Gobhi Paratha

Essa semana fiz um jantar indiano aqui em casa. Meus amigos europeus adoram a comida da Índia, mas como aqui não tem restaurante indiano de vez em quando faço o meu curry especial pra agrada-los. E como entrada fiz gobhi paratha, acompanhado de pesto de coentro (usei amêndoas no lugar de pistaches). Parathas são um tipo de pão muito popular na Índia, principalmente no norte. Quando estive lá comi parathas (e chapatis, o pão tradicional do sul) todos os dias e até hoje quando mordo um paratha me sinto imediatamente transportada pra aquele lugar. Comida, assim como cheiros, tem o poder de nos fazer viajar no tempo e no espaço…

Paratha pode ser feito sem recheio, mas existem versões recheadas com couve-flor (gobhi paratha), com batata (aloo paratha), espinafre ou queijo. Como ele é feito com farinha de trigo integral e não tem fermento, ele está mais próximo de um crepe denso e ligeiramente crocante do que de um pão como a gente tem costume de comer. A primeira vez que comi um achei estranho, mas depois me acostumei com a textura.

Os indianos têm uma relação diferente da nossa com farinha integral. No Brasil tudo é feito com farinha branca e quando queremos fazer algo mais “saudável”, trocamos esse ingrediente por farinha integral. Na Índia tem pães que são feitos exclusivamente com farinha branca (como o naan) e outros que são feitos tradicionalmente com farinha integral (como paratha e chapati). Lá você nunca vai encontrar naan integral nem paratha branco. Como sei que boa parte dos meus leitores prefere usar sempre farinha integral, achei que vocês iam gostar de ter mais uma opção de pão.

A receita vem do site Manjula’s Kitchen, criado por uma mama indiana muito fofinha que ensina a fazer receitas tradicionais passo a passo, com a ajuda de vídeos gravados na própria cozinha. Manjula, como boa parte dos indianos hindus, é vegetariana e o seu site é recheado de receitas tradicionais deliciosas (muitas veganas). Sempre que a saudade da Índia bate na porta corro pro site dela. Adoraria que ela fosse minha tia indiana pra eu poder passar horas na cozinha dela, respirando o aroma das especiarias tostando e degustando os quitutes que ela prepara. Mas como isso não é possível, anoto a receita e faço eu mesma. E às vezes chamo os amigos pra se deliciarem comigo e eles saem daqui desejando passar mais tempo na minha cozinha, respirando o aroma das especiarias e degustando os meus quitutes…

 

Gobhi Paratha (pão chato indiano com couve flor)

A receita foi adaptada dessa aqui. Omiti alguns ingredientes e reduzi a quantidade de recheio, pois nunca consegui colocar todo o couve-flor que ela aconselha na massa. Não deixem de conferir a receita original, pois mesmo quem não fala Inglês vai entender o processo ao ver o vídeo. Manjula faz seis parathas pequeninos, mas nessa receita explico como fazer dois grandes. Os pequenos ficam mais crocantes e são ótimos servidos no aperitivo, com vários molhos. Porém quando estou com preguiça (ou apressada) prefiro fazer dois pães maiores: é menos trabalhoso e fica pronto em menos tempo, mas a textura fica mais pesada. A primeira foto é de um paratha grande, a segunda dos mini-parathas crocantes. Paratha é um pão sem fermento e por isso tem uma textura densa e pesada, bem diferente dos pães que comemos normalmente no Brasil. Tô só avisando pra ninguém se decepcionar. O sabor é delicado porque na Índia esses pães são degustados com molhos e pastas bem condimentados. Aconselho servi-los com esse pesto de coentro, o meu mojo ou servi-los como acompanhamento de um curry de legumes (no lugar no arroz).

1x de farinha de trigo integral

1/2x de água

1x de couve-flor ralada (use o ralo grosso)

1/2cc de sementes de cominho

1cs de coentro picado

Sal, pimenta do reino e azeite

Comece preparando o recheio. Rale a couve-flor no ralo grosso e pique miudinho qualquer pedaço que tenha escapado inteiro. É mais fácil ralar os buquês do que os talos, então guardo os talos pra usar em outra receita. Misture a couve-flor ralada com as sementes de cominho, o coentro, uma pitada generosa de sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.

Prepare a massa. Misture a farinha com 1/2cc de sal e junte metade da água. Misture com um garfo e aos poucos vá acrescentando o resto da água. Amasse bem com as mãos até formar uma bola de massa macia e que não grude nas mãos. Junte um pouquinho mais de farinha se a massa estiver mole demais, ou um pouquinho mais de água se ela estiver muito seca. Deixe repousar 5 minutos.

Massageie a couve-flor temperada durante um minuto, pra ajuda-la a liberar água. Esprema a couve-flor entre as mãos, tirando o máximo de líquido possível. Divida a massa em dois (ou seis, se preferir fazer os mini parathas) e enrole cada metade formando uma bola. Use o rolo pra esticar uma bola de massa até ficar relativamente fina (mais ou menos do tamanho de um pires, se estiver fazendo 2 parathas, menor, se estiver fazendo 6) . Coloque metade do recheio (ou 1/6, se estiver fazendo a versão mini) no centro do disco e forme uma trouxa juntando as bordas em cima do recheio.

