Essa é a minha preferida

salada de beterraba e nozes1

Vocês sugeriram que eu publicasse mais receitas de sobremesas e cá estou eu com uma receita de salada (e isso logo depois de ter publicado uma receita de sopa!)… Mas o que posso fazer? Tem gente que saliva com tortas de chocolate e cheesecakes, outros com beterraba e sopas.

Essa é a minha salada de beterraba preferida, uma receita que faço regularmente aqui em casa. Já publiquei outras saladas de beterraba aqui no blog, como essa salada de beterraba e rúcula e essa outra de beterraba e laranja, ambas simples e deliciosas. Mas a salada de hoje é mais que deliciosa, é maravilhosa! Sei que sou suspeita pra falar, pois sou louca por beterraba e adoro nozes com todas as minhas forças, mas se você gosta dos ingredientes dessa receita separados, pode ter certeza que a soma deles é uma explosão de sabores e texturas. O macio e doce da beterraba, o sabor marcante e o crocante das nozes, o frescor verde da salsinha… sublime!

Mas, amantes de sobremesas, não se desesperem! A receita de torta de chocolate e café que fiz pro almoço de natal ainda está esperando pra aparecer aqui. Achei que seria indecente publicar algo do tipo numa segunda-feira, mas na quarta-feira já me parece totalmente aceitável… Porém não deixem a perspectiva da torta distrair vocês. Essa salada também merece atenção e com um look lindo desses deveria aparecer na sua mesa em ocasiões especiais (e em segundas-feiras chuvosas).

salada de beterraba e nozes3

Salada de beterraba com nozes

Beterrabas, assim como todo legume, absorvem melhor os sabores se você tempera-las ainda quentes. Por isso o ideal é despejar o molho sobre os cubos de beterrabas quentes, deixar esfriar e só então juntar os outros ingredientes. O sal com salsão, ou qualquer outro sal com ervas, deixa essa salada ainda mais saborosa. Pra quem não sabe como cozinhar beterraba: coloque as beterrabas inteiras e com casca em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe entre 20-40 minutos (a partir do momento em que a panela pegar pressão), dependendo do tamanho das suas beterrabas.

2 beterrabas médias cozidas, descascadas e cortadas em cubos pequenos

1/2x de nozes

1 punhado generoso de salsinha, picada

Molho:

3cs de azeite

2cs de vinagre balsâmico

1cc de mostarda de Dijon (opcional)

1/2 dente de alho, ralado

1cs de chalota* ou 1/2cs de cebola roxa, picadinha

Sal com salsão (receita aqui) ou sal marinho

Pimenta do reino

Misture o azeite, vinagre, mostarda de Dijon, alho e chalota (ou cebola roxa) e despeje sobre os cubos de beterraba quentes (leia explicações acima). Tempere com sal de salsão (ou outro) e pimenta do reino a gosto. Enquanto a beterraba esfria, toste as nozes a seco em uma frigideira grande. Sacuda a frigideira algumas vezes pras nozes tostar dos dois lados. Quando as nozes estiverem bem douradas e perfumadas, retire do fogo, deixe esfriar um pouco e pique grosseiramente.  Junte as nozes e a salsinha à beterraba e misture bem. Prove e corrija o tempero. Sirva em temperatura ambiente. Rende 4 porções como acompanhamento.

*Chalota é um tipo de cebola mais suave e menor do que cebolas comuns. A casca é dourada, mas o interior é lilás, elas são alongadas e geralmente têm dois gomos. Gosto muito de chalotas, pois elas têm um sabor mais delicado mesmo quando consumidas cruas. Se usar cebola roxa, que é mais intensa, use só 1/2cs.

20 comentários em “Essa é a minha preferida

  1. Bonjour, amiga Sandra! Hmmmm. Adoramos beterrabas, mas eu cometo o grave sacrilégio de descascar a beterraba e cortar antes de cozinhar. Será que serei indiciado pelo tribunal da corte vegetal por maus tratos? rs…E, pensando bem, desse jeito ela deve ficar muito melhor, vou passar a fazer assim? E eu, infelizmente, ainda não encontrei a chalota da minha vida… rs… Aqui no RJ já vi até cebola branca (qdo mostrei à Lene ela fez uma cara de “o que é isso?”), mas nunca vi chalotas à venda por aqui.
    E acabou que não dei minha opinião sobre o que preferia que você postasse. Na verdade, me delicio tanto a cada vez que visito o blog que eu prefiro que você me surpreenda a cada postagem, de acordo com sua sensibilidade, seu momento e suas possibilidades de tempo, ingredientes e ocasiões! Sejam com ingredientes, receitas ou histórias, é tudo de bom visitar seu blog!
    Uma semana iluminada para vc e Anne! Bjs!!

    1. Acho que quem vai bater na sua porta é a polícia da nutrição, rapaz! Cozinhando a beterraba assim uma parte dos nutrientes vai embora na água, sem contar que o sabor se diliu também… Tente cozinha-las inteiras na panela de pressão da próxima vez e me diga se sentiu diferença no sabor. Também nunca vi chalotas em Natal, mas a cebola roxa quebra o galho aqui. Ou cebolinha verde, que também é mais suave (use só a parte branca). Muito obrigada pelo comentário, Carlos:)

      1. É, Sandra. Então vão ser duas polícias, a da nutrição e a da culinária! rs… Pode deixar q depois eu te conto se senti diferença com esse modo de preparo, bem como a dica da parte branca da cebolinha (que jogava fora solenemente, por pura falta de conhecimento!). Vixe, acho q vai ser mais um processo… kkkkkk…
        Bjs!!!

