Aniversário do blog e um presente pra vocês

azeite tawfic

Eu criei esse blog em uma noite de fevereiro de 2010. Fazia tempo que eu vinha pensando em começar um blog de culinária vegetal e já tinha escolhido o nome ‘Papacapim’ há quase um ano. Mas apesar da ideia ter marinado na minha cabeça por muito tempo, eu vivia procurando desculpas pra justificar a não existência do blog. “Ninguém vai se interessar pelo que tenho a dizer” e “minhas receitas são muito estranhas e não vão agradar o pessoal” eram as minhas preferidas. Quem diria que hoje, três anos depois, seria exatamente por esses motivos que vocês apareceriam por aqui.

Preciso agradecer à Anne, pois sem o incentivo dela esse projeto não teria se concretizado. Ela tentava me convencer de que eu tinha coisas muito interessantes pra dizer, sim, e que minhas receitas não eram ‘estranhas’ e sim originais. Anne foi a primeira pessoa que acreditou no meu talento e potencial como blogueira.

Eu queria criar um blog pra convencer as pessoas de que é possível ser vegano e ter uma alimentação deliciosa, mas o blog cresceu e foi muito mais além. Ele se tornou um veículo pra expressar uma infinidade de coisas, de assuntos pessoais (como meu casamento, meu amor pela minha irmã caçula e minhas passagens pelo sítio dos meus pais) à situação na Palestina (entrevistas com amigos palestinos e israelenses e meu trabalho no campo de refugiados, por exemplo), passando por viagens, dicas de nutrição, vida vegana e, claro, muitas receitas. E o impacto nos leitores foi muito maior do que eu imaginava.

Eu gostaria que vocês me vissem quando leio o que vocês escrevem: sorriso de orelha à orelha, pinotes e palmas de alegria, como uma criança que assiste a um espetáculo maravilhoso, e aqui e acolá umas lágrimas. Muita gente me escreve agradecendo pela “revolução” que estou provocando em suas vidas, mas preciso contar que vocês também revolucionaram a minha. Eu abandonei um mestrado em Linguística Teórica e Descritiva na faculdade mais prestigiosa da França, com a promessa de um doutorado no MIT, porque títulos e pompas nunca importaram pra mim e porque eu sonhava em transformar o mundo em um lugar melhor e ajudar as pessoas ao meu redor. Graças aos seus comentários e e-mails eu hoje tenho a certeza de que meu sonho se realizou.

Apesar de ter criado o blog em fevereiro, eu o mantive secreto durante alguns meses (estava preparando o conteúdo das páginas) e só em maio ele se tornou público. Então, pra coisa ficar ainda mais confusa, decidi comemorar o aniversário do Papacapim sempre em abril, pois é um mês que adoro.

Gostaria de agradecer aos meus maravilhosos leitores com um banquete 100% Papacapim, preparado pelas minhas mãozinhas, mas como isso não é possível pensei em enviar um presente muito especial: uma garrafinha do maravilhoso azeite do meu amigo Tawfic, feito com as azeitonas que eu ajudei a colher esse ano. Depois que falei que o azeite de Tawfic era o melhor do mundo muita gente desejou prova-lo, então achei que vocês iam gostar do presente.

com tawfic e mohamad
Fui buscar o azeite hoje à tarde na mercearia de Tawfic e aproveitei pra fazer essa foto com ele (à esquerda) e seu assistente Mohamad.

com tawfic e mohamad2

Infelizmente não posso mandar uma garrafa pra cada um de vocês, então terei que fazer um sorteio e escolher apenas um(a) leitor(a) sortudo(a). A coisa vai funcionar assim. Quem quiser provar o delicioso azeite de Tawfic deixa um comentário nesse post e eu escolherei o ganhador de maneira aleatória (pedirei pra alguém escolher um número e procurarei o comentário que aparecer nessa posição). Depois entrarei em contato por e-mail com o(a) feliz ganhador(a) pedindo o seu endereço (que pode ser no Brasil ou em qualquer outro país) e alguns dias mais tarde a pessoa receberá um pacotinho pelos correios com o azeite. Vou encerrar o concurso na quarta pela manhã aqui na Palestina (o que significa de madrugada no Brasil) Update: vou encerrar o concurso hoje, terça-feira, às 22h aqui (16h no Brasil), pois irei à Jerusalém amanhã e aproveito pra enviar o pacote. Então entrarei em contato com o(a) vencedor(a) no final do dia. Os comentários que aparecerem depois não participarão do sorteio.

Mais uma vez, obrigada por acompanharem o blog e espero continuar vendo vocês por aqui sempre.

*Querem saber qual foi o primeiro post que apareceu aqui no Papacapim, mais de três anos atrás? É só conferir aqui (ainda adoro essa receita).

163 comentários em “Aniversário do blog e um presente pra vocês

  1. Ieba! Adoraria receber um azeite tão carregado de história e sabor.
    Se não ganhar, prometo que vou procurar o azeite para provar quando for ao Líbano procurar minha família (outro sonho).

  2. Bonjour, amiga Sandra!! Fico feliz e honrado de fazer parte da história do Papacapim, e também da história da criadora e da incentivadora desse espaço iluminado! Receitas, dicas, histórias de vida, de luta, de amor, sempre temperadas e perfumadas com respeito, dedicação e carinho! Clap, clap, clap! Parabéns, Sandra e Anne! Parabéns, Papacapim! Muitos e muitos anos de vida!
    Beijos, Carlos.

