Como nunca pensei nisso antes? Comi tapioca durante 31 anos e nunca tinha me passado pela cabeça que poderia deixar esse alimento tão popular aqui no Nordeste mais gostoso e nutritivo. Adoro tapioca, mas convenhamos: esse prato à base de goma (amido ou fécula) de mandioca é um carboidrato simples e não tem quase nada de fibra, proteína ou minerais.

Um dia minha irmã mais velha contou que no abrigo de idosas onde ela trabalha a nutricionista pede pra colocar aveia em flocos na goma que será transformada em tapioca, justamente pra aumentar a quantidade de fibras da dieta das vovós. Achei a ideia brilhante! Uns dias depois minha cunhada serviu tapioca com gergelim e me perguntou o que achei. Disse que tinha achado a ideia brilhante! Em casa resolvi juntar as duas ideias brilhantes e, tomada pela vontade de transformar radicalmente minhas tapiocas, acrescentei também linhaça moída. Nasceram então essas tapiocas três grãos, triplamente brilhantes!

tapioca três grãos1cópia

Pra quem nunca fez tapioca em casa, aqui vão algumas explicações importantes. Deixe a goma fresca de molho na água fria por algumas horas ou de um dia pro outro. Basta despejar em um recipiente grande e acrescentar água suficiente pra passar alguns centímetros do nível da goma. Não se preocupe quando a goma se dissolver na água. Conforme as horas passam a goma vai pro fundo do recipiente e se separa da água. Esse processo vai hidratar a goma, evitando que as tapiocas fiquem duras e ressecadas. Quando quiser fazer as tapiocas descarte a água e use um pano de prato limpo pra secar a superfície da goma, que terá se aglutinado e formado um bloco firme. Coloque o pano sobre a goma e faça um pouco de pressão com a palma da mão durante alguns segundos. (Se não usar a goma toda de uma vez, cubra novamente com água).

Depois é só quebrar pedaços da goma com uma colher e peneirar, usando uma peneira de plástico não muito fina. Sua goma agora está pronta pra ser transformada em tapioca. Algumas pessoas gostam de peneirar a goma diretamente sobre a frigideira (no fogo), mas isso faz uma sujeira danada no fogão e gera desperdício, então não aconselho. E como nessa receita vamos acrescentar outros ingredientes à goma peneirada, você vai precisar peneirá-la em um recipiente antes de despejá-la na frigideira. Falando em frigideiras, as melhores pra fazer tapioca são as de ferro, do fundo grosso.

Como disse mais acima, além de ficarem mais nutritivas (mais fibra, mais proteína e até uma dose de cálcio- do gergelim- e de ômega 3- da linhaça) essas tapiocas são muito mais saborosas e interessantes. Agora que descobri que posso fazer tapiocas com três grãos, nunca mais farei de outro jeito.

 tapioca três grãos2cópia

Tapioca três grãos

Além dos três grãos sugeridos na receita, você também pode usar um pouco de coco ralado fresco no recheio. Fica ainda mais saboroso e nutritivo. Também gosto de rechear minhas tapiocas com patê de tofu (como esse aqui), mas hoje experimentei regá-las com um fio de azeite e adorei. Pra fazer uma versão sem glúten, ou pra variar os sabores, substitua a aveia por quinoa em flocos.

8cs de goma (de mandioca) peneirada (veja instruções de como preparar a goma acima)

1cs de gergelim

1cs de linhaça triturada

1cs de aveia em flocos finos

uma pitada generosa de sal

Misture todos os ingredientes. Se você já sabe fazer tapioca, faça como de costume. Se não souber preparar essa iguaria, aqui vão as instruções. Aqueça uma frigideira grande, de preferência de ferro, e quando estiver bem quente pegue punhadinhos da goma com a mão e polvilhe sobre a frigideira (seca), até cobrir totalmente o fundo. Eu gosto de tapioca fininha, então faço uma camada fina de goma. Se você preferir tapiocas grossas, faça uma camada mais espessa. Use as costas de um garfo pra espalhar delicadamente a goma e formar uma camada uniforme. Deixe cozinhar até as partículas de goma se unirem e a tapioca se formar. Teste sacudindo a frigideira: quando a tapioca se desprender do fundo está pronta pra ser virada. Deixe cozinhar mais uns instantes do outro lado, mas cuidado pra não deixar muito tempo no fogo, senão a tapioca vai ficar ressecada. Coloque a tapioca pronta dobrada ao meio sobre um pano de prato limpo (se gostar de tapioca sequinha) ou sobre um prato (se gostar que ela fique ligeiramente úmida). Passe um pano limpo e seco na frigideira pra se livrar de eventuais partículas de goma (isso evita que a próxima tapioca queime) e repita a operação com o resto da goma. Rende duas tapiocas grandes (usei uma frigideira de 21cm de diâmetro) ou quatro pequenas. Sirva com o recheio que preferir.