Que tempos difíceis estamos atravessando, não é? Mas além de não me sentir pronta pra falar sobre a pandemia que nos colocou em quarentena na maior parte do mundo, estimo que já tem gente demais falando sobre isso no momento. Então me permita te distrair por alguns minutos com leite de amendoim.

Veja. Não tem nada muito original em leite de amendoim. Pelo menos se você for vegana. Se for vegana e nordestina, então, provavelmente você já faz leite de amendoim há anos. Mas deixa eu contar como eu faço leite de amendoim, pois é uma técnica ridiculamente fácil e que quebra o galho nas viagens. Preparada?

Sabe pasta de amendoim? Essa que entrou na moda desde que o pessoal da maromba descobriu que amendoim é muito rico em proteína? Então. Pega ela e mistura com água. TADÁ! Leite de amendoim.

Se você já faz isso há tempos, perdoe minha lentidão em descobrir essa utilização genial da pasta de amendoim. Um leite vegetal barato, pronto em segundos e que você pode preparar em qualquer lugar (na rua, na chuva, na fazenda… ou dentro da barraca no acampamento). Eu uso o liquidificador pra deixar tudo homogêneo, mas se não tiver um por perto, você vai precisar de um pouco mais de força no braço e paciência, pra bater tudo com uma colher, mas dá certo do mesmo jeito. E daí se ficar uns carocinhos de pasta de amendoim sem dissolver, né? Francamente, tem tanta coisa mais importante acontecendo no mundo.

E o que fazemos com leite de amendoim, você pergunta? Tanta coisa… Começando por colocar no café. Confie, fica uma delícia. Depois você coloca na papa de aveia, nas vitaminas de frutas (com banana fica uma perfeição), nos pratos salgados (quando fervido esse leite engrossa e vira um creme). Obviamente o sabor de amendoim é marcante e estará presente no produto final, então lembre disso quando cozinhar com esse leite.

Porque essa receita não é uma, resolvi acompanha-la de algo um tantinho mais elaborado. Um chocolate quente com leite de amendoim que ando fazendo com frequência aqui em casa. E que, por ser ultra simples, você também vai poder fazer num piscar de olhos, quando bater aquela vontade de algo gostoso e doce no meio da tarde (ou tarde da noite).

Então é isso, camarada. Fique em casa, se puder, e isso também vai passar.

Leite de amendoim em segundos

Uso água morna e um liquidificador pra mistura ficar homogênea em segundos. Se não tiver um, bata na mão, acrescentando água morna aos pouquinhos, até dissolver tudo. Use uma pasta de amendoim sem nenhum outro ingrediente (leia o rótulo), o que nem sempre é tarefa fácil em tempos de pasta de amendoim com whey e não sei mais o quê (marketing pra galera da maromba). Dá pra ver na foto acima que minha pasta de amendoim é bem cremosa, mas se a sua for compacta, não tem problema, funciona igualzinho.

2 cs de pasta de amendoim (pura, sem açúcar)
500ml de água morna (quase quente)

Bata tudo no liquidificador por alguns segundos, até ficar homogêneo. Guarde em recipiente tampado. Se conserva alguns dias na geladeira.

Chocolate quente de liquidificador – com leite de amendoim

Eu uso cacau 100% (que é sem açúcar, já que, como o nome indica, é 100% cacau), mas você pode usar 70% ou 50%, se preferir, que nesse caso já vem com açúcar. Uso chocolate 70%, porque é o que sempre tenho em casa, mas aqui também você pode adaptar de acordo com seu gosto (ou conteúdo da despensa). A medida aqui é uma xícara padrão (236ml), porque esse chocolate é bem rico e você não precisa de uma quantidade grande pra ficar satisfeita.

1x de leite de amendoim (receita acima)
1/2cs de cacau em pó
1 pedaço de chocolate (uso 2 quadrados de uma barra de 100g)
Algo pra adoçar, se quiser (açúcar, melado, açúcar de coco)
Canela (opcional)

Aqueça o leite até ficar bem quente (mas não deixe ferver, pois não queremos derreter o liquidificador!). Jogue no liquidificador e acrescente o cacau em pó mais o chocolate (quebrado em pedaços menores) e o adoçante escolhido, se estiver usando (comece com uma quantidade pequena). Tampe bem (líquido quente, cuidado!) e bata por alguns segundos, até o chocolate derreter completamente. Prove e corrija o doce, se necessário. Sirva polvilhado com canela, se quiser. Rende 1 porção