  3. Participando!!! Rs rs rs ( jamais escolherão o número 1… Mas vale a participação!!!)

    Obrigada por vc ter escutado a Anne! O mundo agradece!! Rs rs rs

    Parabéns! Vc arrebenta!!! Rs

    Bjs,

    Patricia

  4. Que delícia! Quero muito experimentar esse azeite!
    Parabéns pelo trabalho e obrigada por nos ajudar nesta maravilhosa missão que é viver de forma mais saudável e de acordo com nossos princípios! Os animais e a natureza também agradecem! 😉
    Um grande beijo,
    Carol

  5. Eu queria conhecer o Tawfic, mas já que não posso ir à Palestina, quero o azeite dele. rs Parabéns, Sandra, por toda dedicação!

  6. Parabéns ao Papacapim!!! E parabéns pra vc, Sandra, por sempre nos inspirar!
    E claro que eu quero concorrer a esse azeite que deve ser delicioso!

  7. Com alegria e gratidão participo deste aniversário!!! Parabéns, Sandra, pelo trabalho e pela partilha. Fiquem bem. Abraços. Leoni

  8. Não é piadinha de 1º de abril não, né? Hehe!!
    Quero entrar no sorteio, Sandra!
    Conheço o blog há pouco tempo, mas já o adoro, parabéns! Suas receitas e dicas são ótimas! Quero te parabenizar, também, pelo seu trabalho voluntário na Palestina, é maravilhoso! Beijos

  9. Parabéns, Sandra! Adoro o Papacapim e seus textos.
    Adoraria ganhar esse azeite maravilhoso….
    Sucesso, querida, e vida longa ao Blog.
    Bjs, Tânia.

  10. Sandra, eu adoro seu blog! Quase não comento, mas pode ter certeza que desde que te descobri estou sempre presente por aqui. Vez ou outra compartilho suas postagens tbm 😉
    Parabéns para o blog e para vc que é uma pessoa que faz a diferença nesse mundinho!

    Amor!
    Gi

  11. Olá Sandra! Parabéns menina! Bem qualquer coisa que eu disser aqui vai soar repetitiva, mas mesmo assim, vc mudou minha vida, me deu forças pra ser quem eu realmente gostaria de ser (vegetariana!) e ainda me educou muitíssimo com outros pontos de vista diferentes do que eu havia visto na faculdade (de Nutrição!). Você nasceu uma especialista da alimentação! Um grande beijo minha flor!

  12. Também quero receber o azeite, e quero dizer que estou ansiosa para colocar em pratica tudo que você apresenta aqui. Estou no processo, estudando, aprendendo na teoria pra colocar em prática. Agradeço sua contribuição nesse momento único da minha vida.

  13. Parabéns Sandra, pelo blog e por tudo que você é e representa para todos nós! Eu creio que nunca torci tanto pra ganhar um sorteio como estou torcendo por este. Beijos!

  14. Quando descobri seu blog há uns meses atrás, nem acreditei que poderiam existir tantas receitas saborosas e fáceis. Meus Parabéns pelo blog e espero que você continue fornecendo essas dicas maravilhosas que salvam a vida daqueles que querem aprender a apreciar os vegetais, sem ser por obrigação.

  15. Parabéns por mais um aniversário…. depois que eu conheci o blog e li o ebook minha saúde melhorou muito. E obrigada por tudo, principalmente pela omelete de grão de bico.
    Érica

  16. Torcendo LOUCAMENTE prá ganhar a garrafinha do Seu Tawfic!

    Seu blog foi uma feliz descoberta, Sandra, e por essas sincronicidades maravilhosas da vida, apareceu justamente quando resolvi investir em mim e na minha família, com uma alimentação saudável e saborosa. Seu ativismo também me inspira a permanecer firme no meu (lutando contra a violência contra mulheres e crianças). Hoje mesmo levei na escola da minha filha um cartaz que preparamos aqui em casa, com várias bebidas industrializadas (refrigerante, achocolatado, iogurte e por fim água) mostrando em saquinhos a quantidade de açúcar presente em cada um. Uma pequena tentativa de tentar conscientizar as pessoas daquilo que elas consomem.

    Muito, muito obrigada, de coração. A Sorbonne e o MIT podem ter te perdido, a gente te ganhou. 😉

  17. Oi Sandra, também quero ganhar esse azeite! Tenho que dizer que o seu blog está sendo muito importante nessa minha vida vegana e que, definitivamente, mudou a culinária aqui de casa. Minha mãe ficou apaixonada pelo Mutabbal, acho que é o patê favorito dela também.
    Beijos!

  18. … gosto imenso de azeite … também ficaria feliz de provar esse tão famigerado “óleo de oliva” :o) …. “sem mais” fica aqui meu apreço pelo teu trabalho, pela tua pessoa, pela energia que tu És :o) ….
    Abraço portuguÊs … :o)
    Isabel Carlos

  19. Parabéns pelo blog. Você é a responsável pela minha decisão em adotar uma dieta vegana. A partir do que li aqui busquei mais informações sobre vegetarianismo, teste em animais, o impacto ambiental da indústria da carne e todos os assuntos relacionados à alimentação consciente e ética, desde então a minha postura em relação ao que eu consumo mudou radicalmente. Obrigada por tudo. O planeta precisa de mais pessoas como você. Muita luz na sua caminhada.

