Bolo salgado de lentilha

Contei no post sobre a torta salgada de legumes que procuro uma receita de uma torta de lentilha há tempos. Semana passada, por obra do mais puro acaso, encontrei o que estava procurando no grupo Facebook “Veganismo sem firula“. Eu não uso Facebook, mas ainda tenho um perfil por lá. De vez em quando aparece uma notificação, que eu ignoro, só que deve ter sido uma anjinha que me falou pra clicar na notificação que apareceu enquanto eu trabalhava semana passada. Era sobre um post do grupo que mencionei acima, o que me fez lembrar que o grupo existia. Já que eu estava ali, resolvi dar uma olhada no que tinha sido postado ultimamente e foi assim que me deparei com uma receita chamada “bolinho de verdura com massa de lentilha rosa”, de uma participante do grupo chamada Emy Yokoyama de Almeida. Bingo! Era o que eu vinha procurando esse tempo todo.

Adoraria ter feito os bolinhos individuais da receita original, mas como só tenho formas grande, fiz um bolo grande. A textura da massa é muito mais leve, e ligeiramente seca (não é um defeito aqui!), diferente da minha torta de legumes, que é bem úmida e densa. Nada surpreendente, já que se trata de um “bolo” e não uma “torta”. Acho essa textura perfeita pra comer no lanche, junto com uma pasta/patê/creme.

Sobre as lentilhas. Sei que a lentilha consumida no Brasil é importada (quase tudo do Canadá, o maior produtor de lentilhas do mundo). Além disso, lentilha rosa (que eu chamo “coral”, porque acho que é a cor que melhor descreve essa leguminosa) não é facilmente encontrada por aí. Então vamos combinar que essa receita é algo especial, pra sair da rotina, mas que prometo seguir nos testes pra ver se é possível fazer com leguminosas cultivadas no Brasil. Espero conseguir desenvolver uma versão mais acessível, ecológica e que faça sentido na nossa cultura alimentar.

Enquanto isso, deixa eu dizer que uma receita de bolo salgado de liquidificador à base de lentilha, que você usa crua na massa e que cozinha junto dos outros ingredientes, no forno, é uma jóia! Facílima de preparar, extremamente versátil, muito nutritiva e deliciosa. Recomendo fortemente.

Bolo salgado de lentilha rosa

Segui a receita de Emy, fazendo adaptações minúsculas, e é a que compartilho aqui. Na segunda vez que fiz esse bolo esqueci o fermento e o vinagre e apesar de ter ficado gostoso, a textura ficou bem densa e muito menos agradável. O fermento traz leveza e o vinagre é essencial pra trazer uma certa maciez pra esse bolo. Use os legumes que quiser e não tenha medo de personalizar a receita. Os ingredientes essenciais são as lentilhas, a aveia (ajuda na liga), o azeite (maciez e sabor), o fermento (pra deixar leve) e o vinagre (pra ajudar na textura). Os temperos e verduras ficam ao seu gosto. Na foto acima usei cenoura e abobrinha, porque era o que eu tinha. Na segunda vez fiz com beterraba e também ficou ótimo.

1,5 xícara de lentilha rosa (crua)

1/2 x xícara de aveia (flocos finos)

1 xícara de água

3 colheres de sopa de azeite (ou outro óleo)

1 colher de chá de fermento (bem cheia)

1 colher de sopa de vinagre

2 xícaras de verduras raladas (usei cenoura e abobrinha na primeira vez, beterraba na segunda)

Sal e pimenta preta

Ervas finas desidratadas (usei uma mistura de manjerona, salsinha, orégano e alecrim)

Deixe a lentilha de molho por algumas horas. Descarte a água do molho e bata no liquidificador com 1 xícara de água até ficar completamente homogêneo. Em um recipiente grande, despeja essa “vitamina” de lentilha e misture com os outros ingredientes (junte o fermento e o vinagre por último). Nas fotos abaixo eu estava fazendo a segunda versão desse bolo, com beterraba ralada.

Transfira a massa pra uma forma untada e polvilhada com farinha de aveia (só triturar a aveia em flocos no liquidificador), ou cubra a forma com papel manteiga antes de despejar a massa. Você tem a opção de polvilhar com gergelim ou semente de papoula (o que fiz), mas nem precisa. Leve ao forno (eu não pré-aqueci e deu certo) médio e deixe assar até que passe no teste do palito.

Versão desse bolo com beterraba, polvilhado com za’atar (o fermento e o vinagre foram esquecidos, por isso a textura mais densa).

Um comentário em “Bolo salgado de lentilha

  1. Engraçado! Jurava que a receita de bolinhos de lentilha crua era sua. Já fiz ela há quase 1 década atrás, usando lentilha comum (triste, porque a que eu queria copiar usava lentilha rosa), e até postei num grupo de veganos.
    Pra mim, lembra muito quibe, que eu amo e é uma das poucas comidas com carne que ainda sinto saudade. Usar hortelã, limão e trocar a aveia por triguilho também ajuda. Desde então vi mais gente fazendo, de bolinho até bolo grande, ou com grão de bico no lugar de lentilha (e eu tentei com feijão branco, mas… não recomendo). Mas sempre achei que tivesse saído daqui a inspiração pro pessoal do grupo.
    De qualquer forma, é bom ver como as receitas viajam longe. E faz tempo que não faço essa receita, acho que ela veio me visitar de novo por meio desse post, agora de cara nova.

Deixe uma resposta