Ensopado senegalês com amendoim

Já faz alguns dias que estou em Natal e estou tentando ingerir a maior quantidade possível de macaxeira, cuscuz, tapioca, água de coco e mamão. Passo o ano inteiro sonhando com essas iguarias, que não estão disponíveis lá onde moro, e quando chego aqui faço a festa. Mas isso tem um ponto negativo: por causa da comilança sertaneja não tenho nenhuma receita interessante pra dividir (por enquanto). Felizmente tem uma receita que há tempos queria publicar aqui e a foto estava esperando sentadinha nos meus arquivos.

Fiz esse ensopado no início de setembro, quando estava preparando todas as refeições da minha vizinha americana que faz stand up comedy. Ela adora comida exótica, principalemente se tiver coentro, amendoim e leite de coco. A razão por eu ter levado tanto tempo pra publicar essa receita é que achei que esse excesso de exotismo assustaria alguns. Confesso que fui a primeira a duvidar do sucesso do prato. Não sou muito fã de amendoim e achei que misturá-lo com leite de coco, dois ingredientes que não temos o hábito de ver juntos (pelo menos fora da África, de onde vem a receita), era uma péssima idéia. Mas eu copiei a receita do meu blog de culinária preferido e como nunca preparei uma receita de lá que não fosse ótima, confiei. Vou logo avisando: esse prato é só pros aventureiros gastronômicos. Você gosta de descobrir sabores inusitados e não tem medo de ousar? Então não perca mais nenhum minuto e corra pra cozinha preparar esse ensopado. Você tem um paladar conservador e só gosta de sabores conhecidos? Procure outra receita.

Quando servi o prato pra vizinha ela parou depois da primeira colherada e correu até a minha casa pra dizer o quanto tinha adorado. De todos os pratos que servi naquela semana esse foi o seu preferido. Tenho certeza que ele pode fazer muito sucesso na casa de alguns de vocês também.

Ensopado senegalês com amendoim

Eu preparei minha própria manteiga de amendoim: foi só triturar (no meu mini processador) amendoim ligeiramente torrado (comprei cru e torrei em casa) até virar uma pasta espessa. Esse ensopado pode ser muito ou pouco picante. Ajuste a quantidade de pimenta calabresa de acordo com o seu gosto (comece com uma pitada generosa e junte mais depois de provar). A receita foi ligeiramente adaptada dessa daqui.

2cs de óleo

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

1 pimentão verde cortado em pedaços pequenos

2 cenouras grandes cortadas em pedaços pequenos

6 tomates picados

250g de espinafre picado

1/2x de coentro picado

2cs de curry em pó

2 cubos de caldo de legumes (de preferência com pouco sódio e sem conservantes)

3x (750ml) de água

1x de leite de coco

2/3x de manteiga de amendoim (natural, sem açúcar)

sal, pimenta do reino e pimenta calabresa (em flocos) à gosto

1 punhado de coentro picado pra servir

Em uma panela grande aqueça o óleo e refogue a cebola e o pimentão durante 10 minutos, ou até a cebola ficar dourada. Junte o alho, a cenoura, uma pitada de pimenta calabresa e o curry em pó e deixe cozinhar mais um minuto, mexendo algumas vezes. Acrescente a água, o caldo de legumes, o coentro e o tomate. Mexa bem e deixe ferver. Baixe o fogo e cozinhe até a cenoura ficar macia, aproximadamente 20 minutos. Junte a manteiga de amendoim, o leite de coco e o espinafre e deixe cozinhar mais 5-10 minutos, até o ensopado engrossar um pouco. Prove e corrija o tempeiro. Sirva salpicado com mais coentro, acompanhado de arroz. Rende 4-6 porções.