  2. Olá Sandra!
    Já tentei por diversas vezes experimentar receitas com beterraba e só consigo comer mesmo é na sopa. A beterraba crua ou cozida tem um sabor que me lembra “terra” (uma comparação um pouco ridicula mas enfim…). Será que o sabor dela é mesmo esse e pronto tenho de admitir que não gosto? Será que o sabor tem a ver com a variedade que encontro disponível aqui em Portugal e afinal existem outras variedades que não têm este “travo”? Será que a forma de cozinhar influi o sabor? Gosto da textura e da cor da beterraba e gostaria de inclui-la mais nas minhas refeições, mas deparo-me com este problema. Bjos

    1. Paula, dizem que é preciso provar uma comida várias vezes antes de declarar que não gostamos, mas se você já provou beterraba diversas vezes e ainda assim não conseguiu simpatizar com ela, então talvez você realmente não goste desse legume. O sabor dela é meio “terroso”, sim, mas eu acho isso bom… Parece que se você assa-la no forno (embrulhe em papel alumínio antes) o sabor melhora muito. Li que até pessoas que não gostavam de beterraba antes se apaixonaram pela versão assada, mas serei honesta: nunca experimentei. Eu já gosto tanto de beterraba cozida e crua que ainda não senti a necessidade de testar esse método. Se testar, por favor venha aqui me contar como ficou. Boa sorte:)

  3. Ah, Sandra. Eu dispenso receitas de sobremesa, sem nem pensar. Minha fome nunca é de doce. Salada perfeita pra qualquer dia, vai pra listinha da semana.

    Obrigada

    1. Temos algo em comum, Nina:) Nunca consegui comer algo doce quando estou com fome. Fome pra mim é sempre de “comida” e comida pra mim é sempre salgada (doces são guloseimas, não alimento). Não é à toa que minha irmã chocólatra me chama de chiita, tão radical que sou (segundo ela)…

  4. Oi Sandra! Esta salada deve ser das boas mesmo, gosto muito de todos os ingredientes dela. Vou fazer aqui pra festinha daqui 1 semana…e pensei que não fosse mais publicar receita com chocolate, já que a ultima daquele bolo lindo de camadas havia dito que precisava limpar toda a cozinha e a alma! rsrs
    Eu também não sou muito de doces e de chocolate, mas gosto de fazer doces pra festas e ocasiões especiais. Fiz sua ultima receita do bolo e ficou maravilhosa, não acreditava que era vegan, o bolo ficou fofissimo.
    Até postei no meu blog.
    abraços
    Inessa

    1. Que nada, Inessa! Enterrei minha carreira de fazedora de bolo de aniversário (cheio de açúcar, coberturas e afins), mas o chocolate não saiu da minha vida,não. Nem do blog:) Se fizer a salada me conte o que achou.

  5. Como comecei a comer beterraba à pouco tempo, ainda sou um pouco inexperiente neste legume. Por isso, ainda bem que colocaste as instruções para cozinhar a beterraba, porque até agora só comia beterraba assada ou já cozida (embalada), (que vergonha)…
    E pelo que a minha experiência me diz, a melhor forma é mesmo comer a beterraba em saladas, e esse molho parece perfeito 🙂

    1. Que ótimo que você aprovou, Tatiane! Já pensou se depois de ter dito que era a minha salada de beterraba preferido você não tivesse aprovado? (Olha a responsabilidade!) E obrigada pelo imenso elogio:)

  6. Olá, Sandra! Eu também adoro beterraba. Geralmente costumo consumir assada com outros legumes, em salteados ou crua, ralada na salada. Vou experimentar esta tua receita, deve ficar divina com nozes. Depois conto.

  7. Eu amo beterraba.
    Sempre tinha comido ela cozinha em água.
    Até que um dia comprei umas beterrabas pequenas e resolvi assar.
    Coloquei cada uma embrulhada em papel aluminio, sem descascar, apenas lavei bem pra tirar a terra.
    Uau!! Fica mais tenra, mais doce.
    Eu cozinhei ela temperada, com sal e um pouco de azeite e já fiz sem tempero.
    Prefiro sem tempero, pq na verdada ela não pega sabor algum do tempero, e pra descascar sem o tempero é bem fácil, não fica grudando nas mãos.

  8. Sandra! Fiz a receita e amei! Me surpreendi com o sabor da mostarda e castanhas ( substitui as nozes por castanha de caju )! Se quiser dar uma olhadinha lá no meu blog, coloquei a receita lá!

  9. Eu gosto muito de fazer uma salada para Natal,com beterraba, 04 beterrabas cozidas, cortadas erm cubos.

    uma lata de abacaxi em conserva, em cubos.nozes picadas,passas , nata ou creme de leite,mistura tudo.

    fica uma delicia,e não fica gosto de terra.

  10. Eu sou Maria Aparecida(cida) sou uma cozinheira de internet e AMO cozinhar,amei está receita de beterraba vou fazer aqui no restaurante que trabalho, beijos e que DEUS ilumine vocês.
    Belo Horizonte 01/12/2016.

Deixe uma resposta