Mudei de idéia…

Que tal uma pausa no meio de toda essa verdura que apareceu aqui no blog? Alguém aceita um xícara de chocolate quente com biscoitos? Lembra quando, não muito tempo atrás, eu declarei meu desafeto por chocolates quentes ultra espessos e dividi a receita do meu chocolate quente preferido? Bem, eu tenho um novo chocolate quente preferido. Os franceses dizem que só os idiotas não mudam de opinião, então lá vai: a receita nova é mais encorpada que a anterior e achei isso ótimo. Ainda recuso chocolate quente que se aproxima mais de um mingau do que de uma bebida, mas descobri que se eu engrossá-lo só um pouquinho ele fica ainda mais saboroso e continua leve.

Essa receita nasceu durante aquele período crítico no meio da tarde em que seu corpo exige algo doce e delicioso e que fique pronto em minutos (melhor ainda se a coisa doce e deliciosa estiver prontinha na geladeira, esperando pelo ataque do seu garfo/colher, mas aí já é pedir demais). Baseada na minha receita de pudim de chocolate, nasceu um chocolate quente encorpado, profundamente achocolatado e ligeiramente decadente graças a um toque de whisky. Desde então minhas tardes geladas de inverno nunca mais foram as mesmas.

Chocolate quente cremoso (só para adultos)

Uma dica que já dei aqui no blog mas que não machuca repetir: se seu chocolate for fraquinho em cacau, junte 1cc de cacau em pó sem açúcar (dissolva bem em um pouquinho de leite antes). Mas faça o possível pra conseguir um chocolate de qualidade pois ele faz toda a diferença aqui. O leite de soja que uso é ligeiramente doce, então não adoço meu chocolate. Adapte a receita de acordo com o leite de soja que você usar e seus gostos.

1x de leite de soja

1cc (quase rasa) de amido de milho (maizena)

40gr de chocolate com no mínimo 50% de cacau (eu uso 70%)

1cs de whisky

Dissolva o amido de milho em 1cs de leite frio. Despeje em uma panela pequena (a menor que você tiver) e junte o resto do leite. Pique o chocolate com uma faca (40gr equivale mais ou menos à 3cs de chocolate picado), junte ao leite e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando começar a ferver conte até 10 e desligue o fogo. A essa altura o chocolate vai ter derretido completamente e a mistura vai ter engrossado um pouco. A bebida engrossa mais um pouquinho enquanto esfria. Junte o whisky, misture bem e despeje em uma caneca. Sirva imediatamente (melhor ainda se tiver uns biscoitinhos pra mergulhar no chocolate). Rende 1 porção.

2 comentários em “Mudei de idéia…

Deixe uma resposta