Repita a operação com o resto da massa e do recheio. Deixe descansar dois minutos e, começando pela primeira trouxa que você formou, estique as bolinhas recheadas com o rolo até formar um disco do tamanho da sua mão aberta (imaginando, claro, que sua mão não é nem muito grande, nem muito pequena). Mais uma vez, se estiver fazendo 6 mini parathas os discos serão bem menores. Na hora de transformar a bola de massa recheada em um disco é importante deixar a parte que foi fechada pra cima (veja o vídeo pra entender melhor). Polvilhar a massa e o rolo com farinha também ajuda (usei farinha de milho, pra deixar a aparência mais rústica). Quando os dois (ou seis)  parathas estiverem formados aqueça uma frigideira pesada (de preferência de ferro). Quando ela estiver bem quente coloque um paratha no centro e deixe cozinhar até começar a aparecer pontos marrons na parte do pão que estiver em contato com a frigideira. Regue o pão com um fio de azeite e vire pra assar do outro lado. Coloque mais um pouquinho de azeite do lado que estiver assado e vire o pão mais uma ou duas vezes, até os dois lados ficarem com vários pontos queimadinhos (veja as fotos acima) e bem crocantes. Repita com o outro paratha. Siva quente, acompanhado de um molho bem condimentado (veja sugestões acima). Rende duas porções.

8 comentários em “Gobhi Paratha

  1. Que legal! Eu também amo o site da Manjula e eu amo comida indiana.

    Fazia tempo que não passava por lá porque tive um pequeno problema no meu pc e perdi todos os meus sites salvos nos meus favoritos. Mas foi ótimo pode passar por lá de novo 🙂

    Eu tenho uma admiração muito grande pelos indianos porque grande parte de sua população é vegetariana. Eles são a prova viva de que nós humanos não necessitamos nos alimentar de animais para poder viver. Só gostaria que eles comessem menos laticínios 😀

    Um grande abraço e tenha um ótimo final de semana!

    Fernanda

  2. É verdade. Quando escuto alguém perguntar se é possível/natural/viável viver sem carne (o que acontece frequentemente) sempre lembro dos indianos. Será que essas pessoas não sabem que 42% da Índia é vegetariana (fonte: FAO) e há muitos, muitos séculos? Acho que não, né… Um ótimo fim de semana pra você também.

  3. Sempre gostei de conhecer mais pratos tradicionais da índia! os seus costumes e a sua gastronomia fascina-me (especialmente depois de ter começado a prática de ioga, com uma professora que viveu lá algum tempo e conhece bem a cultura indiana)… Um dia também quero visitar esse país, mas para já vou experimentando estes pratos novos 🙂
    Excelente partilha como sempre, beijinho!

  4. Oi, Sandra! Eu tô sempre visitando seu blog, e hoje resolvi deixar meu comentário… Eu te digo: suas receitas e dicas mudaram minha vida! Eu amo cozinhar, moro sozinha, mas, mesmo assim, faço eu mesma a minha comida. E com a ajuda do seu blog, esta tem sido uma das atividades mais prazerosas (e gostosas!) no meu dia a dia. Ainda não me considero vegana (ainda falta muito…), mas acho que já estou no caminho. Minha alimentação é estritamente vegetal na maior parte do tempo. Alguns deslizes acontecem quando visito a casa dos meus pais, às vezes é um pouco difícil resistir ao pão de queijo da mama… Como uma boa mineira, sempre tive o queijo (e outros derivados do leite) sempre muito presente na minha alimentação, mas aos poucos consegui reduzir consideravelmente o consumo.

    Bom, mas eu passei mesmo aqui pra falar do Gobhi Paratha! Ontem eu resolvi experimentar. Achei delicioso! Eu nunca tinha feito esse tipo de pão, nem mesmo chapati, mas ontem, buscando uma ideia diferente para o lanche eu resolvi arriscar com essa receita, e… Ficou incrível, nem acreditei! Eu comi com hummus, que é o meu patê preferido, nunca falta na minha geladeira. Acho que essa receita vai se tornar a mais nova queridinha aqui da minha cozinha.

    Desculpe pelo enorme texto… rs!

    Meu abraço!

    Joyce

  5. Eu tentei fazer paratha pela primeira vez porque meu namorado é paquistanes, não deu muito certo com farinha integral então tentamos com farinha de trigo.Chegou ao ponto mas ficou seca como uma bolacha após alguns minutos, enfim, não deu muito certo.Gostaria que voce me desse algumas dicas de como fazer e principalmente como não deixar ressecar tanto.Obrigado, Aurea.

    1. Aurea, eu nunca tive esse problema, então não sei o que aconselhar. Mas tente seguir essa receita que acho que você vai obter resultados satisfatórios. Não serão tão boas quanto as parathas que o seu namorado devia comer no seu país, mas…

Deixe uma resposta