Jornada do Veganismo Popular – parte 1

No início do ano tivemos a Xepa Ativismo convidou a UVA e os irmãos por trás do projeto Vegano Periférico pra fazer um grande evento em São Paulo celebrando o Veganismo Popular. Uma espécie de festival artístico-político-gastronômico. Meses depois a ideia inicial tinha sido modificada muitas vezes e nasceu a I Jornada do Veganismo Popular, que tinha como tema “Veganismo Popular contra o fim do mundo: construir a libertação animal e combater a fome”. Começou com uma live dia 1/11, pra comemorar o dia internacional do veganismo, e durou todo o mês de novembro. Foi um evento descentralizado e os coletivos que compões a UVA e quiseram participar organizaram eventos em suas cidades de maneira independente.

Além de ter participado da live no dia 1/11, que contou com convidadas muito especiais pra mim (assistam!), tentei acompanhar o trabalho dos coletivos e participar do maior número de eventos que pude. O resultado foi um mês inteiro na estrada, oito cidades diferentes, encontros que me marcaram profundamente, conversas que renderam muita reflexão e me fizeram avançar nas teorias que desenvolvo há anos, muitas descobertas gastronômicas e ter visto uma parte do Brasil que ainda era desconhecida pra mim. E também peguei Covid!

Ainda estou em Natal, me recuperando do cansaço pós viagem e pós Covid (Jesus me abane! não tenho energia pra nada!) e cumprindo minha tarefa principal esse mês: cuidar da minha mãe. Tenho muito o que contar sobre a viagem e, principalmente, sobre os encontros, mas por ora queria compartilhar algumas fotos dos eventos com os coletivos locais. Pela ordem cronológica, aqui estão: Fortaleza, São Paulo, Belém, São Luís, Salvador, Porto Alegre e Recife (Natal fica pra outro dia 😉

Em quase todas as cidades por onde passei tive a honra de dividir o microfone com militantes, praticamente todas mulheres, muito importantes pra construção dessa luta. Minha voz se somou a outras vozes e juntas, nos fortalecemos. Gostaria que todas essas pessoas aparecessem aqui mas infelizmente não tenho foto com todo mundo, só com Ana Felicien e Gisiane Ferreira, em Belém, com Ellen Monielle, em Recife, e com Bruna Crioula, em Porto Alegre.

Essa é a primeira parte de uma série de posts sobre a Jornada do Veganismo Popular, então fiquem no aguardo que vem muita coisa interessante pela frente. Aproveito pra agradecer mais uma vez as pessoas que apoiam o meu trabalho (através do Apoia-se), e que fizeram com que esse tour político fosse possível (do ponto de vista financeiro). Muita gente acredita que, por não ter mais Instagram, parei de militar. A verdade é que continuo militando no terreno, como sempre fiz. Na verdade desde que saí das redes sociais, nunca militei tanto!

Agora com licença que vou tentar fazer um bolo de jerimum (próximo post 😉 antes que minha mãe acorda do cochilo da tarde.

Deixe uma resposta