  20. Ai, que coisa mais linda! Um blog que sempre traz tanta coisa boa, histórias emocionantes, receitas novas e nutritivas… Será uma honra comemorar esse aniversário com esse azeite, cheio de amor. E mesmo se não for, palavras floridas também alegram e fazem as coisas ficarem mais belas…

  21. Parabéns pelo blog, Sandra. Ele é sempre uma fonte de inspiração para mim, embora eu seja vegetariana. Sua receita de hummus cativou até minha filha mais nova, carnívora inveterada. Obrigada por partilhar conosco suas receitas, seu tempo e sua vida conosco.
    Ah, sim, e eu adoraria ganhar o azeite do Tawfic….
    Abs
    Lucia

  22. Olá Sandra! Parabéns pelo Blog, é uma grande conquista, que bom que não desistiu. Conheci seu Blog a pouco tempo e ele realmente está me ajudando a mudar minha alimentação, sempre me interessei por nutrição vegana e adoro cozinhar, tenho me aplicado em excluir alimentos de origem animal do meu dia a dia e acrescentar cereais diferentes, fica mais facil com suas receitas. Na verdade entrei aqui hoje pois fiz o leite de amendoas no fim de semana e adorei o sabor e a leveza, mas quem sabe uma sorte de principiante não me ajuda a ganhar esse presente? Abraços

  23. Eu quero este azeite. Adoro o Papacapim. Aproveito muito as dicas e já
    inscrevi algumas pessoas que eu amo porque acho que também merecem ter acesso. Aqui aprendi a comer sem carne. Quando descobri o Papacapim, já era vegana, mas sempre havia PVT nas minhas refeições, fazendo o papel da carne. Agora consigo elaborar sem um substituto direto. E são muitas delícias por aqui. Pratos inusitados, que eu nunca imaginaria e … Muito obrigada, Sandra! Que sejam muitos anos mais. Que continues feliz partilhando tua vida e tua cozinha conosco.

  24. Seu blog já é um presente ! Um exercício de generosidade.
    Abraço pro Seu Tawfic…precisamos conhecer o tal azeite !
    Maria Helena

  25. Ai que sonho, que delícia de presente…já imagino torradinhas com pasta de berinjela e azeite, hummmm. Como é sorteio aleatório, não vou pedir “escolhe eu aqui”, mas tenho que confessar que é uma alegria ler teu blog quase que diariamente. Deixei o açúcar refinado e para bolos ainda uso o mascavo ou até demerara, muitas frutas e como eu fico imensamente feliz de ver o resultado quando sirvo sucos e chás ao invés de refrigerantes. Sobre produtos de higiene também revi meu consumo após tuas dicas e indiquei,linkei, pois é formidável viver cada vez mais natural e livre, com a colheita da época e local. Um beijo no vento para vocês duas e para estes amigos queridos que passamos a amar também, só pelo teu depoimento.

  26. Melhor que isso só um jantar feito por você!
    No próximo aniversário você vai estar no Brasil, né?? he he he!

    Com certeza choveria 1 milhão de comentários daqueles que como eu, entram todos os dias a espera de uma receita nova, mas são tímidos virtuais e não deixam nenhum comentário de rastro…
    Juro que entrei hoje pensando, “isso não está certo, de hoje não passa, vou declarar meu amor ao papacapim”, mas ai você vem e sorteia o azeite do Tawfic! Quase não escrevo só pra não passar por interesseira… (embarassing)

    Mas pra me redimir, a cada nova receita feita um comentário será postado! depois do primeiro normalmente fica mais fácil rsrs!

    Obrigada Sandra! Vida longa ao Papacapimmmmmmmmm!!

    ps. muitas dessas receitas tornaram-se parte da minha história <3
    (nos sinto quase como julie e julia child do veganismo hahahahha!)
    um grande abraço da sua fã ex-condida 😉

      1. Isso não é justo! rsrsrsrs….Brincadeira Ju, como disse alguém em algum dos cometários: “seja abençoado quem ganhar o sorteio”. Parabéns pra você e pra todos nós que temos a felicidade de participar desse espaço tão especial!

  27. Veganos golosos fanáticos por azeite? Magiiiiiina! Quando chegou na parte “feito com as azeitonas que eu ajudei a colher esse ano”eu estava salivando.

    Parabéns pelo blog, pela garra e pelo sucesso. Desejo muita inspiração pra continuar bolando pratos deliciosos e compartilhando dicas que, sériamente, facilita a vida.

  28. Bendito o dia em que pesquisei por uma receita no google e me deparei com o seu blog. Ainda sou onívora, mas com o seu incentivo sei que um dia serei vegana! Parabéns por todo o trabalho. Vc inspira em mtos sentidos! Bjos!

  29. Oi, olá (só assim apareço rsrs)! Desejo muito esse azeite (amo azeite de oliva), desde o seu post apresentando todos os detalhes da preparação do azeite do Tawfic.
    Cruzando os dedos para ser escolhida!

    bjs, Sandra!

  30. Desde que o descobri, alguns meses atrás, teu blog virou o meu preferido! Sou onívora mas já preparei algumas das tuas receitas, adorando o resultado. Adoro as coisas que você escreve, já estou muito mais atenta àquilo que ponho na mesa. Tuas histórias da Palestina são incríveis! E esse azeite, que você ajudou a preparar, que maravilha de presente! Mesmo que eu não ganhe, fico contente só de o blog existir. Obrigada por compartilhar tanta coisa boa com a gente! Grande beijo da Itália 🙂

  31. Oi Sandra, adoro seu blog, que descobri através da receita de granola, que é uma delícia!
    Vou torcer pra levar esse presente!
    Bjs e parabéns!

