Aproveitem as mangas

Salada de feijão preto e manga

Desculpem a ausência, mas ainda estou em terras potiguares e minha prioridade no momento é curtir a família. Cozinho bastante, mas, tirando algumas raras excessões, nada muito interessante.

Quando cheguei em Natal fiquei surpresa ao ver mangas em pleno mês de novembro. Quando eu era pequena tínhamos uma enorme mangueira no quintal e nos meses de dezembro e janeiro o alimento mais abundante na nossa cozinha era manga. Durante muitos anos minhas férias tiveram gosto de manga. Pelo visto as mangas aparecem mais cedo agora (culpa de quem?) e passei o mês comendo salsa de manga, um dos meus pratos preferidos. Mas tem uma variação dessa salsa que gosto ainda mais: salada de feijão preto com manga. À primeira vista parece uma combinação estranha, mas, assim como a salsa, é um prato que conquista logo na primeira garfada.

A nossa velha mangueira foi derrubada anos atrás pelo meu pai (conhecido como “o homem que espalhou o deserto”) e hoje tenho que comprar os exemplares de supermercado, bem menos saborosos que as mangas da minha infância. Mas mesmo assim a receita vale a pena. Só sinto por não ter descoberto esse prato naquela época, pois teria visto um número bem menor de mangas se estragar no quintal.

 

Salada de feijão preto e manga

Não sou muito fã de cebola crua, então uso pouco nessa receita. Se gostar, use um pouco mais. A quantidade de suco de limão também fica a gosto: comece com 1 limão, prove e junte mais um pouco, se achar necessário. A qualidade da manga é importantíssimo: use as mais perfumadas, suculentas e menos fibrosas que achar. O ideal é que ela esteja madura, mas firme, sem partes moles ou machucadas.

3x de feijão preto cozido (temperado com sal)

1 manga grande madura, mas firme

¼ de cebola roxa

1 punhado de coentro

2 pimentas de cheiro (opcionais)

suco de 1 limão

1cs de azeite

sal a gosto

Corte a manga em cubos pequenos. Pique a cebola roxa e a pimenta de cheiro fininho. Misture o feijão frio, a manga, a cebola, a pimenta de cheiro e o coentro picado. Tempere com o suco de limão, o azeite e uma pitada de sal. Misture bem, prove e corrija o tempeiro. Sirva em temperatura ambiente. Rende 2 porções.

7 comentários em “Aproveitem as mangas

  1. … Olá … vou aguardar o Verão por cá 🙂 … deixei passar a “salsa de manga” … mas anotei hoje no calendário 2012 … em Agosto próximo terei novidades para partilhar … Obrigada e Abraço “frio” do lado do Hemisfério Norte – Portugal

  2. Gostei da receita. Já tá na lista pra fazer.
    Tu já postou alguma foto da tua vaquinha? Fiquei pensando nisso quando tu disse que estava em terras brasucas. ^^

    1. Emanuella, pra minha grande tristeza meu pai vendeu Macabea sem a minha permissão. Meus planos de deixa-la viver em liberdade e morrer de velhice foram destruidos. Fiquei muito triste…

  3. Olá!Ontem ao almoço comi esta maravilhosa salada! É simplesmente deliciosa! Só fiz duas pequenas alterações para os ingredientes que tinha à mão: usei salsa no lugar de coentros e pimenta malagueta em vez de pimenta biquinho. Vou repetir mais vezes! E eu que não encarava muito bem o feijão preto…nem sabia o que estava perdendo!
    Obrigada!Beijinhos

Deixe uma resposta