez uma diferença considerável.

Adoro a combinação de alecrim, azeitonas e azeite, mas essa focaccia aceita diferentes ingredientes, como tomates secos, outras ervas, cebola, alho… Usem a imaginação, mas não exagerem na “cobertura”. Excesso de peso sobre a massa vai impedir o pão de crescer direitinho enquanto assa e a ideia é faz focaccia, não pizza!

Esse pão é crocante por fora e macio por dentro, com um sabor irresistível, graças à fermentação lenta e ao toque de fubá. Devoramos nossa focaccia no almoço, ainda quentinha, acompanhada de hummus, azeite (gosto de mergulhar pedaços do pão em uma tigelinha com azeite) e uma salada simples de tomate. Nossas papilas fizeram a festa! Se ainda não convenci vocês a correrem pra cozinha pra preparar essa focaccia, aqui vai mais um argumento: esse foi o pão mais simples que já preparei até hoje. Esforço mínimo e satisfação máxima!

 

Focaccia com azeitonas e alecrim

Usei farinha de trigo branca misturada com fubá e o resultado foi uma focaccia deliciosa e mais rústica do que a versão tradicional. Se quiser usar farinha integral omita o fubá e aumente a quantidade de farinha pra 2x. Fiz essa receita com 1/2cc rasa de fermento pra pão mais um tiquinho do meu fermento natural, pois sempre tenho um pouco dele na cozinha e gosto do sabor que ele dá aos pães. Mas usei essa receita como base e nela só aparece o fermento pra pão (na quantidade indicada abaixo). Deixei minha focaccia mais tempo do que devia no forno, por isso ela saiu tão bronzeada. Mas gostamos tanto dessa versão super crocante que acho que vou fazer sempre assim.

1x de água morna

1cc de fermento pra pão

1cc rasa de sal

1 ¾ x de farinha de trigo

1/4x de fubá em flocos (flocão)

1cs de alecrim (fresco ou seco)

1cs de azeitonas picadas (verdes ou pretas)

Azeite e sal marinho (do tipo médio, não em pó)

Em um recipiente de vidro ou cerâmica, dissolva o fermento pra pão com a água morna. Junte metade da farinha e misture com um batedor de arame. Quando a massa estiver lisa, sem carocinhos, junte o resto da farinha, o fubá e o sal. Usando agora uma colher de pau, mexa até incorporar tudo. A massa terá uma consistência bem mole e não deve ser trabalhada demais. Cubra com um pano de prato limpo e leve à geladeira por 12 horas (uma noite). A fermentação lenta aumenta o sabor do pão. No dia seguinte retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira a massa pra uma placa, ou travessa de vidro, untada com azeite. Estique com cuidado (use as pontas dos dedos untadas com azeite), formando um retângulo menor do que uma folha A4. Manipule a massa com delicadeza pra manter as bolhas de ar que se formaram durante a fermentação. Polvilhe com o alecrim e as azeitonas picadas, regue com um fio de azeite e salpique um pouco de sal marinho. Asse a focaccia até ficar dourada nas laterais. Se seu forno tiver a função grill, use-a no final do cozimento, pra deixar a focaccia ainda mais dourada. Deixe esfriar alguns minutos na placa (ou travessa) e transfira pra uma grelha, ou pano de prato limpo, pra terminar de esfriar. Focaccia, como todo pão, é melhor ainda morna. Rende 2 porções.

35 comentários em “Delicioso e fácil

    1. Usei 1 colher de sopa cheia de fermento natural, mais 1/2cc de fermento pra pão seco. Acho que faz diferença no sabor e na próxima vez vou tentar usar só o fermento natural.

  1. Sandra, isso parece delicioso!
    E olha, até hoje não me aventurei no seu pão clássico, por várias razões…mas essas outras receitas estão com certeza na minha lista de afazeres da semana, rs.

    Tá bem a cara daquelas comidas que a gente faz e não sobra nada pro dia seguinte 🙂

      1. Update
        Pense numa pessoa que conseguiu errar essa receita. C’est moi!
        Acho que ficou fino demais, aí assou muito.Morno deu pra comer, mas quando esfriou, sem chance. Tentarei novamente, até acertar – porque o gosto tava ótimo, haha.

      2. Não desista Nina! Pão é uma das coisas que raramente se acerta na primeira tentativa, mas com o tempo vira brincadeira de criança. Abs.

