Mix de sementes

Existe uma maneira simples e saborosa de acrescentar nutrientes à sua dieta. Sementes de jerimum, de girassol, gergelim e linhaça são uma mina de saúde. Essas sementes fornecem fibras, proteínas, vitamina E e do complexo B, ômega 3 (no caso da linhaça) e minerais como ferro, cálcio, magnésio, selênio, zinco e manganês. E pra ficar ainda melhor, são isentas de colesterol (como todo vegetal) e possuem as “gorduras boas” que protegem o coração.

Na nossa cultura não temos costume de comer sementes mas aqui na Palestina semente de girassol e de jerimum são alguns dos petiscos preferidos do pessoal. Sem falar do alto consumo de gergelim: eles usam nos pães, nos biscoitos e pra fazer “tahini” (a pasta de gergelim que entra na composição famoso “humus” e de vários outros pratos). Quando me mudei pra cá me apaixonei por essas sementinhas, encontradas em todas as mercearias, supermercados e mesas do país.

A melhor maneira que encontrei de incluir sementes na minha alimentação foi fazer misturas que uso sobre saladas. Assim elas permanecem cruas e posso desfrutar de todos os benefícios que elas nos trazem (o calor do cozimento destrói algumas de suas propriedades nutricionais) e ainda como várias sementes diferentes ao mesmo tempo.

A receita de hoje não é exatamente uma receita, é uma dica. Com essas misturas de sementes vocês vão aumentar a quantidade de nutrientes de suas dietas, sem fazer esforço. Elas podem ser usadas sobre saladas ou qualquer outro prato, é só salpicar diretamente sobre a comida pronta. Pras pessoas que estiverem receiosas quanto ao gosto das misturas, gostaria de dizer o sabor é suave e agradável. Esqueçam as vitaminas compradas na farmácia! Nós podemos melhorar a qualidade da nossa dieta de maneira natural, juntando nutrição e sabor.

Mix de sementes

A mistura 1 é mais rica em cálcio e a 2 é mais rica em ferro (além dos outros nutrientes que citei acima). Escolham a mistura que mais gostarem, ou façam as duas. As sementes usadas aqui são cruas e sem casca. Pra aumentar o valor nutricional das misturas, uso gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Mistura 1

3cs de gergelim

1cs de linhaça (marrom ou dourada)

1cs de gérmen de trigo

½ cs rasa de levedo de cerveja

½ cc rasa de sal

Triture tudo no liquidificador. A textura final deve ficar fina, mas com alguns pedacinhos maiores.

Mistura 2

1cs de semente de jerimum (abóbora)

1cs de semente de girassol

1cs de linhaça (marrom ou dourada)

1cs de gérmen de trigo

½ cs rasa de levedo de cerveja

½ cc rasa de sal

Triture tudo no liquidificador. Assim como na mistura 1, a textura deve ficar fina mas pare de triturar antes que tudo vire pó.

Pra impedir a oxidação das sementes, guarde as misturas (separadas) na geladeira, em recipientes tampados.