Revisada e melhorada

pancakes banana coco3

O livro de receitas que eu estava escrevendo e acabou não vendo o dia ia trazer algumas receitas que já foram publicadas aqui no blog, só que revisadas e melhoradas. O Papacapim fará três anos em breve e a maneira como cozinho evoluiu bastante durante esse período (felizmente!). A receita de panquecas de banana que apareceu aqui mais de dois anos atrás, por exemplo, sofreu uma mutação considerável.

Eu estou usando cada vez menos farinha de trigo na minha cozinha, por vários motivos. Embora eu não seja intolerante ao glúten, sinto que meu estômago é mais feliz sem ele. Não pretendo excluir o pão (de qualidade) da minha vida, mas se posso preparar sobremesas e lanches com cereais mais nutritivos, por que continuar usando sempre a velha farinha de trigo? E, provando mais uma vez que quando mudamos nossa alimentação nossas papilas acabam se ajustando, hoje acho a nova versão (atualizada e sem farinha) das minhas receitas muito mais saborosa. Como essas pancakes de banana e coco.

A receita que usei durante anos tinha uma xícara e meia de farinha de trigo e fazia uma quantidade grande demais pra minha família de duas pessoas (e dois gatos, mas eles não comem pancakes). Mudei um pouco as proporções e substituí alguns ingredientes. Como o meu cereal preferido é a aveia, substituí a farinha de trigo por farinha de aveia (na verdade flocos de aveia que trituro no liquidificador até virar pó) e um pouco de farinha de coco, que além de aumentar a quantidade de fibras da receita deu um gostinho todo especial. Como expliquei nesse post, farinha de coco tem inúmeros benefícios pra saúde e um sabor suave. Quando quero um sabor de coco mais pronunciado, uso leite de coco, mas quase sempre uso meu leite de amêndoas e obtenho pancakes super delicadas.

pancakes banana coco

Além de nutritivas e muito, muito saborosas, a textura dessas pancakes é incrível: ligeiramente crocante por fora e extremamente cremosa por dentro. O sabor da banana predomina (a menos que você use leite de coco na massa) e como essa versão tem mais fruta do que farinha, esses ‘bolinhos de frigideira’ são naturalmente doces. Eu gosto de degustar meus bolinhos puros, com uma xícara de chá ou café (amargo), mas se você precisar de um pouco mais de doçura, sirva com um tiquinho da sua geleia preferida, compota ou xarope de bordo (tradicional, mas difícil de encontrar no Brasil).

A única coisa chatinha dessa receita é que, justamente por não levar farinha nenhuma (só tem uma colherinha de amido mantendo todos os ingredientes unidos), as pancakes são bem frágeis. É preciso usar uma frigideira muito boa, daquelas pesadonas de ferro, pra que elas não grudem e você terá que fazer mini-pancakes, pois se tentar fazer pancakes maiores elas correrão o risco de se partir na hora de virar. Um bocadinho delicado na primeira vez, mas depois que você ‘pegar o jeito’ vai fazer pancakes de olhos fechados. E quando você der a primeira mordida vai esquecer imediatamente esse trabalhinho extra.

pancakes banana coco2

Pancakes de banana e coco (veganas, sem farinha de trigo, sem açúcar)

Use bananas bem maduras, já começando a ficar com uns pontinhos pretos na casca. Se as bananas não estiverem maduras o suficiente, essa receita será bem menos saborosa (e doce). A escolha do leite vegetal vai depender do resultado procurado. Se coco for a sua praia, use leite de coco e suas pancakes ficarão suculentas e com um sabor mais intenso. Se você usar leite de soja ou de amêndoas, o sabor de coco será bem mais discreto. Eu adoro as duas versões. Se você tiver um potinho de óleo de coco extra virgem na cozinha, aproveite pra usa-lo aqui: ele vai deixar suas pancakes ainda mais perfumadas. Pra que suas pancakes fiquem inteiras durante o cozimento é imprescindível usar uma frigideira de fundo grosso (melhor se for de ferro) e uma espátula de metal (pra vira-las).

2 bananas  grandes maduras (ou 3 pequenas)

1/2x de leite vegetal (leia recomendações acima)

1/2cc suco de limão (ou 1/2cc vinagre natural de maçã)

1/2x de farinha de aveia (trituro aveia em flocos no liquidificador até virar um pó fino)

2cs cheias de farinha de coco (ou coco ralado seco, triturado no liquidificador até virar pó)

1cc cheia de amido de milho (ou fécula de araruta ou fécula de mandioca)

1cc cheia de fermento

1/2cc canela

1cc de extrato natural de baunilha (ou sementes de 1/2 favo de baunilha), opcional