  2. Olá … desculpa a ignorância, mas tive que ir procurar o que é “fubá” … mas mesmo assim, persiste a dúvida:
    é farinha de milho miúdinho ou mais grosso (que serve para fazer polenta) ? é que aqui em Portugal, farinha de milho é mesmo fino, como uma farinha de trigo tipo 65 … e o carolo (que é mais grosso, com o qual fazemos as tradicionais papas de carolo (milho e abóbora) e a, chamada, polenta (usando termo italiano) ….
    uma mistura de farinha de milho, carolo e farinha de trigo, faz-se a famosa broa de milho portuguesa (que minha avó fazia, escaldando primeiro a farinha e carolo, para depois ser amassada com o trigo, mas confesso, que nunca vi, nem nunca fiz ) ….
    em Avintes (no norte de Portugal) há outra receita de broa de milho, que leva um ligeiro toque de mel, e fica cor “chocolate” por causa do malte …..
    hum!!!! já está a dar-me fome … olha só, as voltas que tua focáccia traz :o) …. (vou experimentar!!! Obrigada ) Abraço grande :o)

    1. Isabel, agora eu é que precisei fazer pesquisa:-) O nosso fubá é uma farinha de milho mais grossa, deve ser parecido com o tal do carolo (vi que carolo também é chamado de sêmola de milho). No Brasil é possível comprar fubá em flocos também, que é o que recomendo na receita, mas na falta, o seu carolo deve funcionar direitinho. Porém se um dia passar por uma loja de produtos brasileiros aí na sua cidade não deixe de procurar fubá pra fazer a comparação (e depois me contar tudo).

  3. Olá, Sandra
    Deu até água na boca.
    Você poderia confirmar se o fermento que utilizou é o fresco (em barrinhas) ou o seco (em pó)? Acho que as quantidades fazem diferença, dependendo do tipo do fermento.
    Vou já pra cozinha, tão logo tenha sua confirmação.
    Uma vez mais, muito obrigada!

    Abraços,
    Vagaluminha

  4. Parece aquelas de restaurante italiano! Linda!!
    Nunca fiz pão! Me parece complicado, então nunca tentei, mas já que vc disse que esse é simples… Quem sabe não vai ser o primeiro?! 😉

  5. Agora sim consegui deixar um recadinho(problemas no computador..rs).Sandra….não tenho o dom da palavra como você….mas gosaria de deixar o meu carinho e conffessar que estou completamente VICIADA no PAPACAPIM!!!! Tudo comecou com uma pesquisa para encontrar uma receita de foccacia, e qual foi minha aegri?! Encontrei você!!! Estou encantada com as receitas, viagens, e toda a sua trajetória !!! Amiguinha…Parabéns por tudo que nos proporciona!!!! Sou, sua mais nova fâ!!! Obrigada!!!Ahhh como faço para participar para ganhar o azeite?!Ahhhh….já ganhei já ganhei!!!!!kkkkkkk

  6. Sandra, tudo bem?
    Meu fermento natural mora na geladeira e é de farinha integral, gostaria de saber se você usa o fermento natural refrescado ou sai direto da geladeira?
    Tenho a mesma dúvida para o crumpets.
    Bjs.
    PS: Hj vou fazer para o jantar a couve-flor assada com molho de tahine e também o milho com cogumelo.
    PS2: Todos os dias vasculho seu blog e sempre acabo inspirada.
    PS3: Meu marido e convidados agradecem.

  7. Oláaaa!!!!!!!

    Fiz duas vezes esta receita, ele ficou lindo como o da sua foto. Mas não sai da travessa de vidro neeeem com facão, rs. Estou desconfiada que seja porque a grelha do forno está muito próxima do acendedor, será?! Eu e marido até pensamos em colocar papel manteiga, mas gostaria da sua opinião.

    PS: Precisamos chamar um técnico para mudar essa grelha, veio de fábrica apenas uma grelha e acaba assando por demais as comidinhas por baixo.

    PS2: Comi hoje a aveia domirda com chia e passas. Mmmmmm!!!!!!!!! Já espalhei a notícia da delícia,

    Agradecida por suas partilhas.

    B-joletas

    1. Oi, Tarama

      Você está untando a travessa de vidro com azeite antes de colocar a massa, como indiquei na receita? Se mesmo assim estiver grudando, sugiro que use uma forma de metal antiaderente (se não tiver problemas com esse material) ou forrar a travessa de vidro com papel manteiga, como vocês sugeriram. Não sei se o fato do seu forno assar demais a comida por baixo tem alguma influência nisso…

      Boa sorte.

Deixe uma resposta