  32. Olá,cara Sandra!

    Muitos dos blogs e sites veg´s por aí somente comentam sobre o modo de vida e ensinam apenas em como mudar o estilo de alimentação de acordo c/ a causa em que estes acreditam mas,de nada ajudam,e de forma bem errônea,nos aspectos e quesitos nutricionais,desrespeitando,no caso,as necessidades próprias do organismo de cada indivíduo (afinal,cada pessoa é única,falando em biotipos,deficiências e/ou intolerâncias a vários alimentos,assimilação adequada de nutrientes e por aí vai…).

    Pensando sobre este aspecto,está de parabéns sobre os posts e dizemos que já acompanahmos há quase o tempo todo do blog mas que,devido aos nossos trabalhos diversos,não temos tempo p/ quase nada além destes!Rs!

    Recentemente,descobrimos sobre alguns produtores locais de azeite (somos do Brasil) e gostaríamos também de conhecer e provar outros,além da Europa,que são um pouco difíceis de serem encontrados por aqui!

    Quem sabe,poderemos até pedir algumas unidades ou caixas depois,certo?

    Saudações (Veg´s!) de todos nós aqui,

    Abraços,

    Carla,em nome da Equipe Empório Sementes

  33. Eu quero o azeite!!! E tô usando esse sorteio como pretexto pra dizer o quanto foi importante que você tivesse respondido meu email sobre ter voltado a comer carne. Eu ainda não voltei a ser vegetariana, mas minha alimentação hoje é muito rica e praticamente não como carne, nem laticínios. Também venho repensando meu consumo e diminuindo o uso de cosméticos, além de tentar comprar produtos que não são testados em animais. Não é fácil, mas eu to bem mais saudável e feliz! Obrigada, querida. Um beijo grande

  34. Nossa…será muito bom degustar uma saborosa salada com esse azeite tão especial!!
    Participando!!! Adoro seu blog! Não participo comentando mas estou sempre aqui! bjs

  35. Olá, Sandra! Adoro o seu blog! Você me ajudou a entrar no mundo do veganismo e a descobrir o meu amor pela culinária. Sempre tive vergonha de falar alguma coisa por aqui, mas a garrafa de azeite foi capaz de me arrancar um comentário. Obrigada pelo maravilhoso trabalho e gostaria de pedir mais receitas cruas. Beijinhos 🙂

  36. Concordo com a pessoa aí acima que disse que seu blog já é nosso presente! Mas é claaaaaro que eu quero ganhar o azeite 🙂 também quero aproveitar para agradecer a diferença que vc já fez na minha vida, com o seu blog. Eu e meu marido estamos no caminho para uma alimentação melhor e mais consciente e vc nos ajuda muito! Um grande beijo e parabéns pelo aniversario do blog!

  37. Parabéns pelo blog!!!… Gostaria de compartilhar deste banquete do Papacapim,comemorando 3 anos, regado com o azeite do seu amigo Tawfic, mesmo que virtualmente.

  38. Nossa, acho que você escolheu o melhor presente para sortear. Eu sonho com esses azeites, e as azeitonas, os pães, castanhas da Palestina e o legal é que foi você que proporcionou isso, além das suas receitas, as suas histórias são muito gostosas de ler e nos fazem quase estar na Palestina ao seu lado.

    Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar todas essas receitas e conhecimento conosco!

    Obrigada, Sandra!

  39. Puxa Sandra, além de compartilhar conosco tantas maravilhas saudáveis e nos presentear com tanto conhecimento, voce ainda quer nos mandar um vidro do melhor azeite do mundo !!!! Eu estou nessa !!! Obrigada por tudo. Bjos

  40. QUE L E G A L Sandra, eu quero, claro, mas mesmo que eu não seja contemplada, agradeço não só por esta oportunidade, mas também por estar sempre compartilhando com suas experiencias. Valeu ! ! ! !

  41. Excelente conteúdo no seu blog!! Parabéns pelas receitas, assuntos e pela sua jornada!!!
    Gostaria de experimentar esse azeite!! É muito bom saber a origem dos produtos consumidos!! Participação na colheita então, melhor ainda!!!
    Parabéns mais uma vez!!!

  42. acompanho o blog a mais de um ano e só eu sei o quanto sentiria falta se ele nao existisse. Parabéns Sandra e que venham muitos outros anos, com muito azeite *-*

  43. Eu quero!!! Quero participar do sorteio, parabenizar vc pelo blog inspirador e transformador que criou, mas principalmente agradecer a oportunidade de ter um ser humano maravilhoso como você em nossas vidas, sempre nos lembrando daquilo que realmente tem importância na vida. Muita luz e prosperidade para o Papacapim!!! Beijo carinhoso

  44. Parabéns Sandra, pelo amoroso, inteligente, interessante, artístico e delicioso blog, que essa data se repita por muitos anos.
    Aqui em casa nós adoramos azeite e meu marido é quase um expert em azeite (exagero, rs). No início de março fizemos uma pequena viagem para o sul de Minas Gerais e ficamos sabendo que em Maria da Fé (uma cidadezinha), numa fazenda do Governo de Minas, EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuéria de Minas Gerais) é feito o 5º melhor azeite do mundo. Numa manhã de sábado fomos até lá conferir. Eles estavam fechados ao público mas um senhor muito atencioso nos recebeu e ficamos umas 3 horas, colhendo, vendo a moagem e a filtragem e até trouxemos 1Kg de azeitonas para curtirmos em casa. Lembrei muito da sua história aí na Palestina.
    Não tenho, quer dizer, não tinha…rs…a partir de agora terei, rs, sorte em sorteios! Será uma delícia receber essa presentão seu.
    Um beijo

  45. parabens pelo blog, sou tua fã e seu blog me ajudou a revolucionar minha cozinha! Tanta coisa boa e que eu nem imaginava que dava para fazer ou que ficava bom. Preciso admitir… a possibilidade de ganhar esse azeite me deixa com água na boca! bjuuuuu!!!!