Óleo de coco extra virgem, ou azeite

Junte o suco de limão (ou vinagre) ao leite vegetal, mexa ligeiramente e deixe descansar durante 3 minutos. O leite vai talhar e dar às suas pancakes um toque de acidez delicioso, como se você tivesse usado iogurte na massa. Amasse muito bem as bananas com um garfo. Junte as bananas amassadas com o leite talhado e a baunilha, se estiver usando, e mexa bem. Em um recipiente médio, misture os ingredientes secos: farinha de aveia, farinha de coco, amido (ou fécula), canela e fermento. Despeje a mistura banana/leite/baunilha por cima e use um garfo pra incorporar os ingredientes secos aos molhados. Aqueça uma frigideira com tampa e despeje um pouco de óleo de coco extra virgem ou azeite.  A frigideira tem que ficar coberta com um filme de óleo, mas não precisa exagerar na quantidade. Coloque colheradas de massa (1cs por pancake), deixando um pouco de espaço entre elas, até cobrir a frigideira. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo durante alguns minutos (entre 4-5 minutos). Cheque regularmente: quando o topo parecer mais firme e a massa não estiver mais líquida (toque de leve com o dedo pra conferir), pingue algumas gotas de óleo/azeite sobre as pancakes e pode começar a virar pra cozinhar do outro lado (atenção: se você virar cedo demais elas vão se desfazer). Faça movimentos curtos de vai-e-vem com a espátula pra descolar as pancakes. Deixe cozinhar do outro lado mais alguns minutos. Quando os dois lados estiverem bem dourados, transfira as pancakes pra um prato e repita a operação com o resto da massa. Sirva quente, com um pouquinho de xarope de bordo ou sua geleia preferida, se quiser. Rende 12 pancakes pequenas (2 porções como lanche).

pancakes com banana caramelizada
Minha maneira preferida de comer essas pancakes: cobertas com banana caramelizada polvilhada com canela (fatio as bananas ao meio e frito em um pouquinho de óleo de coco virgem ou azeite, até elas ficarem naturalmente caramelizadas).

19 comentários em “Revisada e melhorada

  1. Excelente sugestão Sandra! Andava a pensar em fazer panquecas a partir de farinha de aveia, pois até agora só tinha feito com farinha de trigo integral.
    E a tua receita anterior não parece nada má! Mas acredito que a adição de farinha de coco a torne especial. 🙂

    Por acaso também me preocupo com a quantidade de trigo que consumo, e por isso deixo-o para o pão, bolos e bolachas, ou seja normalmente só está presente no pãozinho ao lanche. Comecei a reduzir há mais de 1 ano depois de ter comido seitan. Soube imediatamente que não era benéfico para os meus intestinos infelizmente.

    1. Pois é, estou reduzindo cada vez mais o consumo do trigo. Atualmente só como um pãozinho aqui outro acolá e macarrão de vez em quando. Já não gosto mais de bolos e bolachas com trigo e estou sempre procurando receitas pro lanche sem ele. Eu nunca tinha reparado, mas me sinto muito mais disposta quando não como trigo durante o dia.

      1. Não sei se me sinto mais bem disposta, vou experimentar. Mas para já sei que o meu sistema digestivo prefere assim 🙂
        Fazer doces sem trigo ainda é um bocadinho difícil para mim. Mas um desafio interessante! E para o lanche geralmente a minha alternativa são as barras de cereais que faço em casa.

        1. Além de evitar o inchaço na barriga, quando passo um dia sem comer trigo sinto que tenho um pouco mais de energia. O que faz sentido, já que parece que meu corpo precisa de muita energia pra digeri-lo… Fazer lanches sem trigo é um desafio, sim, mas estou adorando porque assim fico mais criativa:-)

  2. Eu adoro o seu blog, a maneira que você escreve, parabéns! Muitos textos e receitas inspiradores!
    A mudança da farinha de trigo para a aveia nesta receita com certeza é ótima. A quantidade de glúten presente na aveia não chega à metade daquela presente no trigo.
    Mas é bom esclarecer, para evitar equívocos, que a aveia tem cerca de 15% de glúten em sua composição, e costuma ser bem tolerada por uma boa parte das pessoas.
    Os principais alimentos que possuem glúten são: trigo e seus derivados, cevada, centeio, triticale e aveia.
    As farinhas de milho, mandioca, quinua, amaranto, arroz, batata, dentre outras, não possuem glúten.
    Continue presenteando o mundo com este Blog sempre tão rico! E aguardo o livro…

    1. Muito obrigada, Viviane:-)

      O que você falou sobre a aveia me deixou confusa. Você poderia me indicar a fonte da afirmação “aveia tem cerca de 15% de glúten”? Faz tempo que venho pesquisando sobre isso e sempre li a mesma coisa: aveia pura não tem glúten, mas como ela é geralmente processada em fábricas que trabalham com trigo e outros cereais que contên glúten, acaba sofrendo contaminação cruzada. O que você acha disso? No site “Lisboa Sem glúten” eles confirmam essa afirmação (leia o artigo aqui: http://100-gluten.blogspot.com/2011/09/aveia-sem-gluten.html ). E no blog “Cozinhando sem Glúten” eles também falam de aveia sem glúten (veja aqui: http://cozinhandosemgluten.blogspot.com/2010/09/aveia-sem-gluten.html). Não sei no Brasil, mas nos EUA e na Europa é possível comprar aveia garantida sem glúten (não contaminada com outros cereais), como mostra o blog. Como sei que pessoas que têm doença celíaca devem evitar a aveia comum (só a garantida sem glúten está permitida e não sei se é possível encontra-la no Brasil), não coloquei uma etiqueta ‘sem glúten’ nessa receita. Mas achava que a quantidade de glúten aqui era mínima, só a causada pela contaminação cruzada. 15%!? Estou chocada e confusa. Se puder esclarecer essa minha dúvida, eu ficaria muito grata.

