Ideias

Qual a última vez que você teve uma ótima ideia na cozinha?

Apesar de seguir cozinhando todos os dias, ainda não inventei uma receita propriamente dita desde que 2026 apareceu no horizonte. Mas ando tendo muitas ideias. Mudando a maneira como faço feijão um dia (como na foto abaixo: com maxixe e berinjela defumada – a mesma técnica que uso pra fazer mutabbal), inventando novas versões da minha amada aveia dormida, colocando caju em quase todas as saladas cruas…

Até que, uns dias atrás, tive a ideia de colocar alga nori picada num abacate madurinho que eu tinha acabado de amassar. Ficou tão bom que fiz a mesma coisa no dia seguinte e decidi que o negócio era bom demais pra ficar apenas na minha cozinha. Então hoje vim compartilhar essa delícia.

Talvez o que me veio como uma inspiração (sopraram aqui no meu pé d’ouvido) já seja uma receita bem conhecida. Acontece muito: eu tenho uma ideia “brilhante” e pouco tempo depois descubro que muita gente teve a mesma ideia antes de mim. Mas isso não muda o fato de que esse pasta é muito saborosa e que você deveria faze-la ainda esse mês, pois é época de abacate.

Guacamole com algas

As medidas, como sempre, são a gosto. Prove e adapte pro seu paladar. A cor da minha pasta ficou um pouco escura por dois motivos: usei shoyu pra temperar e o tipo de abacate que usei tinha uns veios levemente arroxeados (uma variedade que eu ainda conhecia até então). Se puder usar avocados- a variedade de abacate mais densa e cremosa- fica ainda melhor. Usei alga nori (aquela de fazer sushi), mas qualquer variedade fininha serve. Na França gosto muito de cozinhar com Dulce, minha alga preferida.

Abacate (maduro)

Alga nori, picada (use uma tesoura)

Shoyu (opcional – pode ser substituído por sal)

Suco de limão

Coentro fresco, picado

Cebolinha, picada

Amasse o abacate com um garfo, junte a alga nori picada (eu usei uma folha de alga pra um abacate pequeno), um pouco de suco de limão, um pouco de shoyu (ou de sal), o coentro e a cebolinha. Misture bem e prove. O sabor do abacate é realçado pela acidez e precisa de um dose boa de sal pra brilhar, então ajuste o que for necessário (mais limão, mais sal/shoyu).

Sirva decorado com mais cebolinha e/ou coentro. Vai bem com pão, torradinhas ou, meu preferido, com tapioca. Também é um ótimo molho pra saladas cruas.

Deixe uma resposta