  46. Oi!!!!! galera do bem……
    Curto muito tudo que voces publicam, e muito esclarecedor e de uma utilidade incrivel….
    Obrigado por tudo e por esse trabalho maravilhoso,sucesso cada vez mais…
    Beijos…

  47. Oi, Sandra!! Não devo dizer parabéns pelo seu blog, mas sim, muito obrigada! Obrigada pela sua paciência e dedicação em escrever para nós. Conheci seu blog uns dios meses atrás quando me tornei vegana e acho que li seu blog inteiro de lá pra cá. rs Agora espero sempre ansiosa pelos seus posts. Essa semana fiz um moho de salada com azeitonas e cebola no azeite e lembrei muito desse seu post do azeite do seu amigo. Um beijo!

  48. Parabéns pelo Blog. Sempre com dicas e receitas maravilhosas. Ele já faz parte do meu dia-dia. Obrigada por seu lindo trabalho.
    Felicidades!!!!!!
    Bjussss

  49. Como primeiro comentário (depois de muitas e muitas visitas “mudas”) pode parecer que eu seja interesseira. É… sou mesmo, mas adoro o seu blog, de verdade! Parabéns e muito mais sucesso!

  50. Hummmm….já comprei os ingredientes para fazer a delicia da focaccia para acompanhar com este fantastico azeite!!!!! Nã vejo a hora de ver o meu nomezinho!!!!Já estou na minha torcida…kkkkk..Uhu…ja gahnei…Uhu ja ganhei….Uhu ja ganhei!!!! Tô aqui diretamente de sao bernardo do campo na vibração!!!! Bjks !!! Fico no aguardo do seu email…..rsssss

  51. Ahhhh amiga…desculpe por minha empolgação pelo azeite….nem se quer deixei meu carinho e palvras desejando os meus…. Parabéns pelo aniversário do blog!!!! Que seja mais um recomeço de muitas realizações!!!! Desejo que os seus ultimos passos seja sempre os melhores!!!! Felicidades em tudo que faz!!!!bjks

  52. Sandra, parabéns pelo blog. Fico muito feliz de lê-lo e indicá-lo para amigos e alunos (as vezes reblogo no meu blog de História). Continue sempre inspirada e empenhada a trocar tantas coisas boas conosco. Beijos! 🙂
    Hahahaha, o azeite é brinde, o presente é ter um blog com tantas informações importantes e interessantes 😉

  53. Sandra, eu adoro o seu blog! As receitas, as histórias, tudo! Meus parabéns e obrigada por compartilhar tanta coisa boa conosco! 😉

  54. Conheci o seu blog através de uma amiga, desde lá faço com frequência a papa de aveia pro café da manhã. AMO ler seus posts e venho aqui TODOS os dias ver se tem novidades.(mesmo sabendo que você não posta todos os dias, hahaha). Sim, também gostaria de participar do sorteio e te desejo tudo de bom nesse novo ano de blog. Parabéns!

  55. Parabéns pelo aniversário do blog. Ele está sendo meu norte na busca por mudar minha alimentação, eu o encontrei através de uma amiga, indicado através do facebook. Muitos anos para ele e feliz de quem pode lê-lo sempre, obrigada por compartilhar conosco suas experiências, muito obrigada!!!!

  56. Olá Sandra! Obrigada por toda a inspiração, por me fazer ler o seu blog quase diariamente. Aprendo tanto que até toda a minha família já está contagiada! quero muito provar o azeite. Beijo enorme de Portugal.

  57. Desde que virei vegana, a algum tempo (tenho 16 anos) procurava blogs de receitas como boa entusiasta das panelas desde sempre, daí achei o seu: lindo, com todo o espaço para os quase sempre preteridos pelas massas vegetais♥ e com uma parte política insiradora (sem falar nas coisas da sua vida, que são muito divertidas) feliz aniversário de blog, e que nunca falte capim! ps: amor= azeite

  58. Sandra, parabéns para vc, mas acima, para nós, que acima de tudo nos beneficiamos deste maravilhoso blog!!!! Falo muito de vc e do seu blog, e acabei não comentando no post do acucar, mas ele é DEZ, nosssa vc me deu muitos argumentos qdo eu digo p as pessoas não comerem acucar.
    Mas uma vez obrigada Sandra por ser tão bondosa e compartilhar suas receitas conosco, te admiro muito!!!!!
    bjus grande a vc e a Anne

  59. olha que linda coincidência, somos arianos, eu e o Papacapim! É um blog com personalidade original e muito muito muito inspirador, obrigadíssima, Sandra. Meus filhotes adoram as tuas receitas e olha que crio onívoros, mas onívoros que passam muito bem com alimentação vegana.
    Somos doidos por azeite e seria um sonho realizado ter a chance de provarmos um azeite artesanal tão especial.
    beijão e parabéns, viu?

  60. Olá Sandra, muitos parabéns pelo blog! Já há alguns meses que estou a segui-lo e é sem dúvida dos meus blogs preferidos! Acredita que aprendemos muito com o Papacapim, e tu também certamente, com o seu desenvolvimento. Também devo dizer que este blog me inspira muito, tanto no meu próprio blog, como nas minhas refeições diárias.
    Desejo muitos mais anos de sucesso ao Papacapim!