  3. Oi, Sandra!!

    As panquecas de banana ficaram ótimas. Um achado para as sobras de bananas (confesso que eu já não aguentava mais transformá-las em geleia ou docinhos diet!). De posse de sua dica, lembrei-me que tinha uma velha frigideira de ferro fundido (própria para fritar 4 ovos de uma só vez), que estava “encostada” por motivos óbvios! Portanto, ela já entrou novamente em cena, com novo papel: tornou-se perfeita para o preparo das suas panquequinhas e de “otras cositas más”, como bolinhos antes destinados à fritura, com uns dois pinguinhos de azeite, apenas! Aproveitando o ensejo, fiz, também, por exemplo, pequeninos omeletes de grão de bico, com a sua excelente receita, utilizando a mesma frigideira (que não é imprescindível, mas que facilitou bem o meu trabalho). No caso dos omeletinhos, eu coloquei o “recheio” por cima, como se fosse uma cobertura de pizza. Além disso, fiz, também, o omelete, como originalmente sugerido por você, em frigideira comum, porém com o recheio de couve repassada no alho e um pouquinho de azeite e sal. Variei algumas delas com recheio de queijo de amêndoas vegano. Como você pode constatar, eu fiz a festa na cozinha.

    Ah! Congelei parte das panquecas de banana. De manhã, retirei-as do freezer, coloquei-as rapidamente numa frigideira comum por alguns minutos e “nhammmm!! Foi algo divino degustar essa delícia!!! Ficam excelentes com qualquer chá ou suco de frutas. Elas servem não só para o café da manhã, mas também para o lanche da tarde, ou até mesmo para aquela hora em que dá uma vontade louca de comer algo adocicado, pois estão sempre deliciosas. Experimentei comê-las frias, ainda geladinhas, descongeladas à temperatura ambiente, puras ou com geleia, – elas continuaram incrivelmente deliciosas. O único problema é que não dá para comer só uma…

    Parabéns, minha querida. Além de tudo o que você tem nos proporcionado com suas receitas e seu jeito de encarar os desafios, a gente descobre uma alegria imensa em vivenciar cada proposta, cada experimento e deixar fluir a imaginação. É quando se percebe a vida como ela é – simples, com escolhas infinitas…

    Abraços,
    Vagaluminha (Marjorie)

  4. Oi Sandra,

    Estou super empolgada com suas receitas. Encontrei seu blog sem querer e em quatro dias já fiz cinco receitas suas. Minha família (marido e dois bebês, 3 e 2 anos) somos lacto-vegetarianos e estamos caminhando para eliminar o leite completamente. Seu blog será um farol no meio dessa transição. Hoje de manhã fiz essas panquecas de banana e meus filhos amaaaaaaram!!! E acabaram de almoçar um prato enorme da Polenta de milho fresco e berinjela (o que é aquilo!!!???)

    Parabéns pelo Blog maravilhoso, pelas receitas brilhantes e por ser uma pessoa que transmite amor verdadeiro.

    Você é uma pessoa iluminada. Nunca mais vou deixar de acompanhar você, pelo blog ou pelos livros – que com certeza virão.

    Te desejo de volta todo o amor que você dá aos outros.

    Um grande abraço.

  5. Eu fiz essa receita ontem e as pancakes ficaram deliciosas! Tirando o probleminha técnico com minha frigideira (e as coitadinhas das pancakes se esborrachando todas), achei fácil de fazer 🙂 Bjos!

    1. Fico feliz em saber. Gosto tanto dessa receita que as pancakes apareceram aqui em casa pelo menos uma vez por semana nos últimos meses:)

  6. Finalmente fiz esta receita. Pelos ingredientes, já esperava que ficaria gostosa, mas não tinha ideia!!!!!! Mas agora estou com um problema: como não fazer esta receita todos os dias??? 😀

    Parabéns pelo lindo blog. Li de uma ponta a outra, quase de uma sentada só, e pinei várias receitas – volto para comentar à medida em que for executando-as. 🙂

  7. será que com fécula de batata fica bom? eu usei numa receita de pão e nao gostei. Mas como nessa é somente uma colher talvez o gosto n fique perceptível. O que vc acha?

  8. oi ! adoro seu blog, e adoro suas receitas. são de incrivel ajuda pra me aventurar (com sucesso) pelos mares veganos.

    mas me diga, será que dá certo se eu fizer essa pancake com banana caramelizada?
    é que me apaixonei pelo sabor que ela dá a papa matinal, e imaginei que ia tranformar essa pacake já deliciosa num mel !
    rs

    brigada !

Deixe uma resposta