Panquecas de milho e grão de bico

É domingo e eu não vou tomar muito o tempo de vocês.

Sabe meu grãomelete fermentado? Quando estou no Brasil e quero variar os prazeres, ou comer algo diferente no lanche, mas que seja prático e rápido, misturo um pouco de fubá na massa já fermentada, deixo hidratando um momento (ou, melhor ainda, de um dia pro outro) e faço panquecas de milho e grão de bico. Dá pra comer pura, acompanhada de um recheio salgado ou doce, e é uma delícia.

Se vocé não sabe o que é grãomelete, é como chamo o “omelete” feito com farinha de grão de bico e água. As instruções de como fazer essa receita coringa da culinária vegetal, e do por que e como fermentar seu grãomelete, estão nesse post.

Respondendo as futuras perguntas:

1-“Quanto de fubá?” O quanto quiser. Vai no olho, mesmo. Claro que se você colocar demais, a massa vai ficar super compacta e isso nós não queremos. “O que nós queremos?”, você pergunta então. Uma massa mais espessa que a do grãomelete, mas ainda bem fluida. E quanto mais fubá, mais crocante e mais intenso o sabor de milho.

2- “Tem que juntar o fubá antes ou depois de fermentar?” As duas coisas funcionam. Gosto de já misturar o fubá com a farinha de grão de bico (e a água) à noite, deixar fermentando de um dia pro outro e usar no dia seguinte. Mas quando acho uma massa de grãomelete já fermentada na geladeira, misturo um pouco de fubá, junto mais um bocadinho de água e deixo hidratando pelo menos por 20 minutos (quando mais tempo, melhor, pois ficará mais macio). Depois é só esquentar um pouco de óleo ou azeite numa frigideira, de preferência antiaderente, espalhar a massa em uma camada fina e fazer panquequinhas ou uma panqueca maior.

3- “Dá pra fazer com farinha de milho no lugar do fubá?” Só uso fubá flocado (o que chamamos de “flocão”), que é pré-cozido e fica macio em pouco tempo, por isso dá pra misturar, deixar repousar 20 minutos e já cozinhar. Mas dá pra usar farinha de milho também. Quanto mais fina a farinha, melhor. E nesse caso realmente recomendo misturar a farinha de milho com a farinha de grão de bico na véspera.

Sobre temperos. Sal é essencial (mesmo se pensar em comer sua panqueca com um recheio doce). Pimenta preta, ervas desidratadas ou frescas, cebola em pó (ou flocos), cominho… Tudo dá certo (talvez não ao mesmo tempo). Use a combinação de ervas e especiarias que você gostar que não tem erro.

Sobre líquidos. Água é bom. Leite de coco fresco é ainda melhor. Fica um desbunde. Não tem leite de coco fresco? Usa um leite de coco industrializado de boa qualidade, diluído com um pouco d’água. Nesse caso o sabor de coco ficará mais forte (com o leite fresco ele é imperceptível), mas isso nem sempre é algo indesejável.

Bom domingo e força pra quem vai levantar cedo pra pegar no pesado amanhã (presente!).

Deixe uma resposta