    (E acho que todos os seus seguidores vão comentar neste post, eheh)

  61. Gosto muito de seu blog e aprendo bastante. Acho muito forte sua luta em todos os sentidos. Um dia iremos nos encontrar. Estou inaugurando em breve o primeiro restaurante crudivoro de Belo Horizonte. Estou ainda com um site em arrumação mas visite. http://www.saladasaudavel.com.br. Gostaria de ganhar seu presente e de lhe dar um tambem. Mande seu endereco que lhe enviarei um pouco de Pau Doce ou Uva do Japão, uma fruta aqui de minha casa. Gratidão.

    1. Antonioni,

      Peço licença para entrar na sua conversa (e também à Sandra).
      Sou de Belo Horizonte e A-D-O-R-E-I a boa notícia.
      Estou certa de que vou ser sua cliente assídua.
      Desejo sucesso no empreendimento.

      Abraços,
      Vagaluminha (Margaret)

  62. Adoraria ganhar este presente!
    Quando descobri seu blog, li todos os post anteriores em um dia e, desde então, sempre o acompanho. Já fiz algumas receitas (maravilhosas), que foram aprovadas por não-vegetarianos! =)
    Te desejo muito sucesso pela frente e que você continue com esse trabalho lindo!
    Beijos

  63. Eu! Eu! Eu! Eu!

    Acho sensacional o fato de você poder colher o ingrediente para uma coisa que você vai comer. Tem outro sabor.

    No meu casamento, o meu bolo foi feito por uma amiga doceira, meu vestido foi ajustado por uma amiga costureira, minhas fotos feitas por uma amiga fotógrafa. Todo mundo conhecia a nossa história de amor, todo mundo se empenhando para fazer parte daquele momento importante. Tudo amor. Tudo lindo como só o amor é. 🙂

  64. Eu quero!! o/
    Feliz aniversário para o Papacapim. Que feliz momento em que você resolveu ouvir o conselho de Anne, pois suas receitas são maravilhosas (:

  65. Parabéns pelo aniversário do blog, Sandra!! Suas receitas sempre me inspiram a preparar sempre pratos delíciosos e saudáveis por aqui. Gosto muito do seu blog!

    Moro em New Zealand e quero muito ver esse azeite chegar aqui!!!! Obaa!! 😀
    Bjs

  66. Sandra,
    Claro que quero participar… 😉
    Mas como já disseram acima, o azeite é brinde, o presente é esse blog! Verdade!
    Seeeeempre penso em você(s), depois mandarei um email.
    Mais uma vez, e sempre:
    GRATIDÃO!
    Abraço, Bia.

  67. Também gosto muito do seu blog! Sua culinária é muito criativa e tem sido muito interessante para acompanhar suas experiências de vida e de viagens.

  68. Um abraço p/ você e Anne pelo aniversário do Papacapim. Graças a sua boa vontade as receitas palestinas estão sendo bem mais divulgadas aqui no Brasil . E não posso esquecer de falar sobre a experiência de vida no campo de refugiados de Aida. Que beleza de trabalho vcs realizam!

  69. Parabéns pelos 3 anos de blog, Sandra! Por essa disposição preciosa para compartilhar hábitos saudáveis e pela contribuição que exerce pela melhoria das condições de vida das mulheres da palestina. Os admiradores do seu exemplo certamente são bem mais numerosos do que os comentários registrados aqui, acredite. A internet também é uma ferramenta de agentes anônimos. Por trás da tela, há sempre quem consuma e propague boas iniciativas em seus meios mais íntimos e estimados, que, 1 a 1, vão espalhando as sementinhas férteis do bem. Que essa corrente se alargue e alcance mais mentes e corações solidários à causa humana. O Brasil carece desses exemplos. Estamos passando por um momento importante de ascensão da voz popular pelo empoderamento das minorias representativas e de um apelo necessário pela laicidade do Estado. Causas distintas que, assim como a sua, se aproximam pelo desejo de atingir/acessar a humanidade de quem está ao lado. Por isso, vida longa ao Papacapim!
    Ah, e, claro, o azeite do Tawfic será muito bem recebido aqui em casa.rs.
    Grande abraço.

  70. Olá, Sandra!
    Parabéns pelo blog, que é um sucesso!
    Tenho um profundo respeito por tudo o que você demonstrou através deste instrumento, num período curto de existência, mas regado de puro amor! Parabéns!!!Parabéns!! Parabéns!!

    Agora, falando de nós, leitores: todos nós queremos o azeite de Tawfic! Sugiro que o seu amigo segure a onda, porque, logo logo, vai ter que pensar em montar um departamento de exportação… (rsrsrs).

    Que seja abençoado aquele que levar o prêmio, símbolo de alegria, de amor e de muuuuuuuuuito carinho.

    Você é uma pessoa especial, minha querida.

    Obrigada por tudo!

    Beijos,
    Vagaluminha

  71. Além de querer muito esse azeite, queria dizer, mais uma vez, que você é uma figura inspiradora!!! Crio forças na luta lendo alguns posts aqui; venho, releio e revigoro!

  72. vc é muito linda e muito querida e se eu pudesse passaria o dia lendo seu blog.
    admiro muito seu trabalho.
    vc é uma poeta da comida.

  73. Parabéns, Ninha! Sempre fui fã de carteirinha do seu trabalho e foi admirando sua culinária que o veganismo finalmente bateu na minha cabeça e nunca mais saiu. Adoro suas receitas e estou sempre acompanhando por aqui. Beijos!

