Torta de alho poró

Um pequeno “alô” diretamente da França profunda. As férias estão indo muito bem, obrigada. De vez em quando o sol dá o ar da graça, mas as temperaturas continuam baixas pra essa época do ano. Depois do calorão palestino, eu não vou reclamar dos 20° que faz aqui, mesmo se a noite o frescor aumenta (12° em pleno verão? Quem diria que eu ia passar as férias embaixo dos cobertores…), mas é uma pena não poder aproveitar da piscina (eu sei, eu sei, problemas de “primeiro mundo”…).

Não cozinhei muito ultimamente, prefiro me esconder atrás de revistas enquanto espero a volta do astro rei. Mas preparei alguns pratos dignos de aparecer por aqui, como essa torta de alho poró. Esse é um legume de outono/inverno, mas o tempo anda tão desregulado que estamos fazendo a mesma coisa na cozinha. Adoro alho poró e, mais uma vez, não vou reclamar da falta de adequação do prato à estação. Acho importante cultivar uma “Polyana” dentro de si, o que não é difícil com essa delícia de torta.

 

Torta de alho poró

1 massa salgada estilo quiche (veja minha receita preferida aqui)

Recheio

2 alhos porós grandes

3 dentes de alho

1cs de farinha de trigo

3cs de azeite

2 caixinhas de creme de soja

1/3cc de noz moscada

1cc de levedo maltado (opcional)

sal e pimenta do reino a gosto

Cobertura

3/4x de migalhas de pão dormido (triture no liquidificador)

1cs de azeite

1 dente de alho pequeno ralado

1cc de levedo maltado

Prepare a massa usando sua receita preferida. Cubra uma forma de quiche (rasa e de preferência redonda, entre 28 e 30cm de diâmetro) com a massa e reserve. Prepare o recheio. Lave bem os alhos porós e corte em rodelas finas. Aqueça 1cs de azeite em uma frigideira grande e refogue o alho poró até ficar bem macio. Coloque tudo sobre a massa, cobrindo o fundo. Aqueça 2cs de azeite (na mesma frigideira) e doure o alho ralado. Junte a farinha e mexa bem. Cozinhe mexendo durante alguns segundos, até a farinha escurecer ligeiramente. Junte o creme de soja aos poucos, mexendo energicamente pra dissolver a farinha. Usar um batedor de arame ajuda a evitar carocinhos no molho. Tempere com a noz moscada, pimenta do reino, sal a gosto e o levedo maltado, se estiver usando. Despeje o molho sobre a torta, em cima do alho poró. Asse a torta em forno medio até a massa ficar dourada. Enquanto a torta assa, prepare a cobertura. Triture o pão pra formar migalhas bem finas. Aqueça o azeite e doure o alho ralado. Junte as migalhas de pão e cozinhe, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até ficar crocante. Junte o levedo, se estiver usando, uma pitada generosa de sal e deixe esfriar ( a cobertura fica ainda mais crocante depois de fria). Espalhe sobre a torta assada e sirva. Rende 4 porções (ou 8 se for servida como entrada). Deguste acompanhada de uma salada verde.

 

 

4 comentários em “Torta de alho poró

  1. Colega… Meu estambo tá virado, viradinho da silva…. é o downside da gravidez 🙂
    Tenho certeza que quando melhorar, essa sua torta vai virar meu objeto de desejo pq eu adoro suas comidinhas e AMO alho poró (Não neste exato momento)
    beijos e gaste muito seu francês…

  2. Eu já cheguei a achar que alho e alho poró eram a mesma coisa 😀
    Na verdade, pensando bem, acho que nunca comi alho poró! Com a sua receita bateu uma curiosidaaaade!
    Eu adoro alho, só que se eu como ele mais que o “normal” (sem ser usado para temperos, no caso de por exemplo, pizza de alho)me faz mal.
    Enfim!

    Espero que as férias estejam ótimasss!

    1. Alho poro esta mais perto de cebolinha do que de alho. O sabor lembra a cebola, mas é muito mais suave, com um gostinho bem particular de…. alho poro (nao achei nada pra fazer a comparacao). Se voce nao gosta do sabor forte do alho, nada tema! Os dois so tem o nome em comum.

Deixe uma resposta