  74. Puxa, Sandra, acho que voce ja vai estar com dor nos olhos quando chegar no meu comentario, rs. Mas eh impossivel nao manifestar gratidao a voce, pelo seu amor mudar a vida de tanta gente. Parabens e obrigsda! Por tudo.

  75. Olá Sandra! Parabéns à criadora do blog e espero que ele se mantenha por muitos e longos anos. É obvio que gostaria muito de ganhar essa garrafa de azeite, aqui em Portugal é um produto muito utilizado e estimado. Também temos muito bons azeites por cá (que tal fazermos uma troca? eu recebo essa garrafinha preciosa e envio para você um bom azeite português? 🙂 e isto não é uma tentativa de suborno ;).
    Fora de brincadeira gostaria de dizer que você já nos deu os melhores presentes que poderia dar: o seu talento culinário que é uma verdadeira inspiração e a sua sabedoria em várias matérias. Sinto-me verdadeiramente recompensada por nos ter dado o privilégio de conhecermos pessoas incriveis, que são verdadeiros heróis e heroínas anónimas, de termos conhecido sua familia, de acompanharmos as sua viagens, o seu trabalho de voluntariado, e tantas outras coisas boas. O papacapim faz parte da minha vida. Abraços

  76. Sandra, meus parabéns pelo blog, acredite é uma ótima iniciativa que ajuda muitas pessoas e também nos inspira.
    E claro que quero participar por que do tanto que já li sobre esse azeite parece maravilhoso!

    Beijos e que o papacapim tenha muitos outros aniversários né!!

  77. Só tenho que te agradecer pelo mundo novo que tu me apresentou, tu não tem noção do quanto eu mudei de um tempo pra cá e tudo em torno da alimentação. Não consegui me tornar vegana, nem mesmo vegetariana mas bá, me alimento muiiiiito consciente de tudo o que entra nessa barriguinha, de onde vem, o que contém, o quê me oferece. Acho isso bem importante. Aprendi contigo, guria, bj , parabéns e quem tinha que dar presente éramos nós, os leitores!

  78. Conheci o blog há pouco tempo, mas o que posso dizer é: MARAVILHOSO! Conheço poquíssimo sobre veganismo(?) e vegetarianismo, mas a sua forma de escrever é tão simples, sem ser simplória quem que enche nossa boca dágua. Vou fuçar um pouco as receitas, para encontrar alguma que se adapte ao meus gosto, meus dotes culinários e à cidade que moro (Maceió, minha Sereia!), levando em consideração a dificuldade de encontrar determinados ingredientes. Que o blog faça muito mais pessoas consciêntes, felizes e que o meu azeite chegue logo. 😀

  79. Sandra, eu quero o azeiteee!!! Já há algum tempo acompanho seu blog e me delicio com suas receitas. sou ovo-lacto vegetariana mas estou amamentando e como acho q meu filhinho Rodrigo tem cólicas qdo como laticínios, suas receitas tem sido mais do que nunca muito úteis. Parabéns pelo seu lindo trabalho e muitos anos ao Papacapim .

  80. Só entre eu ler o post e vir comentar tiveram uns cem comentários novos! hahaha É o poder da propaganda do azeite do Tawfic.

  81. Parabéns pelo aniversário. Pode acreditar que ele só faz sucesso, em uma blogosfera saturada, por que você é talentosa e o que você diz é sim interessante e informativo. Obrigada pelas receitas deliciosas e que venha muitas outras.

  82. Querida: Tenho 70 anos e só ha uns 6 anos me tornei vegetariana. Estou tentando tornar-me vegana e, com certeza você com o seu blog está c ontribuindo bastante para isto. Fico feliz com o anivésário do Papacapim, envio os meus Parabens e o meu carinho especial para você que é uma gracinha. Bjs. Sueli.

  83. Sandra querida!

    Sei que estou meio sumida, mas estou sempre com você em meus pensamentos e no meu coração!
    E além disso, você tá sempre presente na minha cozinha, porque já incorporei um monte de receitinhas e dicas suas por aqui!
    Eu e Daniel (e um monte de gente, acredito!) nos deliciamos com as suas invenções, que sei que são fruto de muito estudo e dedicação seus!
    Tô aqui também na torcida pra ganhar esse regalo maravilhoso, que tenho certeza que vai ser consumido com muita parcimônia por quem for o feliz ganhador!

    Um beijo pra você, parabéns pelo blog!

  84. Ufa!!! ainda bem que consegui parar para ler… ainda terei tempo de concorrer a algo tao especial… sei que esse azeite acompanha toda sua tentativa de dividir varias vidas, experiencias, que todos nos aqui tempos acompanhado. Muitas delas foram lidas, relidas, experimentadas e discutidas. Sandra Parabens pelo seu empenho. Esteja feliz sim, pois hoje recebera atraves dos nossos post muita energia de fe, amor e luz. Parabens amiga.

  85. Ficaria imensamente feliz em ganhar um presente tão precioso, mas o maior presente que você nos dá é o seu blog, suas receitas, suas histórias … enfim, muito obrigado por você compartilhar as suas experências conosco mesmo com uma rotina tão atribulada quanto a sua, disponibilizar seu tempo pra ajudar pessoas que você nem conhece nos faz criar vinculos de amizade com você … seu blog foi muito importante na minha transição para o veganismo. Parabéns, parabéns, parabéns … vida longa ao Papacapim!

  86. Parabéns pelo aniversário do blog!
    Comecei lendo à procura de receitas para o meu marido (então namorado), que é vegetariano, mas acabei encontrando outros assuntos com que tenho afinidade.
    Os depoimentos de seus amigos palestinos e israelenses não só me deram a dimensão humana da ocupação palestina, como também os númeors que você sempre coloca mostra o quanto o mundo vem empurrando este problema com a barriga…

    Em alguns meses será verão aqui, e a sua dica de como organizar um churrasco com a presença de veganos será muito útil.

    Ah, e eu também quero participar da promoção!

  87. Logo que li seu post, não sei porque, mas lembrei da músioca do Caetano, Acredito que seja porque seu blog é sobre vegans, mundo árabe, não a mortandade de animais, sei lá!!! Mas fica aqui registrado a nossa eterna gratidão, minha e de minha família. Bjs no coração. Carmen Aguileira
    G7 C7M E7 A7
    Esse papo já tá qualquer coisa Você já tá pra lá de Marrakesh
    Dm7 G7 C7M E7 A7
    Mexe qualquer coisa dentro, doida Já qualquer coisa doida, dentro, mexe
    Bb7M A7
    Não se avexe não, baião de dois Deixe de manha, deixe de manha
    Bb7M
    Pois, sem essa aranha, sem esse aranha, sem essa aranha
    A7
    Nem a sanha arranha o carro Nem o sarro arranha a Espanha
    Bb7M D7M
    Meça tamanha, meça tamanha Esse papo seu já tá de manhã

    Em7 A7 Em7 A7 D7M Dº D7M Fº
    Berro pelo aterro Pelo desterro Berro por seu berro Pelo seu erro
    Em7 A7 Em7 A7
    Quero que você ganhe Que você me apanhe
    F#m7 B7 F#m7 B7
    Sou o seu bezerro, gritando mamãe
    Em7 Gm7 Dm7
    Esse papo meu tá qualquer coisa e você tá pra lá de Teerã
    G7 C7M E7 A7
    Qualquer coisa, você já tá pra lá de Marrakesh…

  88. sandra, minha bruxinha das panelas! dei uma atualizada retrospectiva em seu blog hoje – fazia tempo que eu não o acompanhava com a assiduidade de antigamente por conta de uma sequência de viagens. vi até que eu fui mencionada no post da lentilha pra comer com cuscuz, que fofa vc. vi que enfim saiu a entrevista com sahar, e que beleza aquele creme de chocolate com abacate! e o resultado final do seu livro de receitas palestinas ficou lindo (por email queria conversar com vc sobre essa tiragem e a escola pras crianças especiais).

    tenho que deixar meus parabéns também aqui no mural da tietagem. o papacapim é imbatível. anseio por visitá-lo pessoalmente de novo, aiai.

    um beijo e muita saudade!

  89. Parabéns pelo aniversário do blog. Conhecer este site revolucionou a minha vida.
    Meu vegetarianismo era triste, apático, monótono,era uma dependente de carne de soja. Suas receitas tornaram minha transição para o vegetarianismo bem menos traumática e muito mais nutritiva e divertida.
    A carne de soja ainda existe na minha vida( eu confesso) mas aparece cada vez menos no cardápio.
    Me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de conhecer uma pessoas tão especial.. Você contagia seus leitores com seu entusiasmo pela vida.
    Que papai do Céu continue abençoando estas mãozinhas e que você continue sempre inspirada ,criando estas receitas maravilhosas que tanto fazem a alegria das minhas papilas!
    bjs
    Susana

  90. oi Sandra,
    praticamente todo dia entro no seu blog pra ver se tem post novo ou consultar receitas já postadas, justo quando nao entrei perdi essa oportunidade…mas tudo bem, participarei da proxima vez…

    obrigada por partilhar conosco suas receitas e suas aventuras pelo mundo.

    sucesso, paz e saude!
    bjs
    rosangela

  91. Gosto e aprovo tudo relacionado a Palestina, e sofro tambem com o momento atual desse povo não ver a solução dos tantos problemas serem resolvidos.Sendo uma uma pessoa a causa Palestina,eu certamente vou gostar do azeite fabricado em sua pátria ocupada,com o suor,sofrimento deles,e mesmo assim feito com amor,carinho,e excelente qualidade!Alah é grande!

  92. Sandra, é um assunto super nada haver com o post, mas é que eu não pensei em lugar melhor. Será que dá para eu te enviar um e-mail pedindo ajuda? É sobre “Ai de ti Jerusálem: Massacre palestino e a inédita conquista de um estado exclusivo por parte dos Judeus” esse é o tema do meu seminário, e a idéia é que eu faça uma apresentação de 20 min. E eu queria que ela correspondesse a realidade acima de tudo, eu não queria que fosse tedencioso.

  93. Seu blog ta na minha listinha de blogs mega interessantes.
    Eu venho aqui sempre (só sou meio relapsa de não comentar sempre, rs).
    Toooda vez que procuro alguma receita, consulto seu blog (aliás, sua receita de papa al pomodoro – que eu nem sabia que isso existia, hehe – é sucesso por aqui…meu namorado adoooora e é algo prático, cheiroso e delicioso…).
    Parabéns pelo aniversário do blog, que venham mais muitos e muitos anos!! Obrigada por dedicar seu tempo aqui 🙂
    Um abraço!!

  94. Ahh, eu quero esse azeite! (E se eu não ganhar, depois você conta para gente quanto custaria o azeite para ser enviado para o Brasil, Sandra?)

    Parabéns pelo blog, pelo trabalho aqui e ai. E obrigada sempre! Não consigo fazer muitas receitas daqui, mas mesmo assim leio os posts sempre e guardo as preferidas.

Deixe uma resposta